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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: NotThisMind em 18 de Abril de 2016, 20:06 pm
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Boa tarde, tenho um Clio II de 2004 comercial, hoje ao tentar abrir o vidro do condutor ele simplesmente não fez nada, consigo abrir o vidro do pendura tanto no botão da porta condutor (têm 2) como no botão na porta do pendura, no entanto, o botão do vidro do condutor não faz nada.
Já tentei ver os fusíveis mas não consigo determinar qual é o dos vidros, alguém me podia dar uma ajuda? Não queria estar a substituir fusíveis á toa, vi noutros tópicos que pode ser do UHC, tenho 2/3 referências a isso na caixa dos fusíveis, são esses que tenho de substituir para ver se é dos fusíveis?
Obrigado desde já, não percebo muito disto.
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Camarada, três sugestões:
- verifica se a ficha do botão tem maus contactos (uma ligeira lixadela nos contactos faz milagres), cuidado com as "umedades" no botão, podem avariar por causa disso
- tira o botão e experimenta no lado direito (se der, desconheço o carro) - se funcionar, o botão está bom e pode ser outro problema
- verifica mesmo os fusíveis. O teu carro tem no manual um guia com o que cada fusível regula. Se não essa informação está na caixa dos fusíveis (normalmente na tampa)
Se o problema não for o botão, pode ser muita coisa antes da UCH. Tipo o motor do vidro ter pifado, os contactos estarem marados (algum fio cortado)...
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Cuidado com isso do trocar os botoes de um lado para o outro
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mingos, vou ver se tiro o botão para ver a ligação, nunca desmontei nenhum, quanto aos fúsiveis, na tampa têm as indicações, mas eu pelos símbolos não tenho a certeza de qual seja, vou ver se ponho aqui uma foto...
scenick, podes dizer o porquê?
Edit: Tirei foto á luz duma lanterna... acho que dá para ver, senão, amanhã tiro outra.
(http://i.imgur.com/oDgQozv.jpg) (http://i.imgur.com/oDgQozv.jpg)
Têm alguns símbolos que não tenho a certeza, se alguém puder ajudar, se o fusível for para os dois vidros provavelmente não é o problema visto que um dá mas...
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Procura no fórum pela lista de fusíveis, que julgo que já a coloquei por ai algures.
Verifica se o botão está a fazer passagem entre os seus terminais. Alias, pesquisa no forum sobre isso, pois há vários tópicos a falar sobre isso.
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Ok, vou ver se encontro a lista para amanhã testar os fusíveis, se não der vou ver se desmonto o botão a ver se tá alguma coisa partida.
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Por baixo do simbolo da chave tens dois iguais, o triangulo para cima com o triangulo invertido, um por cima do outro
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scenick, são esses? Hoje já o arrumei mas amanhã vejo isso, espero que seja do fusível... poupava trabalho.
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Acabei de ver a caixa dos fusíveis e nesses dois simbolos que o scenick referiu não têm fusível, era suposto ter? Poderá ser mais algum?
Tive a ver nesta lista que encontrei mas só vejo o F19 que não têm simbolo que possa ter a ver com os vidros, (http://i461.photobucket.com/albums/qq332/EngFilipa/Fusiveisclio2_zps117e771e.jpg)
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Cuidado com isso do trocar os botoes de um lado para o outro
Se os botões forem iguais e as conexões iguais, não há problema absolutamente nenhum.
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Tens o 36 também
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Tens o 36 também
O 36 não têm fusível, tanto como o 32 que é igual ao 36 no esquema do meu carro, já tou a ver que vou ter que desmontar o botão, deixa ver se encontro um esquema para ver se não faço m****
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Serve?
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Parece ser igual, tou a ver se arranjo uma chave para desapertar que não quero usar uma de fendas lol
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(http://i1279.photobucket.com/albums/y529/sls78/imagens%20sobre%20clios/vidros%20clio_zpsj4z7hzqf.png) (http://s1279.photobucket.com/user/sls78/media/imagens%20sobre%20clios/vidros%20clio_zpsj4z7hzqf.png.html)
Este é o esquema dos vidros do clio, e tem 3 fusíveis, tens que ver os 3 (F14, F15 e F23) .
No entanto, como existem N versões esta pode não corresponder à tua ;)
Os fusíveis não precisam de ter o desenho de todas as funções que têm, normalmente tem da função principal. Nessa lista estão algumas das funções de cada fusível, mas podem haver outras que não estão descritas, porque recebem energia de um dos componentes principais do carro, que está protegido por fusível.
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Pois, o meu o F23 é das luzes nevoeiro atrás, e o 14/15 não têm simbolo nem fusível.
Têm é simbolo no 32 e 36 das setas baixo e cima nos 2, não têm é fusível, vou ver se arranjo chave hoje para expor o botão e ver se tá alguma coisa partida...
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Boa tarde novamente!
Resolvi o problema, era do botão em si, da peça que têm os 2 botões, cheguei a abrir a porta toda e liguei bateria directamente ao motor e consegui subir e descer, medi os fusíveis todos com um multimetro logo não era disso, também medi perto do motor do vidro que aparentemente o dono anterior devia ter tido o mesmo problema porque os 2 fios do motor já estavam abertos com fita isoladora, ao medir aí dava corrente, também dava no encaixe que vai dar ao botão, só não consegui confirmar que era do botão antes de abrir a porta toda porque não vi nenhum encaixe dentro da peça do botão logo tive que desmontar tudo.
Fui a uma sucata e comprei a peça por 15€ e funciona, troquei os botões de plástico do meu que estavam mais estimados e tá como novo, vamos ver se fica assim, porque a peça que já estava lá era da sucata (só tenho o carro á uns 2/3 anos.)
Obrigado a todos pela ajuda.
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Ainda bem que conseguiste resolver o problema ;)
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Ora isto é que é preciso. Reportar um problema, explorar a forma de o resolver e apresentar ao fórum a solução.
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Boas, lembrando este tópico... http://www.renaultpt.com/index.php?topic=19958.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=19958.0) estou com provavelmente a mesma causa do problema, só que desta vez o vidro ou só abre, ou só fecha, alternando, e de repente dá tudo outra vez. (sem ligar e desligar o carro, basicamente sem alteração na chave)
É exclusivo ao vidro do condutor, o do pendura funciona sempre, reparei uma vez pouco depois de ter começado a dar outra vez que ao carregar no botão não afectava as luzes, quando abro o vidro ou fecho qualquer um, as luzes (médios, ou a do tejadilho) nota-se que perde a força, normal, no entanto, dessa vez não fez nada, o que me fez questionar um problema nos circuitos...
Ele não têm nenhum fusível para o botão dos vidros, já é botão de sucata, o anterior que estava lá também era de sucata que durou pelo menos 3 anos desde que tenho o carro sem problema nenhum, no entanto, já tinha uns fios "isolados" na mesma ligação dos botões mais abaixo na porta, depreendo que quem o teve antes teve problema parecido, no entanto desta vez simplesmente deixa de funcionar e volta outra vez...
Haverá alguma maneira fácil de eu determinar o problema?
Problema no botão em si não sei se será, eu não detecto nenhuma diferença na "mola" ou o que faz o click quando carrego mas...
Poderá ser problema de contacto? , mas nenhum dos cabos estava traçado da última vez que desforrei a porta, provalvemente vou ter de desforrar outra vez para ver se algum cabo está danificado, o meu maior medo é que estamos a chegar ao Inverno e se o vidro me empanca aberto estou completamente f**** , se alguém tiver uma sugestão sem o ter de levar a um eletricista que perceba que diga sff.
Este carro já me anda a dar cócegas, estes dias partiu-me o plástico de volta do parafuso do puxador da porta, a renault anda a poupar nisso parece, vá lá que deu para colar... vamos ver se dura mais que esta embraiagem que também tá nas últimas.
Desculpem lá a parede de texto para um problema só mas é só para tentar explicar a situação.
Obrigado desde já !
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Se os fios já estão emendados, começa por ver a emenda, pode ser ai o mau contacto.
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Tentei ver com o multímetro mas não vi nenhum fio morto, a emenda está uma cagada mas eu não sou eletricista e não consigo emendar aquilo em condições.
Comprei outro botão, desta vez "novo" (com garantia 6 meses) , funciona... se der o berro outra vez, aí vou ter mesmo que chamar um eletricista porque os conectores dão todos sinal com o multimetro.
Deixem este tópico aberto para uma próxima... (espero que não) .
Obrigado.
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boas :)
Desenterrando este topico...
O meu carro clio 2002 tem o vidro do condutor com função impulso ou seja com um clique devia fechar abrir de uma vez mas nunca o fez!
ja explorei a situação mas sempre sem resultados... já mudei o botao e ja andei a investigar a UHC... nao vejo nada de estranho..
Aquilo que queria perceber era, esse comando continuo é dado pela uhc certo?
è que o meu clio tem um alarme que se aciona com o fecho do carro... e quando andei a investigar vi um fio que tinha um fusivel que estava queimado... ao colocar um fusivel novo apercebi-me que o vidro do pendura passou a fechar se com o fecho do carro mas o do condutor nao se alterou...
será que com a instalação do alarme o vidro do condutor perdeu a função impulso?
alguém me pode ajudar? queria ter essa função de volta