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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Dragonite em 26 de Dezembro de 2015, 13:44 pm

Título: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 26 de Dezembro de 2015, 13:44 pm
Bom dia,

Antes demais quero pedir desculpa se estou a repetir algum tópico, pelo que não encontrei na minha pesquisa.

Tenho uma Renault Megane 2 1.5 dci de 2003 e ja levou um motor tendo o primeiro ( origem ) ter feito um buraco no bloco do motor.

Quando a fui buscar ao mecanico a carrinha nao apresentava quaisquer sintomas de anomalias , entretanto após um ano começou a aparecer "deficiencia de injecção", escusado será dizer que nao voltei ao mecanico em questao porque o mesmo apresentou indicios de ser um autentico aldrabao, enfim , continuando, na A1 sentido Santarem/ Lisboa após as bombas de combustiveis de Aveiras de Cima o carro começou a perder força até ter sido obrigado a encostar na berma.

Enviada para uma oficina "feuvert" em santarem e pedi um orçamento para o arranjo e que me dissessem qual o problema.

Disseram que um dos Bicos de injeçao estava com anomalia causando uma descarga superior ao normal , tendo criado uma explosao maior que o normal causando que umas da cambotas se danificasse e que seria necessario arranjar um motor novo e claro o orçamento seria para 5000 euros.

Retirei a viatura da oficina e claro nao tinha deixei-a na garagem ate ter hipoteses de que o que fazer , entretanto fiquei com uma duvida, está na chapa do bloco do motor um K9K S 7042 , isto corresponde ao k9k704? outra questao , se quiser colocar um k9k722 a embraiagem é identica? posso utilizar a mesma ?


Desculpem lá qualquer coisa, quero tanto a recuperar !
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Xmarine em 26 de Dezembro de 2015, 13:51 pm
O k9k 704 é de um clio de 65cv... se meteram os injectores desse motor, a trabalhar com centralina do dci 80 ou 100 que foram os motores que sairam no megane 2... é normal que durem pouco...

Deves ter tido o chamado "injector mijão" e deve ter derretido um piston... (não, não foram as cambotas até porque 99% dos motores do mundo só usam uma) portanto, sim, no teu caso é mesmo melhor trocar o motor...

Não me recordo ao certo, mas o 722 acho que é o 100cv do megane/scenic portanto será o mais indicado para o teu carro ;)

Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension

Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: rui.costa em 26 de Dezembro de 2015, 14:13 pm
Dragonite, o K9K 704, é;  motor de 65cv do Clio, tenho um Clio que tinha esse motor. Quanto ao orçamento, considero esse valor muito elevado. Tenho um orçamento de um concessionário Renault, para motor k9k704 novo completo e montagem no Clio de 2001, sem caixa de velocidades, já com IVA, na casa dos 2800€.

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Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: rui.costa em 26 de Dezembro de 2015, 14:24 pm
Dragonite, por acaso quem lhe vendeu esse motor é da zona de Torres Novas ou Tomar?

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Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 26 de Dezembro de 2015, 18:07 pm
Dragonite, o K9K 704, é;  motor de 65cv do Clio, tenho um Clio que tinha esse motor. Quanto ao orçamento, considero esse valor muito elevado. Tenho um orçamento de um concessionário Renault, para motor k9k704 novo completo e montagem no Clio de 2001, sem caixa de velocidades, já com IVA, na casa dos 2800€.

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Obrigado pela resposta, tambem achei muito o valor do orçamento contudo que disseram que se tivesse que levar era tudo , deste do motor até á distribuição , bomba de agua etc,...

Calculo que estavam a meter a mao ao bolso.
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 26 de Dezembro de 2015, 18:09 pm
O k9k 704 é de um clio de 65cv... se meteram os injectores desse motor, a trabalhar com centralina do dci 80 ou 100 que foram os motores que sairam no megane 2... é normal que durem pouco...

Deves ter tido o chamado "injector mijão" e deve ter derretido um piston... (não, não foram as cambotas até porque 99% dos motores do mundo só usam uma) portanto, sim, no teu caso é mesmo melhor trocar o motor...

Não me recordo ao certo, mas o 722 acho que é o 100cv do megane/scenic portanto será o mais indicado para o teu carro ;)

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Obrigado pela resposta, sendo assim é mesmo melhor colocar um 722 quue é adequado , mas pergunto agora , a caixa de velocidades que tenho acoplada a este motor posso coloca-la no 722?
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 26 de Dezembro de 2015, 18:10 pm
Dragonite, por acaso quem lhe vendeu esse motor é da zona de Torres Novas ou Tomar?

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Nao sei, foi atraves do mecanico que fez aquisiçao do motor, zona de Santarém, vale de santarem!
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: RenaultTurbo em 26 de Dezembro de 2015, 18:10 pm
Se não estou em erro os motores novos já vêm com isso tudo. 5000€ se fosse na Renault ainda era "aceitável", mas agora na feuvert....
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 26 de Dezembro de 2015, 18:25 pm
Eu sei , mas tambem é um grande exagero 5000 da para comprar um carro identico á megane.

Entretanto queria aproveitar algum coisa deste ou até um motor usado ou reconstruido ou se possivel recupera-lo.

Nao sei se existe alguma maneira mas ficava agradecido caso existisse.


Queria por aqui uma foto mas nao estou conseguir! para mostrar  a anomalia

Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 26 de Dezembro de 2015, 18:27 pm
(http://i64.tinypic.com/6px6ir.jpg)
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 26 de Dezembro de 2015, 18:28 pm
(http://i64.tinypic.com/343isrt.jpg)
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: alvaro carvalho em 27 de Dezembro de 2015, 10:29 am

Foi mesmo "do caixão á cova"...
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 27 de Dezembro de 2015, 22:48 pm
basicamente sim, foi pra cova mesmo.

Outra questao em si, a caixa de velocidades posso aproveita-la se arranjar um motor 722 ?

Tenho um motor em vista sem caixa de velocidades mas preciso de saber se compensa aproveitar a caixa que esta acoplada ao 704 !
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: luisnogueira em 27 de Dezembro de 2015, 23:06 pm
E a caixa que tens acoplada ao motor k9k704 qual é? Sabes? É que já houve para aí tanta troca e baldroca...

Sendo que originalmente terias no teu carro um motor de 80(722) ou de 100Cv(729), agora tinhas um de 65CV(704).

A caixa que tens no carro actualmente foi comprada com o motor 704 ou era a que estava montada no motor anterior?
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Xmarine em 27 de Dezembro de 2015, 23:10 pm
A caixa que vem nos clio's dci 65 não dá para montar num megane 2. Usa cabo de embraiagem em vez de bomba e o selector é de tirante em vez de cabos. Portanto a que está no carro deve ser a original.
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 27 de Dezembro de 2015, 23:13 pm
E a caixa que tens acoplada ao motor k9k704 qual é? Sabes? É que já houve para aí tanta troca e baldroca...

Sendo que originalmente terias no teu carro um motor de 80(722) ou de 100Cv(729), agora tinhas um de 65CV(704).

A caixa que tens no carro actualmente foi comprada com o motor 704 ou era a que estava montada no motor anterior?

Boa pergunta,

agora é que fiquei á nora, sendo que quando o mecânico fez a troca pelo 704 deve ter , penso eu, colocado a do 704, existe alguma maneira de se confirmar?
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 27 de Dezembro de 2015, 23:15 pm
A caixa que vem nos clio's dci 65 não dá para montar num megane 2. Usa cabo de embraiagem em vez de bomba e o selector é de tirante em vez de cabos. Portanto a que está no carro deve ser a original.

Sendo assim se for como diz, se adquirir um 722 posso utilizar a caixa que está lá, menos mal.
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Xmarine em 27 de Dezembro de 2015, 23:17 pm
Pois... mas convém confirmar o que lá está... com tanta troca que foi feita... nem tu próprio tens a certeza do que foi ou não foi feito....isso pode causar problemas a quem for fazer a reparação.

Sent from my french rubbish car with my german rubish car.

Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: luisnogueira em 27 de Dezembro de 2015, 23:18 pm
E qual era o teu motor original afinal!!!??? Um 722(80CV) ou um 729(100CV)? Com tanta mistura por aí, isto tá cada vez mais confuso!
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 27 de Dezembro de 2015, 23:58 pm
o motor era um 722, 80 cv. contudo foi confiado a reparaçao a um mecanico de um familiar que fizera a reparaçao e como eramos azelhas na mecanica nem fizemos questões a nao quando estaria a viatura reparada!
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 27 de Dezembro de 2015, 23:59 pm
Pois... mas convém confirmar o que lá está... com tanta troca que foi feita... nem tu próprio tens a certeza do que foi ou não foi feito....isso pode causar problemas a quem for fazer a reparação.

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amanha vou ao carro tentar saber o que está lá.
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 29 de Dezembro de 2015, 00:11 am
Ainda nao tive hipotese para ir ao carro ver qual a caixa que está lá, mas aproveito para por mais uma questao.

Comprar Reconstruido ou Motor Usado?
Completo com caixa de velocidades Bom ou Mau?
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Gonçalo em 29 de Dezembro de 2015, 12:19 pm
Usado nunca sabes o que lá está, reconstruido vem como novo :)

se a tua caixa está boa, não se justifica gastares dinheiro numa caixa nova :)
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 29 de Dezembro de 2015, 18:54 pm
(http://i64.tinypic.com/1gixy8.jpg)(http://i64.tinypic.com/2z8n90p.jpg)

amanha vou ao carro tentar saber o que está lá.



Ora bem , isto é o que está acoplado ao 704.
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Xmarine em 30 de Dezembro de 2015, 08:29 am
Parece-me ser a caixa original do carro ou equivalente. Por isso não precisas mexer.

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Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 30 de Dezembro de 2015, 14:33 pm
Xmarine , nem sabes o alivio que me destes em me poder certificar que é original. sendo assim ja posso mandar vir o motor reconstruido.

Outra questão, se tiver que fazer ao menos que fique bem feito.

Utilizo o mesmo sistema de injecção ou mudo?
se mudar tenho que reprogrmar centralina para debitar para os 82 cv , certo?

Ah uma hipotese,
posso colocar um motor 728 de 100cv?

Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Xmarine em 30 de Dezembro de 2015, 18:08 pm
Para mim, bem feito, para não voltares a ter chatisses é colocares tudo de origem e não inventar...com os injectores originais do carro (dci80)

O dci100 é um pouco diferente em termos de gestão e com algumas diferenças no proprio motor. Podes montar mas sem mudar tudo o resto: cablagem, sensores e centralina, ficas na mesma com os 80cv.

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Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 30 de Dezembro de 2015, 20:03 pm
Obrigado,, era so mesmo hipotese caso se desse ;)  mas vai tudo ficar de origem. Vou começar a procurar preços de motores reconstruidos.

Vamos ver se nao aparece mais nada que ponha entraves....
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Caçoilauto em 01 de Janeiro de 2016, 23:51 pm
Apenas agora vi este tópico e não posso deixar de comentar e responder a 3 questões colocadas:

A caixa de velocidades que está nas fotos serve em pleno para o 722 sem problema aliás na certa deve ser a de origem.

A embraiagem tb é igual apesar e ser conveniente mudar.

Quanto ao resto e reparar esse motor não seria opção? É que assim ficas com uma verdadeira noção do que aí está .

Sim é verdade esse motor dá para reconstruir  e deixa-lo novamente com toda a vida e pujança. Aconselho-te apenas a verificar de seguida todos os periféricos
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: rui.costa em 04 de Janeiro de 2016, 08:45 am
Dragonite, depois do fiasco que apanhei com o k9k 704 do meu Clio, aconselho a ponderar seriamente a opção que o caçoilauto aqui deixou.

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Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Dragonite em 04 de Janeiro de 2016, 21:11 pm
Vou optar por colocar um 722 , sendo que os valores de um reconstruido será talvez mais em conta visto que é praticamente novo e tenho garantia também, apesar de poder ( talvez) reparar o 704 , nao me agrada a ideia , pois com tantos barretes que ja me colocaram em mecânicos taverneiros, quero optar por fazer a coisa como deve ser e ao meu gosto.
Vamos ver o que vai dar.
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Demonicangel em 04 de Janeiro de 2016, 23:25 pm
Vou partilhar a minha experiência contigo, não num Renault mas num outro carro que tive.

Tive o azar de uma vela de incandescência se partir e provocar me um estrago no 3 cilindro, pistão e colaça picados a valer, foi me apresentado um motor ou a reparação valores um pouco diferentes sendo um pouco mais cara a reparação total do motor. Optei pelo motor, visto isto depois de o motor estar montado no sítio, posto a trabalhar teve que ser todo desmontado novamente e aquele motor reparado pois estava com um cilindro ovalizado. Ou seja tive o dobro ou o triplo do tempo à espera. É a diferença de preços não me compensou minimamente.
Título: Re: Motor k9k s7042
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Janeiro de 2016, 16:53 pm
E também convém dares uma vista de olhos neste tópico  :wink: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8238.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8238.0)