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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: ricardocastro em 05 de Janeiro de 2016, 19:59 pm
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Boas pessoal, comprei um kit sensores com buzer apenas.
A duviva é na ficha onde liga os fios da marcha atrás qual o positivo e o negativo.
Penso que essa ficha se encontra dentro da mala do lado esquerdo tapada pelo forro, por baixo da luz da mala. Estou certo? É nessa mesma ficha que tenho de ligar os cabos dos sensores qual o positivo e negativo?e a questão é talvez mais dificil descobrir quais os fios da luz de marcha atras :huh: ajudem-me pessoal.
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Dificil? Só pegar num busca polos e ver...
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Eu estava a pensar nisso, mas não vou queimar o fusível ao encostar busca polos? Ou seja engreno a marcha a traz e consigo saber qual o fio positivo com o busca polo? E então o negativo?
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Se essa é a parte dificil, acho que é melhor nem pensares em meteres-te nessa aventura, desmontar parachoques, ver o melhor sitio para furar, furar no sitio certo e montar depois tudo novamente parece-me mais dificil.
Como disse o X, basicamente é usar um busca-polos e engatar a marcha-atras apenas sem mais luzes ligadas lá atras e ver onde "acende" o busca polos, ou um multimetro e descobrir onde tens tensão(sendo que geralmente a massa deverá ser um preto.
Em alternativa e sendo o preto a massa, até podes ligar os sensores todos na central, e com a marcha-atras engatada, vais encostar um dos fios à massa e vais procurando com a outra ponta qual o terminal que faz o buzzer apitar.
Já agora... vais fazer um DIY para o pessoal depois? Ou este post foi apenas para tirar uma dúvida? Se foi apenas para tirar a dúvida, deveria ser na área técnica e não na secção dos DIY.
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Obrigado luis nogueira, é uma dúvida, mas que irei concretizar a curto prazo. Mais uma questão se me poderes ajudar. E uma câmara traseira o procedimento é o mesmo, a duvida é, ao que posso conectar a câmara sem ser aquele auto radios que valem uma pipa de massa.
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Outra questão a luz de marcha traz é na mala quando se abre a mala a otica fica no topo. Tenho de ligar os fios no conetor da lampada ou pode cer na ficha central que traz todos os fios para alimentar iluminação traseira? Que se encontra no lado esquerdo da mala tapada pelo forro.
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Podes ligarem qualquer ponto do fio que leva corrente para a luz da marcha atrás, o ideal será caso seja possivel a partir de uma ficha para evitar ter um remendo a meio do fio.
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Pessoal ao testar o kit de sensores, engrenei marcha atrás e liguei uma lâmpada de 12v para ver quando acendia, a luz acende e fico a saber qual o positivo e negativo, ligo então o cabo de alimentação positivo/negativo e tudo ok.
Problemas: sensores só funcionam se estiverem as luzes ligadas, perdi a luz de marcha atrás e luz de stop do farol de nevoeiro que ligam no mesmo bloco.
Mesmo desligando o kit de sensores não tenho luz marcha atrás e nevoeiro.
Pessoal alguem me pode dizer o porque disto?
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O mais provável assim de repente é que tenhas queimado algum fusível.
Como é que ligaste as pontas da Central dos sensores nos tais fios que descobrisse?
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Fusível ok, descarnei um pouco para criar contato, mas a questão é que os fusiveis estão ok e nem luz de marcha atrás nem farol de nevoeiro, e só com luzes ligadas é que os sensores funcionam, o certo é que engrenei e na ficha no modulo onde passa a cablagem para a iluminação traseira apanhei o positivo e negativo com uma lâmpada de 12v encostando aos condutores da ficha.e fiz ligação. Sintomas nao pecebo.
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O climatronic não liga...bem hoje é o dia do azar...o que pode ser? Fusível, relê...onde encontro isso?
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Fusível não deve ser de certeza, porque afinal tu disseste que fusível estava ok. Ou afinal não está? Ou disseste só que estava ok, sem teres ido ver os fusiveis só para ver se aparecia outra resposta mais conveniente?
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Ao que me referi no início do tópico é correto, veriquei que os fusiveis estão ok...falo agora é do climatronic que nao percebo o porquê de carregar em qualquer botão e ele nada
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Tens a certeza que TODOS os fusiveis estão bons. Como confirmaste isso?
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Apenas vi os do compartimento do habitáculo puxei com a pinça e vi se mantinham o filamento. Mas a questão dos sensores so quando ligo a luz funcionarem é que não percebo. Ou seja o positivo e negativo tem de swr lihados entre si, ao cabo de alimentação dos sensores, ou a massa "negativo" têm de swr ligado noutro lado.
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Uma massa qualquer num dos fios dos sensores, o fio da marcha-atrás no outro dos sensores. Quando dizes que os sensores só trabalham quando acendes as luzes estás a falar das luzes de marcha atrás, certo?
Sabes que as luzes de marcha-atrás acenderem é porque o fio que as alimenta fica com tensão presente, certo? Ora se tens um fusível queimado, o circuito não fecha e a luz não acende porque não recebe tensão...
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As luzes que falo é basta ligar os minimos e assim é que eles funcionam, com a luz desligada os sensores nas actuam, mas convém então apenas ligar o positivo do cabo dos sensores no positivo da marcha atrás, e fazer massa na"chapa" por exemplo.
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Eu não tenho manuais do carro, e nao consigo abrir o topico do manual do laguna, nao me arranjas uma lista onde possa identificar com precisão a que casa fusivel pertence?mas eu tenho a certeza que esta tudo ok a nivel de fusiveis. E do climatronic tens ajuda para isso ?
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Pega no carro e leva a um electricista. Antes que faças m****. ;)
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X mas eu acho que está tudo certinho, é um pormenor qualquer.
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Pensa lá um bocadinho...se só ativam quando ligas os minimos, é porque tens isso ligado aos minimos. Ou seja... descobriste a marcha-atrás errada...
Faz como te disse o Xmarine e leva mas é isso a um electricista antes que o estrago seja maior que fusíveis, que já deu para perceber que a coisa não vai ser fácil.
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Pois...mas como é possível engrenar a marcha atrás e no polo 3 e 4 acende a luz 12v retiro a marcha atrás e ela apaga. E penso que a cablagem dos faróis da frente não passam naquela ficha, pelo que vi apenas leva corrente para trás.
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ja te disseram o que se passa aí, se só liga com os minimos, alguma coisa ligaste aos minimos. Se não sabes, não inventes.
ah atenção a outra coisa. o climatronic desses carros é sensivel qb e tende a avariar, por isso cuidado com as invenções ;)
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Ok Gonçalo mas não liga mesmo poderá ter sido apenas fusível?
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Seja minimos ou médios. Não existe uma ficha qualquer que tem haver com o painel traseiro onde liga luz marcha atras e garois de nevoeiro junto a caixa de velocidades?
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farois de nevoeiro junto á caixa de velocidades?
consulta o VISU desse carro, vê os esquemas eletricos :)
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Epá...vamos lá ver se a gente se entende!
Se os sensores ativam quando ligas os minimos, é porque tens isso ligado aos minimos. Como é óbvio não é da ficha cá atrás na mala que sai cablagem para os farois da frente. Mas sabes que quando ligas os minimos acontecem duas coisas mágicas, certo? 1 delas é acender as luzes de minimos à frente, a outra é acenderem as luzes de presença atrás, certo? Sabias disso, correcto?
Depois, afinal já verificaste os fusiveis ou não? Ainda não percebi isso! E como os verificaste? A olho? um a um? Para mim tens fusiveis queimados. Não vejo outra hipotese. E mais que isso não posso dizer, porque não faço ideia onde afinal ligaste os sensores. Não faço ideia o que é o pino 3 e 4.
Mas uma coisa é certa, se ativas o sensor ao ligar os minimos o mais certo é que um dos fios dos sensores esteja ligado na linha dos minimos. O outro, já tenho dúvida que esteja na massa...
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Eh pah obrigado pela ajuda, têm sido incansáveis, vou ver como tudo está, sim fusíveis um a um. Em questão ao climatronic parte da caixa de fusiveis no motor? E tudo aconteceu quando engrenei marcha atrás e estava a procura do positivo da marcha atrás, e fez "uma chispa" apartir daí sem climatronic e sem luz de marcha atrás e farol de nevoeiro traseiro.mas os fusiveis que passam para marcha atrás e farois de nevoeiro estao ok.
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Mas como sabes que os fusiveis da marcha atrás e nevoeiro estão bons.
Eu não tenho manuais do carro, e nao consigo abrir o topico do manual do laguna, nao me arranjas uma lista onde possa identificar com precisão a que casa fusivel pertence?mas eu tenho a certeza que esta tudo ok a nivel de fusiveis. E do climatronic tens ajuda para isso ?
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Porquê olhando para eles o filamento entre eles estao bons. Ou por exemplo, o fusível dos medios tem os mesmos amperes, ligo medios funciona logo fusível está bom, pego nesse fusivel e coloco no sitio do fusivel da luz de marcha atrás, mesmo assim nao dá. Isto apenas para ter a certeza se seria fusivel.
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pelo que pesquisei existe uma ficha por baixo da manete das velocidades, chamado de interruptor de luz de marcha atrás.
mas sem duvida que tenho de levar a um eletricista
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pessoal preciso urgente que alguém me diga qual a relé ou se é fusível e relé que faz funcionar o climatronic; é que com este tempo faz muita falta e o meu eletricista só pega no carro na segunda.até lá tenho de perceber o que faz ligar o climatronic se apenas relé ou as duas coisas relé e fusível e a sua localização. obrigado
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Verifica os fusíveis com um multímetro ou coisa do género, pois nem sempre o filamento desaparece, mas fica queimado na mesma.
Depois verifica os do compartimento do motor.
Depois, o mais certo é teres ligado os sensores utilizando dois positivos, o da marcha atrás e o dos mínimos, e só funciona porque acaba por fazer massa na mesma através do circuito da marcha atrás até chegar ao fusível.
Depois fica a dica para futuro, massa, liga-se sempre À chapa e não aos fios que possam estar nas fichas, pois assim eliminas uma hipótese de fazer merd@ como foi o caso.
Depois por fim, considera um multímetro ou um busca-polos o melhor amigo do electricista da c*na.
O que devias ter feito, era encontrar o fio que leva corrente À lampada de marcha atrás, depois ligavas o positivo dos sensores a esse fio, e a massa dos sensores directamente no terminal de massa (diga-se um parafuso que aperta na chapa do carro e onde está também o fio que faz a massa dos farolins) que se encontra por baixo da alcatifa lateral da bagageira ou por ai perto.
Se tivesses feito as ligações desta maneira tão simples, não tinha acontecido isso ;)
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Sls obrigado pela ajuda. Mas eu fiz exactamente isso, e com muita calma. Neste carro em questão está uma ficha no lado direito da mala onde nessa ficha esta ligada toda a cablagem para os farolins da mala, quando a mala que são em separado dos laterais, se é que me faço entender. E nessa ficha o positivo da marcha atrás são dois fios da mesma cor que estão num só terminal,descarnei apenas um pouco pata fazer contato e tudo ok, mas de um momento parao outro deixei de ter no farolim da mala onde ae encontra a luz de marcha atras e farol de nevoeiro, deixei de ter luz, e apartir desse momento quando ligo os minimos ou medios é que tenho sensores a funcionar, o que eu refiro é que ouve um momento em qie devo ter encostado o busca polos em agum contato da ficha que deu chispa, e se tera sido disso que provocou está perda de luzes de marcha atrás e nevoeiro e o climatronic não ligar, uma pergunta o climatronic está protegido por fusível ou posso ter corrido o risco de ter avariado?
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Desculpa lá. Mas cada vez que falas do assunto, contas mais um bocadinho do que aconteceu. Conta lá tudo de uma vez e tira lá umas fotos a essa tal ficha que falas e onde ligaste e o que descarnaste, etc.
Quantos terminais tem essa tal ficha e que luzes existem na tampa da mala para além de nevoeiro e marcha atrás?
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Quando levantas a mala sobe tambem farolim de marcha atras e farol de nevoeiro. Sao dois fios ligados em um terminal. Mas a minha preocupação é o climatronic.e eu ja tinha referido isto tudo luis.
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O que me parece é que tens o modulo a fazer massa onde não devia...
Por isso, leva o carro a um electricista. Com sorte, ainda não queimou totalmente o modulo de comando do AC...
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Pessoal hoje fui aqui numa zona industrial na minha zona onde tem uma oficina da Bosch dedicada a electricidade auto, esteve 3 horas em diagnóstico com o carro o electricista, fusiveis e relés tudo ok, desmontou o painel do AC e limpa os contatos faz o teste e tudo ok.
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E o causador deste tópico? Ou seja...sensores de estacionamento, já trabalham com a marcha atrás? E as luzes de marcha atrás e nevoeiro, já trabalham?
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Sim ja trabalha...os sensores não foram ligados visto que já tinha de deixa o carro para o dia de amanhã é não posso estar sem o carro. Mas a dúvida mantenho, qu3 caraças se passou ali. Agora a massa ja percebi onde se faz, agora como os farolins sao separados, ou seja existe uma ficha que tem a cablagem toda para toda a iluminação, eu penso que fiz asneira foi mexer nessa ficha, pelo que percebi eu tenho que ir é a mala onde está a ficha que liga a luz de marcha atrás e farol de nevoeiro, engrenar e apanhar o positivo da marcha atrás, mas pelo sim pelo não vou deixar para o electricista. :azn:
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Mau! Então mas isso foi o que te disseram desde o início. Afinal onde foste ligar os sensores?
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Eu liguei nessa tal ficha que se encontra do lado esquerdo da mala, uma ficha tipo "scart" onde está ligada a cablagem para toda a iluminação traseira e escova. Mas eu tenho é que encaminhar o cabo positivo da alimentação dos sensores para o positivo da ficha onde se encontra a lâmpada de marcha atrás, é pah quando nao se sabe mais vale estar quieto. E como eu engrenei e apanhei nessa ficha o positivo liguei lá, certo que é o positivo da marcha atrás mas faz mais alguma coisa. E aí nada pode ser ligada. Têm de ser ligada a ficha onde se encontra a liz de marcha atrás. (Positivo)
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(http://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/911/Dgys7F.jpg) olhem aí pessoal as fichas que falo, a do fundo com o módulo das lâmpadas e a de cá apenas a ficha, estas sao as fichas que ligam ao módulo para a lampada de marcha atrás e nevoeiro, engrenando marcha atrás apanho numa destas fichas o positivo, duvida tanto faz em que terminal ligo o positivo?
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Depois do que já te dissemos por cá, só me ocorre dizer...Sim, tanto faz. Faz de contas que é o totobola!
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:happy:
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Espero que saibas o que é ironia...
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Mas andas a desforrar a mala porquê? Ainda não percebi....
Fonhace... se eu demorasse mais de 2h a montar uns sensores num laguna, juro que comia o meu próprio cabelo. Já vais com quase 1 semana :)
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X tranquilo que eu ainda sei o que estou a fazer, ainda não me esqueci.dizes tu;
"Fonhace... se eu demorasse mais de 2h a montar uns sensores num laguna, juro que comia o meu próprio cabelo."
Até parece que o "Laguna é coisa fácil" se fosse um Clio phase 1; isso ai já seria complicado para ti.
E eu trabalho e o tempo não dá para tudo, e mais surgiu um problema em que o tive de levar ao eletricista,
certamente não és perfeito em tudo, cada macaco no seu galho, é que já percebi que por vezes gostas de dar o ar da tua graça, mas cá na zona costuma-se dizer "fazes melhor" talvez até fazias ou não, falar vai da boca.
E Luis claro que percebi a tua ironia...Mas tudo tranquilo.
mas agradeço o vosso tempo.
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Se calhar fazia... se calhar porque já instalei umas boas centenas de sensores de estacionamento em todo o tipo de carros. Se calhar até faço disso profissão. Se calhar é por isso que te dei dicas que não aproveitas-te.... se calhar, por eu perceber que não sabias usar um busca-polos, disse para não inventares e procurares ajuda profissional. E se calhar eu disse isso para o teu bem e antes que pegasses fogo ao carro porque me pareceu que com tanta mexida, seria o mais provavel de acontecer....
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Eih X...Também não inventei muito, eh pah, só fui à ficha errada. mas como apenas me respondes "difícil usa o busca_polos"
fico na mesma. se já tenho duvida e ainda respondes assim. tipo se dizes "usa o busca polos" e dizes o que fazer.
para que é o busca eu sei como é óbvio; agora não o pensei em utilizar com o receio de poder fazer um retorno a caixa de fusíveis e queimar algum fusível.Dai ter empancado com a coisa; mas está tudo ok X; na boa. Até curto por vezes as tuas entradas; tipo matador mesmo; "eu sei tudo" :grin:
Eu quero é sempre um bom entendimento aqui no fórum,foi um carro que comprei que estou aos poucos a criar um projeto, nada tuning, mas a pôr o carro porreiro a ir reparando algumas mazelas e acrescentar o que acho que faz falta; e preciso por vezes da vossa ajuda.
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Terminei a minha contribuição para este tópico. Já foram dadas todas as dicas "tim tim, por tim tim". E pelo que entendi das tuas 2 últimas respostas já percebeste o que tens de fazer e como. Depois quando tiver concluído mete cá umas fotos e um vídeo disso a trabalhar.
A foto pode ajudar a pessoal que esteja a pensar instalar num laguna 1 a decidir pela melhor localização dos sensores no parachoques.
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Combinado Luis, assim que estiver ok eu coloco foto. :smiley:
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Lá está, quando não se sabe pescar, mais vale não pegar na cana :laugh:
Como a mala não faz massa, tem que vir um fio pela ficha com massa o que pode fazer um falso positivo, o que tens que fazer é retirar as lâmpadas de marcha a trás e assim não há retorno pelo fio de massa e assim encontras mais facilmente o fio que leva a corrente para as lâmpadas.
O ideal é encontrares esse fio dentro do habitáculo, e não na porta da mala, mas à falta de melhor isso serve.
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Boas pessoal, atrasado mas cá está a foto com os sensores montados, o sitio foi o mais discreto possível para não alterar muito a estética do para-choques o funcionamento é bom.desde já agradeço a todo o pessoal que ajudou nesta tarefa um pouco atribulada. :smiley:
(http://i1175.photobucket.com/albums/r628/ricardocastro1986/20160219_180017_zpsfbg1bmze.jpg) (http://s1175.photobucket.com/user/ricardocastro1986/media/20160219_180017_zpsfbg1bmze.jpg.html)
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Eh pa, isso não tem que ficar montado no sitio mais saliente do para choques do carro?
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Não estão a apontar muito para cima?
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Pela foto dá essa sensação, mas estão coisa mínima para cima, mas ficou com bom alcance e com um bom desempenho.
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O ideal seria no mais saliente mas se o ricardo tiver sempre isso em atenção não vai dar cheirinho de traseira nos outros :tongue:
Na zona logo a seguir à depressão do pára-choques (logo acima da tampa do ganho de reboque) seria o ideal e não dava muito nas vistas. Porém já está e o que interessa é que funcione.
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normalmente quando o bip fica continuo, esta a 20cm :)
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Sim pessoal e fica a uns 20 cm. A parte mais saliente fica aos 20 cmdo carro de trás. Foram feitos despiste pelo electricista e tudo ok. Daí ter optado por esta localização.. Nomeu entender nao ficou mal.
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O ideal seria no mais saliente mas se o ricardo tiver sempre isso em atenção não vai dar cheirinho de traseira nos outros :tongue:
Na zona logo a seguir à depressão do pára-choques (logo acima da tampa do ganho de reboque) seria o ideal e não dava muito nas vistas. Porém já está e o que interessa é que funcione.
Fiz uma instalação semelhante. Está tudo impecável a nível de instalação eléctrica, mas (há sempre um mas...) tendo instalado os sensores no mesmo sítio do para-choques, (está a 31cm do chão), acontece que quando meto a marcha atrás, os sensores NÃO PARAM de tocar.... Presumo que os sensores estão a detetar o chão. :angry: Que fazer? Montei sem tirar o para-choques fora. Agora tenho aqui um problema.
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Sobe a suspensão traseira ao carro
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Obrigado Farfalho... :grin:
A minha duvida é, se para o ricardocastro a instalação ficou bem, ou seja, os sensores trabalham bem, como é que instalando eu, da mesma forma, ou seja, apliquei os sensores exactamente no mesmo sítio, ( 31cm do chão) estes estão provavelmente a detectar o chão???
Agora, sacar o para-choques, abrir nova furação, tapar os buracos existentes e pintar.........Bonito serviço...
Haverá alguma solução?
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Deve ter a ver com a base dos sensores, ou apontam para baixo ou para cima ou para os lados.
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Boas Roadrunner
Vou aqui tentar dar-te uma ajuda.
Olhando para a foto do user ricardo castro, não tendo eu um laguna I, a montar sensores utilizaria a opção que usa a ford na focus sw em que os centrais estão mais abaixo do que os laterais.
A diferença de funcionamento que verificas pode até ter a ver com os sensores em si, há sensores de posição fixa (normalmente têm marcado um posição "up"), há sensores que são "orientáveis" (olhando para as suas abas vê-se que ela é mais fina dum lado que do outro e esses são para rodar no pára-choques a fim de ficarem direitos.
Normalmente os sensores devem ser montados de 50 a 60 cm (usei até agora 52 cm) do solo, 31 cm como aqui falado é uma medida muito baixa e certamente o user Ricardo Castro não tem problemas de lhe estar a detetar o solo como tu porque na "estarão orientados para cima" devido à configuraçao do pára-choques (suposição) e montando abaixo dos 50 a 60 cm deve-se montar de forma a orientar para cima, aproveitando se possivel a configuração do pára-choques s eo permitir.
Aconselho mesmo olhar para a montagem que a ford faz na focus sw na versão intermédia já com os farois frontais iguais aos da última versão sem o facelift (engraçado que na foto está uma mas não é aquele modelo de pára-choques)
As medidas para a distância de sensor a sensor por norma são 50cm entre os centrais e 40 cm do central ao lateral.
Em calculo será a largura total da traseira do carro subtraindo 15 cm de cada lado, depois será 0,3 da medida restante entre o 1º sensor e o 2º sensor; 0,4 do 2º sensor ao 3º sensor e novamente 0,3 do 3º sensor ao 4º sensor.
Dando um exemplo prático:
Largura do pára-choques=160 cm donde se retira 15 cm de cada lado, logo 130 cm
0,3 x 130= 39 cm (medida do 1º sensor ao 2º e do 3º sensor ao 4º)
0,4 x 130= 52 cm (medida do 2º sensor ao 3º sensor)
Portanto a medida padrão que falei de 40 cm entre os periféricos aos centrais e 50 cm entre os centrais estão perfeitamente enquadradas, não é por mais 2 ou 3 ou menos 2 ou 3 cm que não funcionarão.
Quanto a ficarem ou não na zona mais "exterior" do pára-choques; até nem devem ficar porque se houver algum toque não estraga logo qualquer sensor e por outro lado normalmente os sensores já estão em apito contínuo aos 40 a 30 cm do obstáculo logo a sua eficiência não está posta em causa.
Por último, estes jogos de sensores costumam trazer gráficos do seu funcionamento bem como as medidas a considerar principalmente na altura deles, claro que se deve consultar isto-
Espero ter ajudado
Cumprimentos
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Desde já um muito Obrigado ao scenik e jotaagá, pelas vossas opiniões. (Em especial ao jotaagá pelo seu texto elucidativo).
Agora vamos ao que interessa e vou passar a enumerar as indicações que julgo importantes, assim:
1- Os sensores aplicados são do tipo Universal (china), só com buzzer, comprados na Norauto.
2- Os sensores apenas têm a usual indicação de aplicação, ou seja " UP e a seta", para correcto encaixe no para-choques. Não creio que tenham outro tipo de afinação... :angry:
3- A distancia aplicada entre sensores A,B,C,D é de 40 cm entre si, tendo os sensores A e D, ficado a cerca de 12/13cm do início da curva do para-choques.
4- Logo que coloco a marcha-atrás, os sensores apitam e não mais param de tocar, mesmo sem nenhum obstáculo.
Depreendo que provavelmente, como já foi dito, os referidos sensores estão a apanhar o solo no seu ângulo de detecção, daí o problema detectado.
Agora pergunto eu:
Será possível resolver a situação invertendo o sentido de aplicação dos sensores? Ou seja, aplicar ao contrário ( Setas UP para baixo?) ou estarei condenado a tirar o para-choques, reparar os furos a aplicar os sensores a uma distancia superior (os tais 50cm, que efectivamente estão assinalados nas instruções). Vai ficar barata a festa vai... :angry: :cry:
Claro que tudo isto foi burrice minha, pois provavelmente fui induzido em erro pela foto colocada no post.
Vou tentar anexar umas fotos do para-choques para se ter uma ideia mais correcta da situação.
Muito Obrigado
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Não consigo publicar as fotos..... :shocked:
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Boas roadrunner
Calma que tudo, exceto a morte, tem solução, ainda que trabalhosa.
vamos tentar menos trabalhosa.
1º Há erro em teres montado equidistantes, as distâncias que indiquei na prática fazendo os tais 40 + 50 + 40 dá "para todos os carros"
2º Atenção que pode haver deficiência dos sensores, já me aconteceu num kit desses em que um dava falsos positivos.
3º Se têm "up" é porque têm posição, que tal experimentar inverter essa seta, ou seja rodando-os e verificar o comportamento?
4º Também podes meter a mão por trás do pára-choques e forçar cada sensor de forma a ficar inclinado para o "ar" (um pouco para cima)
Opinião: Eu pessoalmente pela diferença de 4€ prefiro comprá-los com display (leds e medição métrica), julgo que a visualização ajuda, até porque aparece a distância em metros às décimas (0,4=40cm - 1,2=1,2mt), por norma até agora monto o display na parte superior do retrovisor interior, afinal, sempre que fazemos marcha atrás olhamos espelho e está protegido do sol e o impacto no interior do carro é mínimo.
Situação: Podes sempre desmontar, chegar á norauto e dizer que não funcionam, têm avaria que dão falsos positivos ou não dão indicação e trazer outro conjunto (tenho quase 100% de certeza que a furação duma marca dá para outra).
Esclarecimento: Esses sensores não têm "afinação" a afinação que porventura tenha será a rotação deles de forma a ficarem a apontar paralelamente ao solo.
Espero que te safes.
Cumprimentos
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Amigo jotaagá
Já inverti os sensores, e tudo na mesma. Continua a apitar.
Acho que na verdade, é uma questão de altura dos mesmos ao solo. :cry:
Se calhar a única solução é aquela que eu menos queria....tirar para choques, abrir nova furação a 52cm do solo, tapar os buracos antigos, pintar o para-choques e montar no sítio! :sad:
Vai ficar uma conta bonita, vai, vai! mas não vejo outra solução!
Cumprimentos e obrigado pela ajuda.
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Boas pessoal, tudo tranquilo na minha instalação.fico à distância aconselhada do carro de trás. Eu tive esse problema do buzer ficar com som fixo quando engrenava a marcha-atras por ser leigo na matéria e querer poupar uns trocos.
Ou seja liguei o possitivo na ficha geral/ lado esquerdo do interior da mala, onde realmente chegava o possitivo da marcha-atras, mas esse possitivo está em paralelo com mínimos etc. Daí ter de aprofundar a questão e perceber que o possitivo deve apenas ligar no possitivo da lâmpada de marcha atrás. :happy:
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Boas Roadrunner
E testaste actuar nos sensores e tentar incliná-los para cima?
Alguma coisa os conseguirás inclinar para cima, uma maneira de fazeres isso e pô-los com a mesma inclinação é cortares um bocadinho de fio elétrico, digamos 0,2 cm, portanto cortar 1 cm de fio elétrico, pode ser do que vem no conjunto (mais técnicamente 4 x 0,2 cm de fio elétrico de 0,75, isto é a dimensão do fio + e - que veio no teu kit).
Actuar nos sensores por trás de forma a levantar a zona inferior deles e colocar a fazer de calço o bocadinho de fio e testar em seguida.
Funcionando, ou seja anulando-se o erro de funcionamento, deixas ficar os "calços" e com jeitinho arranjas silicone e espalhas pela zona do sensor que está levantada relativamente ao pára-choques, não só os fixará na posição como até os cola ao pára-choques, limpas o excedente... et voilá, até pode ser que tenhas sorte e muito mais em conta €€€€€.
Depois é só pintar com aquele pinçel de retoques; já sei que será equacionado que a tinta só em certos silicones é que pinta e tal, acaba por pintar, com jeitinho e insistência em várias demãos acaba por ficar bem até porque é só um bocadinho.
Eu, antes de mais algo tentaria isto.
Espero que te safes
Cumprimentos
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Offline ricardocastro enviei pm
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Efectivamente, o problema reside unicamente da altura dos sensores ao solo.
Daí que, é necessário tirar o para-choques fora, e abrir nova furação. Depois tapar os furos já feitos e pintar. :cry:
Não tem mesmo volta a dar, pois foi azelhice minha.
Vou meter mãos à obra, depois logo vejo o resultado...
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Boas
Já tirei o para-choques, fiz nova furação a 53cm do solo. Testei e está impecável!!! Detecta os obstáculos e quando o sinal passa a constante, fica a cerca de 20/30cm.
Agora é só tapar a furação antiga, e pintar.......
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Boa, mostre o resultado final, post aí umas fotos :happy: