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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Quinzico em 23 de Fevereiro de 2016, 20:27 pm
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Olá a todos,
Tenho um Clio II DE 2001 e há algum que quando dou à chave, durante o arranque a luz do ABS e SERV ligam e depois desligam. Têm ideia o que possa ser? Quando ponho a chave na 1a posição que aparecem as luzinhas normais, a do SERV e ABS não ligam, é mesmo só quando há o arranque.
Obrigado,
Helder Quinzico
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Se não apagassem é que era pior :wink:
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Já verifiquei com o obd2 e não aparecem erros. Será que quando as pastilhas necessitam de serem substituídas aparece este conjunto de luzes.
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Não, isso tem o óleo dos travões a nível? os sensores de abs estão ligados ou com os fios danificados? houve troca de transmissões no passado recente?
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O óleo dos travões está no máximo. Em relação à transmissão, nunca mudei. Os sensores abs não sei onde estão. Mas o abs está a funcionar.
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se funciona e as luzes não estão sempre acesas nem acendem quando travas, esquece isso lol
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Há uma coisa que notei ontem, o reservatório do óleo dos travões está no max e a tampa está babada. Como a última vez q mudei o óleo foi há mais de 6 anos, será q está quantidade a mais no reservatório ( já água e óleo)? Se mudar o óleo agora é precisar de mudar daqui a uns meses as pastilhas ou discos, nessa altura terei que substituir o óleo novamente?
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6 anos com o mesmo líquido dos travões? Troca isso mesmo. Eficácia muito reduzida.
Ao mudares óleo agora não precisas de o fazer depois. Contudo não deverás encher ao máximo porque com pastilhas novas o óleo retorno para o reservatório e evitas derrame.
Fazes uma maxila de cada vez e retiras o excesso. Finda a operação metes a nível (caso troques as pastilhas das 4 maxilas.)
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
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O Liquido dos travões (e não óleo) muda-se quando está contaminado, e não quando mudas de pastilhas, ou seja podes mudar em qualquer altura, claro se fizerem intervenções nas linhas, ou bomba central convém fazer a sangria, por isso acabas por mudar...
Mas com 6 anos isso deve estar jeitoso deve...
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Se entramos em detalhe quanto a ser oleo ou não, aparece nas tampas dos reservatorios "BRAKE FLUID", sendo o mesmo traduzido á letra por Fluido dos Travões. Em giria comum, e em todas as casas de peças e derivados, o nome associado a esse fluido sempre foi Oleo de Travões devido ao seu aspecto viscoso ser similar ao óleo comum, tendo várias normas a ser respeitadas, nomeadamente se o veiculo possui ou não ESP por exemplo, se já tem ABS, etc etc.
Se tens a tampa babada, pode ter sido alguma troca de pastilhas que deixou o fluido acima do maximo e com o andamento e passagens em subidas, descidas e mesmo o comum trabalhar do carro, acabou por ir deitando fora. Troca o fluido e siga ;)
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Podes tirar o excesso com uma seringa por exemplo, e fazeres a substituição do fluido de travões quando fores fazer a troca de pastilhas, assim só paras o carro uma vez.
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...... convém fazer a sangria...
De champanhe ou frutos vermelhos :laugh:
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É de qualidade?
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
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Não sei, não aprecio disso, mas é à vontade do freguês...
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Olá a todos,
É só para dizer que o problema era mesmo a bateria. Substitui e já está tudo ok :)
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Como é que descobriste que era da bateria? Isso não faz sentido para mim...
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Com os carros cada vez mais baseados em electrónica, quando têm a bateria fraca, costumam ter comportamentos estranhos . dão erros que não existem, equipamento que funciona de forma estranha, etc
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O meu irmão deu-me a dica, o que ele me disse é que pensava q quando dava a chave, a bateria conseguia alimentar o arranque mas provavelmente n tinha potência para o motor de abs, e dai dar o erro do quando dava a chave. A partir daí o alternador dá alimentação necessária ao resto dos sistemas.
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Não apanhei o tópico mais cedo.. Mas é normal nos clios 2 isso acontecer. Aconteceu com o meu...
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a minha megane 3 ta a fazer o mesmo sintoma.. bateria tem 7 anos ja ouvi casos de carros com travão eletrico em que bateria morre e o carro fica boqueado.. bateria estar a ficar fraca pode provocar estes erros esporadicos??
a minha acende a luz abs do service depois de andar uma bocado com ela apaga e fica normal depois já não acende ... passados uns dias volta a fazer o mesmo... se fosse alguma avaria num componente este erro já não apagava correto ???