Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Estética => Tópico iniciado por: tricampeao em 28 de Fevereiro de 2016, 05:48 am
-
Será que me sabem dizer se isto é legal? Ou seja, não vão começar a 'tripar' na inspecção? Obrigado! :) http://pages.ebay.com/link/?nav=item.view&id=171773070817&alt=web
-
Não deve ser ilegal. Desde que não fique a tapar a luz dos faróis acho que não tem razões de queixa.
-
Acaba por ser do estilo dos faróis do meu clio, já fui mandado parar em operações stop e nunca disseram nada. Na inspeção a mesma coisa :wink:
-
Porreiro :) obrigado :) próxima alteração à vista :)
-
Renault vê a caixa de msg pvd sff.
-
Em Portugal, qualquer alteração que se realize num veiculo e que não seja averbada no DUA é ilegal.
Logo é ilegal, se a PSP/GNR te vai chatear com isso? Acho que não, até porque para te autuarem tem de saber qual a lei e a alínea em que se baseiam para o fazer, que não acredito que o saibam.
Numa inspecção, também não que te devem chatear, mas.... mais facilmente te escrevem a anotação na folha da IPO do que um agente te passa uma multa.
De qualquer das formas fica muito fixe.
-
Já agora, como será que se aplica aquilo nos faróis? Cola? E se tiver de remover por causa da bófia? Não será que traz uns parafusos? Digo eu...
-
Geralmente, essas aplicações são por adesivo. Parafusos estragará a óptica caso não fique estanque.
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
-
Não recebi nada :wink:
-
Tens que usar cola como a dos parabrisas :wink:
-
Aquilo fala em silicone... Será cola e veda?
-
Em Portugal, qualquer alteração que se realize num veiculo e que não seja averbada no DUA é ilegal.
Logo é ilegal, se a PSP/GNR te vai chatear com isso? Acho que não, até porque para te autuarem tem de saber qual a lei e a alínea em que se baseiam para o fazer, que não acredito que o saibam.
Numa inspecção, também não que te devem chatear, mas.... mais facilmente te escrevem a anotação na folha da IPO do que um agente te passa uma multa.
De qualquer das formas fica muito fixe.
Companheiro é raro o policia que minimanente dedicado nao saiba a alienea que regula a alterações aos veiculos.
Mas pronto se pensas que é assim pode ser que tenhas sorte.
PS:art 114 do Codigo da estrada - Características dos veiculos
1 — As características dos veículos e dos respectivos sistemas, componentes e acessórios são fixadas em regulamento.
2 — Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.
3 — Os modelos de automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos, ciclomotores, tractores agrícolas, tractocarros e reboques, bem como os respectivos sistemas, componentes e acessórios, estão sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas em regulamento.
4 — O fabricante ou vendedor que coloque no mercado veículos, sistemas, componentes ou acessórios sem a aprovação a que se refere o número anterior ou infringindo as normas que disciplinam o seu fabrico e comercialização é sancionado com coima de € 600 a € 3000 se for pessoa singular ou de € 1200 a € 6000 se for pessoa colectiva e com perda dos objectos, os quais devem ser apreendidos no momento da verificação da infracção.
5 — É proibido o trânsito de veículos que não disponham dos sistemas, componentes ou acessórios com que foram aprovados ou que utilizem sistemas, componentes ou acessórios não aprovados nos termos do n.º 3.
6 — Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 250 a € 1250, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária.
-
Fonix... Acho que vou é devolver o material e que se lixe lá a estética... Não estou para emagrecer na carteira :)
-
São só 250€ para teste. Há quem pague mais para testar coisas :laugh:
-
atenção. Não é só €250.
Se o agente de autoridade for conhecedor da lei, tem de aplicar a multa que no minimo são €250 e é obrigado a proceder à apreensão do veiculo (de acordo com a alínea 6 do artigo 114 do código da estrada), tal como o overlord a postou. Depois o proprietário ainda tem de fazer uma inspecção do tipo B (que tem o custo a 04/02/16 a modica quantia de €100,00) e (segundo as regras) o carro é revisto de uma ponta a outra.
-
A questão que me ficou foi: Aquilo são considerados acessórios? É que se for então qualquer autocolante pode ser considerado acessório não regulado/homologado e a partir daí até os autocolantes da marca de óleo, carro do ano, etc são considerados ilegais e puníveis de coima...
-
Basicamente isto.
Para tal bastaria saber se aquela zona superior tem função.
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
-
Isto vai para aqui uma confusão. Acho que vou contactar o IMTT afim de me informar se é legal ou ilegal, ou se há maneira de legalizar.
-
tricampeao boa sorte...
Eu enviei um e-mail para o IMTT á mais de um ano e ainda estou a aguardar por resposta ao e-mail.
Entretanto decidi ir lá pessoalmente e para obter uma resposta tive de me passar complectamente, pois a senhora no balcão não sabia, e como tal pedi para chamar quem soubesse ou me indicar o local onde me dirigir. Foi uma barraca de todo o tamanho... passado 2 horas lá consegui falar com um engenheiro que coitadito... falei-lhe em snorkel e ele nem sabia o que era. Depois fez-me questões do tipo se isso iria aumentar a potência do motor? :shocked: Lá lhe expliquei que se não baixasse já era muito bom....
-
Meu Deus, que 'competência' que esses senhores são... (ironia)...
Ir lá? Oh pá, isso é complicado para quem trabalha em turnos rotativos... Tenho de ver... Senão ainda vou é à polícia :)
-
Ou a um centro de inspecções, os gajos são mais acessíveis e dizem-te logo se há alguma coisa que impeça a utilização disso ou não.
-
É preciso ter atenção que os gajos das inspecções, apesar de muito mais acessíveis, não te podem dar uma resposta certa pois eles respondem sempre perante as inspecções. Aquele caso típico dos pneus com uma largura um pouco maior (155 para 165) passa por eles (com anotação) mas há muita gente a ser autuada pelas autoridades...
-
Mas isso é normal, para eles passa com anotação o que implica correcção para a próxima inspeção. Ou seja, não está legal, mas não coloca em causa a segurança, pelo que o veículo pode continuar a circular. No caso da policia, para eles isso é uma alteração não homologada às caracteristicas do veículo, logo susceptivel de ser multado.
-
Quanto às tais pestanas que ele aqui colocou... não me parece que seja motivo para chumbo ou para multa. É uma alteração estética, mas diria que é a mesma coisa que pintar uma capa de um espelho de outra cor, ou pintar um friso de plástico, ou meter um autocolante. Já não diria o mesmo se fosse o que muita gente faz por aí que é colocar pelicula escurecida nas ópticas. Sendo que isso pode alterar a luminosidade. Neste caso em nada interfere com a emissão de luz.
-
Em relação a este tipo de alteração, o que eu sei (porque aconteceu comigo) é de que é proibido a sua utilização.
Apesar da polícia nunca me ter multado nem repreendido, no meu antigo Corsa, eu tinha uma alteração idêntica (mas feita directamente no capôt) em que as pestanas passavam ligeiramente por cima da óptica (mas não passava por cima de qualquer lâmpada e não alterava os feixes de luz) e na inspecção chumbaram-me o carro por causa disso!
É claro que arranjei outro capôt para desenrascar, fui lá outra vez, trouxe a folha verde e voltei a colocar o meu capôt.
-
Obrigado pelas vossas opiniões.
Tenho de ir às autoridades e aos inspectores a ver o que podem fazer. Se for para multar, não coloco.
-
Mas isso é normal, para eles passa com anotação o que implica correcção para a próxima inspeção. Ou seja, não está legal, mas não coloca em causa a segurança, pelo que o veículo pode continuar a circular. No caso da policia, para eles isso é uma alteração não homologada às caracteristicas do veículo, logo susceptivel de ser multado.
No exemplo em específico em que falei dos pneus, isso era anotado mas não implicava correcção. No Fiesta que os meus pais tiveram aconteceu isso, ia sempre com os 165 que não estavam no livrete, era anotado e nunca chumbou por causa disso.
-
Nas inspecções há uma regra qualquer que se a medida dos pneus não ultrapassar 5% do tamanho da medida de origem, o veiculo passa apenas com a respectiva anotação.
Mas lá está... na inspecção é assim, a PSP e a GNR se forem rigorosos passam uma multa e apreendem os documentos do veiculo obrigando o proprietário a proceder a uma inspecção B.
-
Isso mesmo rike. Quando tinha a fiat tempra ela passava sempre com essa anotação :)
-
Exatamente por isso é que falei para se ter atenção quando se fala com a malta das inspecções. Há coisas que por eles podem passar sem problemas mas caso se apanhe algum agente mais rigoroso pode sair caro...
-
Não digo que não. Mas é mais fácil ser ao contrário, visto que os inspectores tem uma maior formação nessa área e maior informação disponivel do que os agentes de autoridade.
Agora eu tambem sei como muitas das inspecções são feita e até percebo o porquê.
Sei de uma pessoa que fez uma alteração do eixo da frente do jipe e tentou legalizar cumprindo todos os itens que o IMTT exige (desde o envio do projecto de engenharia mecânica com a respectiva assinatura do engenheiro e cópias de credenciais até fotografias dos processos de construção). Mas passado mais de 2 anos ainda estava sem os documentos do jipe simplesmente porque o processo não andava para a frente.
Eles não podiam chumbar o processo de legalização pois os procedimentos foram todos cumpridos e há pessoal devidamente credenciado que assina (e se responsabiliza civilmente) mas depois os engenheiros do IMTT não queriam aceitar mas eles não têm capacidade técnica para verificar o projecto nem o próprio veiculo e estavam à espera o tempo expirasse. Acho que a coisa já se mexeu quando viram que existia um advogado a tratar do processo e começou a pedir nomes dos intervenientes do processo.
Mas entretanto já vai mais de 2 anos que ele tem o jipe não circula na via publica.
-
Exatamente por isso é que falei para se ter atenção quando se fala com a malta das inspecções. Há coisas que por eles podem passar sem problemas mas caso se apanhe algum agente mais rigoroso pode sair caro...
Basta os gajos do IPO dizer que recebe uma anotação de deficiência de grau 1 para ser ilegal
Por exemplo, há uns dias atrás fui ao IPO perguntar aos gajos se no meu reboque podia por luzes laterais, visto que facilita imenso nas manobras de marcha atrás à noite. O reboque já tem uma luz lateral mas está À parte da frente do eixo e eu preferia que fosse à parte de trás do eixo.
O tipo lá do ipo explicou que não havia problema nenhum desde que cumprisse com a legislação, que é luz lateral de cor laranja à frente do eixo e atrás do eixo, laranja ou laranja/vermelho.
A luz que lá tenho é branco/vermelho, semelhante ao que trazia de origem, mas que actualmente está desactualizado em relação À lei.