Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: blino em 07 de Março de 2016, 14:35 pm
-
Bom, tenho uma Megane 3, 1.5 110, cx manual.
De há algum tempo para cá, passou a ter um comportamento estranho: por vezes, e repito, por vezes, em 4.ª, 5ª e 6ª, a embraiagem patina. Ou pelo menos é a minha suspeita. Normalmente surge a partir das 2k RPM. Mas oscila cerca de 300 RPM, e depois volta ao lugar. Se uns dias tem este comportamento, noutros é como se nada fosse.
Já a levei a oficina, mas não detetaram nada. Estava num daqueles dias em que estava a 100%. Não consigo tirar um padrão.
Alguém tem uma ideia do que se pode estar a passar? A carrinha ainda está na garantia.
-
se está nesse estado de subir rpm e não andar, é a embraiagem a patinar sim
-
Mas o que eu acho estranho é que nem sempre apresenta este comportamento. Não há um padrão. E o carro tem 79 mil kms. Demasiado cedo para entregar a alma ao criador (penso eu), tendo em conta os anos (3), Kms e condução diária.
A título de exemplo, a minha Megane II, foi vendida com 160k KMs, e nunca com este tipo de problemas. O que mais me chateia é que mesmo na garantia, a Renault n cobre nada.
Vai ficar cara a brincadeira :sad:
-
A mim na garantia meterão-me uma embraiagem nova.;-)
Não ha como tentar.
-
A embraiagem é hidráulica, vê se o nível está bom, pode ser um problema a nível do rolamento de encosto hidráulico, com fuga por exemplo
-
A meu ver a embraiagem pode ter desgaste irregular ou gordura no disco.
Por exemplo: em tempos ter sido efectuada uma manobra em que desgastou exessivamente o disco em determinado ponto, sempre que agora a embraiagem apanha aquele ponto de fricção vai haver diferenças notórias no comportamento.
Outro exemplo: em cima do disco encontra-se espalhado óleo de motor, anticongelante, Dot 4 ou 5.1, vai fazer com que a matéria do disco seja alterada, logo a embraiagem vai repelir em arranque, ou até mesmo na alteração de rotação.
Quanto aos kilometros do carro em, si, também não quer dizer nada, é possível danificar uma embraiagem apenas em 1/2 dúzia de manobras.
-
A embraiagem é uma peça de desgaste, logo a renault vai fazer de tudo para não pagar... para que isso entre na garantia tens de primeiro de tudo desmontar a embraiagem, ver o estado em que ela se encontra e verificar o que aconteceu:
Só depois de analisar de teres tudo fora e analisado é que consegues tirar conclusões.
Com 80 mil kms é preciso que ela esteja deformada para que a garantia assumir isso, caso contrário eles podem alegar uma serie de coisas e tu ou tens uma boa capacidade de argumentação técnica... e possivelmente até terás de ir para tribunal ou então esquece lá isso.
Eu não te quero desanimar, mas ainda por cima tens tudo contra ti... 1.º se vais querer accionar a garantia a desmontagem da embraiagem é feito num concessionário da Renault. Depois vais ter de andar a pedir autorizações para estar presente durante a montagem da dita e documentar tudo ou contratar alguém que o faça...
Será que o custo desse processo e o trabalho e a chatice te irá compensar?
-
Obrigado a todos pelas respostas.
Alguém sabe o valor do kit completo na marca? Presumindo que trocando fica bom, não vá lá ter outra surpresa qq :huh:
-
Se tiveres a sorte de não teres danificado o volante bi-massa, pode ser que o estrago fique na ordem dos 400/500€
-
Isso tem todos os sintomas de embraiagem a patinar. Kit novo e ficas com o carro como dantes. Custos, desconheço.
E mais uma coisa, isso dos kilómetros e a relação com o desgaste da embraiagem é relativo. Se andares 80.000 km em cidade no pára arranca, ou se andares 160.000 km em auto-estrada, se calhar tens um desgaste muito maior no primeiro caso. portanto não olhes para os kilómetros, olha para a utilização e até para o tipo de condução.
Como alguém me disse em tempos, a embraiagem é para mudar de mudança, não para andar lá com a pata constantemente, nem para brincar nas subidas com o ponto de embraiagem. Pisas o pedal, mudas de mudança e largas. Ponto final.
-
Para não abrir um topico novo, vou aproveitar este...
O meu Megane II (1.4 a gasolina, 150kkm) tem, há uns meses, um comportamento estranho ao fazer o ponto de embraiagem.
Por vezes (não é sempre), com o carro a frio, nos primeiros pontos de embraiagem ocorre uma vibração forte... A única forma de não vibrar, é dar bastante mais rotação, o que no para arranca torna-se chato.
Por vezes passa uma semana sem isto acontecer, mas depois volta... Os apoios do motor estão direitos, portanto não será disso.
Serão sintomas de embraiagem em fim de vida (alguma parte do disco mais desgastada)? Só estranho pois, até agora em todos os carros que tive, quando a embraiagem se vai, tem sempre o tipico patinar. Neste caso não, apenas a vibração ocasional...
-
Apoio da caixa?
-
Trocado na última revisão, em Maio.
Já tinha este sintoma antes.
De cabeça, tenho ideia que já troquei todos os apoios nos últimos 40kkm
-
O tremer pode também ser as molas da prensa gastas e já não afasta o suficiente ou não faz a pressão suficiente no disco como também a superfície do volante do motor com algum desgaste, isto num volante mono-massa.
Se for um bi-massa, é desgaste do amortecedor do volante, o que obriga a substituição do volante bi-massa.
O megane 2 julgo que ainda seja volante mono-massa.
-
Sim, do que andei a investigar é monomassa.
Então basicamente só vai ao sítio trocando a embraiagem, certo?
-
Mas primeiro tens que garantir que o problema é mesmo da embraiagem e não de nenhum apoio.
Faz uns testes numa subida, se sentires a embraiagem a patinar é porque já começa a estar no fim de vida
-
Pode ser disco empenado...ou com gordura.
Ou as molas tal como disse alguem antes.