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Àrea Tecnica => Comprar um Renault => D: Laguna, Talisman & Espace => Tópico iniciado por: Demonicangel em 17 de Dezembro de 2015, 21:01 pm
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Boas pessoal,
Em principio em janeiro à minha Megane vai ser vendida, pois surgiu me uma boa proposta.
Estou inclinado em comprar a laguna 3 a analisar a partir de 2010
As minhas dúvidas são:
Qual o motor que têm dado menos problemas ou o mais aconselhado?
O que ter em atenção a comprar um destes modelos.
A nível de motor
Carroçaria etc etc.
Alguns extras recomendados?
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Os motores a gasolina dão menos chatices que os diesel, e alem disso são mais baratos, por isso se já estás com medo entre esses dois motores, mais vale ponderar por um a gasolina ;)
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Não é a questão de estar com medo, é tentar saber que chatices eles têm dado até agora e qual o que está melhor visto.
Pois mas o problema do de gasolina são os consumos, digamos que a diferença ainda é considerável.
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E o gpl, para essas bandas não é uma opção viável?
Eu quando disse medo, era para ler entre aspas :laugh:
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O gpl foi uma opção que também ponderei, por aqui vê se alguns carros a andare, mas poucos e sinceramente postos de gpl não se vê muitos, ia ser um grande problema para abastecer depois. E também já pesquisei alguma coisa mas não aparece nada à venda, mesmo novos são poucos os modelos que trazem gpl. E aqui para fazer a adaptação, mais vale comprar um carro novo.
O motor 1.5 dci 110 se for igual ao do megane 3 eu conheço o razoavelmente bem, Mas de qualquer das formas como a Laguna é mais pesada gostava de ouvir a experiência de quem a tem ou já teve.
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Tens na área dos projetos algumas lagunas 1.5. Passa por lá para veres o feedback também.
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Deixa lá que por aqui a ausência de postos de gpl também é grande, só há mais, mesmo na zona de lisboa e periferia próxima, porque de resto é um ou dois postos nas cidades mais pequenas e no interior, nem vê-las.
Também a questão dos construtores não disponibilizarem a versão a gpl, também é um entrave bastante grande, mas enfim...
O preço do gpl por essas bandas também anda À volta dos 0,60€?
Boa sorte com a compra ;)
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Se queres que te diga não sei quanto custa por aqui. Eu estou por terras Helvéticas.
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Eu sei ;) foi por isso mesmo é que perguntei, alem do preço a questão de por essas bandas ser viável a utilização ou não.
Nem todos os países da Europa tem o mesmo desenvolvimento em relação ao gpl, por isso, a minha curiosidade em saber como é ai para essas bandas.
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Por aqui não é muito procurado. Dai não haver muitos.
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Bem pessoal não há feedbacks?
Tenho andado a ver na net mas de problemas que elas tenham dado não aparece grande coisa.
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Vi agora o tópico e há aqui um outro que tem várias informações sobre a Laguna III.
Em performances o de 175cv é melhor.
Em consumos o de 150cv é melhor.
Basicamente a diferença de cavalos não permite que o 150cv seja melhor em performance que o 175cv
Se não ligares muito à performance do carro a melhor escolha seria o de 150cv.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5002.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5002.0)
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Mas ó MauroxD.
O Demonicangel está a perguntar acerca do 1.5 e o 2.0.
Não entre o de 150 cv e o de175 cv...
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Sim sim, mas assim o Demonicangel pode ter algumas referências em relação ao 2.0 em termos de cavalos.
A ver se alguém esclarece em relação ao 1.5.
Entretanto tópico dos Laguns do pessoal, tanto 1.5 como 2.0, http://www.renaultpt.com/index.php?board=12.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?board=12.0)
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Boas Mauro, a primeira resposta que deste também já tinha lido, a segunda o link não abre.
Álvaro Carvalho, tudo me interesse, mas mais importante é a referencia de problemas crônicos que elas dão tanto um motor como outro, ou aspectos que os users tenho reparado menos positivos etc etc.
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Fiabilidade é ela por ela.
Consumos 1.5dci.
Andamento 2.0dci.
Manutenções 1.5dci.
Preço de compra 1.5dci (em Portugal pelo menos).
O 1.5dci precisa trocar kit distribuição enquanto que o 2.0dci só mesmo em caso de problemas é que se troca a corrente.
Em Portugal pelo menos o imposto é mais barato para o 1.5dci.
Agora vê consoante aquilo que queres o que é melhor.
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Aqui o imposto é pela emissão de co2 também. Portanto a 2.0 deve pagar mais que a 1.5. Mas também aparecem muito mais 2.0 que 1.5 á venda.
A venda da Megane está definida para Janeiro, portanto já ando a ver algumas.
Uma que me chamou a atenção foi está por ser a edição Bose, porque sem gostei de ter um som razoável no carro.
http://www.autoscout24.ch/de/3509371? (http://www.autoscout24.ch/de/3509371?)
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Peço desculpa mas esqueci me de incluir esta também no Post anterior
http://www.autoscout24.ch/de/3621500? (http://www.autoscout24.ch/de/3621500?)
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Esta ultima em preto está brutal :P
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Por aquilo que tenho lido os Lagunas 2.0dci de 2005 a 2007 (LagunaII fase2) muitos deram problemas de desgaste prematuro dos segmentos e avarias no bloco hidraulico do ESP. (na minha aconteceram-me esses dois problemas)
Mas o Laguna III já tem isso corrigido.
Portanto sem sombra de duvidas que iria sempre para o 2.0dci em detrimento do 1.5dci que será menos agradavel de conduzir devido ao peso da carroceria do Laguna, que é muito maior em relaçao ao Megane.
Agora se o o problema é ser economico nos consumos, aí sem duvida o 1.5. Mas só por esse motivo!
Tenho um Megane 1.5dci que ainda agora fui atestar, tinha andado 552 klm e só consegui meter 20.60 litros depois de muito apertar com a agulheta! Media de 3.7 l !
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Eu também estou inclinado para o 2.0. E estive a falar com um chefe de oficina da Renault, e ele também me aconselhou o 2.0.
Agora a minha dúvida é na caixa.
A caixa automática é despachada, vale a pena ou mais vale a manual?
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A Caixa automática e porreira, mas se vires no diário de bordo que eu tinha da Laguna cá de casa que deu problemas na marcha atrás e que nunca chegou a ser resolvido... :/ Mas para quem gosta e porreiro
Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
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Bem pessoal, esta semana a megane já vai, só estou à espera que me chegue o canhão de ignição do clio, e para o final de semana devo ir ver uma 1.5 que sinceramente está a um preço estupidamente bom.
Deixo aqui o link, não vale é roubarem me o negócio. 
http://www.autoscout24.ch/de/3609887? (http://www.autoscout24.ch/de/3609887?)
Vou também ver uma Megane, pois parece me um ótimo negócio.
http://www.autoscout24.ch/de/3603232? (http://www.autoscout24.ch/de/3603232?)
Digam de vossa justiça o que acham?
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Eu ía mais depressa para a Megane...
(Mentalidade economicista de portugues)...lol
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Mas há assim tanta diferença de preços na manutenção? Se não estou em erro o motor é o mesmo.
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Assim por alto é tudo igual nos dois. O filtro de habitáculo é que dá mais um pouco de trabalho :laugh: Falando em manutenção é claro.
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, pois logo daí aumenta logo em meia hora o custo.
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Mas o motor na laguna porta-se bem ou tem fracas prestações em comparação á Megane.
Já li pelos tópicos diversas opiniões e como ainda não fiz o test drive....
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Segundo andei a ver parecendo que não a diferença de peso entre Laguna e Megane com o 1.5 é mínima.
Já andei em ambos e a diferença é pouca :wink:
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Bem assim sendo com a tua opinião já fico novamente virado para a Laguna.
Vou marcar os test drive e depois lá decido.
Já agora alguns pontos a ter em atenção aquando do test drive?
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Segundo andei a ver parecendo que não a diferença de peso entre Laguna e Megane com o 1.5 é mínima.
Já andei em ambos e a diferença é pouca :wink:
160kilos é pouco ??
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É menos que isso se não estou em erro. Entre um Megane 1.5 e um Laguna 2.0 é que já existe uma boa diferença de peso.
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Não são 160 kg o peso apresentado no anúncio é o do 2.0 que pesa mais 77kg que a 1.5
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eu fiz a comparacao pelo anuncio que lá tens em que ta as 2 com o 1.5 dci...
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Sim mas os anúncios nem sempre tem esse tipo de informação correta.
Bem nas minhas pesquisas intensivas, acabei por encontrar uma Megane 3 gt line, que achei espetacular e acima disso está a um preço irresistível.
Quais os aspectos a ter em conta na compra destes modelos??
Deixo as especificações:
Megane 3 kombi gt line
1.5 dci 110cv
Ano de 2012
86000 km
Serviços todos feitos na Renault á excepção do ultimo.
Apesar de ainda não saber se a compro deixo algumas fotos:
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/e82372b233f5456aded81b3996c3ee1b.jpg)
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/18f6c8e7a63d89a8993d53f09c4bdccf.jpg)
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/86da2839c568d441119bd24d251a5e1d.jpg)
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/afd6e9a060dee9681e54fae669241c0c.jpg)
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160117/b6538836ce1bc47761d96ae688c45150.jpg).
Agradeço as vossas opiniões e conselhos.
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86 mil klm, revisoes na marca,parece-me boa compra.
E se o preço é bom, ainda melhor!
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Sim a mim também me parece uma ótima comprar, o preço é bastante apetecível mesmo.
Daí eu estar a estranhar também.
Ou está a precisar de dinheiro, ou o carro tem algum problema e ele quer despachar.
Por isso pergunto em que é que se deve ter bastante atenção à quando a compra de um carro destes.
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como diz o ditado.. quando a esmola é muita.. o cego desconfia.... bom mesmo era arranjares uma makina portatil e pedires ao gaijo para a deixar ligar assim vias se tinha alguma coisa.... :)
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Bem uma vez que o gajo da Megane está armado em esquisito, até para ir ver e comprar o carro tenho que esperar. Estou de volta às Lagunas.
Já decidi, vai ser a 2.0.
Encontrei uma de 2009 a 4200.-chf cerca de 4000 euros, com 120k km, tem um problema
(http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160121/ec24d5ee2fa9aa4dd4fefee3e0a87cf4.jpg)
Erro DF004, que pela rápida pesquisa que fiz parece ser o medidor de pressão do turbo.
Mas como não tenho a certeza se será só isso é não me apetece ter muitas surpresas desagradáveis.
É também já não posso fazer o test drive pk o gajo anulou as matrículas.
Amanhã vou ver uma a um stand com garantia,
Domingo vou ver uma Bose a um particular, pk me disse que o único problema são arranhões na pintura e digamos que está a um preço apetecível.
E tenho mais algumas para ir ver mas são um bocado mais longe e tenho que levar um colega comigo que fala francês pk eu pesco pouco ( isto de morar num país onde se falam 4 línguas é complicado).
Vou deixando feedback.
Gostava que o mestre caçoila passasse por aqui dar o seu veredicto em relação ao que se deve ter cuidado na compra destas máquinas.
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4000€ uma Laguna III 2.0??!!... Realmente, que realidades tão diferentes...
Sinceramente, acho que fazes bem em ir para a Laguna. Tenho uma, e acho-a excelente.
Abraço, e felicidades!
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Lá fora a perca de valor comercial dos carros é substancial mesmo, daí que muita malta importa carros para cá e consegue margens de lucro bastante interessantes.
O senão lá é as condições em que os veiculos circulam, apanham sal e outras porcarias que os vai afectando. Temos aqui no forum o caso do nosso amigo Ricardo (twingo32v) que teve problemas nas molas do megane, o profiesta no seu Hyundai teve problemas no charrion... Daí o decréscimo de valor..
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Sim aqui os carros perdem valor rapidamente. Em relação ao problema do sal isso acontece com as pessoas mais desleixadas, eu pessoalmente em tempo do sal lavo o carro por baixo de 2 em 2 ou 3 em 3 semanas e 0 problemas
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Gonçalo e tenho o radiador do AC em que o friso de baixo já se desprendeu de um dos lados devido ao sal. Mas ainda funciona.
Quanto ao tópico eu sou dos que para o uso que vai ter e num país onde as velocidades são mais que controladas a 1.5 chega. Pesa pouco mais e provavelmente até tem a caixa de velocidades diferente já por isto mesmo não se notando nenhuma ou pouca diferenca como aqui para trás ja disseram
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Quanto a Megane X Laguna, sou da opinião que prefiro o Megane pelas linhas e pela forma como se conduz, no entanto como viste ontem pela foto que te mandei a minha tem pouco espaço por sermos ambos para o grande.
Em bebé e até agora nunca tive problema e daqui a 1ano deixo de o ter pois ela cresce e as pernas descem para baixo em vez de ficarem espetadas para a frente como agora. Aqui com a Laguna já não teria o problema.
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Quero te agradecer desde já toda a ajuda twingo.
Em relação à motorização, com o 1.5 se calhar depois deixa a desejar quando se precisar de uma ultrapassagem mais rápida ou para levar carregada para algum lado.
Vamos ver o que dá amanhã... Se ele se deitar como quero, eu faço-lhe o jeitinho ;). Ahahahah
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A minha laguna 1.5 já foi algumas vezes de férias, carregada como um ovo, e não deixou absolutamente nada a desejar. É facto que tem xarope, mas também já foi antes de o tomar, e tambémse portou bem. Mas não é carro de corridas. Isso não...
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Acredito que sim, o motor 1.5 é dinâmico eu conheço o do Megane. Não experimentei nenhum na Laguna. Também não quero nenhum carro de corrida, quero disponibilidade no momento necessário.. E também penso no caso de a carregar e mais ter-se lhe espetar com um atrelado atrás continuar a ter motor para isso.
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Hoje fiz uma experiênciaque nunca tinha feito antes na minha. Arranque 0a100. Fiquei de tal forma surpreendido, que repeti, pois achei que ttinha feito mal. Mas nao!. Deu o mesmo resultado. Qualquer coisa à volta dos 10 segundos. Mais exactamente 10,5 da primeira, e 10,3 da segunda... Claro bque medido com cronómetro de pulso, mas mesmo que fossem 11 segundos, não deixa de ser impressionante para um micro motor montado num tanque. Isto, a juntar aos 210 (de ponteiro, claro!) de velocidade máxima... O xarope foi do bom!...:-)
Por isso, apesar de não ssercarro de corridas, é mais que suficiente! :assobio:
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Está bastante bom sim... Realmente o xarope foi dos potentes. O carro que comprar seja a Laguna ou outro também quero ver se lhe dou vitamina para não precisar de se alimentar tanto e estar sempre em forma.
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pjrcampos, quais são os números (potência e binário) que a tua tem? Eu estou com a ideia de comprar uma mais para o meio do ano, já que vendi a Scenic, mas estou um bocado reticente ao 1.5 "só" com 110cv para uma carrinha deste tamanho, tendo em conta que eu faço muita AE.
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Binário não sei. Não a levei ao banco. Potência, estará com algo por volta dos 130cv, segundo quem fez a repro. Eu pedi algo soft, com primazia a consumos e sobretudo, fiabilidade. A realidade é que não tive nenhum problema, e a carrinha está agradável de conduzir, tendo em conta, como já disse, o mini motor montado num tanque de guerra :-) .
Em autoestrada, para ter uma noção, na A4, na subida de Baltar em direcção ao Porto, (quem conhece sabe que sobe pra caraças!) com a carrinha com 4 adultos e a minha filha de 11 ano, costumo vir com cruise control a 140, e chego ao cimo da subida sem perder velocidade, ou tão pouco que nem noto. Isto, para mim, é excelente, e como já disse, mais que suficiente...
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Está bastante bom sim... Realmente o xarope foi dos potentes. O carro que comprar seja a Laguna ou outro também quero ver se lhe dou vitamina para não precisar de se alimentar tanto e estar sempre em forma.
Atenção que vitaminar um motor que se encontra espremido a 95% da sua capacidade não deve ser a melhor opção com vista à durabilidade.
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Mas o 1.5 ou o 2.0 com 150cv já está espremido?
Ao fazer será para termos de consumos nunca para corridas.
Mas sinceramente a 2.0 que experimentei hoje já tem vitamina que chegue não precisa de mais.
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O 1.5 já não têm muito por onde espremer para dar sumo, enquanto que o 2.0 de 150cv ainda tens margens
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Eu hoje experimentei e gostei bastante do comportamento do 2.0 só me desiludiu a baixas rotações. Mas também não me estiquei muito porque o dono ia ao lado.
Algo mais a ter em atenção nestes carros Caçoilauto?
Distribuição não troca
FAP ter cuidado e não deve dar problemas.
De resto algo conhecido de dar problemas?
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Sendo um 2.0 de 150 não deverá ter FAP, penso eu. O ser mais molengão em baixas, penso que o problema com o 1.5 de 110 é a mesma coisa...
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Deves ter em conta uma analise pormenorizada sobre o comportamento do motor a pegar a frio, depois deves ter também em atenção ao óleo a usar
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Obrigado pela resposta aos dois.
Sim tem Fap luisnogueira. A ficha técnica assim o diz.
Caçoilauto, quando o fui experimentar o motor não estava frio estava gelado com temperaturas de -4 graus e pegou a 1a sem esforçar.
Na condução pareceu me bastante certo sem folgas, na resposta muito bom.
Em relação ao oleo é sempre da melhor qualidade possível e para isso peço ajuda ao nosso incansável amigo twingo32v. Até agora os 3 serviços que fez foram sempre n Renault por isso deduzo que terá sido sempre tudo como manda a lei.
Uma coisa que estranhei é que no último serviço que fez com cerca de 60 mil quilómetros já teve que levar discos....
O dono disse que os discos tem um desgaste muito prematuro, será verdade ou terá a ver com o tração automático ou a forma de condução?
Se o comprar e o levar a Portugal e calhar de ir até ao centro de Portugal, quero ir conhecer o centro cirúrgico do mestre Caçoilauto e o mestre de que tanto bem falam.
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Serás bem vindo mesmo que seja para nos conhecermos e bebermos um coffe :)
quanto aos disco 60.000 kms é uma marca considerave, tendo em conta condições por vezes adversas com que voçês se deparam nessa zona da Europa.
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Sem duvida que a Bica não pode faltar. E logo comigo que cafés não nego nenhum.
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Pareceu me muito bem, por isso fechei o negócio.
Vou busca lo em Fevereiro, a pessoa ainda o vai mandar a Renault controlar totalmente e limpar a fundo.
Agora é aguardar pacientemente o dia de ir buscar... 

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Boa:)
Claro que queremos um db profundo de mais um renault espalhado pela Europa :)
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Está chegando a hora..... Novidades muito em breve....







