Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: BBento em 30 de Dezembro de 2015, 23:45 pm
-
Boas, tal como disse na apresentação tenho uma kangoo 1.9d de 98 que comprei à pouco tempo
tinha o motor avariado (desapareceu um pistão) e tratei logo de lhe arranjar um motor para la por.
fiz a montagem do motor com o mecânico e quando vamos para sangrar os injectores, o gasóleo não chegava lá. fomos para a primeira hipótese, trocar a bomba e colocar a que estava no motor antigo, resultado mal teve gasóleo nos injectores pegou logo.
o problema é que tinha um trabalhar muito agressivo. para tentar perceber o que se passava toca a atrasar 2 dentes da bomba, e o trabalhar do motor normalizou, mas fiquei com outro problema, primeiro que conseguisse por a carrinha a trabalhar, não era fácil, para alem do sofrimento do motor de arranque.
passando ao próximo passo, por a bomba no ponto e trocar os injectores por os do motor antigo e lá voltou o barulho do motor.
bom para resumir foram depois trocados um a um para ver se conseguíamos perceber o que se passava mas nada. para alem de que a carrinha não anda, arrasta-se.
não queria errar na descrição do barulho para que me conseguissem ajudar, tratasse daquele famoso tac tac tac bastante alto.
será injectores? será bomba?
espero que me consigam ajudar obrigado.
-
A primeira bomba era uma Epic?
E a original do carro?
Sent from my french rubbish car with my german rubish car.
-
boas. nao percebi a primeira pergunta mais penso que querias saber que tipo de bomba é, por isso é lucas e mecânica. não sei se seria a de origem mas era a que vinha com a carrinha. obrigado
-
Há 3 bombas diferentes no 1.9d. Duas delas, as mais comuns são lucas. Uma mecânica e a epic mecânica com controlo electrónico. E outra é a bosch.
Sent from my french rubbish car with my german rubish car.
-
Boas. Para facilitar ca vai a imagem
-
Parece que estou mesmo com problemas a publicar a foto. alguém dá uma ajudinha?? obrigado
-
Tenta usar o site postimage.
Sent from my french rubbish car with my german rubish car.
-
agora sim. obrigado pela ajuda
(http://s9.postimg.org/5qerwmp8v/IMG_20151231_103357.jpg) (http://postimg.org/image/8khxa2rez/full/)
how to take screenshots (http://postimage.org/app.php)
-
É mesmo uma lucas mecanica. Essa não tem muita ciencia. Deves colocar a bomba a ponto na distribuição e de seguida ver o ponto com uma ferramenta propria que se mete na parte de trás. Para afinar o ângulo com valor de tabela mexendo no ajuste que tem na polie.
Ah.... e se fosse eu, também media a compressão do motor ;)
Sent from my french rubbish car with my german rubish car.
-
desde já mais uma vez obrigado pela ajuda. então o problema passa só por ai?? não terei entao de a levar a clip?? pessoal aqui do norte há alguém que faça esse serviço??
-
Num motor que tem tanta electrónica como uma chega de bois... não serve de nada ligar a clip :)
Eu não sei qual o problema do carro. Só estou a dar sugestões. Como é obvio... por telepatia ainda não consigo fazer reparações :)
Sent from my french rubbish car with my german rubish car.
-
Sim eu peecebo mas provavelmente percebes mais disto do que eu. A minha onda era mais psa. Agora so falta aparecer alguem que me resolva o problema :grin:
-
O que seria suposto era o mecânico saber fazer isso :assobio:
Tens que procurar um que tenha o equipamento próprio e que saiba fazer essa afinação, por exemplo uma casa da especialidade de reparação de bombas injectoras e afins ;)
-
O problema descrito é essencialmente a afinação do tempo de injecção da bomba .
Para uma fácil resolução bastará fazeres os seguintes passos:
1º verificar se o carreto da bomba é ajustável ou fixo
2º sendo fixo significa que a bomba injectora está adiantada face aos tempos de combustão
3º Sendo ajustável significa o mesmo acima descrito mas com a facilidade que podes tentar corrigir esse desajuste nos 3 parafusos de acerto/ afinação do carreto da bomba.
4 º convêm de qualquer das formas colocar o carreto da bomba a ponto para tal tens 2 formas de te guiar para o ponto:
4.1 através das marcas da correia de distribuição
4.2 caso a correia não tenha marcas contas 36 dentes na mesma após o ponto da cams.
5º Após isso e caso o carreto da bomba seja ajustável colocas o carreto a meio do seu curso de afinação e apertas os parafusos de ajuste.
6º a seguir verificas como é que o carro pega, se não pegar até 1 volta e 45 do motor esquece não está no ponto certo.
7º Sugiro que faças o desaperto dos parafusos de ajuste e coloques o ajuste todo a um dos lados, relembro que avanças a injecção no sentido contrario ao dos ponteiros do relógio, e atrasas a injecção no sentido dos ponteiros do relógio.
8º claro é que haverá uma posição que te vai pegar de forma rápida e quase imediata, mas o trabalhar será próximo ao que referes, matraquilha bastante, injecção extremamente rija e barulhenta; para melhorar convêm ires ajustando a afinação do carreto de forma gradual e progressiva .
-
Viva Caçoilauto.
Esta descrição da afinação de uma bomba injectora, é digna de constar de uma aula de mecânica.
Os meus parabéns, um bom ano e muito trabalho.
-
Boa noite. já tenho novidades apesar de ainda algumas duvidas :shocked:
após ter levado a carrinha a um senhor que percebe do assunto, fiquei a saber que o problema estaria no avanço da bomba e tal foi resolvido. já não pica e já anda, alias nunca tinha andado tanto...
agora o que se passa é o seguinte, a carrinha custa a pegar, quer seja a frio e a quente. sei que o motor de arranque já teve melhores dias, mas antes de ele mexer na bomba pegava de estalo. segundo ele é mesmo o motor de arranque cansado.
em relação aos injetores, quando se desliga o injetor que tem a ficha deveria haver alguma alteração no trabalhar do motor? é que no meu nao acontece nada e o senhor disse que aquele injetor tanbém nao estaria grande coisa. e que a auxilação que também ficou no relantim do motor se deve a falha dos injetores.
resumindo já anda bem, não pica, mas custa a pegar e nao tem o relantim muito estavel.
aceitam-se opinioes.
aproveito também para agradecer ao Caçoilauto pela explicação :wink:
obrigado