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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Castro35 em 16 de Outubro de 2015, 11:24 am
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Bons dias pessoal estou a qui com um problema a 1 mês atras fui a revisão com o meu clio foi mudado os calços a frente resumindo os calços riscaram os discos todos e ate saltou limalhas dos discos carro esta em garantia na semana passada foi montado calços e discos novos hoje de manha a vir para o trabalho senti um barulho no lado de uma roda igual ao barulho que tinha sentido um barulho tipo a roçar no disco e não estava a travar já nem sei que fazer e também noto em estradas mais desagradadas parece algo solto debaixo do carro uma batida já levou casquilhos da barra estabilizadora já não sem que fazer
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Talvez reclamar na oficina?
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Existem relatos de desgaste anormal dos travões no clio IV, por isso o melhor é levares isso de novo à oficina para verificarem o que se passa.
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Eu reclamava era com os professores que te ensinaram Português. Esses é que claramente foram incompetentes...
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
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Nestes casos a oficina só tem de se atravessar com a solução, por muito que as pessoas te digam alguma coisa aqui pelo fórum...
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O teu era um dos que devia ter sido chamado? Houve uma OTS em que muitos tiveram de mudar os travoes, o meu antigo incluido.
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A OTS dos travões é só para os traseiros de tambor. Os da frente só têm que confirmar se o tubo passa pelo sitio correcto :wink:
O problema penso ser o material das pastilhas que se gasta mais rápido, no entanto faz no mínimo 15mil kms :wink:
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Eish...O Xmarine entra logo a matar. :laugh:
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E eu mais uma vez dou-lhe razão
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A OTS dos travões é só para os traseiros de tambor. Os da frente só têm que confirmar se o tubo passa pelo sitio correcto :wink:
O problema penso ser o material das pastilhas que se gasta mais rápido, no entanto faz no mínimo 15mil kms :wink:
Lembrei-me agora por se ter falado em travões: o meu dito receio do desgaste prematura das pastilhas parece que não se veio a confirmar, mesmo sabendo eu que faço imensa AE: já lá moram 18400kms e nada de desgaste anormal :grin:
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Ia abrir um tópico mas vou aproveitar este, o meu Clio DCI IV que comprei a meio de 2015 não me impressiona em nada no que toca à travagem, inicialmente pensei que fosse enquanto não fazia "cama" entre pastilhas e disco mas agora que já passou os 10K acho que o carro trava muito mal e faz um barulho tipo ggrrrrrr. Este foi chamado para verificar se um tubo ou algo nos travões vinha com defeito mas não se confirmou, aqui na ilha, se levo 3 ou + pessoas no carro, descer por algum tempo não é boa ideia, mesmo usando uma condução de contenção amarrando o carro, trava muito mal, o desgaste das pastilhas parece mínimo até agora!
Algo que reparei quando comprei o carro é que as pastilhas nem aproveitam o tamanho total dos discos, ou seja não apanham a superfície total de contacto do disco o que acho um disparate!
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Eu contrariamente ao que tu dizes, acho que o meu carro trava bastante bem (falando por experiência porque já tive que usar os travões...)
Mais: tive 3 dias na Serra da Estrela onde fiz imensa estrada de Serra com imensas descidas e os travões nem se queixaram um bocadinho...
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Dyk, e o carro tem as pastilhas de origem?
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Bem nesse caso devo ter algum problema, aqui basta uma descida de 3~5min para sentir dificuldades a travar, consoante vou descendo, vai travando menos até a um ponto onde preciso de aplicar muito mais força no pedal! Tenho um 207 de um familiar que as vezes ando e nada disso acontece nas mesmas circunstancias! :(
Sim, são as pastilhas de origem, visualmente já quase a chegar aos 12K não parecem apresentar grande gasto!
Quando chegar aos 15K vou passar na oficina para a 1ª revisão la na marca mas gostava de ter ideia de onde poderá vir este problema! :(
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Então já andam a fazer algo diferente, isto porque elas costumam ter um desgaste elevado até.
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Cheira-me que devido às queixas anteriores mudaram as de origem mas se calhar exageraram, parecem-me agora também demasiado duras! :(
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Curiosamente o que tenho lido e o que me dizem é que as pastilhas são excessivamente macias o que faz com que se desgastem depressa...
As minhas pastilhas tem 27200kms e a quando da revisão, à cerca de 1000kms atrás, os gajos da Renault disseram-me que ainda tinha mais de meio calço para gastar, por isso...
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Então já andam a fazer algo diferente, isto porque elas costumam ter um desgaste elevado até.
Peço desculpa, acho que não passei informação correcta e cheira-me que verifiquei mal as pastilhas de travão, tenho quase 13.000km e fiz uma lavagem no carro este fim de semana, notei as jantes incrivelmente sujas (negras) e voltei a olhar mas desta vez com mais atenção às pastilhas de travão e confirmo que as mesmas parecem gastas ou pelo menos tenho cerca de 4mm de espessura nas mesmas, comecei a notar à poucos dias um ruído típico de desgaste ao travar ("GRRRRR").
Mandei um email à Renault para saber que soluções eles tem, iguais é que não quero colocar, travam muito mal e pelos vistos gastam rápido! :(
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A resposta que vais obter é que tens de trocar pastilhas e eles não te fazem nada porque é uma peça de desgaste...
Quanto ao deixares as jantes negras, isso deve-se, exactamente ao facto de as pastilhas serem demasiado macias...
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Sim é desgaste mas prematuro demais, eu não fiz nenhuma viagem com o carro ao centro da terra sempre a descer nem participei no rali do Monte Carlo!
Já tive outros carros e nenhum deles mudei de pastilhas com menos de 60.000K, isto com meu estilo de condução e trajecto diário!
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Tenho um conhecido meu que já trocou duas vezes de discos em 60000kms...
A Renault vai se por de lado, ainda para mais com "reclamação" feita por email...
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A Renault paga percentagem das pastilhas consoante a quilometragem que tiverem e pagam discos caso fiquem marcados :wink:
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Os meus parecem riscados, não sei até que ponto pode ser normal.
Já la vai 1 dia e ainda não se pronunciaram sobre o email que enviei.
Suponho que não devem colocar outro tipo/marca superior de pastilhas de travão, será recomendado optar por colocar por fora?
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Metem sempre de origem. Podem é aconselhar a ir de x em x kms à oficina para verificar os travões.
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Solução para o problema: liga directamente para a Renault Portugal e diz-lhes que enviaste um email e gostarias de saber o estado do processo de reclamação...
Foi assim que consegui alguma coisa, quando tive o problema na minha caixa de velocidades e a Renault Boavista estava a empaliar, dizendo que me ia reparar a caixa, quando eu fui lá reclamar quando o carro apenas tinha 412kms LOL
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Solução para o problema: liga directamente para a Renault Portugal e diz-lhes que enviaste um email e gostarias de saber o estado do processo de reclamação...
Foi assim que consegui alguma coisa, quando tive o problema na minha caixa de velocidades e a Renault Boavista estava a empaliar, dizendo que me ia reparar a caixa, quando eu fui lá reclamar quando o carro apenas tinha 412kms LOL
Agradeço desde já as vossas respostas..
O email foi enviado no dia 26 e ainda não se deram o trabalho de responder (Autozarco- representante da Renault na ilha da Madeira), lembro-me que usei o mesmo email para os contactar na altura que estava para comprar o carro e responderam de imediato! :\
Outra coisa que acho estranho é que para reduzir e colocar 1ª velocidade, quase que tenho que imobilizar o carro, caso contrario faz um ruído estranho!
Segunda ligo para la mas estou desapontado, vendem tanto, especialmente em Portugal e depois o Pós venda parece não funcionar!
A Renault paga percentagem das pastilhas consoante a quilometragem que tiverem e pagam discos caso fiquem marcados :wink:
Estas a usar as pastilhas de travão de origem ou estas com outras?
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A resposta que vais obter é que tens de trocar pastilhas e eles não te fazem nada porque é uma peça de desgaste...
Quanto ao deixares as jantes negras, isso deve-se, exactamente ao facto de as pastilhas serem demasiado macias...
Será mesmo assim?
Eu uso pastilhas muito rijas (do tipo cada jogo de pastilhas gasta 2 pares de discos) e as jantes só sao brancas durante um par de horas depois de lavadas....
A quantidade de pó libertado nao tem a ver, segundo sei, com a dureza da pastilha mas sim com a própria concepção da mesma.
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Eu até nem me importo com isso, todas elas sujam as jantes, umas mais que outras..
Queria era que travasse bem e que durassem pelo menos uns 20/30K km
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O carro é para dia a dia?
Experimenta umas Ferodo DS performance. Nao sao caras e cumprem muito bem.
E poe um óleo de travoes razoável, tipo ATE por exemplo
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Não tenho clio IV :tongue: Mas trabalhei na Renault e cheguei a meter discos em garantia e pastilhas com participação da Renault. As pastilhas eram as mesmas.
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Outra coisa que acho estranho é que para reduzir e colocar 1ª velocidade, quase que tenho que imobilizar o carro, caso contrario faz um ruído estranho!
A 1a, só serve para manobras e arrancar, por isso ela so entra se tiveres quase parado. Nao abuses disso se não qualquer dia das cabo da caixa.
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Se deres um pouco de aceleração enquanto carregas na embraiagem antes de meter primeira já deve entrar melhor :wink:
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Não tenho clio IV :tongue: Mas trabalhei na Renault e cheguei a meter discos em garantia e pastilhas com participação da Renault. As pastilhas eram as mesmas.
ahhh, pela imagem de perfil pensei! :tongue:
Bem mas nesse caso estou a ver que a Renault não tem interesse em colocar algo de jeito nos travões dos seus clientes, o que é mau! :\
A 1a, só serve para manobras e arrancar, por isso ela so entra se tiveres quase parado. Nao abuses disso se não qualquer dia das cabo da caixa.
Supostamente não deveria, até agora é o primeiro carro que ando que não gosta que reduza para 1ª!
Se deres um pouco de aceleração enquanto carregas na embraiagem antes de meter primeira já deve entrar melhor :wink:
Não é algo critico mas agradeço as respostas, ao menos já sei que é normal neste carro! :)
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Hoje consegui um tempo para passar la na oficina da marca, para meu espanto disseram-me que ainda tinha travões para andar mais uns 1500klm, isto numa altura em que o carro pouco trava, faz um ruído, "arranhar metálico" forte ao travar.
Disse ao chefe de oficina que era ridículo com tão poucos klm ter o carro neste estado e a precisar de travões novos, o Sr admitiu que estes carros "comem" muitas pastilhas mas que a Renault só se responsabilizava no caso destas estarem gastas antes dos 10K.
Deu-me orçamento de 90€ + mão de obra para substituir as pastilhas, só me deu vontade de rir, obviamente não vou pagar este valor para meter travões de chinês no meu carro.
Vou fazer uma reclamação à Renault!
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Tens bom remedio: Compra um clio rs que isso ja nao acontece :laugh: Tou a brincar :assobio:
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Nem é preciso tanto, a Break trás sistema diferente que não tem esse problema :laugh:
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Como disse tava so a brincar :laugh:
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Se sabia que o carro tinha este problema nem o tinha comprado, teria ido para um 208.
Vou aguardar pela solução magica que me vão arranjar...
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Troca as pastilhas por umas de qualidade, e gastas menos que isso.
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Se estás à espera da Renault, então espera sentado, porque eles nao te vão meter pastilhas diferentes das que sempre metem nos carros...
Se estás insatisfeito, vai a outra casa e coloca as pastilhas que achas melhores para o efeito...
Posso te dar o meu caso: o meu Clio IV tem 33000kms desde 03/2015 e nada apontar em termos de calços e travões...Já pelo contrário em relação a outras coisas (caixa de velocidades e caixa de direção assistida :P )
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Troca as pastilhas por umas de qualidade, e gastas menos que isso.
Fiz queixa na defesa do consumidor, passou mais de um mês e dizem que ainda não tem resposta.
Estou inclinado em colocar uns mas não sei o que meter, vejo tanta marca que não conheço de lado nenhum, as que me dizem algo não encontro em lado nenhum que é Brembo ou Pagid :\
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As textar também são boas, são as que uso. Encontras isso facilmente em qualquer casa de peças
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Encontrei uma loja com essa marca mas esta esgotado, penso que vou optar por Ferodo por agora... Penso que neste momento qualquer coisa é melhor que as ATE que vem com o carro.
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E da parte da Renault não apertaste mais com eles ?
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Acabei por desistir, mesmo que conseguisse que me colocassem umas pastilhas novas sem pagar, iria continuar com o mesmo problema, falta de eficácia a travar, juntando isso às condições duras daqui da ilha não opto mais por as de origem.
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Ao menos salvaguardaste a questão da garantia? É que a Renault é menina para se por de lado em caso de necessidade... :sad:
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O próprio engenheiro reconheceu que muitos outros por cá tem o mesmo problema que eu e indirectamente confirmou os travões serem uma grande kaka.
A garantia que tive nos travões não serviu de nada..
Quando estive na oficina para me repararem o derrame de óleo no motor, vi algumas pessoas passarem por la a reclamar da mesma coisa, fiquei espantado pois até pensei que eu fosse o único a reclamar
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Tenho de me considerar um felizardo por ter um Clio com quase 50000kms e ainda não precisar de pastilhas ou discos...
Irá levar pastilhas agora na revisão dos 60000, mas apenas por precaução... Já agora: que pastilhas colocaste?Ficou um preço fora de mão?
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Também depende do sitio onde são feitos os km's. Na autoestrada é sempre a andar
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Boa tarde pessoal,
Gostaria de pedir a vossa opinião no seguinte:
Adquiri um clio iv dci limited 90 aqui na Madeira, comprei 0 km, o mesmo encontra-se agora com 6000 km e um barulho insuportavél quando se trava.
Dirigi-me à renault cá na Madeira e o que me disseram foi que tinha as pastilhas vidradas,deram uma volta com o carro e disseram que tinham feito umas travagens e o carro já estava ok pois já não tinha a pastilha vidrada...mentira tá cada vez pior e nada fazem.
De salientar que a condução é feita em via rápida, travo só praticamente só para imobilizar o veículo e nunca abusando dos travões do mesmo.
O clio neste momento está a beber 6.8l o que me disseram tb que estava com sorte porque até tava normal o que não acho nada visto ter um colega meuem que o dele faz médias de 5.4/ 5.8
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Atira-te a eles (renault) porque é um defeito crónico nos clio IV os travões de trás fazerem isso, faz reclamação por escrito.
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Aperta com eles, a Renault Portugal apenas funciona assim...
Ameaça com uma queixa para a DECO, pode ser que as coisas assim se comecem a mexer...
No entanto, posso-te falar de um caso de um carro igual ao teu, em que a Renault apenas assumiu o custo das peças (no caso do meu amigo, eram os discos que derretiam, literalmente em menos de 10000kms...) sem nunca apresentar uma solução definitiva para o problema.
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A saga continua, estou cada vez mais triste com esta marca, com este modelo e com estes travões.
Penso que a malta na oficina deve ficar com os ouvidos a doer todo dia, cada vez mais vejo pessoas com a mesma queixa.
Já testei varias marcas, discos, pastilhas e acontece sempre o mesmo, nem sequer com um cuidado extremo consigo evitar problemas. É discos empenados, falta de eficácia e xiada incrível ao imobilizar o carro. Penso que agora faz sentido a quantidade de carros destes usados à venda, o meu parece querer se juntar a muitos outros.
Muito sinceramente já não sei o que fazer...
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E qual é a marca dos discos e pastilhas?
Os discos para empenarem basta travares mais À bruta quando colocas pastilhas novas. Por isso é que nos primeiros km se deve andar com mais cuidado, alem do facto do material novo estar engordurado e não travar nada de jeito.
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Já trataste de fazer reclamação para a Renault Portugal?
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E qual é a marca dos discos e pastilhas?
Os discos para empenarem basta travares mais À bruta quando colocas pastilhas novas. Por isso é que nos primeiros km se deve andar com mais cuidado, alem do facto do material novo estar engordurado e não travar nada de jeito.
Sim eu sei disso tudo, evitar poças de agua, não segurar no pedal após uso, recorrer ao travão de mão etc etc, este não é o meu primeiro carro, nenhum outro vi isto acontecer e os trajectos que faço nem são nada de especial.
Já tentei varias marcas, de origem aconteceu, Ferodo, TRW, PAGID.. Não dá, vejo muitas reclamações la para a mesma coisa, este carro não serve para esta ilha, é fraco demais e ninguem na Renault esta preocupado em manter imagem limpa!
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Experimenta usar pastilhas da textar e discos da brembo, ou outra marca conceituada.
O sistema de travagem dos clios 4 não é diferente dos outros, a qualidade do material e o uso que se dá é que fazem a diferença.
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A Brembo pelo que vi não tem material para este carro, e penso que não me resta mais nenhuma marca conceituada...
E sim, o sistema de travagem deste carro é diferente dos primeiros clio IV, a station também não esta equipada com isto, as pastilhas são minúsculas, se calhar quando as conceberam estavam a pensar em colocar numa bicicleta!
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Estive a ver no site da textar e realmente a área de contacto das pastilhas é menor, que as mesma para o clio 4 com jantes de 17'', o que significa que para exercer o mesmo atrito o embolo terá que fazer mais força, e por isso deve haver maior aquecimento dos discos. A solução será ou fazer travagens mais suaves, e utilizar mais a caixa em vez do travão, ou então substituir as bombas de travão para o de jantes de 17'' (inclui mudar jantes pois os discos devem ser maiores e não cabe nas jantes de 15''/16'') ou para o sistema do clio 3 ou 2 ou outro que tenha as mesmas medidas de fixação do clio 4 e se ajuste bem ao disco.
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Foi o que me disseram mas a Renault não faz nada disso, eu ao fazer isso por fora sei que será algo para me aborrecerem em termos de garantias se surgir algo...
A solução para andar a substituir jantes esta fora de questão, eu comprei um carro novo, paguei para ter algo com condições mínimas de segurança e nesse campo importantíssimo o carro falha, não devia ter que andar a gastar tanto dinheiro para resolver uma trapalhada que não fui eu que fiz, nem consigo entender como isto sai para o mercado. Usar a caixa para travar também não funciona, este carro não amarra absolutamente nada, o pé tem de andar obrigatoriamente toda hora no pedal do travão...
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Essa questão dos travões diferentes nos Clio's com jante 17'' já tinha levantado, pois o meu Clio tem jante 17'' e foi me dito na Renault Boavista, que os carros com essas jantes usam o sistema de travagem dos Clio III, ou seja, discos maiores e pastilhas igualmente maiores...
Inclusivé nos travões traseiros, os tambores dos travões tem alhetas para dissipar melhor o calor, coisa que nos Clio's com jante 16'' isso não acontece...
Até ver, não tenho ponta de razão de queixa dos meus travões (estão com 64000kms de uso e ainda vão durar mais uns bons 25000/30000 até trocar as pastilhas).
Mas tu tens toda a razão: isso é uma questão de segurança e a Renault não se pode descartar da responsabilidade de assegurar isso num dos seus carros!!!
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Para se usar a caixa, é preciso saber, é preciso ter uma condução defensiva e antever com antecedência a necessidade de abrandar ou parar. Se a caixa for bem utilizada, é um grande auxilio para reduzir consumos e desgaste dos travões.
No meu caso, a ultima vez que troquei de pastilhas foi aos 298372 km, o carro tem mais de 370 mil km e o desgaste das pastilhas nem a meio vai. Tem muito a ver com o tipo de condução que se tem.
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Eu não vivo num plano perfeito, aqui na ilha é impossível fazer isso.
Já disse "n" vezes, já tive muitos carros mas este é o que menos "amarra",ganha velocidade muito rapidamente, mesmo com velocidades baixas engrenadas, não parece ter compressão e é impossível não recorrer ao travão para o abrandar em muitas situações que outros carros não precisam. A dimensão deste problema é muito maior do que se imagina, a quantidade de queixas é altíssima, não há como esconder tal barbaridade da Renault!
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Existem 4 travagens diferentes nos clios IV.
- As carrinhas (seja qual for o tamanho das jantes) e os carros com jante 17 usam a mesma do clio III;
- As primeiras unidades até 2015 (se não estou em erro) usam umas pastilhas minúsculas que são as que se gastam mais (em média duram 30mil kms ou menos se levarem muitos abusos);
- As últimas unidades trazem pastilhas com o mesmo formato das outras mas são maiores (estas já duram mais tempo).
- E temos o R.S como é óbvio que nada tem a ver com os outros;
Quanto ao teu caso dos discos empenarem pode estar relacionado com as bombas de travão :wink:
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Para as unidades até 2015, a Renault não toma nenhuma medida?
Tendo em conta as inúmeras reclamações que existem, acho que já estava na altura... é que andar a trocar pastilhas de 30.000 em 30.000 km's (isto na melhor das hipóteses....), é dose para a carteira...
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30k só se for em conduções em planos, aqui algumas camara municipais adquiriram alguns carros destes, levam travões de 5k em 5k, obviamente ninguem se chateia porque no fundo os carros não são de ninguém.
Os meus fizeram cerca de 14k e muito esticado, anteriormente fiz quase 70k com um Corsa D com a mesma condução e trajectos, enfim...
O que podem ter as bombas de travão?
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rodrigo, já fizeram, trocaram a marca de pastilhas à primeira queixa :laugh: :laugh:
A questão é que grande parte das pessoas que compra estes carros fazem poucos km por ano, e as pastilhas aguentam-se entre revisões, para quem anda mais ou faz trajectos de montanha, queixa-se.
É uma questão de proporem à oficina renault a troca do sistema igual aos clios 3 .
Será obvio que irão dizer que não dá, mas nunca se sabe, se não vem de lá um alucinado que faca a troca ;)
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Independetemente dos traçados que se façam, umas pastilhas durarem 30K é um abuso, são de duração demasiado curta para o carro em questão!!!
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Precisamente, as do meu carro já levam perto de 70.000 e ainda têm para mais alguns km's e já abusei delas algumas vezes :laugh:
Até podem ter trocado de marca mas o que é certo é que o problema persiste e acredito que para os proprietários de Clios IV seja desesperante andar constantemente a trocar pastilhas, trocam quase mais vezes de pastilhas do que trocam o óleo :lipsrsealed:
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rodrigo, são mais pequenas, por isso gastam-se num instante. Mudam a cada revisão, a maior parte das pessoas fazem uma revisão por ano ou até 2 anos, se fores a ver bem nem é muito. Para quem faz muitos km ai sim, faz mossa.
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Por acaso tenho curiosidade em saber qual o sistema de travagem que usa o Sandero...
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Segundo a textar.... (http://textar.brakebook.com/bb/textar/pt_PT/PKW/139/10963/118704/applicationSearch.xhtml (http://textar.brakebook.com/bb/textar/pt_PT/PKW/139/10963/118704/applicationSearch.xhtml))
Dacia sandero 2
2570201
Jogo de pastilhas para travão de disco
Lado de montagem: Eixo dianteiro
Sistema de travagem: Teves; Largura [mm]: 140; Altura 1 [mm]: 41,8; Altura 2 [mm]: 40; Espessura [mm]: 18; Contacto do indicador de desgaste: não preparado para indicador de aviso de desgaste
DACIA
LOGAN II, 10/12 -
LOGAN MCV II, 02/13 -
SANDERO II, 01/13 -
RENAULT
CLIO IV, 11/12 -
CLIO IV Grandtour, 01/13 -
LOGAN II, 10/13 -
TWINGO III, 09/14 -
SMART
FORFOUR Hatchback (453), 07/14 -
FORTWO Cabriolet (453), 09/15 -
FORTWO Coupé (453), 07/14 -
Renault clio 4
2397301
Jogo de pastilhas para travão de disco
Lado de montagem: Eixo dianteiro; Sistema de travagem: 17"
Sistema de travagem: Lucas; Largura [mm]: 116,3; Altura [mm]: 51,9; Espessura [mm]: 17,3; Contacto do indicador de desgaste: excl. contacto de aviso de desgaste; Artigo complementar/informação complementar 2: com parafusos de pinça de travão
2570201
Jogo de pastilhas para travão de disco
Lado de montagem: Eixo dianteiro; Ano de fabrico até: 04/15; Sistema de travagem: 15" / 16"
Sistema de travagem: Teves; Largura [mm]: 140; Altura 1 [mm]: 41,8; Altura 2 [mm]: 40; Espessura [mm]: 18; Contacto do indicador de desgaste: não preparado para indicador de aviso de desgaste
As pastilhas são as mesmas , no sandero 2 e clio 4, se no sandero não se ouve queixas, talvez pelo menor numero de veículos, ou devido ao peso, que pode também influenciar. É uma questão de se pesquisar mais sobre as queixas do sandero a ver se há relatos de problemas com os travões, incluir também os smarts.
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Informação bastante útil :smiley:
Obrigado Tony da Buzina :smiley:
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Eu agora com discos empenados, pela 2ª vez, sem má utilização, que devo fazer?
Alguém sugeriu que podia ter algum problema na bomba de travão, como isto pode provocar empeno dos discos e como posso descobrir?
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O Sandero usa o mesmo sistema que o clio IV Rodrigo.
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Vê se não tens nenhum cubo empenado por exemplo.
Em relação ás bombas basta que uma esteja a travar mais que a outra para originar empenos ou má montagem pastilhas/bomba :wink:
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Boas, tive um Clio e tb tive barulho ao travar, levou umas camisas nos pernos naquela carapaça onde leva as pastilhas (nao me lembro do nome) e ficou resolvido. Na altura ficou por 50€
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Clio IV? Camisas nos pernos? não entendi bem...
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Vejamos se consigo explicar... Aquelas peças onde encaixam os calços, tem uns pernos que com a trepidação ganhou folga , daí o barulho. O meu mecânico mando fazer umas camisas para remover essa folga eliminando o ruido.
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Acho que se chamam pinças...
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O Sandero usa o mesmo sistema que o clio IV Rodrigo.
E tem dado problemas como o Clio IV?
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Mesmo o próprio Clio IV não tem dados "problemas" a não ser o desgaste prematuro das pastilhas e um ou outro caso pontual de discos empenados (conheço um caso pessoalmente que em perto de 90000kms já troquei de discos 4x :shocked: )
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Sim, quando disse "problema", estava a referir-me ao desgaste de pastilhas :tongue:
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Sim gasta pastilhas à maluca também :laugh: :laugh: troquei a um sandero pastilhas com 20mil kms :laugh: :laugh:
Mas o teu já virá com as pastilhas maiores por isso irá durar mais, acredito que seja tipo revisão sim revisão não (40mil kms).
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Menos mal, se não estava a ver que em vez de pastilhas tinha que lhe meter uns tacos de madeira :laugh:
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renaultturbo, já que tens a oportunidade, só te falta o tempo, mas um gajo quando é bom, consegue tudo.
Confirma lá se nos clio 4 é fácil ou não a passagem dessas bombas da Teves para as do clio 3, ou se é preciso muita bricolage ;)
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@rodrigopt
Fazendo cidade, acredito que conseguirás fazer com que as pastilhas durem 55000/60000kms na boa ;)
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Eu como só costumo abusar das pastilhas quando é mesmo preciso, também acredito que sim :tongue:
Tento sempre fazer travagens suaves, recorrendo à caixa :smiley:
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Em principio é só trocar as bombas e os suportes das mesmas.
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Renault turbo, se tiveres oportunidade confirma isso pois pode ser uma boa mod para quem se farta de trocar pastilhas, e se houver certezas de que é possível, melhor.
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Seria fantástico ter uma confirmação sobre a compatibilidade das bombas de travão, já me tinham falado nisso antes mas ninguém consegue confirmar.
Entretanto não tenho empeno nos cubos das rodas nem problemas na bomba de travão, os travões são mesmo muito maus.
Andava à tanto tempo atento à Brembo, ou alguma marca de alta qualidade, a ver se lançavam algo com melhor qualidade para este sistema de travagem ATE e nada, entretanto a EBC aparece finalmente com discos e pastilhas de alta performance, ou seja já se encontra para venda as EBC Green Stuff e em termos de discos já estão disponíveis os EBC Ultimax rasurados e os EBC Turbo Groove rasurados e semi-perfurados! Algum feedback por cá ou recomendações?
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Mais 25.000km e lá se foram outras pastilhas... :angry:
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Eu no Clio 3 tenho umas pastilhas em cerâmica da ATE. têm 20k e ainda estão a meio.
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Vou desenterrar este tópico, com a historia dos travões deste clio IV, decidi colocar as bombas de travão do Clio 3 e ajustou-se melhor com as pastilhas ATE Ceramic, pelo menos nunca mais tive empenos.
O problema agora é que o lado direito gasta bem mais rápido que o lado do condutor, a pinça de travão esta a mexer normalmente e aqueles veios/passadores também, ela abre e fecha bem, não entendo o que esta a provocar este desgaste, alguém tem uma ideia?
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Se trava mais de um lado que outro, pode ser problema numa das outras bombas, alem disso tens que verificar se os embolos das outras bombas não estão colados ou perros.
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As bombas estão a mexer bem