Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: mingos em 27 de Fevereiro de 2016, 02:04 am
-
Boas
Segundo post e já a pedir ajuda, parece impossível. Siga.
Comprei uma Espace de 2003, 1.9 DCI. Tudo a andar normalmente até que de um dia para o outro o acelerador simplesmente passa a responder tarde e mal. Acelero e mal sobem nas rotações e quando sobem há um atraso grande.
Com isto notei que os consumos andam na casa dos 10L em estrada e em Urbano passa dos 12.
Tornou-se quase impossível conduzir o carro. O antigo dono falou-me que teve de soldar em tempos um fio numa peça e que isso antes de soldar lhe fazia perder potência (assinalo a peça em anexo). Será isso? e já agora que peça é aquela?
Se não for disso, será EGR? Ou como já li por aqui, sensor do acelerador?
Obrigado desde já por toda a ajuda. Estou-me a passar com isto, a carrinha nem um mês na minha mão e já vai para a oficina... enfim.
Imagem da peça:
http://s15.postimg.org/91zlzr0y3/photo1.jpg (http://s15.postimg.org/91zlzr0y3/photo1.jpg)
-
Ninguém teve problemas do género?
Será MAF? A EGR desliguei e o carro ficou na mesma... E antes de andar a gastar dinheiro gostaria de ter uma ideia.
O que acontece é que piso no acelerador e as rotações sobem pouco e com atraso de quase 1 segundo.
-
Talvez o sensor do pedal do acelerador? O ideal é ligar à máquina para despistar hipóteses.
-
ou o turbo não estar a actuar como devido..
-
Quero acreditar que o turbo não seja (quer pelos sintomas, quer pelo gasto que isso significaria).
Em ponto morto se acelero, o carro mesmo a baixas rotações não responde. Em andamento, embora mais lento, o carro desenrasca, mas andar assim é inviável. Devo ter perdido 30 a 40% da potência.
A máquina não acusou nada. Estranho.
Vai voltar ao electricista na Terça, este desconfia da MAF ou EGR. Eu se calhar apontaria para o sensor do acelerador.
Veremos. Vou meter aqui um vídeo para verem o quanto é lenta e pobre a resposta do acelerador. Com ele a fundo o carro alcança as 5000 rotações e não passa dali. E as médias, até me arrepio...
Depois vos mantenho actualizados, até para que sirva de ajuda para alguém. Isto se conseguir resolver este embróglio.
-
e o motor tem compressão?
-
Fuga no tubo do Intercooler ou do turbo?
-
mas um carro a gasoleo nao é suposto passar das 5000rpm, a nao ser que queiras ver os pistons cravados no capot looool
-
Estava mesmo a pensar no mesmo... É que nem das 4k gosto de passar...
-
Fuga no tubo do Intercooler ou do turbo?
É uma possibilidade. Amanhã espero receber novidades, de preferência de 3 dígitos ou menos.
Quanto compressão do motor, também é uma possibilidade, embora remota, pois o relantin é certinho e em andamento ainda vai puxando.
Ninguém anda aqui a rasgar, muito menos com uma carrinha de quase 2 toneladas e ainda por cima com o brilhante moto 1.9 dci. Em ponto morto e parada, mal chega ás 5000 rotações. Obviamente que isto foi apenas um teste da minha parte.
-
Mesmo em bom estado não sei se de origem fará mais que isso.
-
Sim de origem pouco mais que isso faz e cuidado com esses esticões... um diesel nao faz muita rotação
-
Bom novidades, fui a outro electricista pois tive a sensação que o primeiro me estava a fazer passar por otário, já queria desmontar isto e aquilo... Enfim. Noutro electricista foi ligado à máquina e acusou "circuito sensor temperatura do ar".
-
Caso encerrado. Era a MAF (até folhas e mosquitos tinha).
100€ para a mesma e um filtro de ar. A instalação foi aparte.
Só uma nota final para um electricista que visitei e a sua falta de ética. Há gajos que me enojam.
Ligou a máquina, viu o erro e já me queria trocar a EGR, filtro de gasóleo e mais não sei o quê. Começou logo com a conversa do "...isso dá muito trabalho..."
Fico nas horas do c*******.
Outro electricista, liga a máquina e mostra-me o erro. Inclusive mostrou erros anteriores e perguntou se os podia apagar, mas antes mostrou-mos para eu ficar a saber do histórico da carrinha.
Há formas e formas de trabalhar. O primeiro electricista nunca mais me vê.
Agradeço a colaboração do pessoal do fórum. Sempre fiquei com uma ideia do que poderia ser.
-
O que interessa é que isso ficou arranjado.
Gajos desses é o que mais há e infelizmente vai continuar a haver...