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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: PJSound em 21 de Outubro de 2015, 23:00 pm
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Boas camaradas, sei que já existem vários tópicos, desde a limpeza ao entupimento, avaria etc. das conhecidas válvulas EGR.
No meu outro carro (Ford Fiesta 1.6 tdci) anulei eletrônicamente e coloquei a junta cega, e sou sincero, notei melhorias em baixas, agregado ao filtro de k&n o carro estava e está mais solto.
A minha questão neste tópico é, há por aqui alguém que já tenha tamponado e desligado electronicamente a EGR?
Que resultados obteve ou sentiu a nível de rendimento em baixas e altas rotações? Tanto em motores 1.5 como 1.9 mas precisamente em motores 1.6 dci 130cv?
E a vossa opinião relativamente a estas válvulas, que a meu ver, não passam de algo que nos dá uma dor de cabeça passados uns quilômetros, claro se não tomarmos as devidas precauções (limpeza).
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O sistema de limpeza da Renault e bem melhor do que o do Focus e acredita que sei bem do que falo porque tenho um focus ha 4 anos e efectivamente aquelas EGR´s dão muitos problemas e tem que se anular porque chega a uma altura em que os beneficios são bem inferiores aos prejuízos.
As EGR´s da Renault do que tenha conhecimento dão poucos problemas porque tem sistemas de limpeza bem mais avançados do que os da PSA.
Agora ja percebo algumas das ideias que tens para o teu carro, mas olha que os motores são bem diferenciados e pelo qual devem ser bem estudados todos os sistemas desde as EGR aos Filtros de Partículas, vejo que os motores Renault são dos que estão mais avançados nesse capitulo.
Boa Sorte e vai relatando experiências com o teu carro
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A meu ver devias tentar procurar um tópico onde se explica a importância da EGR. Não, não serve para encher o motor de lixo...
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
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Era mesmo este tipo de conclusão ou opinião que queria e obrigado energy pela explicação, como cliente Ford já há alguns anos tanto como tu dizes e bem "dão muitos problemas" estas válvulas e mecanismo egr. Como não conheço nada em relação à história da Renault em relação a estas válvulas e sou sincero pouco encontrei de historial resolvi saber dos vossos testemunhos.
Nunca disse que só passa lixo para o motor, tenho noção e sei basicamente o funcionamento das válvulas Egr peidolas, mas assim que encontrar um artigo que li há uns meses atrás posso contestar alguns pontos que defendes em relação ao tal "lixo", não é aplicável a Renault, até pode ser mas de uma forma geral indicamos os prós e contras de anular ou manter a válvula activa.
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Eu conheço e ja passei todos esses sintomas na Ford, desde a EGR provocar soluços em baixas acelerações, ate Falta de Eolys, FAP´s entupidos, contudo, resolvi anular todos esses sistemas e o carro ta em grande forma, se quiseres depois podes visionar o DB da Foca e logo vês a evolução
No caso do Megane sugiro muitas horas de estudo, a tecnologia parece ser bem melhor e mais eficaz, por exemplo a do Filtro de Particulas e muito melhor e devem ser muito menos os meganes que andam por ai com FAP do que os Focus.
Para alem disso tens um carro de 2015, não sei de que ano seria o focus, mas ja deves ter a noçao de que o nivel de emissões e bem mais apertado para o megane do que para o focus e que quando começarem a controlar as particulas será muito complicado conseguires fugires a isso.
Eu no meu caso, so tirei pelo excesso de problemas que o carro dá, acredito que com a supressão desses sistemas poupei pelo menos cerca de 1500 a 2000€ a fazer reparações na marca.
Gosto bastante do teu carro e acho que deves ter bastante ponderação no que deves fazer com ele no futuro, acredito que esse motor dci 130cv deve ser muito muito engraçado e surpreendente.
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Era mesmo este tipo de conclusão ou opinião que queria e obrigado energy pela explicação, como cliente Ford já há alguns anos tanto como tu dizes e bem "dão muitos problemas" estas válvulas e mecanismo egr. Como não conheço nada em relação à história da Renault em relação a estas válvulas e sou sincero pouco encontrei de historial resolvi saber dos vossos testemunhos.
Nunca disse que só passa lixo para o motor, tenho noção e sei basicamente o funcionamento das válvulas Egr peidolas, mas assim que encontrar um artigo que li há uns meses atrás posso contestar alguns pontos que defendes em relação ao tal "lixo", não é aplicável a Renault, até pode ser mas de uma forma geral indicamos os prós e contras de anular ou manter a válvula activa.
Nova marca de egr´s :wink:
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aacc quem sabe uma nova marca de qualidade muito superior :tongue:
No meu caso é um Fiesta, mas vamos dar ao mesmo, porque o motor é "quase" igual e na família tenho um focus.
Mas vou investigar/estudar ao pormenor estas válvulas nestes motores Renault e saber os prós e contras.
Já dei uma vista de olhos rápida no teu db e tens uma bela máquina, infelizmente com a percalço de aldrabarem os quilômetros reais mas tens uma grande máquina.
Obrigado pelo testemunho.
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A egr só dá problemas, quando se tem um tipo de condução diferente do ideal para esse componente.
O ideal é perceber qual o tipo de "trabalho" ideal para o bom funcionamento da egr, e tendo isso em conta, adequar a condução a esse facto.
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Obrigado PJ, vai la e comenta e qualquer coisa avisa....
Estuda bem o motor do teu megas e reflecte com ponderação alguma das tuas mods que pretendas fazer...
Rodinhas, acredita nos PSA, o funcionamento da EGR é um enorme estrangulador do motor, mais vale mesmo anular....
Atenção que não defendo a anulação da EGR´s, alias o Clio e a S-Max tem as Egr´s a funcionar bem e por isso não e para mexer....
Abraços
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Viva,
Se procurares informações sobre esse motor na net, verás que o 1.6 dci tem uma egr bastante diferente do habitual: os gases passam primeiro pelo filtro de partícula, de sseguida vão à egr e depois são juntos com o ar da admissão, vão ao intercooler antes de serem novamente no motor.
Logo, os gases que vão à egr, ao passarem previamente no filtro de partículas, já vão limpos quando passam pela egr, pelo que não haverá perigo de entupimento da mesma.
Procura no YouTube o vídeo da Renault sobre este motor, e lá é explicado o funcionamento. Pelo descrito, não é pela egr que o 1.6 dci dará raia (pelo menos, não com egr entupida)
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Os Renault não costumam dar grandes problemas a nível de EGR e FAP. Só dão problemas a quem compra carros a diesel para andar em para-arranca (que aí vai ter a EGR mais vezes aberta) e fazer 20kms por dia. Depois dizem que o FAP e EGR são uma porcaria, mas esquecem-se que um carro a gasóleo é para fazer vários kms e não para levar os filhos à escola no final do quarteirão e voltar para casa.
Uns poucos kms a uns 80km/h constantes por volta das 3mil rpm é o suficiente para começar a limpar o filtro. Andar a puxar é um mito, isso só ajuda para o caso da EGR uma vez que a fundo ela mantém-se fechada :grin: :grin:
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Olha, essa é a utilização que dou ao carro durante a semana. Cerca de 18/20 km diários em ambiente de quase pára-arranca, 5 anos e picos e EGR e FAP sem queixas.
E antes das perguntas sobre os cuidados com estes 2 componentes, só digo ZERO.