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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: MaNeL em 23 de Abril de 2016, 13:18 pm

Título: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: MaNeL em 23 de Abril de 2016, 13:18 pm
Boas. no outro dia levantei a frente da carrinha e retirei as rodas. ao olhar para os casquilhos dos triangulos eles estava assim:

(http://i1371.photobucket.com/albums/ag298/manelvc/Forum%20Renaultpt/20160421_173954_zps7tzmiz3d.jpg)

(http://i1371.photobucket.com/albums/ag298/manelvc/Forum%20Renaultpt/20160421_174002_zpsesa3gvos.jpg)

isto é a borracha rasgada ou é simplesmente uma parta da borracha limpa que está normalmente protegida quando os triangulos estão na posição normal? é que sinceramente não consigo perceber  :rolleyes:
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: mingos em 23 de Abril de 2016, 17:11 pm
Mas ouves algum ruído em mau piso por exemplo? Algo metálico a "bater"?
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: Sls a GPL em 23 de Abril de 2016, 18:37 pm
Se queres perceber se os casquilhos tão bons ou não, ou seja, se já há folgas nos triângulos, vais precisar de 2 pessoas.
Uma para rodar o volante e outra para observar os triângulos.

Ao rodares o volante para um dos lados até ao fim do curso e depois para o outro lado até ao fim do curso, o triângulo não deve fazer nenhum movimento na zona do apoio, se na zona do apoio o triângulo mexer, é porque já tens folga nesse apoio.
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: Farfalho em 23 de Abril de 2016, 18:46 pm
Carro levantado ou no chão?

Enviado com aprovação Jacques Cousteau

Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: Sls a GPL em 23 de Abril de 2016, 20:57 pm
No chão, é mais fácil de se ver a folga, faz o mesmo efeito que quando levas o carro à inspecção.
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: Farfalho em 23 de Abril de 2016, 23:42 pm
É que ultimamente tenho visto queixas que podem influenciar o que ouço no meu mas sem experiência e ver qual seria o movimento normal em bom estado para comparar com mau fica complicado.

Aguardar pela resolução deste.

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: Sls a GPL em 24 de Abril de 2016, 02:59 am
Sim, sem algo para comparar torna-se mais complicado perceber se tem ou não folga a mais.
Ao olhares para o sinobloco, quando fazes movimentos com o volante, o triângulo não deve aproximar-se do eixo do sinobloco, se o fizer é porque a borracha do sinobloco já não está a fazer o seu papel.
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: MaNeL em 24 de Abril de 2016, 10:46 am
a ver se vejo isso, apesar que não tenho a certeza se tenho linha de visão para os apoios.

tenho 2 barulhos: um chiar em mau piso e um toc-toc quando desço algum passeio ou assim.
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: MaNeL em 05 de Maio de 2016, 15:53 pm
parece que já foram mesmo...

(http://i1371.photobucket.com/albums/ag298/manelvc/Forum%20Renaultpt/20160504_195315_zpsej0eu04f.jpg)

(http://i1371.photobucket.com/albums/ag298/manelvc/Forum%20Renaultpt/20160504_195326_zpscbjbxb69.jpg)

(http://i1371.photobucket.com/albums/ag298/manelvc/Forum%20Renaultpt/20160504_195410_zps23kwoiqh.jpg)

(http://i1371.photobucket.com/albums/ag298/manelvc/Forum%20Renaultpt/20160504_195421_zpset7ndiws.jpg)

alguem me pode confirmar que para trocar os triangulos é necessário tirar o charriot? assim a trocar os apoios da barra estabilizadora trocava isto tambem...
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: energyprivilege em 06 de Maio de 2016, 03:36 am
Troca ja tudo que é melhor, é preferivel fazer o investimento e fica tudo ok
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: MaNeL em 06 de Maio de 2016, 06:19 am
É o que pretendo fazer :-)
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: MaNeL em 29 de Dezembro de 2019, 14:18 pm

(https://i.ibb.co/hm9Ywfd/IMG-20191228-165732.jpg) (https://ibb.co/sVRWzH1)
é só impressão minha ou já foram outra vez à vida os triangulos?

Alguem sabe a diferença entre estas duas referencias renault:
8200602612
545016805R
a diferença são de 50€ por triângulo e existem mesmo as duas referencias à venda...
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: Sls a GPL em 31 de Dezembro de 2019, 21:07 pm
Isso são sinoblocos? 
Agora só com um novo... para 3 anos até nem está mau  :laugh:
Isso das referencias é um grande pincel, pois pela pesquisa que fiz, são ambas iguais/compatíveis. A diferença pode estar no ano de fabrico do carro.

Eu quando andei a procura de faróis para o meu clio, também apanhei uns que eram antes de 200X ou após 200X e com diferença de preço, e À partida eram iguais quer em tamanho quer em fixação. Julgo que o que mudava era a cor do interior do farol.
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: MaNeL em 01 de Janeiro de 2020, 01:50 am
Este é o parafuso/sinobloco de trás do triângulo do lado do condutor. Onde aperta no chariot...
O problema é que nesta carrinha tem que se baixar o chariot para trocar os triangulos...
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: Sls a GPL em 01 de Janeiro de 2020, 03:15 am
Se já está nesse estado, vai mesmo ter que ser  :sad:

Já vi fazerem num carro o seguinte, retiram 1 dos parafusos do charriot, e colocam um parafuso mais comprido com uma porca, depois, fazem o mesmo aos outros, e baixam só o charriot desapertando a porca, sem o retirar do sitio, até terem espaço para trabalhar. Não sei se no teu caso, da para o fazer ou não.
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: MaNeL em 01 de Janeiro de 2020, 13:21 pm
Sim dá para o fazer só baixando um bocado. Não sei se se tem que mexer na caixa de direção ou não...
Há que desaperte o parafuso e o levante, e Depois cortam a cabeça do parafuso. No final o novo parafuso entra por baixo e nunca mais se tem esse problema...
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: Sls a GPL em 02 de Janeiro de 2020, 01:29 am
Realmente é a melhor forma, se é uma coisa que volta e meia tem que ser substituída, mais vale deixar de maneira que seja de fácil substituição.
Ter que tirar o charriot para substituir isso, é um grande pincel
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: MaNeL em 24 de Março de 2020, 15:20 pm
alguém sabe de marcas da concorrência que aprovem neste carro? sei que na primeira geração havia o problema de eles estarem sempre a ir à vida e que na segunda geração foi corrigido. mas originais são uma pipa de massa....

e já agora os cinoblocos traseiros, alguém já trocou?
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: Sls a GPL em 25 de Março de 2020, 08:31 am
Se os sinoblocos traseiros forem semelhantes ao do clio 1, é fácil de trocar, mas requer alguma ginástica.
Como não vais tirar o eixo fora, tens que conseguir trabalhar no sitio, por baixo do carro.
Eu usei a técnica do parafuso para colocar o sinobloco novo.
Precisas de um parafuso comprido mas de boa resistência para não moer a rosca, e duas anilhas mais largas que os cinoblocos, e muita, mas muita paciência.
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: profiesta em 25 de Março de 2020, 09:52 am
@Manel, para que carro são? O opção que te dava era sinoblocos em poliuretano. São mais caros, mas também duram muito mais.
Título: Re: Diagnosticar triângulos suspensão
Enviado por: MaNeL em 25 de Março de 2020, 12:41 pm
Desculpem. São para a laguna. Acho que não existem de poliuretano para esta situação devido á necessidade de serem flexíveis. De qualquer forma pelo que vi custam para aí 70€ os dois originais por isso vai levar originais atrás.
https://www.renaultpt.com/index.php?topic=15362.msg265501#msg265501 (https://www.renaultpt.com/index.php?topic=15362.msg265501#msg265501)

E triângulos? Alguém com experiência?