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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: IuriFernandes em 18 de Março de 2016, 11:36 am
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Bom dia Pessoal,
Estou com um problema em engrenar mudanças - Renault Megane Scenic 1.9D (220mil Kms).
Nos últimos dias a 1ª mudança deixou de entrar, nem deixava sequer tentar engatá-la... de ontem para hoje, quando peguei no carro de manhã, vi que já tinha a 1ª, mas a 2ª deixa meter mas não engata.
Ao falar com um amigo, ele disse-me que é provável que seja problema na caixa e tenha que colocar uma nova (á volta de 500€ pelo que ele me disse). Neste momento não vinha nada a calhar, pois a minha menina iniciou a creche logo este mês.
Mecânica não é comigo e por isso precisava de algumas indicações, e se alguém conhecer, alguma oficina de confiança na Quinta do Conde e arredores (não muito afastada).
Desde já obrigado
Iuri Fernandes
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Isso não será mas é problema de embraiagem?
com o carro em andamento nem muito depressa nem muito devagar (+ ou - à velocidade em que a 2ª entra) e desengatado mas sem carregar na embraiagem, dás uma aceleradela e depois carregas na embraiagem e vê se a 2 já entra. A ideia é fazer o mesmo que se faz nos pesados que tem caixas sem sincronizadores, que é colocar o veio primário a rodar À mesma velocidade que o secundário, para que as mudanças consigam entrar.
Com o carro desligado consegues colocar a 1ª?
Ao andar a caixa faz barulhos estranhos ou fora do normal?
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Boas,
Eu percebo pouco ou nada de mecânica...
Daqui a pouco já tento experimentar isso para ver se faz diferença.
Com ele desligado consigo colocar a 1ª sem problema.
Ao andar, pelo menos, não tenho notado nenhuma diferença em termos de barulhos fora do normal na caixa.
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Isso parece ser sintomas da embraiagem não estar completamente desembraiada transmitindo rotação à caixa, e por essa razão a primeira não entra e a 2ª custa a entrar, já em andamento esse problema deixa-se de notar porque os sincronizadores tratam da diferença de rotação entre os dois veios ;)
Por isso, antes de se pensar em trocar a caixa é ver se não será só a embraiagem gasta ;)
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Humm seria menos grave...
Daqui a pouco já testo a indicação que me deu e coloco aqui o feedback...
De qualquer maneira, quando detetei com a primeira, ela não me deixava mesmo meter de maneira nenhuma, estava mesmo bloqueada, o manipulo nem sequer ia á frente. Isto aconteceu-me a certa altura, num dia em andamento, pois ao sair de casa estava tudo bem.
Agora com a 2ª está diferente, pois deixa vir o manipulo até cá atrás, só que depois não o fixa, voltando ao ponto morto.
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Tentei 3 vezes e não resultou...
Está igual...
A 2ª não segura
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Da manete das mudanças até à caixa tens cabos ou tens um tirante metálico?
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a Megane senick ainda deve ser de tirante metálico, Também se pode dar o caso de o tirante ter ficado desafinado, ou folga num casquilho de plástico que o tirante tem.
O melhor mesmo era isso ser visto por um mecânico, pois pode ser uma coisa simples de se resolver, é que andares assim, estás sujeito a dar cabo do que ainda possa estar bom, e acima de tudo põe em risco a segurança.
Sugiro que fales com um parceiro do forum - http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0, (http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0,) é um mecânico de confiança com provas dadas.
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É tirante metálico...
Estava a ver se arranjava um de confiança aqui na zona da Quinta do Conde, mudei-me para cá à relativamente pouco tempo...
A Caçoilauto fica na Amadora, bastante fora de mão.
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Começava por ver se os casquilhos do tirante das mudanças estão em bom estado e ver a afinação da engrenagem
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à quem venha de mais longe de propósito para ir à caçoilauto ;)
Em todo o caso, verifica o que o scenick disse.