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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: Piedro em 09 de Agosto de 2010, 00:07 am
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Pois é, muito se fala por vezes nas chamadas "bolachas" que são colocadas entre a jante, coloca as rodas mais para fora da carroceria, uma solução simples e barata para quem quer dar alguma estética ao carro. Dizem que se ganha mais estabilidade em curva entre outros.
Mas, para além de estética, poderão surgir problemas por uso de espaçadores ?
Opiniões, já alguém usou, teve problemas ?
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Pois é, muito se fala por vezes nas chamadas "bolachas" que são colocadas entre a jante, coloca as rodas mais para fora da carroceria, uma solução simples e barata para quem quer dar alguma estética ao carro. Dizem que se ganha mais estabilidade em curva entre outros.
Mas, para além de estética, poderão surgir problemas por uso de espaçadores ?
Opiniões, já alguém usou, teve problemas ?
Eu nunca usei, mas pensando na fisica, tu tens 4x100 que sao as medidas das porcas das jantes. Estão ja dimensionadas com factor de caganço para a resistencia do carro. Agora metes uns espacadores, sei la de 20mm, vamos supor, vais ter de meter porcas 4x130mm supomos, vais estar a esforçar mais e a minima pancada com força, pode partir e ficares com o eixo no chao... Eu pessoalmente nao aprovo o uso de espacadores, se querem aumentar a estabilidade do mesmo, diminuam o perfil do pneu, troquem a suspensão por molas de rebaixamento mais duras, amortecedores a condizer e em vez de um 195 ponham um 205... Ou entao montem eixos de tamanho superior caso o modelo em causa os tenha disponiveis em outras configurações de cilindrada (no caso do clio e ir buscar o do RS por exemplo).
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eu tenho bolachas nas 4.. nunca tive kk tipo de problemas..
nota-se algo(significante) na estabilidade , mas quando o carro da para fugir ....
Para quem quer manter as jantes de origem com outro look tem as bolaxas para resolver isso..
se tiveres o carro rebaixado fica brutal!
mas claro que como tudo existe senao's ... se tens o azar de ter um furo e a bolaxas estar agarada ao tambor (por exemplo) bem podes estar ali horas de roda da bolaxa que ela nao sai dali.. por isso aconselho a meter bolaxas de qualidade.
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Com o rebaixamento do chassi ganha-se mais do que com bolachas, mas por vezes só com o rebaixamento nota-se ainda mais as rodas para dentro.
Não sei se será o caso do clio 2 por exemplo.
Ouvi falar que não se deve ultrapassar os 20mm, que a partir dessa medida começaria a fazer mal.
Já ouvi relatos de pessoas quem teem a uns bons milhares de km's e zero problemas, outros falam que se danifica rolamentos :undecided:
Black Phoenix, de facto pensando na fisica faz todo o sentido o que disseste.
Acho que quem opta por alargadores de vias será mais por questões de estética do que por aderência.
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Com o rebaixamento do chassi ganha-se mais do que com bolachas, mas por vezes só com o rebaixamento nota-se ainda mais as rodas para dentro.
Não sei se será o caso do clio 2 por exemplo.
Ouvi falar que não se deve ultrapassar os 20mm, que a partir dessa medida começaria a fazer mal.
Já ouvi relatos de pessoas quem teem a uns bons milhares de km's e zero problemas, outros falam que se danifica rolamentos :undecided:
Black Phoenix, de facto pensando na fisica faz todo o sentido o que disseste.
Acho que quem opta por alargadores de vias será mais por questões de estética do que por aderência.
Atenção e a minha opiniao acerca da situação, pensando na resistencia dos materias em questao e analizando os pontos fracos. Apesar de a maioria dos espaçadores terem uma falange exterior que entra no orificio central da jante tal e qual como aonde esta montado os rolamentos do eixo, a força toda em torção é realizada nas porcas que seguram a jante ao eixo.... Isto analizando as forças inerentes e os pontos onde as mesmas se sentiriam...Ate porque nas porcas e aplicada mais força, tal e qual efeito de alavanca. Quanto mais longo, uma pequena força na ponta pode multiplicar por milhar de vezes na base onde esta a fazer força...
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Quando se compra umas bolachas/espaçadores, estes vêm com parafusos apropriados mesmo para não haver os riscos mencionados pelo Phonix. Mas tudo depende dos espaçadores escolhidos, momo e egal são duas marcas muito boas.
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Quando se compra umas bolachas/espaçadores, estes vêm com parafusos apropriados mesmo para não haver os riscos mencionados pelo Phonix. Mas tudo depende dos espaçadores escolhidos, momo e egal são duas marcas muito boas.
Em termos fisicos, parafusos apropriados seriam em titanio,bem como tinha de o sitio onde roscam ser em titanio, ai sim abolias muito do factor de alavanca devido a resistencia do titanio... Agora os parafusos, por maior que seja o tratamento, sao maiores, logo a deflecção dos mesmos em carga e superior... Mas e daqueles conceitos que pode causar atritos, dai eu ter dito que seria uma simples opiniao. Tal como a tua e valida...
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é tudo muito bonito, mas esquecem-se dos espaçadores de dupla furação.
o único problema dos espaçadores são possíveis vibrações devido a defeito dos mesmos, mas isso resolve-se mandando rectificar.
O desgaste acentuado de rolamentos, que no meu caso com 20mm á frente, tenho 2 rolamentos a trocar ao fim de 70mil km's de espaçadores colocados, assim como os cardans.
estabilidade, dá, sem dúvida alguma, tenho basicamente um eixo mais largo 40mm atrás, e 40mm á frente tb.
PS: blackphoenix o eixo do RS é de mesmas dimensões, muda rigdez e muda o cubo do eixo.
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O que me deixa a pensar mais com o uso de espaçadores, é realmente a segurança com que a roda pode ficar, ou seja, se existe ou não perigo, sei lá, da roda saltar por partir os pernos, deformar algo. Deixa-me um bocado apreensivo :undecided:
Se o único senão fosse apenas rolamentos ficava eu satisfeito.
Mas estou a gostar de ler opiniões acerca disto :wink:
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Pois é, muito se fala por vezes nas chamadas "bolachas" que são colocadas entre a jante, coloca as rodas mais para fora da carroceria, uma solução simples e barata para quem quer dar alguma estética ao carro. Dizem que se ganha mais estabilidade em curva entre outros.
Mas, para além de estética, poderão surgir problemas por uso de espaçadores ?
Opiniões, já alguém usou, teve problemas ?
Eu nunca usei, mas pensando na fisica, tu tens 4x100 que sao as medidas das porcas das jantes. Estão ja dimensionadas com factor de caganço para a resistencia do carro. Agora metes uns espacadores, sei la de 20mm, vamos supor, vais ter de meter porcas 4x130mm supomos, vais estar a esforçar mais e a minima pancada com força, pode partir e ficares com o eixo no chao... Eu pessoalmente nao aprovo o uso de espacadores, se querem aumentar a estabilidade do mesmo, diminuam o perfil do pneu, troquem a suspensão por molas de rebaixamento mais duras, amortecedores a condizer e em vez de um 195 ponham um 205... Ou entao montem eixos de tamanho superior caso o modelo em causa os tenha disponiveis em outras configurações de cilindrada (no caso do clio e ir buscar o do RS por exemplo).
Acho que fica porreiro em termos estéticos. Carro do oldmax por exemplo com isso parece que tem uma roda muito diferente da minha.
Agora, tem desvantagens.
Cada roda exerce X de força no cubo, que quando se aplica um espaçador altera essa mesma força, provocando um maior desgaste e e até pode gripar esse mesmo cubo.
Cheguei a ver alguns casos de clientes do meu pai e do consessionário onde trabalhei que apareceram 2 carros com essa situação, que mais tarde indicaram-me que seria por esse motivo.
Agora, realmente só conheço estes casos especificos numa marca especifica.
Mas também já vi carros que nunca apresentaram problemas.
Com tudo isto, pessoalmente, eu não usaria... :tongue:
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é tudo muito bonito, mas esquecem-se dos espaçadores de dupla furação.
o único problema dos espaçadores são possíveis vibrações devido a defeito dos mesmos, mas isso resolve-se mandando rectificar.
O desgaste acentuado de rolamentos, que no meu caso com 20mm á frente, tenho 2 rolamentos a trocar ao fim de 70mil km's de espaçadores colocados, assim como os cardans.
estabilidade, dá, sem dúvida alguma, tenho basicamente um eixo mais largo 40mm atrás, e 40mm á frente tb.
PS: blackphoenix o eixo do RS é de mesmas dimensões, muda rigdez e muda o cubo do eixo.
Obrigado pela retificação, quando escrevi nao procurei as medidas reais para comparar, e pensei que fosse superior. Entao prontos a melhor inserção em curva deve-se a combinação de maior rigidez do eixo/Pneu com piso superior/Jante de 17".
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Tenho alargadores á praticamente 50.000 Km e nunca tive problemas. kilometros feitos sempre a vergar curvas e para ja nao me queixo
Existem alargadores e alargadores, alargadores sem centro de jante saliente nao prestao, vai haver um maior esforço sobre a jante, os parafusos e o cubo do carro como mangas de eixo e cardans, etc. Muito bonito que a roda fica mais saliente mas prejudica tutalmente em comportamento e em desgaste. Desgaste maior do que o normal de pneus pouca coisa mas desgasta. Numa escala de 0 a 10 dou a esses sem centro de jante saliente 2.
Alargadores com centro de jantes saliente, esforça menos os materiais do carro " nao estou a dizer que nao esforça", o comportamento do carro em curva e mesmo em recta a grandes velocidades aumenta bastante, O eixo fica alargado á medida que o condutor queira. desgaste maior do que o normal de pneus pouca coisa mas desgasta. Numa escala de 0 a 10 dou aos alargadores com centro de jante saliente 8.
O mais indicado para esse fim a meu ver, se nao quiser trocar por exemplo de jante 15 para jante 16, fica com a jante do mesmo tamanho mais mais larga, roda sai mais fora, comportamento em curva melhor.
O unico senão é que fica mais caro do que uns simples alargadores.
Espaçador sem centrador de jante:
http://images02.olx.pt/ui/5/80/79/1268934372_18057179_2-espacadores-e-parafusos-Ourem-1268934372.jpg (http://images02.olx.pt/ui/5/80/79/1268934372_18057179_2-espacadores-e-parafusos-Ourem-1268934372.jpg)
Espaçador com centrador de jante:
http://img02.picoodle.com/img/img02/7/3/11/f_HPIM2071m_6e21b0a.jpg (http://img02.picoodle.com/img/img02/7/3/11/f_HPIM2071m_6e21b0a.jpg)
Espero que tenha ajudado
Cumprimentos
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Boas Caros amantes da Renault
eu tenho um Megane III 1.5 105cv , e estava a pensar em por tambem uns Espaçadores/Alargadores de vias, pois alem de ficar mais bonito, iria dar mais estabilidade ao carro, segundo a logica e tudo mais..
gostaria de saber se vale a pena, e que medidas tenho que por?
ja agora se posso andar bem com aquilo e se ninguem me diz nada, tipo GNR e afins, somente na inspecçao teria que tirar, lógico! hah
obrigado pela atençao, e desculpa a minha ignorancia, mas tento aprender aos pouco
espero que me possam ajudar!
Obrigado
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Eu na minha Megane II Break tenho espaçadores de 20mm atrás,
Fica com um look bem melhor,
Quanto á marca em comprei uns da MOMO que são muito bons mesmo e o preço não é nada por ai alêm,
Os que comprei da MOMO são leves e resistentes porque a força não é feita nos parafusos que ficam mais compridos,
mas sim no centro do alargador que é cónico e fica justo no carro!
O kit traz logo os parafusos,
Comprei na Norauto, eles lá tinham parafusos de segurança maiores, logo próprios para carros com alargadores
Olha vê aqui:
http://www.momo.it/products.php?id_cat=2&id_subcat=14&id_product=106&l=en (http://www.momo.it/products.php?id_cat=2&id_subcat=14&id_product=106&l=en)
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Um amigo meu tinha um colega que "fez" umas bolachas com uns discos de travão velhos e uma rebarbadora. :tanque:
Eu não tenho no meu e nesta fase não tenho muita vontade de investir nisso mas gosto de ler as opiniões aqui.
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Obrigado JigsawIV pela opiniao, pois eu queria mesmo isso, ja agora diga-me quanto custou,
eu estava a pensar em por á frente e a atras, mas nao sei se para o meu carro é demasiado, nao sei se a medida de 20mm é a mais correcta para o carro
é que no fundo queria que ficasse com um look melhor mas tambem que ficasse com mais establidade e tudo mais!
gostei da sua opiniao sobre essas da momo, diga-me se poder de preços e o que acha em por á frente e atras!
muio obrigado
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Podes-me tratar por tu :beer:
Para teres uma ideia mais real de como fica eu vou colocar umas fotos da minha carrinha do antes e depois :cool:
Antes (original):
(http://img846.imageshack.us/img846/2610/alargadores.jpg)
Depois (com alargadores 20mm):
(http://img189.imageshack.us/img189/8605/alargadores02.jpg)
Atenção que a minha carrinha tem jantes 18 com pneus 225/40R18,
a jante é um pouco mais larga que a original, mas já dá para teres uma ideia como fica...
O preço foi ou 59€, o par já com os parafusos
Espero que ajude
Ps: desculpem a sujidade da menina
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ahaha ok obrigado pelo á vontade!
sim de facto fica bem melhor!
eu ja fui ver á norauto mas actualmente o preço esta em 70€, eu estava a pensar em por á frente e atras! ja fica um pouco caro e o orçamento é curto!
sinceramente eu queria mesmo pela razao do carro ficar mais largo e ter mais estabilidade nas curvas (nao é que nao o seja), mas sim claro de estética tambem conta, mas seria 35% de estética e 65% de segurança!
mas o que me leva a vir aqui é para saber a opiniao, se vale a pena tal investimento, e se tenho mais a ganhar ou a perder com isso.
JigsawIV , obrigado pelas fotos e opnioes, tens ajudado bastante!
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Ok amigo não á problema :beer:
Ainda bem que pude ajudar,
sempre que precisares, tu ou a malta é só dizer :smiley:
Ps: se a minha ignorância deixar ajudar lol :laugh:
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LOL obrigado!
pois eu tambem gostava de contribuir um pouco mais para este forum!
mas é que primeiro tenho que aprender, pois sou mesmo muito fraquinho acerca de tudo isto.
mas enfim, ninguem nasce ensinado e estamos cá para aprender!
qualquer coisa que precisarem, estou cá!
quem quizer continuar a ajudar na minha decisao é sempre bem vindo!
um grande dilema: VALE A PENA COMPRAR ESPAÇADORES PARA O CARRO?,
quero as vossas opinioes sobre a relaçao, estetica, preço, segurança...
obrigado!
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Opinião como qualquer outra: Para mim os espaçadores são uma perda de tempo e dinheiro.
Querem um carro com as vias mais largas?
Comprem um que o seja.
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Sim de facto tambem é verdade!
obrigado pela opiniao Rui!
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Opinião como qualquer outra: Para mim os espaçadores são uma perda de tempo e dinheiro.
Querem um carro com as vias mais largas?
Comprem um que o seja.
eu até compraria.... se o clio tivesse uma motorização diesel decente com a dinâmica do RS.
A renault nunca deveria ter lançado um carro com peso de 1290KG reais com um motor 1.5DCI de 70cv's, tanto é que lançaram o MeganeIII com o mesmo peso e o MeganeII com 1270kg.
Actualmente dá-me pena, a marca automóvel com os melhores chassis tracção á frente, lançar verdadeiros mortos diesel. Depois dizem assim, queres um carro que ande, compra um RenaultSport, pois bem, nem nisso eles se safam.
Eu meti as vias mais largas, meti.... perdi a nível de curvas em cidade, verdade, curvas abaixo de 50km's provocou-me perca de tracção á frente quando abuso! Agora em auto-estrada consigo ter mais estabilidade que qualquer carro que conduzi de eixo semi-rígido traseiro.
Por alguma razão, a renault tem o clio3RS mais largo... o eixo é igual, mas os cubos metem as rodas mais para fora atrás, e as mangas de eixo totalmente diferentes á frente dão-lhe a largura extra.
Ora se alargar as vias, não dá mais estabilidade e segurança, então passem um atestado de burros á tão idolatrada RenaultSport.
Nunca se esqueçam é de uma coisa, a barra estabilizadora conta muito na suspensão e estabilidade de um carro. Falo nisto, pois até agora só vi falarem de molas( o amortecedor não está lá a fazer nada pelos vistos ) e de espaçadores.
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A renault nunca deveria ter lançado um carro com peso de 1290KG reais com um motor 1.5DCI de 70cv's,
Gostava de ver o DUA de um Clio dCi 70 com esse peso. O meu Megane Sport Tourer dCi 90 pesa 1335 kg.
Adiante que isto é off-topic.
Mesmo sem saberes, acabaste por ir de certa forma ao encontro da minha opinião com isto:
Eu meti as vias mais largas, meti.... perdi a nível de curvas em cidade, verdade, curvas abaixo de 50km's provocou-me perca de tracção á frente quando abuso! Agora em auto-estrada consigo ter mais estabilidade que qualquer carro que conduzi de eixo semi-rígido traseiro.
Ganhaste de um lado, perdeste do outro. Para mim isto revela falta de homogeneidade dos espaçadores. A minha opinião podia ser diferente se não se perdesse nada, mas perde-se.
O Clio III RS tem as vias mais largas, mas ao mesmo tempo que foram alargadas, toda a cinemática da suspensão foi corrigida para isso e isso não tem rigorosamente nada a ver com a montagem de espaçadores. Foi todo o conjunto projectado com medida superior.
Obviamente estou de acordo com a tua ultima afirmação, deve-se pensar na ligação ao solo como um todo e não apenas só numa ou duas partes dessa equação.
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***Nunca se esqueçam é de uma coisa, a barra estabilizadora conta muito na suspensão e estabilidade de um carro. Falo nisto, pois até agora só vi falarem de molas( o amortecedor não está lá a fazer nada pelos vistos ) e de espaçadores.***
Dou-te toda a razão , basta um casquilho da barra estar estragado e o comportamento é totalmente adverso
Bem observado
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Gostava de ver o DUA de um Clio dCi 70 com esse peso. O meu Megane Sport Tourer dCi 90 pesa 1335 kg.
Adiante que isto é off-topic.
é quantos quiseres! e mostro-te o do 85cv's tb( o motor é muito similar ).
Mesmo sem saberes, acabaste por ir de certa forma ao encontro da minha opinião com isto:
Ganhaste de um lado, perdeste do outro. Para mim isto revela falta de homogeneidade dos espaçadores. A minha opinião podia ser diferente se não se perdesse nada, mas perde-se.
O Clio III RS tem as vias mais largas, mas ao mesmo tempo que foram alargadas, toda a cinemática da suspensão foi corrigida para isso e isso não tem rigorosamente nada a ver com a montagem de espaçadores. Foi todo o conjunto projectado com medida superior.
Obviamente estou de acordo com a tua ultima afirmação, deve-se pensar na ligação ao solo como um todo e não apenas só numa ou duas partes dessa equação.
O que quis dizer é que espaçadores ganha-se e muito, agora não basta só espaçadores! Assim como não basta só molas( que é um erro até as molas de 30mm com amortecedores de origem ). Diziam que espaçadores que é mau... não é quando bem feitas as coisas.
Do que idealizei para o meu clio, apenas me faltam 2 coisas, eixo traseiro RS com os cubos do meu(pela rigidez adicional) e a barra estabilizadora frontal do clio3 GTs que é 0.5mm mais grossa pelo que li na net e tem uns pendurais mais grossos também.
Isto tudo para ter um setup mais baixo, mas equilibrado.
Há que notar que ainda me falta também a barra Anti-aproximação dos topos das torres á frente, para evitar rachadelas futuras no chassis!
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bem pelo que estou a ver nao percebo mesmo nada disto!
estou a gostar muito das vossas opnioes, pois estou a aprender!
pelo que percebo por somente espaçadores nao iria ser a melhor opçao, é claro que se ganha em algumas coisas, mas perde-se outras e como o oldmaxx diz "falta de homogeneidade dos espaçadores.(...)podia ser diferente se não se perdesse nada, mas perde-se."
e gastar-se o dinheiro para se perder uma coisa e ganhar-se outra, mais vale ficar quieto que fica na mesma!
quanto ás alteraçoes que o oldmaxx está a fazer pelo que entendi (pouco) assim vale a pena, pois tudo a sua estrutura vai ficar mais homogénea.
estou ainda a aprender!
obrigado pelas vossas opinioes.
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"falta de homogeneidade dos espaçadores.(...)podia ser diferente se não se perdesse nada, mas perde-se."
Esta citação não é do oldmaxx, mas sim minha. :wink:
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Boas pessoal, eu vim só dar uma opinião acerca dos spacers porque eu tenho uma Clio 2 ph 2 DCi 82Cv com spacers da momo 20mm e molas de rebaixamento -30mm, e partilho da mesma opinião do Rui e recentemente decidi repor os padrões de origem do carro, porque realmente o que se ganha de um lado perde-se do outro sem dúvida alguma. Mais estabilidade em condução em autoestrada e menos conforto na condução diária citadina. Não vou opinar acerca de especificações mecânicas porque acerca disso sou um verdadeiro leigo, e como condutor sou mais apologista do conforto numa condução na base diária.
Contudo deixo para o pessoal mais "expert" em mecânica as opiniões mais aprofundadas e especificas.
Abraço a todos.
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é assim, em leve resumo.... os carros são como a roupa!
não vais trocar só as calças, pois não combinam com a camisa....
isto e aplicado a algumas coisas que se podem separar!
Suspensões
Motor
Som
Travões( e este tem grandes implicâncias sobre a suspensão)
No som de um clio, não basta trocar os tweeters, ou trocar os woofers, ou até trocar um rádio... as coisas foram desenhadas de uma maneira, se querem modificar, vão ter dir á raíz, e trocar todas as pecinhas que são interligadas!
Pegando no caso das suspensões, já frizei muitas vezes que os amortecedores de origem não são feitos para levar com molas de rebaixamento, embora 90% dos carros rebaixados do fórum o façam, ignorando os riscos que comporta, e por vêzes nem se apercebem do erro que é, e da segurança que compromete.
A mesma história com os pneus, quem me disser que Nankang é bom, perdeu todo o crédito de opiniões sobre automóvel para mim(já tive daí poder falar).
Resumo sobre espaçadores:
Compensa, se trocarem num todo a suspensão e fizerem os devidos ajustes de amortecedores, molas, e barra estabilizadora/casquilhos.
Só espaçadores não vale a pena.
Contras após colocarem tudo de uma forma equilibrada e homogénea, nenhuns.
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Oldmaxx concordo contigo, até porque o meu rebaixamento foi feito com os amortecedores de origem e ter ficado uma real treta..mas por acaso já comprei o meu carro assim nesse estado, daí eu mudar as molas e retirar os spacers agora. Acredito que se na minha situação por exemplo tivessem sido feitas as mudanças correctas a nível de amortecedores e barra estabilizadora não me queixaria com certeza , mas infelizmente não foi o caso ...lol
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Off/Topic , no meu caso quando troquei as jantes de ferro pelas de aluminio alterou automaticamente o offset e assim fiquei com as vias mais largas
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Eu não vou comentar mais porque se colocarem jantes com um ET de 15 num carro que trás original de 36 é o mesmo que colocarem espaçadores,
Quer dizer que o carro assim tambem fica instavel?
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é verdade Rui foste tu que tinhas citado isso, desculpa, nao reparei bem! mas pronto, acima de tudo foi bem dito!
quanto á situação descrita pelo Fredd era mesmo o que queria saber, obrigado..
verifiquei realmente que como o Rui e o Oldmax dizem tem que se mudar tudo porque só uma coisa nao vale a pena!
obrigado pelas opinioes e salvaram-me de cometer um grande erro no meu Megas3 e de gastar alguns trocos desnescessários!
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Eu não vou comentar mais porque se colocarem jantes com um ET de 15 num carro que trás original de 36 é o mesmo que colocarem espaçadores,
Quer dizer que o carro assim tambem fica instavel?
Sai um pedido de jante 17*8 PCD; 4*100 center bore 60.1 com et15 prá mesa do lado sff.
Preço abaixo dos 800€ o setup!
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Epá se a mesa do lado é a minha...
17 em 8 de largura é pra meninos :assobio:
Ps: ninguem me respondeu,
um carro sem espaçadores mas com et 15 é instavel? :azn:
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Ter ET15 ou espaçadores de 20mm numa jante ET35 vai dar ao mesmo... por muito que digam que os parafusos ah e tal, podem ter folga, se os espaçadores estiverem bons vai dar ao mesmo.
Agora que se perde em capacidade de curva a baixa velocidade por ter as vias mais largas( só este pormenor ), perde-se.
Assim como não é quanto mais baixo melhor curva... isso é falso!
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17 em 8 de largura é pra meninos :assobio:
diz isso aos importadores nacionais da rota! ando atrás das rota IK-R em 17*9 com furação 4*100 ET35 que a rota fabrica, os importadores é que trazer é pro tecto!
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Tens outras marcas como BBS por exemplo ou XXR
Ou steelis...
Ou jantes de BMW ou Merc...
Ou jantes de jeep's e SUV...
...
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Acho que vou desenterrar um tópico morto ! :laugh:
Para o pessoal dos Clio's 3, qual é a vossa opinião em relação aos alargadores ? (marcas, locais de venda e preços)
O meu carro tem guarda lamas de 15', estava a pensar no futuro colocar 25mm atrás e 20mm á frente. A jantes tem ET43
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Aumentar mais num eixo que no outro é um erro enorme. E acima de 16mm considero demasiado, porque não trocar de jantes?
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1º erro: Medidas diferentes para cada eixo.
2º erro: Meter espaçadores.
A 2ª linha é opinião pessoal de um gajo com mau feitio (eu). :laugh: :laugh:
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Pedrob, as jantes que tenho são, na minha opinião, as perfeitas para o Clio 3 e daí optar pelos alargadores (tenho-as dentro de caixas, ainda não estão sequer no carro). Sou um visualizador assiduo de um determinado forum estrangeiro e muita gente mete 25 atrás e acho que dá um look fantástico ! :tongue:
Rui, não sabia que deveriam ser iguais. Várias pessoas fazem o mesmo que estou a pensar :huh:
Uma foto dos ditos 25mm ...
(http://imagizer.imageshack.us/v2/600x400q90/904/CNigur.jpg) (http://imageshack.com/f/p4CNigurj)
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Mas afinal queres melhorar o comportamento dinâmico do carro, ou o teu objectivo é a estética?
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Fazer ambos, quero estética mas sem comprometer a segurança e a dinâmica do carro. Eu faço muita auto-estrada, muito pouco nacional. Barcelos-Coimbra e vice versa
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A minha opinião sobre os espaçadores já a exprimi neste tópico.
Se queres melhorar dinamicamente o carro, pensa antes em molas e amortecedores, mantendo assim intacta a cinemática da suspensão.
Já pensaste que com os espaçadores, a roda vai ficar mais "exposta" ao ar, prejudicando assim a aerodinâmica e aumentando os consumos?
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Como já disse em outro local o meu carro é um projecto a médio/longo prazo. Ou seja, a suspensão será quase certamente coilovers AP e de seguida serão os alargadores. A minha duvida é mesmo é se me trará alguns problemas no futuro e também queria saber as medidas mais indicadas para o meu carro