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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: tricampeao em 11 de Janeiro de 2016, 04:00 am
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Boas, tenho andado com uns pensamentos acerca da suspensão. Como se sabe a versão dynamique S tem a suspensão muito dura. Passo por um buraco pequeno ou uma lomba com pouca altura, o carro por dentro parece que se vai desfazer.
Tenho pensado: se alterasse os amortecedores e as molas para outras não tão duras, resultaria? Sendo a suspensão dura, creio que agarra melhor à estrada. Penso eu... O que procuro é o meio termo.
Se passar no mesmo buraco com o carro da minha namorada (clio II de 12/2001) o carro não anda perto nem longe do barulho que faz o meu qd passo no dito buraco. O do meu pai (mitsubishi carisma de 12/2001) também não se porta como o meu.
Aceito sugestões.
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Qual a medida de jante que o carro tem?
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17.
Pneus actuais: 205/50R17.
Ando a ver se a Renault me aprova: 235/45R17. :grin:
Quer dizer da Renault já tenho a aprovação, tenho é de enviar a papelada para me enviarem a declaração de averbamento :P
Mas não é para já que vou colocar os 235/45R17 pq os outros só têm 11k.
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Tambem tenho um ClioII 1.8 D de 2000 e um MeganeIII de 2013. Realmente o Clio tem uma suspensao tipo tanque. Passo nos buracos e ouve-se o barulho "dron-dron-dron" mas nao transmite de imediato o impulso para o interior.
A suspensão do Megane é mais tipo "alemã". Mas no caso do meu não noto barulho, só mesmo a rigidez mais direta, mas em curva depois vai compensar com melhor estabilidade.
Eu como tenho jante 205/55/16, talvez não fique tão dura a suspensao.
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Com esses pneus que queres montar, pior vai ficar... isso tem a ver com a jante que tens montada, são pneus de baixo perfil, é normal que se note a firmeza da suspensao.. Troca para pneus com perfil mais alto, jante 16 por exemplo que verás que não o notas tão rijo. O megane III aqui da empresa não é rijo, mas tem jante de ferro com tampões :)
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Ah bom, então quer dizer que para ficar com o carro a meu gosto vou perder noutras coisas, nomeadamente nisto dos buracos que realmente para mim é algo incomodativo. Como já conheço os buracos a tendência é passar devagar...
Nada a que não me habitue. ;)
Mas quanto à suspensão, e os barulhos... Quando me sento no carro, seja atrás ou à frente ouço a suspensão traseira a fazer um barulho que detesto. Será das molas? Se trocar as molas deixarei de ouvir o som? :) (com os vidros abertos ouço, com eles fechados não ouço nada).
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Eu acho que havia uma OTS qualquer para o eixo traseiro desses carros... Contudo o que ouves deve ser mesmo o ranger das molas, nada que não se resolva tirando as molas fora e colocando algo emborrachado nas mesmas :)
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OTS? Suponho que estejas a falar de uma espuma qq para o eixo traseiro? A Renault quer 200€ e tal mas fico naquela: e se o barulho continua? Lá foram 200€ e tal a voar...
Sim, é um ranger. E isso de emborrachar, significa propriamente o quê? :) será que o Jorge amortecedores no Porto resolveria o meu problema? Tenho de ligar para lá.
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Sim, na Areosa. No Meira. O meu laguna 1 fazia esse barulho na suspensão, e no entanto têm amortecedores Monroe mas o barulho vinha das molas de trás. O Meira em 1 hora resolveu o problema. Até hoje e ja lá vai um ano.
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Quanto pagaste?
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100€ pelo que ele me disse foi encher com gaz os amortecedores de trás para as molas não fazerem tanta força.
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E já agora como foi que procedes-te para obter o papel por parte da Renault para averbar a jante. É que o meu também têm jante 205/55/16 e precisava de tratar disso.
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Os Laguna 1 não têm molas atrás, a suspensão é de barras de torção.
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Com a medida nova vais ficar com o perfil ligeiramente mais alto, por isso pior não fica. Mas o problema são os barulhos parasita ou falta de conforto mesmo?
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Obrigado Rui Nunes pela correção, para mim que sou um pouco leigo visualmente são "molas".
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Com a medida nova vais ficar com o perfil ligeiramente mais alto, por isso pior não fica. Mas o problema são os barulhos parasita ou falta de conforto mesmo?
São mesmo os barulhos parasitas durante o Verão, que ando mais com os vidros abertos. :)
E já agora como foi que procedes-te para obter o papel por parte da Renault para averbar a jante. É que o meu também têm jante 205/55/16 e precisava de tratar disso.
Envio-te por MP o que eu fiz. Mas se pesquisares aqui pelo fórum, tens a resposta à tua questão, no entanto, eu envio-te por Mensagem Privada como proceder.
Pois, eu tb não sei se são molas ou barra... não entendo nada disso :D
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OTS? Suponho que estejas a falar de uma espuma qq para o eixo traseiro? A Renault quer 200€ e tal mas fico naquela: e se o barulho continua? Lá foram 200€ e tal a voar...
Se é uma OTS não é suposto pagar nada pois é a resolução de um defeito de fabrico.
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Vou à Renault dizer isso, e eles mandam-me dar uma volta...
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Pesquisa ai pelo forum que julgo que já houve um user que foi colocar essa espuma no eixo, só não sei se foi ao abrigo da ots ou não.
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tricampeao a solução é banal para isso. normalmente esse ranger que descreves é causado pelo roçar metal com metal entre a mola e o eixo. Com um pouco de mangueira por exemplo, da medida exacta da mola, colocada na parte que toca com o chassi, tens o problema resolvido :)
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Hoje fui ao Meira Amortecedores, como recomendado, e o homem disse que a suspensão traseira já deu o que tinha a dar.
Pedi o preço de amortecedores novos da Koni (marca que ele vende) mas não há amortecedores para este modelo.
Portanto, ele falou em reparar os amortecedores (meter gás, etc etc) - > 120 mocas.
E disse que não agora, mas numa próxima oportunidade para fazer o mesmo na suspensão da dianteira.
Acho que vou por agora pedir-lhe para fazer o serviço na traseira, e assim que possa, vou lá e faço na suspensão dianteira.
O serviço são 2 horas - disse ele.
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Boa tricampeão, esse homem é 5* :grin:
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Com 120 mil kms a suspensão já deu o que tinha a dar? Atenção que se mudares apenas amortecedores e não mudares sinoblocos/casquilhos (se precisarem, claro), vais continuar com os barulhos na mesma, porque são barulhos que acontecem na parte não amortecida do sistema.
E há a diferença entre barulhos sentidos e barulhos ouvidos. No Laguna 1 por exemplo, a bagageira é gigante e o isolamento acústico não é nada de especial, o que leva a ressonância com muita facilidade e faz com que as coisas pareçam piores do que o que são na realidade (ouvir vs. sentir).
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Eh pah dessa matéria ja pouco percebo, mas apartir do momento em que foi regularizado o meu problema traseiro, na tal barra de torção, nunca mais tive problemas, seja em paralelo ou alcatrão, barulhos parasitas 0. E faz este mês 20 aninhos o meu laguna.
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Há bistein b4 a preço bem mais baixo que isso. Sinceramente nunca fui fã de amortecedores alterados.
Sent from my french rubbish car with my german rubish car.
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X Blisten b4 melhor que os monroe reflex? É o que tenho...
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Monroe para mim... só se não houver outros ;)
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Achas que são ainda mais suaves e confortáveis? Falo pela experiência que tenho com estes. Na hipótese de um dia precisar de trocar.
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Os Bilstein não são propriamente amortecedores para conforto. Mas são muito melhores em dinâmica.
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Possivelmente em termos de conforto os monroe saem por cima, contudo em termos dinamicos, nao sao referencia
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O que querem dizer com dinâmica?
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resposta da suspensao em curva/sensação de barco
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Não vou colocar novos. A não ser que o tivesse dito que os que estão estivessem mesmo na masmorra, o que não é o caso. :)
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Mas eu tenho essa boa sensação, mesmo quando aperto um pouco com o carro, o desempenho nao desilude, em questão de auto-estrada isso aí é fantástico, então em desnível de piso ou até nas juntas de dilatação, eh pah fantástico. Nem sei descrever a sessão.