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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: JUSTJoao em 18 de Novembro de 2015, 00:17 am
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Boas noites camaradas!
Venho aqui em busca de auxilio.
Ontem, após andar a verificar os fusiveis todos, fui meter o carro a trabalhar e chapéu, dá sinal, mas nada, sei que é da bomba de combustível, até o próprio homem do reboque disse, após ligar o booster.
Andei a pesquisar aqui no forúm e deparei me com a possibilidade de ser um relé da bomba de combústivel. O que fiz foi o seguinte:
Liguei a ignição, fui ao local dos relés, tirei um e voltei a encaixar, e ouvi o tal clique que o relé deve fazer. Fiz o mesmo procedimento no relé ao lado, e não fez o mesmo clique. De seguida, tirei o que estava a funcionar, troquei com o outro, e não fez o clique, e sei que o relé está bom.
De relembrar que verifiquei os fusiveis todos, 3 vezes até e está tudo bem.
Tenho uma conspiração acerca deste problema. Tenho um alarme cobra 7777 montado, e estou a suspeitar que, ao tirar um fusível, ele tenha descomandado e ativou o corte de corrente, não sei se é possível ou se estou a dizer alguma barbaridade, sou um pouco leigo nisto. Nem de empurrão pegou, e estou a desesperar.
Sinceramente não quero levar o carro a uma oficina, quero explorar o máximo possível até conseguir detetar o problema, para ver se ganho alguma experiência.
Desde já obrigado.
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Sem saber que carro é.. complica um bocado.
Ora...para começar... o lógico, antes até de perguntar no forum, será verificar se chega corrente à ficha da bomba de gasolina. Chega?
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Boa noite, peço desculpa, esqueci me de referir. Trata-se de um Renault Clio 1.9d de 1997.
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Isso não tem uma bomba manual de borracha no compartimento do motor? eu começava por ver se o circuito está ferrado, se não aparecem bolhas de ar nas tubagens, e se há retorno dos injectores.
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Sim tem. Não é estar a duvidar, mas ele estava a trabalhar bem, do nada quando andei a ver os fusíveis, deixou de pegar, por isso estou a supor que o problema seja elétrico.
Sei que já houve um user aqui que teve o mesmo problema.
Amanhã vou trocar o rele e experimentar (para sorte minha a bateria descarregou)
Como posso verificar se tem ar? Ou se há retorno?
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e o relé que la recolocaste tens a certeza de ser igual ao antigo?
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1.9d... não tem nenhuma bomba de combustivel...
Tem corrente de chave na valvula de corte da bomba injectora?
Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension
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Se os tubos do gasóleo forem transparentes dá para ver as bolhas de ar.
Como disse o pisa bestas, verifica se chega corrente à válvula de corte de combustível da bomba injectora, quando tens o carro ligado.
Se chegar corrente, é provável que a dita válvula tenha ido à vida.
Se não chegar, é provável que tenhas algum fusível queimado ou algum problema na cablagem.
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Qual é essa valvula? Tem alguma foto que possa por aqui para identificar?
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Por exemplo nesta imagem a válvula de corte de combustível está do lado direito e tem no topo onde aperta o fio de alimentação de corrente, um plástico de cor verde.
(http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTKRpwPFDe5yxNfXy6hxtDV33G7_O4vpuKKzzHvr1OFuhV9UWuY)
já nesta imagem, o plástico é de cor azul.
(http://i.ytimg.com/vi/NxEjEPCGYZ8/maxresdefault.jpg)
Alem disso é facil de identificar, pois é a única coisa que tem um fio ligado, na bomba injectora, e normalmente está junto à saída dos tubos que vão aos injectores, nas bombas injectoras rotativas
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Calculei que fosse isso, por ter o fio ligado, mas não tinha a certeza. Então expliquem me uma coisa, se está a passar corrente para a dita valvula de corte, significa que não vai haver alimentação, vai cortar o combustivel, correto?
Então e se desliga-se o fio, e tenta-se por o motor a trabalhar?
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Se desligas o fio então é que não trabalha de certeza lololol
Deve ter sido por isso que alguém perguntou se está a chegar lá a corrente de chave....
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peço desculpa, não estou a entender o funcionamento desta válvula.
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Quando rodas a chave, deve chegar corrente à válvula, ela abre e passa gasóleo. Quando desligas a chave, deixa de ter corrente na válvula, ela fecha, fica sem gasóleo na bomba e o motor desliga.
Já percebeste agora porque é que eu perguntei se chegava lá corrente de chave?
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Ok, agora sim entendi.
Posso confimar se passa corrente com um simples busca polos, ou é necessário um multimetro?
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Busca-polos, uma lâmpada, multimetro.. serve!
Aliás... seria com um instrumento de género que deverias ter verificado os fusíveis ;)
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Realmente tem razão, apenas verifiquei os filamentos, que aparentemente estão todos bons.
Ainda hoje vou tentar verificar isso tudo
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Aproveita e verifica este tópico Também - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8238.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8238.0) ;)
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boas noites.
Desde já obrigado a quem tem ajudado.
A falta de tempo ainda não permitiu verificar os fusiveis, porem hoje de noite tive a possibilidade de ir tentar identificar a valvula de corte.
A minha questão é, como alguem disse aqui que provavelmente seria o unico fio la ligado, hoje fui ao motor e deparei me com dois fios, um deles, que me pareceu ir dar ao alarme
(http://s12.postimg.org/42rdjokah/12255390_1009311882460263_877532425_o.jpg) (http://postimg.org/image/42rdjokah/)
e este, que penso ser a dita valvula
(http://s7.postimg.org/irolscfqf/12268866_1009311895793595_1618354964_o.jpg) (http://postimg.org/image/irolscfqf/)
estou errado quanto à identificação?
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É o da primeira imagem ;)
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então e o segundo, trata-se do que?
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Não sei. O tubo que sai da peça onde tem a válvula vai ligar a onde?
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vai dar à bomba, mais precisamente aqui:
(http://s30.postimg.org/brufb2c99/12271315_1009450599113058_900642326_o.jpg) (http://postimg.org/image/brufb2c99/)
Hoje finalmente consegui fazer o teste com o busca polos, e todos os fusiveis estão bons, e está a chegar corrente à valvula, menos ao segundo fio, aqui:
(http://s11.postimg.org/apc0r3jov/12268866_1009311895793595_1618354964_o_1.jpg) (http://postimg.org/image/apc0r3jov/)
para verificar o estado da valvula de corte, fiz um shant da bateria à valvula por 3 vezes, na primeira vez ouvi a valvula trabalhar, das vezes seguintes já não
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Companheiros, desde já peço desculpa pela confusão e pelos double posts, mas pelo que percebi não dá para editar mensagens
no post anterior tinha dito que a valvula tinha trabalhado da primeira vez, e não das restantes, pois é meus caros, lembrei me à 5 minutos de que tinha a ignição ligada, dai não estar a fazer diferença, pois ja estava a passar corrente, tentei agora com a ignição desligada, e sim, está a trabalhar devidamente.
porém, mete-se outra questão, como disse antes, não está a passar corrente a este fio:
(http://s11.postimg.org/apc0r3jov/12268866_1009311895793595_1618354964_o_1.jpg) (http://postimg.org/image/apc0r3jov/)
segui o fio e foi dar ao filtro de combustivel (à ficha):
(http://s2.postimg.org/odjjituut/12000124_1009504145774370_22218547_n.jpg) (http://postimg.org/image/odjjituut/)
com um busca polos (com ignição ligada) verifiquei se estava a chegar corrente à ficha, e apenas num dos "terminais" chegava corrente, não sei se é suposto ser assim, ou não...
peço desculpa pela confusão, estou mesmo a "passar-me" com o carro, mas não quero desistir já.
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(para completar, esqueci-me no post anterior)
Não sei se é normal, mas nestes relés:
(http://s10.postimg.org/5e79oc285/12248725_1009508225773962_1745734271_n.jpg) (http://postimg.org/image/5e79oc285/)
os unicos fios que têm corrente, são os verde e o amarelo, e ao colocar o busca polos no verde ouço um trabalhar, parece o som duma ventoinha, que não faço a minima ideia de onde vem.
(http://s30.postimg.org/6vvkizs8t/12285639_1009508289107289_1318629642_n.jpg) (http://postimg.org/image/6vvkizs8t/)
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Não mexas a onde não é preciso, para não estragar nada :wink:
Se chega corrente à válvula, já é um avanço. Agora tens que sacar a válvula fora e ver se ela esta a funcionar bem ;)
Verifica se o tubo que vai à bomba injectora está ferrado.
Quando tirares a válvula dá À bomba manual ate sair gasóleo pelo sitio da válvula. Cuidado para não dares banho ao alternador, nem às correias.
Não sei ao certo para que é que serve a 2ª válvula, mas não deve ser isso que está a impedir que chegue gasóleo aos injectores.
Verifica se as velas de aquecimento estão a funcionar bem ou se não estão queimadas, verifica com um multimetro a resistência que têm.
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E posso tirar a valvula normalmente? Nao entra ar ou assim? Basta tirar?
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Companheiros, obrigado a todos os que ajudaram, o carro esta a trabalhar, nao faco ideia do que foi, como desliguei a bateria, suponho que o alarme tenha feito reset. Obrigado a todos pela paciencia, em breve faco um diario de bordo com as proximas mods
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Ainda bem que se resolveu
manda mas é fotos que é o que a gajada daqui quer