Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Dragonite em 06 de Fevereiro de 2016, 19:26 pm
-
Boa noite,
desculpem se estou a abrir um topico ja existente, mas na pesquisa nao encontrei nada.
Ontem andei 10 metro com a Megane 1.5 dci de 2003 carrinha, e a correia de distribuição partiu-se , circulava a 10km , ia arrancar, de reboque trouxe-a para casa , e claro como isto anda fraco de trocos, tirei o motor e tenho-o pendurado , fui comprar uma correia nova, ( bomba de agua ja tinha colocado nova) correia de alternador etc, mas tenho uma duvida.
Consultei o Auto DATA e informa-me que as polis tem que estar com as posições corretas mas onde fica a poli de baixo ( da cambota ) existe uma ranhura que tem que ficar para cima , respeitando todo o procedimento do AUTO DATA , LA COLOQUEI a Correia, mas algo me fez ir ver melhor se estava correto , ( obter mais informaçao) e encontrei um video que disseram que tem-se que dar 2 voltas já com a poli da cambota colocada , para que se confirmasse que os pontos estavam no sitio , mas o problema é que NÃO consigo dar sequer uma volta.
è normal , ou tem que obrigatoriamente o volante mexer já com a correia colocada?
Ah alguém sabe onde arranjar o afinador do PMS do Volante?
O motor é um k9k 722
Desculpem qualquer coisa
-
não tens que tirar as velas ou assim para aliviar a pressão no cilindro quando o pistão sobe?
-
Pensei nessa situação , mas nao as tirei ainda , será o caso?
-
mas ao fazer a volta parece que bate num ferro , como que se tranca-se a volta , por isso é que nao ponderei a questao das velas , mas vou tentar tira-las mas queria ter a certeza do PMS do motor tambem. porque posso descomandar o motor.
-
Se partiu a distribuição, tens as valvulas todas empenadas lol estás a espera de algum milagre?
Assim ficou o ultimo que vi com ela partida:
(http://images.tapatalk-cdn.com/16/02/06/c1a972f4f52a73c3e54ba3aefdefea51.jpg)
Sent from my dead french cars with my german dead car
-
Se não tens a certeza do que estás a fazer acho que devias pedir ajuda profissional.
Outra questão, como tens a certeza que não danificaste nenhum componente do motor?
Apesar de ires devagar o motor estava a rodar. Podes ter empenado válvulas e afins..
Como disse pede ajuda profissional ou com mais conhecimentos e abre lhe o motor para teres a certeza que não danificas ainda mais o motor...
Na minha mera opinião de não te deixa dar a volta possivelmente pode ser também pistão a bater na valvula.
Atenção que estou a falar por especulação e com os poucos conhecimentos que tenho de mecânica...
-
Só queria ter a certeza!
Milagres nenhum nem espero tal coisa.!!!!
Foram 1200€ pro lixo em meia semana, ligar pra um mecânico e ver a soluçao.
Tou mais que fuuuuuuuuu.....
-
Por curiosidade... essa correia quanto tempo(kms) de serviço tinha?
-
Os dci rodam bem, não é preciso tirar nada.
O que se passa aqui é o seguinte: provavelmente tens o motor a ponto, mas de certeza absoluta que tens as válvulas empenadas. Assim por muito que tentes rodar não irás conseguir.
Tens aí uns bons €€ para gastar, esse motor tem que ser reparado.
-
E para além das valvulas ainda deve ter partido o escatel da polie da cames... mete as trancas, parece que o motor está a ponto... e não está

Este post foi escrito ao abrigo do "que se f*** o acordo ortográfico".
-
Está no ponto de trocar por outro :grin:
-
Mesmo
Este post foi escrito ao abrigo do "que se f*** o acordo ortográfico".
-
Boa noite , caros , fico agradecido por todas as respostas das mas, tive um milagre :angel: :angel: :angel: :dance: :dance: :dance:
A correia que se partiu em resposta a luisnogueira , a correia foi colocada nova e se rodou 20 km foi muito.
o problema foi a polie da cambote , o encaixe que engata na polie dentada da correia danificou-se . fiz a troca por outra e começou tudo a roda.
(http://i65.tinypic.com/50fimq.jpg)
Foi um milagre. nada empenada nada partido
Agora é so montar . e por a rodar.
kkkk
-
Tenho a certeza que empenou valvulas. O teu carro não é unico no mundo ;)
Este post foi escrito ao abrigo do "que se f*** o acordo ortográfico".
-
Vou rezar pra que seja .... :grin:
-
Eu continuo com a mesma ideia, perde amor a uns trocos compras uma junta e os pernos. Antes o motor e confirmas. Se tiveres válvulas empenadas trocas. Se não o fizeres quando fores por a trabalhar vai fazer chocapic e depois vais acabar por gastar mais.
-
E já agora.. a polie dentada rodou em seco porque a polie da cambota estava desapertada. Prende por aperto axial...
E se calhar nem foi trocado o parafuso... que é de material elástico e com o aperto, ele "estica"... no segundo aperto já não "estica"...
É precisamente esses pormenores que destinguem os mecânicos dos "mechanicos" :)
Este post foi escrito ao abrigo do "que se f*** o acordo ortográfico".