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Àrea Tecnica => Comprar um Renault => C: Megane, Scénic & Kadjar => Tópico iniciado por: ZeH em 01 de Março de 2016, 13:18 pm
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Boa tarde camaradas,
Tal como indiquei na apresentação, tenho um negócio em vista de uma Megane GT Line. De um modo geral (sem conhecimentos profundos), gosto bastante da viatura e a garantia que a marca me dá faz-me ter confiança na aquisição.
No entanto gostaria de saber se há registo de problemas crónicos que estejam relacionados com a caixa EDC e/ou motor? Estes são os dois pontos que me fazem estar mais apreensivo.
Grato pela v/ ajuda.
Cumps a todos.
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A caixa EDC deu alguns problemas inicialmente, mas penso que foram todos resolvidos com actualizações de firmware. Tens aqui no forum um exemplo que deu alguns problemas (a Scenic do Nobunaga) mas já foram resolvidos
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Por acaso já tinha consultado esse tópico (julgo ser este aqui http://www.renaultpt.com/index.php?topic=16563.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=16563.0)) e confesso que deixou-me algo apreensivo.
Confirma-se que nas versões 2015 as caixas já foram optimizadas? Ou estou sujeito a passar pelo mesmo dilema?
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As que deram problemas foram as primeiras que saíram ( em 2010/2011). Não quer dizer que um carro de 2015 não vá ter problemas com a caixa, mas será menos provável que os tenha.
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Até agora que tenha tido conhecimento os carros de 2010 e 2011 é que costumam ter problemas. Geralmente acabam por ter que levar centralina nova :wink:
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Claro. Não significa que não venha a ter algum problema. Só estava a tentar perceber se era algo já identificado e, como tal, de evitar :grin:
Outra coisa que me inquieta: para a garantia poder vigorar, o vendedor disse-me que a assistência tem de ser executada, impreterivelmente, na marca. Creio que não é bem assim, mas para fugir a burocracias e processo morosos em caso de algum azar, estou a ponderar fazer tudo por lá.
Posto isto, sabem se as revisões são suav€s?
Obrigado.
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Oficialmente, desde que a revisão seja feita cumprindo todos os pontos que a marca indica, até podes ser tu a fazer as revisões e ficas com garantia na mesma.
Mas o certo é que se fizeres isso e depois existir algum problema que a garantia cubra, o concessionário/marca pode recusar devido às revisões não terem sido feitas nas oficinas deles, mesmo que tenha sido feito tudo o que devia ser feito quando devia ser feito.
O melhor é mesmo fazer a revisão na marca que assim não há problemas com a garantia.
Quanto a valores das revisões não te sei dizer.
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O que por lei está mal e essa situação deveria ser denunciada à entidade competente logo à priori.
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
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Revisões na marca é quase sempre dos 200€ para cima. A opção mais barata é optar por material motrio mas só se costuma fazer em carros com mais de 5 anos
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Sim, eu também calculei que não fosse assim como o vendedor dizia. Mas não pretendi criar atritos desnecessários, isto porque a conversa foi casual e não quis entrar em grandes detalhes.
De todo o modo, eu nem me importo de ir fazer a assistência à Renault, até porque tenho uma praticamente ao lado de casa e só isso já facilita bastante. Mas desde que os valores sejam aceitáveis, claro. Se o encargo rondar os 200eur, não me parece muito mau. Julgo que o plano de assistência aponta para uma revisão por ano, portanto, se for apenas esse valor, opto pela marca. Quanto mais não seja para ficar mais descansado, sem necessidade de envolver terceiros.
Thanks :azn:
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Há uma opção, caso o concessionário faça.
Os meus pais quando compraram o Civic (2008), no contrato ficou que a empresa credora paga as manutenções programas ficando só o material de desgaste a cargo do proprietário. (Foi durante os 5 anos da garantia).
Isto pode ser vantajoso com as garantias maiores. É uma hipótese a considerar.
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
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Hmm então nesse caso só não pagavas custo de mão-de-obra, é isso? Não vou recorrer a financiamento, pelo que deve ser complicado negociar esse aspecto. Digo eu.
Falado muitíssimo por alto, o vendedor oferece-me os custos de legalização. Já não sei precisar ao certo, mas creio que rondarão os 300 + IVA. Mas eu ainda nem sequer negociei qualquer montante. Vou sim tentar batalhar na valorização da viatura de retoma (não a levei na altura).
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Comprando novo acho que podes sempre pedir contrato de manutenção :wink:
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o meu tio tem um captur de Dezembro de 2014 com a caixa EDC e tava com problemas na caixa e teve que fazer uma actualização de software e desde ai nunca mais teve problemas.....
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Hmm então nesse caso só não pagavas custo de mão-de-obra, é isso? Não vou recorrer a financiamento, pelo que deve ser complicado negociar esse aspecto. Digo eu.
Falado muitíssimo por alto, o vendedor oferece-me os custos de legalização. Já não sei precisar ao certo, mas creio que rondarão os 300 + IVA. Mas eu ainda nem sequer negociei qualquer montante. Vou sim tentar batalhar na valorização da viatura de retoma (não a levei na altura).
Mão-de-obra, lubrificantes, fluído travões, anticongelante, limpa-vidros, filtros não se pagavam por fazer parte do contrato acordado.
Somente material de desgaste como aconteceu com as pastilhas de travões.
Não recorrer a financiamento não sei se será possível e como.
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Sim tudo o que está no plano de manutenção é abrangido. Escovas, pastilhas, discos, lâmpadas, etc... Já não estão
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A maioria dos problemas com essas caixas passam à história com uma simples reprogramação do calculador, outros têm mesmo que levar o calculador, e num caso mais isolado têm que ser substituídos os motores electricos de comando das embraiagens ( x 4 )
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Bom, se é uma questão de código não me parece muito preocupante. Obrigado pelas dicas pessoal :happy:
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De que motorização estão a falar? Andei a pedir preços para o novo Megane 1.6 dci e nao há com opção de caixa automatica. Só o 1.6 a gasolina é que tem essa caixa...
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Só o 1.5 de 110cv e o 1.2Tce de 115 é que tem a EDC no Megane III e o 1.5dci de 110cv e o 1.6Tce 205 no IV.
Neste caso estavamos a falar de um megane de 2015, logo muito provavelmente seria um Megane III 1.5dci 110cv
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Refiro-me à sport tourer disponível no mercado, já que a nova está a ter um parto difícil. Suponho que seja a megane III.
BTW, já a comprei só falta ir levantar. Depois coloco a foto da praxe :dance:
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Só o 1.6dci de 160cvs é que trás caixa edc, a versão de 130 não. Depois tens o Tce e o 1.5 de 110.
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Como prometido, aqui fica a foto possivel:
(https://cld.pt/dl/download/901f9532-64cf-4317-9288-0dd281531ba1/IMG_20160401_190707.jpg)
Já agora, aproveito a oportunidade para expor uma dúvida. Gostaria de fazer backup dos mapas dp GPS. No entanto, ao ligar ao assistente do TomTom, não surge qualquer informação. Já testei 3 leitores, 2 pc's e nada...
Algum truque que me esteja a escapar?
Obrigado. :grin:
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Parabéns pela compra!
A carrinha tem R-link? Se tiver, o backup é feito pelo programa da Renault, R-link toolbox - que faz uma cópia de segurança do cartão de memória, e inclusivé faz atualizações no software do Rlink.
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Boas.
Sou novo por aqui,e o meu primeiro post,mas dada a sua indecisão não pude deixar de comentar.
Comprei dia 29 passado um Land Rover Freelander Steptronic,e apesar de so o ter tido por 2 ou 3 dias,pois passado meia hora de ter o carro em meu nome levei uma traseirada e so o devo receber na próxima semana,gostei bastante do conforto de condução. :cry:
Entretanto,voltando ao ponto fulcral,como carro de substituição recebi uma Megane Gt Line 1.5 Dci Edc de 2014 com 50.000km,andei com ela 5 dias,e o comportamento da caixa é fenomenal,a minha como já tem uns anitos não reduz quando abrandamos ou travamos,tendo eu que optar por reduzir manualmente caso assim eu entenda,evitando desta forma estar a meter todo o trabalho de travar a cargo do travões.
Na Megane isso não acontece,reduz sozinha,não se sentindo qualquer solavanco da redução ou subida de relação de caixa,mesmo em aceleração forte,fiquei muito impressionado com a mesma.
Caso queira ficar mais descansado,tal como eu aquando da compra,mande um email a empresa Auto-matic.es,onde pode inventar um pouco e diga que vai comprar esse carro e caso a caixa avarie quanto sera a reparação........São especialistas em caixas auto,pois ca em Portugal não me parece que exista alguém capaz de fazer o servico,até ja "ouvi" dizer que muitos mecanicos tiram a caixa fora,mandam para a dita empresa pra ser reparada e depois voltam a montar,cobrando ao cliente 3500€,quando a reparação custa 1600€ em Espanha,isto incluindo tudo novo dentro da caixa,e transporte de ida e volta.
Fui a um dito especialista na zona de Odivelas a fim de mudar óleo e filtro da caixa,e o dito engenheiro sabia menos que eu....eu e que tive de lhe dizer o tipo de óleo que a mesma leva e os litros lol.
Ja em frente com a escolha,se anda no trânsito todos os dias é um descanso,posso dizer lhe que em 5 dias de uso e 600km na zona de Sintra e Lisboa o consumo médio variou entre 6/6.3L/100km,a utilização foi mista,cruise control entre 80e 110km/h e puxões,pontuais atenção, ate aos 170 na A16,portanto não acho nada mau.
Cumprimentos e boa sorte.