Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: adfc em 24 de Janeiro de 2016, 03:58 am
-
Olá.
Gostaria de obter a vossa opinião técnica, sobre o seguinte problema que está a afectar o meu Captur 0.9 TCe:
Recentemente, tenho verificado que sempre que inicio marcha (especialmente de manhã com o carro a frio), o motor produz uma trepidação mecânica que faz o automóvel deslocar-se durante 1 ou 2 segundos aos "saltinhos" (lamento mas não tenho melhor termo para descrever).
Mal saio da 1ª velocidade e engreno qualquer outra superior, o comportamento do carro normaliza imediatamente.
Isto repete-se durante os primeiros 4 ou 5 arranques e quando o motor começa a aquecer, o carro já fica com o habitual comportamento suave que deveria ter.
De manhã, quando chego ao carro, arranco sempre da mesma maneira:
Ligo o motor e aguardo cerca de 2 minutos antes de iniciar a condução.
ECO Mode=ON
Start&Stop=OFF
Uso sempre preferencialmente gasolina BP Ultimate, ou então GALP 98RON e tenho uma condução muito calma.
Quando comprei o automóvel em 2013 (comprei-o novo), ele não tinha este comportamento.
Alguém já teve este problema, ou algo semelhante?
O que poderá estar a causar isto?
Obrigado.
-
Já viste como estão as velas?
A Borboleta está limpa?
-
também pode ser a bobine de ignição com problemas, mas o 1º passo é verificar o estado das velas e cabos de velas.
-
"De manhã, quando chego ao carro, arranco sempre da mesma maneira:
Ligo o motor e aguardo cerca de 2 minutos antes de iniciar a condução."
Garagem/ambiente fechado?
Tens alguma necessidade (ArCondicionado, ou outra...sem ironia) de ficar parado com o carro a trabalhar sem iniciares a marcha?
-
Eu confesso que também não arranco logo que ligo o carro (Clio IV 1.5dCi 90cv), mas 20/30 segs depois arranco, tendo é o cuidado de não puzar por ele enquanto o sinal azul de que o carro ainda não tá na temperatura normal de funcionamento se desligar...
-
Olá.
Marquei as minhas perguntas a Bold.
@Xmarine
De facto ainda não vi nada.
Neste automóvel qual será o tempo recomendável para a troca das velas? 10.000Km / 1 ano?
O carro foi à revisão anual da Renault em Dezembro 2015, mas na folha de serviço, não vi lá nada sobre velas.
Deveriam ter sido trocadas?
Obs: Comprei o carro novo em Dezembro de 2013.
E a borboleta? Deve ser limpa de quanto em quanto tempo aprox.?
Uma condução mais lenta pode ajudar à acumulação de impurezas na borboleta?
Essa limpeza é uma operação fácil de realizar por qq mecânico certo?
Se bem me recordo, no meu Nissan (carro anterior), o mecânico limpou-me a borboleta nuns minutos e não me levou nada.
@Caçoilauto
Obrigado pela sugestão dos cabos de velas.
Suponho que os mesmos sejam avaliados durante a troca das velas, não?
@knd
O carro fica estacionado na rua, junto ao meu prédio (sem garagem infelizmente).
Quanto aos 2 minutos, é um tempo aproximado... por vezes é 1 minuto.
Assim o motor começa a aquecer ligeiramente, tenho tempo de arrumar as tralhas dentro do carro, sintonizar uma estação na rádio, etc...
Não deveria fazer este pré-aquecimento?
@Kovinha
Pois eu também faço isso.
E mesmo quado a luz azul se desliga, não costumo exigir muito do motor.
Aliás quando desligo o motor, o R-Link classifica a minha condução (tendo em conta os factores de aceleração, travagem, antecipação, mudanças de caixa, etc...) com uma pontuação de 92/100.
Ou seja, tenho o pé mesmo leve.
Qualquer comentário é bem vindo.
Obrigado.
-
Não me recordo ao certo do tempo de vida das velas. Mas aos 20mil km já não devem estar grande coisa. Basta tirar uma e avaliar o estado.
-
No livro de manutenção costuma trazer lá uma lista das coisas a ver/substituir a cada revisão, pelo menos os mais antigos traziam. Em todo o caso podes ir ao myrenault (increve-te lá no site da renault) e tens acesso lá a uma serie de informação relativamente à manutenção do carro.
Não quer dizer que obrigatoriamente nas revisões verifiquem isso, caso o cliente não se queixe de problemas antes do que a marca preconizou para a substituição dessa peça.
Por exemplo, para o meu clio o que está preconizado para as velas é de 60 em 60 mil km.
Em relação aos cabos das velas é igual ;) se ninguém se queixar, eles só olham para eles se detectarem algum problema.
-
adfc, o estar 1 ou 2 minutos não te faz praticamente nada ao carro de bom nem mal...apenas estás a gastar gasolina.
A minha opinião de "curioso":
Podes deixar o motor trabalhar uns poucos segundos, para o óleo chegar aonde é preciso e começar a lubrificar (depois de uma noite parado, o óleo anda todo pelo carter....)...e depois há a temperatura do óleo, mas já lá vou.
Um dos "erros" da temperatura ideal, é que se usa normalmente a informação errada para ver se o carro está quente ou não (o símbolo azul da temperatura ou na maior parte dos carros o ponteiro da temperatura corresponde à temperatura da água).
Não é à temperatura da água que é realmente importante para as condições ideais. O que interessa é a temperatura do óleo, e essa não é em 2 minutos (mesmo de rolamento inicial) que atinge a temperatura ideal (algures à volta dos 90º). Da mesma forma que a água sobe de temperatura mais depressa que o óleo (podemos já ter água a 90º e ter o óleo a 50º ou 60º).
Antigamente tínhamos o problema do tempo frio em que com o motor frio era o eterno pincel meter alguns carros a trabalhar. E aí sim ficávamos com o carro a trabalha uns tempos para o gajo aquecer e não ir abaixo, tudo por causa da temperatura do ar e da gasolina, que fazia que as condições da mistura não fossem ideais, e tivéssemos uma mistura pobre. (botão de ar e nalguns casos patilha ao pé dos carburadores com posição de tempo frio e quente)
Com as centralinas e injecções electrónicas, deixamos de ser nós a controlar minimamente a mistura, e com os parâmetros dos sensores que a centralina lê (gasolina/ar/etc etc...) esta gestão é feita ao cagagésimo de segundo de forma automática.
(Assim por alto:
- Mistura rica - excesso de combustível a mais
- Mistura pobre - combustível a menos)
Resumindo e baralhando, arrancar logo desde que não seja logo para dar uma esfrega enquanto o carro vai aquecendo (óleo essencialmente), pois em andamento o óleo (e não só) aquece mais depressa do que com o carro parado.
PS: Quando referi "erro" em usar a temperatura de água, não é que não se deva ter atenção, pois a água está lá também para arrefecer. Mas para conduções alegres convém andar preocupado com a temperatura do óleo.
-
Amen...
-
No livro de manutenção costuma trazer lá uma lista das coisas a ver/substituir a cada revisão, pelo menos os mais antigos traziam. Em todo o caso podes ir ao myrenault (increve-te lá no site da renault) e tens acesso lá a uma serie de informação relativamente à manutenção do carro.
Não quer dizer que obrigatoriamente nas revisões verifiquem isso, caso o cliente não se queixe de problemas antes do que a marca preconizou para a substituição dessa peça.
Por exemplo, para o meu clio o que está preconizado para as velas é de 60 em 60 mil km.
Em relação aos cabos das velas é igual ;) se ninguém se queixar, eles só olham para eles se detectarem algum problema.
Sim no manual cita 60 mil km, mas como são de Iridium (NGK) aguentam 'na boa' 100 mil km.. :azn:
-
Boa tarde.
OK, vou então seguir os vossos conselhos e da próxima vez que for à Renault, vou pedir-lhes que verifiquem a borboleta, velas, cabos de velas ou qualquer outro elemento que influencie o arranque a frio do motor.
Obrigado a todos pelo vosso input e partilha de conhecimento (porque mecânica não é o meu forte).
Cumprimentos.
-
O meu Clio IV 0.9 tce reagia como dizias aqui consoante os combustíveis, e antes da revisão dos 60 mk (substituição das ditas velas).
À primeira vista estavam impecáveis, mas iam ser mudadas na mesma pq faz parte do plano de manutenção oficial. Dado que o 0.9tce usa bobines individuais, não há cá cabos de vela a substituir, e as bobines estão a funcionar corretamente (teste clip).
Após esta manut, 'saltinhos' só raramente, e com gasolina 'simples' ou low costs, isso já eu pude confirmar, fica com ralenti estranho...
Se usar gasolina premium (evologic - Galp/ neotech - Repsol) isto não acontece, e z verdade é que já tenho 67mk de estrada com este carro, começo a conhecer-lhe as manias ;)
-
E usas gasolina 95 ou 98?
-
(Eu uso 95.. Só assim, raramente, é que dou 98 á bicha..)
-
A 95 têm mais tendências a ter deflagrações antecipadas que a 98, além disso a gasolina tem prazo de validade, se colocas numa bomba onde o consumo de gasolina é muito baixo, pode haver a possibilidade de estares a colocar gasolina já com alguns meses.
-
já agora qual é o prazo de validade da gasolina?
-
a partir dos 3 meses começa a perder qualidades, não quer dizer que não funcione bem, mas não é a mesma coisa que com um mês. Como parte vai evaporando , e assim vai perdendo qualidades.
-
Já lá vai mais de um mês depois da revisão e o carro nem parece o mesmo, muito mais certinho, e há muito que não bebe gasosa simples. Só do óleo novo não pode ser, que tinha mudado antes de ir de férias 2016 e até á revisão dos 60mkm fez cerca de 7500km.. talvez as velas novas sejam mesmo a melhor explicação para o atual desempenho do motor.
Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk