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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: agamelas em 04 de Agosto de 2010, 19:49 pm
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Viva!
O meu clio tem jantes de 15 mas eu ando a pensar em troca-las pelas Canasta (acho que é assim que se escreve) de 16...
Os guarda lamas e parachoques sao diferentes dos de 15? Parecem-me mais largos...
Abraços!!
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Sim são, não sei até que ponto os pneus nao ficarao em demasia para fora... :lipsrsealed:
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mas sao so os guarda lamas maiores? ou tambem o parachoques é mais largo?
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ah! obrigado pela rapidez :)
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Pelo menos os guarda lamas são mais largos, o para choques creio ser apenas um pouco mais aberto, não varia no tamanho :wink:
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Obrigado!
Entao julgo que será apenas necessário guarda lamas novos e poderei manter o mesmo parachoques...
Obrigado!
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Pelo menos os guarda lamas são mais largos, o para choques creio ser apenas um pouco mais aberto, não varia no tamanho :wink:
Obrigado!
Entao julgo que será apenas necessário guarda lamas novos e poderei manter o mesmo parachoques...
Obrigado!
Convido-te a veres as fotos que coloquei no meu DB, assim consegues ver a diferença de um carro com jante 15 e o meu com jante 16.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1481.msg31887#msg31887 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1481.msg31887#msg31887)
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1481.msg32451#msg32451 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1481.msg32451#msg32451)
Quanto ao para-choques não precisarás de mudar.
Agora ontem em conversa com o oldmaxx, julgo que as cavas das rodas atrás também são mais largas.
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Pois...e alguem ja viu as de 16 num carro c guarda lamas para as de 15?
Ja agora Lipe, onde compraste aquela peça para o volante?
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Pelo que me consta, no clio 3, além de para-choques, guarda lamas e quartis traseiros, o próprio chassis é diferente de jante 15 para 16
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Pois...e alguem ja viu as de 16 num carro c guarda lamas para as de 15?
Ja agora Lipe, onde compraste aquela peça para o volante?
Por acaso ainda não vi, e duvido que a dona me deixe experimentar... lol.
Quanto à peça, mandei-te por PM.
Pelo que me consta, no clio 3, além de para-choques, guarda lamas e quartis traseiros, o próprio chassis é diferente de jante 15 para 16
Foi o que o oldmaxx me disse ontem.
Depois a ver algumas fotos do meu com o azul realmente parece um pouco
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entao nao sera assim tao simples colocar umas de 16...
e em 15 algum modelo aconselhado que ja tenham visto em clio 3?
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entao nao sera assim tao simples colocar umas de 16...
e em 15 algum modelo aconselhado que ja tenham visto em clio 3?
Podes colocar 16. Em principio não deve roçar.
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entao nao sera assim tao simples colocar umas de 16...
e em 15 algum modelo aconselhado que ja tenham visto em clio 3?
Podes colocar 16. Em principio não deve roçar.
desde ke nao esteja mt baixo,
o meu la anda com 16 e bem baixo :grin:
E é um MK2 :tongue:
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Se quiseres manter 15, experimenta as jantes do clio 2 extreme, sempre tive curiosidade de as ver montadas num clio 3... Pode até ficar bem :wink:
Sim, o guarda lamas traseiro tambem é mais largo, esqueci-me disso :lipsrsealed:
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Peço desculpa pelo "desenterro" mas surgiu uma duvida nisto tudo ...
Tenho Um Clio III 08 (Fairway 1.5DCI), e surgiu agora umas hipotesses que tenho em vista. A jante 16 com rebaixamento roça? É Fácil de homolgar?
Cumps
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eu tenho 16 e rebaixado 45mm e nao roça.. depende de quanto baixares..
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Eu pelo men vejo pelo meu carro que tem jante 15 e as vezes dou por mim a pensar que aquilo parece que tem suspensão de jipe.. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Por isso pondo jante 16, quanto muito vais aumentar em altura, pneu + jante, uns 5cm, nao mt mais que isso, e tu isso de altura no guarda lamas tens de certeza...
Agora, nao te eskeceste do pormenor que ao pores jante 16, tens de comprar pneus tambem, pois nao? :tongue: :tongue: :tongue:
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O rebaixamento vai ser com molas que o pessoal usa por aqui (3.5cm pelo que dizem?).
Sim, sendo 16 pneus novo têm de vir de certeza, apesar de isto para já andar apenas em pensamento.
Em termos estéticos é grande a diferença entre 15 e 16?
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vais cortar as molas??nao te aconselho muito a fazer isso, perdes conforto...
Quanto a diferença, é sempre significativa, as 16 são muito mais bonitas que as 15...já para nao falar que um carro com umas jantes ligeiramente maiores tem sempre outro impacto
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Não, nada disso!
Vou sim possivelmente comprar umas molas de rebaixamento! :cool:
Em termos de legalização, por quanto fica colocar as 16 no livrete?
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Os entendidos que me corrijam se estiver errado: primeiro tens de ter uma declaração da Renault em como teu carro pode ter as jantes 16 e só depois podes ir ao IMTT legalizar a alteração...neste momento a legalização acho que anda nos 30€
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tens de pedir á renault a declaração a autorizar a medida. Custava 35,10€ por cada medida pedida.
Depois com a declaração vais ao imtt para averbar no livrete e custava 30€.
para clio 3 deve dar. saem de origem muitos. mas os guarda-lamas são diferentes nos que sairam com 16.
para clio 2, 16 só no lta para obter a declaração e custa 150 ou 160euros
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Enão nao estava enganado...so pensava que apenas nao se pagasse a marca a declaração de aceitação para se alterar a medida
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Pegando no que um user disse noutro tópico.
Só para averbar e/ou homologar uma medida permitida/autorizada pela Renault Portugal são 50 €
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Quer dizer: fica mais caro pedir uma declaração na Renault Portugal, do que fazer um averbamento ao livrete???!!! que pais é este???meu deus..
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Atenção para o caso do Pedro1987 que ele tem jante 16 de origem. Para quem tem jante 15 e guarda-lamas de origem precisam de confirmar se ao colocar 16 e rebaixar, roça. Conheço um projecto que teve guarda-lamas de 15 com Canastas.
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Tenho visto vários carros com jantes 16" canasta e guarda-lamas de jante 15"... A difrença dos guarda-lamas é só na frente e em largura, em profundidade são todos iguais (quer atrás quer à frente) em todos os modelos.
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Boa Tarde!
Desde já agradeço a ajuda e disponibilidade de todos os users! :wink:
Mas ao averbar as 16" no livrete fica com a Homolgação de 15" e 16" ou apenas com uma!? :huh:
Ninguém arranja umas fotos com um Clio com Guarda Lamas de jante 15" com umas 16" colocadas? 0:))
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Fica com as medidas que já existem e com a nova.
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Clio 3 jante 16 em guarda-lamas 15:
(http://desmond.imageshack.us/Himg268/scaled.php?server=268&filename=sam0730n.jpg&res=medium)
(http://desmond.imageshack.us/Himg713/scaled.php?server=713&filename=sam0731z.jpg&res=medium)
(http://desmond.imageshack.us/Himg100/scaled.php?server=100&filename=sam0733t.jpg&res=medium)
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Já disse noutro topico e repito aqui o que me pediram a mim : 50.0 € cada medida a averbar no livrete( fica com a que tem e mais uma averbada)
Para saberem quais as medidas acima que a Renault autoriza mandem-me PM com a matricula do carro
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Reparei num pormenor: a altura ao solo do chassis de um Clio com jante 15 é maior que do CLio que tem jante 16 certo?
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Supostamente é o inverso. Quanto menor a jante mais perto do solo fica.
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Vocês por acaso já pensaram que o que define a altura de um carro (esquecendo a suspensão), é o perímetro do pneu e não o diâmetro da jante?
Posso perfeitamente ter uma jante 15'' e outra de 16'' com pneus que lhes fazem ter o mesmo perímetro, portanto não é por aí. Até porque uma jante mais pequena, normalmente tem associado um pneu com altura maior.
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Sim, nem discordo disso sequer. No Clio 2 tive 185/55 R15 e neste tenho 195/50 R16. Aumentou o diâmetro mas a altura do pneu diminuiu.
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Sim, nem discordo disso sequer. No Clio 2 tive 185/55 R15 e neste tenho 195/50 R16. Aumentou o diâmetro mas a altura do pneu diminuiu.
O que está a negrito representa a altura do pneu ou seja agora o pneu tem um perfil mais baixo. O ue está a itálico representa a largura.
Quanto mais baixo o Perfil for mais baixo o carro acaba por ficar! :wink:
(penso que era isto que querias saber :huh: )
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Isso não é assim tão linear.
O que são os 55 e 50 indicados na medida (altura)?
Nada mais que a percentagem da largura do pneu:
185/55 R15 altura=101,75 mm
195/50 R16 altura=97,5 mm
Temos aqui uma diferença de alturas entre os pneus de 4,25 mm, a jante tem mais uma polegada (25,4 mm) no diâmetro.
Tudo isto para concluir que o perímetro do 2º pneu (jante 16) é maior que o do 1º, portanto o perfil 50 neste caso não significa que o carro fica mais baixo, antes pelo contrário. Com a jante 16 no exemplo dado, o carro vai ficar 8,45 mm mais distante do chão.
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Entao aqui vai uma variante nova: a minha percepção, e foi isso que quis dizer com o meu primeiro post, é que num carro com jante 15'', a altura do chassis é mais alta que a do carro com jante 16''...nao tou a por em questao o diametro da roda, mas sim a altura do chassis...a mim, um carro com jante 15'' parece-me ser mais alto que um carro com jante 16''...
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Tudo depende das medidas dos pneus. Experimenta fazer as contas que a matemática é sempre mais exacta que a percepção visual de olhar para um carro com jante 15 e outro com jante 16.
Mais, as contas foram feitas tendo em conta as medidas apresentadas e com medidas diferentes o resultado até pode ser contrário ao que indiquei.
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Não duvido das tuas contas, mas é percepção que tenho pelo menos olhando para o meu carro com jante 15'' e outros com jante 16''...alias os meus colegas as vezes até me perguntam: " como anda o teu "jipe""?lol
:slap: :slap: :slap:
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O Lipe pode responder à tua questão visto que já teve o dele ao lado de um com 15".
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Por vezes existe a chamada ilusão de óptica. Normalmente num carro com jante com diâmetro maior, o perfil do pneu é menor, ou seja tem menos borracha. Por exemplo, fazendo a comparação com uma jante 16 com pneu 205 55 e uma 17 com 205 50. o pneu da jante 16 tem um perfil mais "grosso", e com isso parece que preenche mais a cava da roda. Dá a ilusao de estar mais proximo da carroçaria, mas no fundo com o aumento do diametro da jante para 17, e a diminuição do perfil do pneu para 50, teoricamente a coisa fica mais ou menos na mesma. Mas isso é muito fácil de medir, agarrem numa jante 15 e numa 16 que é o exemplo que estão a ponderar e vejam qual o diâmetro de cada uma delas(com pneu) teoricamente a jante 16 terá um diâmetro maior que a jante 15, logo o raio vai ser também maior, sendo que o centro é o mesmo nas duas jantes e no carro, do centro da jante ao chão(o raio) a altura será maior, portanto fica o chassis mais longe do chão.
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Com tanta explicação, tou mais que esclarecido... :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :cool: :cool: :cool: :cool: