Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: rike1 em 19 de Março de 2016, 01:01 am

Título: 1.9 Dci - DF301 - excesso de pressão
Enviado por: rike1 em 19 de Março de 2016, 01:01 am
Renault laguna II 1.9 dci

Ao ligar o carro aparece "Service"

Sintoma. Em 6 e apenas nessa mudança entre 100 a 120 km/h dá erro de "injecção deficiente" e entra em safe mode. Ao desligar o carro passa.

Ligasse a máquina (que não é clip) e dá erro DF301 circuito de admissão de ar, circuito de regulação da pressão de sobrealimentação; pressão excessiva.

Sem pensar parti para o sensor map. Desmontei, a ficha não estava em condições e por isso dei um jeito. Os contactos da válvula tinham algum verdete e como tal procedi à limpeza. Montei.

Fui testar e tudo na mesma.

Bom toca a puxar pela cabeça. Se é excesso de pressão tem de ser proveniente do turbo. Toca a equacionar:

- Tubos de vácuo. Parecem ok
- Membrana de Actuador do turbo. Coloquei-a em vácuo e também não parece ter fuga. Mas movimentou-se pouco

- andei a ver a geometria e aquilo mexia-se muito pouco. Lá forcei um pouco mais e já passou a abrir mais, mas mesmo assim parece-me pouco.

- valvula pierburg - não sei como testar mas aquilo depois dos teste e quando o carro já estava parado ficava a fazer barulho (bloc, bloc, bloc). Será normal?

Entretanto já passava da hora de jantar e antes que a minha mulher se chateasse decidi voltar para casa.

Na volta a casa, ficou um pouco melhor, passou só a dar erro a 140 km/h. O estranho é que dá erro apenas em 6, mas antes estiquei-lhe uma 3 e uma 4 e não deu erro apesar de supostamente nessa ocasião a pressão do turbo deveria ser bem superior.

Onde é que estou a ver mal a coisa?
Título: Re: 1.9 Dci - DF301 - excesso de pressão
Enviado por: MaNeL em 19 de Março de 2016, 11:02 am
dá em 6ª porque estás mais tempo nessa mudança?
esse toc toc depois de desligar o carro deverá ser a egr a abrir e fechar para limpar...

pode realmente ser a geometria encravada. e nesse caso o melhor é desmontar o turbo e limpar
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=BTPRXa7askM#)
Título: Re: 1.9 Dci - DF301 - excesso de pressão
Enviado por: rike1 em 19 de Março de 2016, 11:25 am
Manel é mesmo da valvula pierburg, porque quando ela está a fazer esse barulho se eu retirar um dos tubos de vacuo ela deixa logo de fazer. Daí eu ter a certeza que é da valvula.

Mas a explicação que deste tem toda a lógica.

O que acho estranho é mando limpar os erros. De seguida ligo o carro e ele dá de imediatamente a mensagem de "service" sem sequer tocar no acelerador (logo não há pressão no turbo).
Título: Re: 1.9 Dci - DF301 - excesso de pressão
Enviado por: MaNeL em 19 de Março de 2016, 16:50 pm
salvo o erro os valores da EGR tem que ser colocados a 0.
Título: Re: 1.9 Dci - DF301 - excesso de pressão
Enviado por: rike1 em 20 de Março de 2016, 11:18 am
Uhm.... Ok. Vou procurar no fórum a ver se diz alguma coisa sobre como se faz isso.

Obrigado.
Título: Re: 1.9 Dci - DF301 - excesso de pressão
Enviado por: MaNeL em 20 de Março de 2016, 11:23 am
com a máquina. mais não vais encontrar no forum
Título: Re: 1.9 Dci - DF301 - excesso de pressão
Enviado por: rike1 em 21 de Março de 2016, 12:47 pm
OK. Obrigado Manel.

Algo me diz que vou ter de me encontrar com alguém com mais experiência do que eu em lidar com electrónica e maquinas de ler centralinas.


No Domingo o Laguna andou levou com mais 400 kms em cima.

Se antes ele entrava em safe mode aos 100-120kms agora começa só a entrar aos 130-140 kms. Fiz ainda mais uns testes em aceleração e parece-me que o carro está um pouco mais lento... o que tem logica, se antes tinha sempre a geometria fechada o turbo mandava mais pressão do que agora.

Tenho que pensar urgentemente que é necessário fazer uma limpeza à geometria do turbo. Resta saber se isto é trabalho para mim ou não....