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Àrea Tecnica => Comprar um Renault => C: Megane, Scénic & Kadjar => Tópico iniciado por: Bmiguelpaiva em 24 de Abril de 2016, 12:33 pm
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Bom dia a todos.
Como indica o título,estou comprador duma Scenic II 1.4 16v ou 1.6 16v para posteriormente converter a Gpl,para a minha velhota,ja que o velhinho Xsara esta a pedir reforma e mais parece uma carroça em termos de conforto e ruidos.
Inicialmente a escolha recaiu numa Fiat Doblo Malibu de 2006/2007 mas o negócio não seguiu em frente quando descobri que ia dar 6500€ por um carro que para a minha seguradora e o eurotax valia respectivamente,2050€ & 2600€,o que em caso de acidente ia dar umas boas dores de cabeça,
Entretanto como o espaço interior para carga e muito importante,virei-me para as Grand Scenic,mas a fama dos 1.5 dci fez me recuar,pois um carro com perto de 200.000km e mais que certo que mais cedo ou mais tarde tenha de levar coisas,ja para nao falar que logo ja compra iria ter de gastar uns 500€ a substituir bronzes de bielas,limpar Egr,substituir bomba de óleo,etc etc........dado que a minha mãe e reformada e a mesma e curta essa hipótese também esta fora de questão.
Como ja tenho um carro a Gpl,e com o qual estou satisfeitíssimo,em menos de 2 anos já fiz 50.000km,a opção de Gpl para a Scenic é válida como e obvio,ficando assim com um carro quase isento de problemas e quase tão económico como um Dci,que eu saiba os únicos problemas crônicos que tem são as bobinas de igniçao avariarem facilmente e o quadrante que tambem avaria com facilidade.
Que outros problemas conhecem nas Scenic II a gasolina,especialmente o 1.6 16v,o qual prefiro pois é mais forte e paga os mesmos impostos,e já agora,opiniões e conselhos!?
Cumprimentos
Bruno Paiva
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A minha mãe tem uma Scénic II 1.4 16v neste momento perto dos 140.000KMs de 2002.
Problemas que teve até agora foi o alternador e recentemente teve que mudar o termostato mas nada mais que isso (para além do que referes da bobine de ignição mas isso é crónico).
Mudanças de óleo e distruibuição dentro dos prazos sem mais problemas a apontar, são fiáveis.
O RenaultTurbo é capaz de aprofundar mais a matéria visto que ele inclusive também tem uma.
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Problemas até agora é 0. Teve um stress por causa de uma bobine mas curou-se. Em 16 anos foi praticamente só material de desgaste. 1 apoio do motor, 1 rótula triângulo lado pendura e agora tem que levar do lado do condutor. Tem 120mil kms.
No clio o 1.6 até agora foi uma limpeza da borboleta e os colectores de escape que racharam (crónico nas primeiras unidades).
Será uma boa compra :wink:
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Boas,obrigado pelas opiniões.
Todos os carros que vi teem menos de 120.000km,portanto mesmo desconhecendo o plano de revisões da Renault,vou assumir que nenhum trocou a distribuição do motor,portanto logo que seja comprado ira ao Sr doutor mudar:
Kit de distribuição+bomba de Água+termoestato+líquido de refrigeração.
Óleo 0W40,pelo que me disseram e o mais indicado para os Renault+todos os filtros+velas de ignição.
Já agora,algum de vós consegue indicar-me que tipo de caixa automática a Scenic 1.6 tinha ?! Não encontro essa informação em lado nenhum....
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Acerca do óleo disseram-te que era 0W40? :shocked:
Isso salvo erro leva 10W40 (isto sabendo que o 1.4 leva esse óleo).
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O recomendado é 10w40. No entanto se fosse eu metia um 5W40.
A caixa automática é de conversor de binário.
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Acerca do óleo disseram-te que era 0W40? :shocked:
Isso salvo erro leva 10W40 (isto sabendo que o 1.4 leva esse óleo).
Foi um mecânico que me disse,porque e melhor para as cambotas,e muito sinceramente não acredito que faca mal pois até resiste a temperaturas mais baixas,mas como e obvio o 10W40 e mais barato,portanto....
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O recomendado é 10w40. No entanto se fosse eu metia um 5W40.
A caixa automática é de conversor de binário.
Eu também não gosto de poupar em oleos,sendo assim é o que irei fazer.....ainda á dias comprei 10 litros de Total 9000 5W40 com a norma Bmw LL-01......só preciso saber qual será a norma da Renault,mas uma coisa de cada vez.
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Aqui tens Bmiguelpaiva, http://www.renaultpt.com/index.php?topic=144.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=144.0)
"Oleo Elf Recomendado por tipo de motor"
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Não encontro informações concretas sobre a caixa automática,mas julgo que será uma caixa de 4 velocidades,a dita Jatco Jf404e......falam também numa Jatco Jf613e de 6 velocidades,mas julgo que essa sera para as Scenic III,dado que só em 2005 quando saiu a versão de 105cv do Dci é que veio caixa de 6.
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Aqui tens Bmiguelpaiva, [url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=144.0[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=144.0[/url])
"Oleo Elf Recomendado por tipo de motor"
Obrigado Mauro.
Já vi que são os Elf Evolution,mas tenho 2 hipóteses,ou 10W40 ou 5W30.....mas acho que no verão este último e capaz de ser justinho.
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Eu no motor 1.4 e no 1.6 metia 5W40.
Curioso que no sitio da Shell para motores 1.6 até 2005 aconselham o 0W40.
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Também estou inclinado para o 5W40.....julgo que num motor com poucos km não fará diferença,pois terá pouco por onde gastar oleo. Mesmo no meu Fiat com 230.000km uso um Semi-sintetico 10W40.
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Eu tive uma Scenic 1.6 16V com caixa auto. Atenção ao variador de fases, observa se ao pegar parece uma caixa de pregos.
O óleo é o 10w40 para reduzir o barulho das touches e a caixa auto era uma DP0.
Às tantas a que pensas comprar foi a minha, deve estar agora com esses kilometros.
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Eu tenho 5w30 no meu e mesmo com fuga num retentor pouco perdeu em 10mil kms :laugh:
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Eu tive uma Scenic 1.6 16V com caixa auto. Atenção ao variador de fases, observa se ao pegar parece uma caixa de pregos.
O óleo é o 10w40 para reduzir o barulho das touches e a caixa auto era uma DP0.
Às tantas a que pensas comprar foi a minha, deve estar agora com esses kilometros.
Boas. A carrinha e de junho de 2004,mas deu-lhe problemas?! De qualquer forma foi apenas uma hipótese pois o vendedor pede a módica quantia de 7500€ lol pelo menos é negociável...
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Boas. A minha era de Abril de 2004 e não me deu problemas porque já os trazia e quando a comprei já sabia disso.
Na minha quando comprei, na revisão geral que fiz, mudei a distribuição e a respectiva bomba de água assim como a polie variadora de fases da árvore de cames, para além de uma figa de óleo no topo do motor (respirador) e a mudança total do óleo de caixa (ficou excelente) e só tinha cerca de 100k.
Quanto ao preço, na Renault à troca, não dão mais de 1500 euros e eu vendi a minha por metade do preço que pedem nesse stand.
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Curiosamente sou de Mem-Martins lol.....que rico negocio o comprador fez,depois de tudo o que você reviu na carrinha ! Entretanto ja vi o seu diário de bordo da Scenic e 13 litros em cidade e muito,mesmo a Gpl.
Prefiro comprar uma Topo de gama,Luxe Previlige,que ja tem tudo e um par de botas,dos quais dou importância pois fará a segurança da minha mãe,dos quais destaco:
Controlo de estabilidade.
Sensores de chuva e luz.
Aqueles encostos de cabeça fantásticos.
E toda a panóplia de airbags que o carro tem.
Julgo que só fica a faltar o Hill holder para a auxiliar.
Mas como em tudo,a ultima opinião será dela....em principio esta semana vou ao Porto buscar o meu carro que esta em reparação á quase 1 mês e aproveito e vamos ver uma Scenic 1.6 com 100.000km.
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Pois, já nem me lembrava dos consumos...bolas, era ver aqueles tracinhos a desaparecerem.
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O que devo procurar nestes carros e a que pontos devo dar atenção ?!
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Sinceramente não te posso dizer muito, unicamente os problemas que aquela trazia.
Primeiro que tudo, a caixa auto não ajuda nada o motor 1.6 mesmo tendo 113 cv. Talvez por ser algo antiga e só ter 4 velocidades.
As portinholas do ar condicionado automático, aquelas que abrem e fecham quando alteramos a direcção para onde queremos o frio ou calor, com os anos partem os dentes e aquilo deixa de funcionar...reparação muito trabalhosa, tive sorte que as do meu avariaram de maneira que o ar fosse igualmente distribuido para cima e para baixo. :grin:
Quando colocas o carro a trabalhar, faz um barulho que parece uma caixa de pregos, é o variador de fases. A peça é algo cara, mas muda-se tudo quando se muda a distribuição.
Tem também as bobines de ignição, mas isso é mal comum de todos os Renault.
A avaria do painel de bordo é muito comum também e nem toda a gente que diz saber arranjar o faz convenientemente.
De resto acho que é o comum quando se compra um carro usado.
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Obrigado pela sua ajuda.....a propósito,o seu nome não me é estranho,não participa em outros fóruns ?!
A questão das bobines de ignição ja conhecei,o vareador de fazes desconhecia por completo,portanto será peca que provavelmente terei de comprar na renault.
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Eu já sou antigo nestas andanças. Tenho o mesmo nick no forum autohoje, nos vários land-rover, em alguns de TT em em alguns estrangeiros.
O variador de fases na realidade não se estraga de deixar de funcionar, ele unicamente faz um barulho quando se colocar a trabalhar e que desaparece logo de seguida quando o óleo começa a circular pelo motor. Não é obrigatório comprar na Renault apesar de não se comprar de marca branca. A minha mandei vir pelo ebay num pack que incluía tudo (poli, correia, tensor e bomba de água).
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Isso que estas a falar não é o vvt? Variable valve timing?
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Isso. :grin:
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Boas a todos.
Infelizmente parece que não haver Scenic,a minha mãe está vidrada na Citroen C8,ja a avisei que manter um carro diesel não é o mesmo que um a gasolina,mas não quis saber....
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Bem a senhora tua mãe é que sabe, o conforto e a fiabilidade do motor da Scénic II ui ui :w00t:
Gasolina POWER! :cool:
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A C8 também é fixe enquanto carrinha. Caixa automatica e tudo, é outra loiça :) bem melhor que a concorrente 807
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Boas a todos.
Realmente ela é que sabe mas eu avisei-a dos problemas que poderiam haver e parece que não me enganei...
Ontem à tarde o negócio foi fechado e á vinda para casa lá fui encontrando surpresas.....a melhor de todas e a mensagem de erro do filtro de particulas........o carro não aquece.......os vidros descem,mas depois não sobem,sendo que todo o comando é novo.
Ontem liguei logo para o vendedor,e das duas uma,ou repara o carro ou anula-se o negócio.
Este negócio teve uma particularidade "engraçada".....o vendedor é um stand,e não me passou qualquer documento em como o carro era vendido sem garantia,portanto por lei terei garantia de 2 anos,julgo eu....
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E tens fatura ou comprovativo da transação?
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Tenho a guia de circulação provisória passada pelo stand
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novidades?
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Boas. Novidades menos boas.
No dia que fui buscar o carro apareceu logo o aviso de filtro anti-poluição com defeito......depois reparei que o carro não aquece,entre outros.
Ja foi devolvido ao stand para corrigir os defeitos e ficou de levar o carro para a Citroen,entretanto la pensou que na Citroen ia pagar do bom e do belo e resolveu ir com o carro para um mecanico da confiança dele,entretanto quando me informou disso eu disse que o combinado não tinha sido esse e que assim já não queria o carro,para me devolver o dinheiro.
Neste momento andamos num impasse pois nem tenho dinheiro nem carro.....enfim.
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Ele não respondeu que iria deixá-lo na Citröen após o que disseste?
Se a resposta foi negativa deves ir ao stand e reaver o dinheiro. Por telefone é o mesmo que varrer para debaixo do tapete.
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
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Não querendo ferir susceptibilidades, mas "stands de beira de estrada" é dos piores venenos onde se pode comprar carros (se vos conta-se a estória com o ex-C2 da minha namorada até se passavam...)
No teu caso? Eu não queria o carro nem dado, mas tu tens razão num ponto: senão assinaste nenhum papel em como não te é negada a garantia, de lei tens 1 ou 2 anos de garantia (isso não tenho a certeza por ser um bem móvel já usado)...
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Ele não respondeu que iria deixá-lo na Citröen após o que disseste?
Se a resposta foi negativa deves ir ao stand e reaver o dinheiro. Por telefone é o mesmo que varrer para debaixo do tapete.
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
Foi tudo tratado frente-a-frente.
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Ainda mais estranho.
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
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Não querendo ferir susceptibilidades, mas "stands de beira de estrada" é dos piores venenos onde se pode comprar carros (se vos conta-se a estória com o ex-C2 da minha namorada até se passavam...)
No teu caso? Eu não queria o carro nem dado, mas tu tens razão num ponto: senão assinaste nenhum papel em como não te é negada a garantia, de lei tens 1 ou 2 anos de garantia (isso não tenho a certeza por ser um bem móvel já usado)...
Basicamente é isso mesmo,já foi confirmado pelo meu advogado.
Neste caso foi mesmo do olx,deixo aqui a informação e passem a palavra,sempre que comprarem um carro via olx,custo justo etc etc tenham sempre o cuidado de guardarem:
Nome do vendedor
Numero do anúncio
E-mail se possível
E tirem fotos do anúncio.
E obviamente o número de telefone.
Sem terem esses dados,por exemplo o olx não vos cede a mínima informação e em tribunal tudo isso tem peso.
Outra coisa,mesmo negócios entre particulares,pelo código civil,o vendedor é obrigado a assegurar o bom funcionamento do bem durante 6 meses.
Quem me forneceu esta informação foi o centro de arbitragem automovel.
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Ainda mais estranho.
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
Não é estranho,são 2 socios,um deles têm contactos dentro da Citroen,mas o outro não quis abdicar do lucro dele e então fizeram tudo a maneira dessa tal pessoa.....
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Agora percebo. Sem essa informação era estranho. 0:))
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Boas meus amigos.
Esta a ser equacionado a compra da Grand Scenic 1.5 Dci de 100cv ou 105cv,este último já de caixa de 6,mas nas mãos da minha mãe ira ser apenas mais um número loool.
Dentro da vossa experiência qual dos 2 será o melhor,e qual deles tera filtro de particulas ?!
A que órgãos do motor aconselham fazer uma revisão?
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Filtro de partículas nenhum deles tem. Melhor na minha opinião, será o 105, não só por ter mais 5cv, mas por ser mais recente, e na minha opinião pela caixa de 6v. Tem a vantagem em AE de garantir melhores consumos. E tendo em conta o peso e dimensões da carrinha, penso ser mais interessante o motor de 105cv.
Quanto a situações a ver...os tal mal afamados bronzes, não é pior fazer essa troca numa primeira revisão a sério. Fica-se descansado e o acrescento de despesa na revisão normal, não é tanto assim.
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Estou a pensar fazer isso mesmo na primeira revisão.
Bronzes+oleos e filtros+descarbonizar turbo e egr+ ver estado da distribuição.
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Boas tardes a todos gostaria de tirar algumas duvidas aos mais entendidos em mecânica e não fazendo novo tópico com problemas e perguntar pelo fap, se o autor do tópico não se importar fica aqui.
Minha bose edition que vai ser feita de raiz por causa de extras que meti a mais e por ser a gasolina com nova motorização 1.3 de 140cv.
A minha questão todos os carros novos a gasolina trazem tudo o que dava problemas nos de gasóleo estamos a falar do fap ou filtro de partículas e a egr.
Gostaria de saber é se será tão problemático estás peças no a gasolina como no de gasóleo, pelo que li o fap é diferente e mais econômico no de gasolina e a massa que tapa a egr no de gasóleo parece massa consistente como será no de gasolina.
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"Gostaria de saber é se será tão problemático estás peças no a gasolina como no de gasóleo"
Isso só o futuro o dirá.
Quando esses motores numa percentagem grande, passarem as dezenas ou centenas de milhares de kilometros.
No inicio é tudo uma maravilha.
Eu ja tive uma má experiencia com o novíssimo 2.0dci que tambem era a salvaçao dos Lagunas em 2005.
Depois dos 100 mil ou até antes, no meu caso foi por volta 90mil, nos varios foruns internacionais é só gente a queixar-se. Enfim...
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Pois eu já tive má experiência num gasóleo por isso fui para gasolina porque dizem que motor é mais limpo que gasóleo e também porque andam a apertar cerco aos gasóleo, li num site de carros que os fap gasolina são diferentes dos de gasóleo ou seja mais baratos e menos problemas espero que sim, obrigado pela resposta.
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A queima do motor a gasolina não se compara a do diesel, principalmente na formação de partículas. O diesel é substancialmente pior.
Por isso a formação de carvão, problema muito comum nos diesel, não acontece com tanta frequência nos a gasolina.
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Obrigado sis