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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: pmcb em 22 de Fevereiro de 2016, 13:05 pm
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Boas a todos.
Alguém me sabe explicar porque razão o meu Clio tem esta etiqueta na porta:
(http://i194.photobucket.com/albums/z38/pboleta/20160221_174142_HDR.jpg)
e um outro Clio idêntico tem esta?
(http://i194.photobucket.com/albums/z38/pboleta/20160221_150124.jpg)
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Isto é porque o teu é a versão especial de 90g/km co2. Daí ter essas pressões elevadas e tudo, o outro é das versões normais.
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Então mas os de 99g não são de 90 cv? O meu tem 86 cv.
Uma coisa que eu vi, mas a pressão não é tão elevada, aqueles que têm sensores de pressão, ela é de 2.5/2.6
De qualquer modo, o carro com 2.7 fica extremamente duro e então com as estradas do jeito que estão fica mesmo muito desagradável conduzir.
O Clio agora está com 2.3 na frente e 2.0 na traseira. Está confortável. :smiley:
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E o desgaste dos pneus com 2,7/2,5 bar, era uniforme?
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Sinceramente não sei com que pressão o carro saiu da Renault, comprei em Abril de 2015, mas na altura não o achei rijo. Fui rever a pressão porque achei os pneus com uma barriga grande e eu que normalmente vejo os pneus uma vez por mês, agora 9 meses nunca aconteceu. :sad: Não noto desgaste anormal se bem que noto diferença entre os da frente e detrás, os da frente mais gastos, mas uniforme.
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Pergunta da treta: Esse autocolante é o correcto?
É que já andei em vários Clio III (fase 1 e 2) e nunca vi um igual a esse...
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Bem, até pode ser uma pergunta da treta, mas quando não se sabe, pergunta-se.
Só poderei pensar que o autocolante é o correcto, o carro foi vendido pela Renault, tenho que acreditar ou não?
Antigamente os valor da pressão dos pneus vinha no manual e tinha uma tabela para as várias versões, agora remetem para a etiqueta da porta.
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2,7 bars num pneu de um carro??? epa isso não seria demais?
Já 2,5 bars acho muito, isso deveria ser uma pressão para trás com o carro pessoas a trás e mala do carro recheada.
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Exactamente, eu sempre me lembro de meter 2.1, 2.2 ou mesmo 2.3, mas como estava escrito temos que acreditar.
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Eu meto 2.8 no meu laguna à frente e não é de mais pois mesmo assim tem tendência a gastar pneu mais nos exteriores...
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Se calhar esta etiqueta é de algum outro modelo. :shocked:
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Eu meto 2.8 no meu laguna à frente e não é de mais pois mesmo assim tem tendência a gastar pneu mais nos exteriores...
2.8?
Isso a rodar, com pneus quentes deve andar nos 3.5! Nao será demais? Lembro-me que os laguna 2 levavam cerca de 2.2 ou, se fossem carregados, 2.4...
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Não no máximo chega aos 3.0 mas se meto 2.2 como manda o manual fico com os pneus carecas nas extremidades (por fora e por dentro) e no meio com algum piso ainda...
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Tenho uma etiqueta no meu Clio III que logo já meto aqui :wink:
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:smiley:
A segunda é de um "fogareiro". :grin:
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Tenho uma etiqueta no meu Clio III que logo já meto aqui :wink:
Ora bem cá vai, Clio III Fase II 1.2 TCE GT 3 Portas 2010/11 (mais informação é "impossível") :laugh: :laugh:
(http://i.imgur.com/RBZSECV.jpg)
Estava frio e ficou meio tremida mas dá para perceber :angel:
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Todos trazem essa etiqueta preta excepto a versão 1.5 90cvs 90g/km
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Ora bem cá vai, Clio III Fase II 1.2 TCE GT 3 Portas 2010/11 (mais informação é "impossível") :laugh: :laugh:
([url]http://i.imgur.com/RBZSECV.jpg[/url])
Estava frio e ficou meio tremida mas dá para perceber :angel:
Esse é igual ao do "fugareiro". :loling: :loling: :loling:
Acho que a teoria do RenaultTurbo não será a mais correcta, o meu Clio é 1.5 dci, 86cv e 98g/Km, mas acredito que essas versões de 90g/Km também tenham etiquetas iguais.
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Lá está o teu é versão ECO, o dci de 85cvs "normal" emite 117 ou lá o que é.
Existem duas versões ECO uma de 85cvs e depois a melhorada de 90cvs que melhorou ligeiramente as emissões/consumos e até ligeiramente o andamento.
É por serem ECO que levam essas pressões mais elevadas.
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Ah, só assim se explica, realmente só se justifica por isso, mas essa pressão para usar nas ruas de Lisboa, nem pensar, cada remendo ou buraco parece que o charuto se desconjunta todo.
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A pressão dos pneus nada tem haver com o motor, mas sim com os pesos brutos de cada carro e o tipo de pneu.
A pressão normal de um pneu de carro ligeiro ronda normalmente os 2.0 a 2.3 bars, para andamento normal e uns incrementos caso o peso aumento (n.º de ocupante e peso na mala do carro) de 0,2 a 0,4 bars.
Pressões normais de 2.5- 2.7 bars para cima é para ser utilizado em veículos misto ou de mercadorias em que o peso bruto é maior (normalmente veiculos do tipo furgão).
Logo acredito que essa etiqueta não pertença a esse carro. Até se reparares o desenho nada tem haver com o teu carro.
Mas ao olhar para o pneu conseguimos logo ter uma ideia da pressão aconselhada.
1.º o pneu com a pressão ideal deve fazer uma pequena mama.
2.º no próprio pneu está inscrito a pressão maxima admissível. Ou seja se tiveres o carro bem carregado e pneus frios NO MÁXIMO PODES (mas não deves) colocar a pressão máxima admissível - 0,3 a 0,4 bars se pneus quentes e carro bem carregado no maximo (mas não deves) pressão máxima admissível.
Depois deves ainda regular a pressão do pneu consoante o estado do piso. Se molhado deves colocar menos pressão do que o normal do que um piso seco. (0,2 bars)
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Aqui só tem a ver o motor porque a Renault usou aquele motor especificamente para fazer uma versão mais económica e com menos emissões. Para ajudar a isso tem pressões mais elevadas de forma a minimizar o atrito.
A versão de 90g tem pneus específicos que usam estas pressões, tem tampões que tapam quase por completo a jante de forma a melhorar a fluxo de ar tal como um spoiler traseiro para o mesmo efeito.
Os clios dci são mais pesados que os a gasolina, logo aí existem diferenças também.
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RenaultTurbo essa explicação é muito bonita mas para mim não me convence.
A diferença de área de contacto de um pneu 185mm de largura com 2.0 ou 2.7 bars é minima e por isso a diminuição do atrito devido ao aumento de pressão é irrisório. Ainda por cima quando os testes de gases são realizados em cima de rolos, logo o atrito é contabilizado apenas nas rodas motrizes e por isso neste caso é contabilizado apenas em 2 rodas. Até me custa acreditar que os tecnicos da Renault não tenham conhecimento. Os da VW sabiam-no bem.... :assobio:
Por outro lado o aumento de pressão de 2.2 bars para 2.7 bars em uso frequente faz com que os amortecedores tenham um desgaste muito superior ao esperado, pois o amortecimento que é espectável por parte do pneu passa a ser inexistente, passando tudo para o amortecedor e/ou para a mola dependendo do tipo de deformação na estrada.
Depois a problemáticas dos gases (para os construtores) é apenas uma questão económica, ou seja uma questão de impostos.
Ou seja em Portugal de 90g/km até 99g/km (e já estou a dar uma enorme margem de manobra) em 2015 é inferior a €274. Ou seja é um valor pouco relevante na venda de um automóvel novo.
Em frança ser 90g/km ou 99g/km é indeferente paga o mesmo.
De qualquer das formas.
Se o carro fosse meu, eu andaria com uma pressão normal de 2.2 bars... se a mama no pneu for muito grande logo ia para o 2.4 bars.
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Obrigado aos dois pelos comentários. :grin:
Neste momento o Clio está com 2.2 na frente e 2.0 na traseira. Para já, sinto o carro confortável e isso é que me interessa, não o sujeitando ao saltitar cada vez que me descuido e passo nas tampas de esgotos com meio metro de profundidade ou aqueles lindos remendos transversais que se encontram nas nossas estradas.
Na próxima viagem que utilizar AE, vou aumentar para 2.3 na frente e vou testar num dos percursos 2.1 na traseira pois normalmente viagem 3 pessoas e com muito pouca bagagem...desse teste que farei não sei quando, darei aqui o resultado.
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Rike1 : a teoria é muito bonita mas o que se verifica na prática é que as versões eco vêem específicas com diferentes elementos tal como o RenaultTurbo disse. Um pneu com mais pressão tem sempre menos atrito de rolamento!
No entanto não deverá haver problema em usar as pressões "normais" das versões sem ser eco
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a não ser maior desgaste nos pneus comparativamente à mesma utilização com a pressão indicada de fabrica.
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Pedrob essa afirmação é falsa. A partir de determina pressão nos pneus o atrito existente entre a estrada e o pneu é sempre o mesmo.
A partir de determinada pressão a área de contacto entre o pneu e o solo não se altera e como tal o atrito é o mesmo.... A maior parte dos pneus de um veículo de ligeiro (seja de passageiros ou de mercadorias) com 2.2 bars tem exactamente a mesma área de contacto com o solo que o mesmo pneu com 2.7 bars que corresponde à banda de rodagem do pneu.
Isso só pode não acontecer em pneus que a relação largura/altura com índice igual ou superior a 80 que são pneus considerados especiais.
No caso do caio em questão a relação entre largura/altura é de 60, logo ter 2.2 ou 2.7 bars de pressão o contacto entre o pneu e o solo é o mesmo.
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Então quer dizer que a única coisa que varia é a maior rigidez por ter mais ar dentro da estrutura, é isso?
Mas uma coisa é certa, com piso molhado, os 2.7 fazem com que o carro a curvar numa pequena rotunda tenha mais tendência a sair de frente e com os 2.2 não, aguenta mais velocidade. Eu fiz o teste.
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pmcb é natural. Com 2.7 bars o pneu está muito mais rijo e como tal não existe deformação do pneu, ou seja a zona da banda de rodagem do pneu não se adapta ao solo e como tal a força vai ser toda exercida sobre a parede do pneu do lado contrário à curva. Depois se souberes de fisica a explicação começa a tornar-se facil. Fa=uc.F Como numa parte do pneu o peso não exerce práticamente força a Força de atrito em grande parte do pneu é menor (vai de praticamente 0 do lado da curva e vai crescendo até ao lado exterior), logo a area de contacto util (que sofre atrito) é menor.
Como a força centrifuga sobre o carro completo é superior à força de atrito sobre as áreas de contactos úteis dos pneus da frente, o carro começa a sair de frente.
Explicar isto pessoalmente com desenhos e formulas físicas é muito mais fácil.
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Epá, já podiam ter dito que era o tal Fa=uc.F :laugh: :wink:
Agora fora de brincadeira, não sei física mas entendo o que me dizes, basicamente no TT fazia a mesma coisa, na areia e na lama tirava pressão.
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No TT tiras pressão para aumentar aumentar a area de contacto util.
Aqui a logica é um pouco ao contrário até para ai a 2.2 bars... apartir de pressões de 2.2 para cima, a pressão exercida sobre as paredes do pneu e o reforço do rasto não permite deformar mais o pneu de forma a diminuir a area de contacto que o pneu tem com o solo.
Até 2.0-2.4 bars podes pensar num pneu como um balão, depois disso o comportamento é diferente.
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Pedrob essa afirmação é falsa. A partir de determina pressão nos pneus o atrito existente entre a estrada e o pneu é sempre o mesmo.
A partir de determinada pressão a área de contacto entre o pneu e o solo não se altera e como tal o atrito é o mesmo....
Como é óbvio não estava a falar até o pneu explodir mas como tudo o que aqui é dito é alvo de escrutínio da tua parte não vale a pena..
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Eu não sei como é, mas cada um vem cá dizer o que lhe dá na gana... e não importa se o que se diz é certo ou não. Mas pelos vistos eu aqui não tenho esse direito e o quer que diga sou sempre atacado. Desta vez justifiquei o que digo com recurso à física, mas mesmo assim há 1 ou outro que se sente ofendido.
Quero lá saber... Querem andar com 2.7 bars nos pneus... força! Se calhar até é pouco, coloquem mesmo a pressão máxima admissível que o pneu aguenta. Certamente que as fábricas de pneus agradecem... E os bate-chapas também.
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E manter a conversa sem "picardias", que tal?
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rike1, acho que estás um pouco enganado, pois quanto mais pressão o pneu tiver, mais tendência ele tem para ficar em V, pois como não há suporte que impeça o centro do piso de se afastar da jante, fazendo com que o pneu fique em forma de V e por essa mesma razão, menos área de contacto. É por isso que se aumenta a pressão dos pneus da frente para evitar que haja um grande desgaste das faixas laterais do piso do pneu em relação à zona central do piso.
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GIFS isso só funciona em pneu de bicicleta.
Em Portugal há umas quantas fabricas de pneus auto, recomendo ir visitar o processo de fabrico e olhem bem para a constituição da carcaça de um pneu. Vejam bem quantidade de telas e o reforço em aço por baixo do piso... Ainda por cima estamos a falar de um pneu de 185mm de largura... (dos quais só para aí 165mm ou menos ainda é que é de banda de rodagem se tanto). O que é que querem deformar?
Pouco é o espaço no pneu para existir tal deformação com o peso bruto admissivel do clio.
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Eu sempre ouvi falar que num pneu demasiado cheio, a superfície de contacto com a estrada fica diminuída aumentando o desgaste na parte central do pneu, e se tiver pouco cheio aumenta o desgaste nas laterais, daí tentarmos ter sempre a pressão correcta. :grin:
(http://i194.photobucket.com/albums/z38/pboleta/pressatildeo-pneus.png)
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pmbc, sempre ouviste isso.
-Possivelmente também ouvias que até há uns anos trás antes de começar a marcha num carro a gasoleo devias primeiro deixar aquece-lo.
- Que nas descidas se desengatava para o carro gastar menos
- Que se andar se janelas abertas gastavas menos combustível que se andasses de ar condicionado ligado
Entre outras. Mas a verdade é que a tecnologia evolui, e o que era já não o é.
As telas evoluíram bastantes assim como a qualidade da borracha, entre outra coisas.
Hoje é mais importante os diversos alinhamentos da direcção do que a pressão de pneus. Atenção estamos a falar de pneus de pequena largura.... a secção é tão pequena (pouco mais de 16cms) que a deformação é minima. Sim ela realmente existe... mas é tão pequena que não vale a pena considerar. Até porque aquilo que pensarás tu poupar em pneus, vais gastar a mais em amortecedores, rotulas, sinoblocos... tudo porque o pneu com uma maior pressão deixa de amortecer e esses esforços passam para as outras peças.
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Eu ainda sou da altura que não só se desengatava nas descidas como se desligava e ar condicionado nem sabia o que era, pelo menos nos carros e na altura era novo demais para estar à espera que o charuto aquecesse. :tongue:
Como disse num post anterior, o Clio agora está com 2.2 na frente e 2.0 atrás. A pressão que está na etiqueta não se adequa às estradas portuguesas e muito menos às de Lisboa...impensável conduzir com 2.7, mau demais.
No fundo este tópico era unicamente para perguntar e saber qual era a pressão que usavam nos Clios dci com jante 15 e para ver se a minha etiqueta tinha sido mal colocada.
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-Possivelmente também ouvias que até há uns anos trás antes de começar a marcha num carro a gasoleo devias primeiro deixar aquece-lo.
Há quem ainda o faça, deixa o carro ao relanti 1 minuto ou dois. Hoje em dia creio que não é necessário, excepto não puxar pelo motor (senso comum).
- Que nas descidas se desengatava para o carro gastar menos
Novamente, há quem o faça. Expliquei o conceito mas mesmo assim fica difícil.
- Que se andar se janelas abertas gastavas menos combustível que se andasses de ar condicionado ligado
Aqui já é uma verdade até certa velocidade. Abaixo de 60-70 km/h ter a janela aberta é melhor que A.C a funcionar. Acima daí já compensa o A.C devido à força de atrito que a deslocação do ar cria.
Por vezes as pressões do fabricante são corrigidas na casa das décimas de Bar mediante o pneu instalado.
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Depois de uma passagem pela Renault, confrontei e questionei o porquê da etiqueta ser diferente e conter valores diferentes dos demais Clios.
A resposta foi rápida, vamos já encomendar e assim que chegar ligamos-lhe para trocar. :smiley:
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A pergunta da treta ia no caminho certo:
Pergunta da treta: Esse autocolante é o correcto?
É que já andei em vários Clio III (fase 1 e 2) e nunca vi um igual a esse...
:laugh:
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Pois é Rui, mas temos que acreditar que fazem as coisas com rigor, senão até duvidamos que colocam os segmentos ou as capas das bielas.
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Finalmente e após quase um ano nas minhas mãos e quase seis de fabrico, eis que a etiqueta é a correcta. :grin:
(http://i194.photobucket.com/albums/z38/pboleta/Pressatildeo%20pneus.jpg)