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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: mingos em 29 de Abril de 2016, 19:29 pm
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PROBLEMA: Limitadores das portas da frente totalmente gastos.
SOLUÇÃO: Já que reparar não era opção, substituição por limitadores das portas de trás de um Megane III / Fluence.
O DIY de hoje pode parecer algo estranho mas resulta de alguns problemas, um deles a obtenção de peças para a minha Espace, outro consegui-las a preço razoável. Um limitador de porta novo na marca custa cerca de 50€ e por outro lado, arranjar um para a minha carrinha no Ebay ou noutro lado qualquer provou ser impossível.
Portanto o estado da coisa era simples.
- ou mantinha os limitadores velhos e as portas a abrir e fechar "livremente", o que não tinha jeito nenhum
- ou comprava limitadores novos na marca e em 2 portas largava 100€
- ou comprava limitadores usados, o que é estúpido pois a maioria deles estão estragados
- ou comprava limitadores de outro modelo da Renault por 12€ (no Ebay ou noutro lado) e tentava adaptar
E esta foi a escolha que fiz. Vi no Ebay uns limitadores para Megane/Fluence e que não sendo iguais aos da Espace eram parecidos nalgumas partes.
Aquilo que tinha a fazer era tirar aquele braço (vou chamar-lhe assim pois desconheço o nome) da peça velha e meter na peça nova. A ideia é que os roletes novos em metal façam a sua função e que a abertura de portas se faça como a marca prevê.
(http://s32.postimg.org/7lb1bxyl1/IMG_20160325_163135.jpg)
(limitador ainda na porta antes de desmontar)
(http://s32.postimg.org/5fifobped/image.jpg)
(limitador comprado no Ebay)
Para que saibam, meti os limitadores nas portas tal como vieram do Ebay para experimentar e eles sem adaptação funcionam, mas, noto que o curso de abertura das portas é totalmente diferente e não ficam bem. Daí que tenha mesmo decidido mudar o tal braço. Fico com limitadores novos, pois os braços antigos têm muito pouco desgaste.
Já agora numa das fotos debaixo vejam como esses braços são totalmente diferentes. E é isto que distingue os limitadores de um modelo para o outro (quando a parte de trás do limitador é esta atenção).
Vejam o estado do limitador antigo. De tão gastos os roletes, quando retirei a peça, o braço rodou, o que numa peça boa é impossível
(http://s32.postimg.org/ilkek88r9/IMG_20160424_155112.jpg)
O rolete em pior estado. Aquilo já nem cilindro era, era mais um cubo :) Obviamente o limitador não funcionava. Vejam bem o desgaste... incrível. Era suposto aquilo ser um cilindro...
(http://s32.postimg.org/ibhhemjit/IMG_20160424_155303.jpg)
PASSOS:
1º passo - desmontar o limitador velho para retirar o braço.
(http://s32.postimg.org/lq9b5mamt/IMG_20160424_155309.jpg)
Esse passo é facílimo, basta retirar o "pino" que está por trás do limitador. Consiste em levantar uma patilha metálica pequena, e depois com um martelito empurrar o pino até sair. Quando o martelo já não chega, meter uma ponta metálica no buraco onde está esse pino e retirá-lo na totalidade.
(http://s32.postimg.org/5fechhtg5/IMG_20160424_165852.jpg)
2º passo - Fazer o mesmo no limitador novo.
(http://s32.postimg.org/3lngin2hh/IMG_20160424_161444.jpg)
3º passo - No final teremos isto. A parte de trás do limitador novo e os dois braços soltos.
(http://s32.postimg.org/4ufxi0jth/IMG_20160424_161643.jpg)
4º passo - Agora é inverter os passos e meter o braço velho no limitador novo. Muito rápido e fácil.
E está feito. Resta verificar se tudo está em condições.
(http://s32.postimg.org/vt8e7w3th/IMG_20160424_162216.jpg)
(http://s32.postimg.org/jr8f00579/IMG_20160424_162219.jpg)
(http://s32.postimg.org/ghyl7a6hh/IMG_20160424_162223.jpg)
5º passo - Montar o limitador adaptado no lugar. E verificar se a porta abre e fecha sem barulho e sem forçar.
Custo do DYI:
Com 25€ tenho os dois limitadores das portas da frente mudados. Poupei 75€ e consegui solucionar dois problemas: não encontrar a peça e a que encontrei ser demasiado cara.
Só umas notas finais:
- se se meterem nisto verifiquem que a parte de trás do limitador é igual à antiga e na dúvida comprem apenas um limitador, se não der ao menos não desperdiçaram tanto dinheiro quanto isso e aprenderam que nem tudo que se vê na internet é para imitar :grin:
- no meu caso tive de tirar o forro da porta, nalguns casos basta retirar a coluna de som e tem-se acesso ao limitador
- lubrifiquem os roletes com massa consistente, não lubrifiquem o braço
Boas bricolages.
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Faltou a foto do limitador novo no lugar, mas acho desnecessário.
Penso que ficou explícito.
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Boa "malha" , obrigado pela partilha
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Obrigado pela partilha!
Diz-me, que sintomas se verificam quando o limitador se encontra gasto?
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Costuma dar estalos desagradáveis,quando se abre ou fecha a porta
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Havia dois sintomas no meu caso:
- Ou dá os tais estalos que o amigo referiu. Os estalos têm a ver com esses roletes brancos que com o desgaste em vez de redondos ficam quadrados. E não há lubrificação que valha. Isto acontecia-me nas portas de trás
- Ou a porta simplesmente abre e fecha sem ficar fixa numa posição - o problema disto é por exemplo abrir uma porta com o carro inclinado e ela ir bater no carro do lado. Já me aconteceu. Ou abrir a porta e ela voltar a fechar sozinha. Altamente irritante quando se está a tentar sair do carro. Isto acontecia-me nas portas da frente.
Seja como for na minha opinião é arranjo que não se deve descurar. E como vêem não tem de ser caro, basta um bocado de paciência.
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5 estrelas este teu DIY! :happy: :happy:
E isto depois dá um grande gozo. Primeiro porque foi feito por nós e depois com muito menos de metade solucionaste o problema. Obrigado pela partilha! :wink:
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Boa. Sendo assim tenho mesmo de trocar os meus pelos estalos.
A ver quanto será o rombo.
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
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Os estalos ainda é naquela, agora as portas abrirem sem controlo e irem bater noutros carros, não dá.
Força no bricolage :grin:
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No meu só está na fase de estalos
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
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Muito bom este DIY, boa posta!! :) Tens jeito e paciencia para estas bricolages :)
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Também há a hipótese de se levar um desses cilindros (que se aproveite para tirar medidas) a um torneiro para fazer mais... já vi um caso em que o dono fez isso e pagou 3€ (apenas pelo cilindro), porque a peça metálica ainda estava boa.
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Tenho de aferir
Enviado com aprovação Jacques Cousteau
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Também há a hipótese de se levar um desses cilindros (que se aproveite para tirar medidas) e levar a um torneiro para fazer mais... já vi um caso em que o dono fez isso e pagou 3€ (apenas pelo cilindro), porque a peça metálica ainda estava boa.
Eu fiz precisamente isso nas portas de trás. 4€ cada rolete, ou 8€ por porta (se nenhum rolete se aproveitar). Na minha opinião compensa mais comprar isto novo, até porque o tipo de metal usado nos roletes é diferente e parte do limitador fica novo. A diferença é 4€...
As minhas portas de trás fazem barulho a abrir e fechar. É uma espécie de metal a roçar, coisa muito pouca admito. O que não verifico nas da frente. Se calhar é picuinhice minha.
Mas, sim é possível apenas substituir os roletes. Está no diário de bordo da minha pastelona. :D
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Eu já tinha visto isso de substituir os roletes à muito tempo, no meu clio acontece o mesmo, mas a dificuldade em arranjar os ditos roletes, acabou por deitar por terra a possível recuperação dos limitadores.
Nalguns casos, até dá para inverter a posição do rolete, que normalmente fica mais gasto de um lado que noutro, mas Também é sol de pouca dura lol.
Ainda andei a ver no torneiro se havia a possibilidade de fazer isso em nylon mas disseram-me logo que seria muito difícil, pois era complicado de trabalhar com coisas de diâmetro tão pequeno no torno, e o preço não compensava
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Bem feito é fabricar em teflon :cool:
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Eu mandei fazer em aço. Mas sugeriram-me um metal mais "macio".
É como digo, é uma opção, eu depois de instalar os meus nas portas de trás, achei melhor comprar limitadores novos para as portas da frente e adaptar.
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Ultimamente tenho lido para usar teflon em situações dessas.
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E onde é que se arranja isso?
Ou alguém que faça os roletes em teflon?
Complicado.
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Eu sei que isto já é antigo mas também estou a precisar de pensar em trocar os meus que aquilo é com cada estalo que já assusta a mulher...
Tenho visto para a minha Laguna II mas só encontro aquilo por 30€ e sendo para ambas as portas já fica mais complicado em termos de orçamento...
Consegues dizer-me qual os que compraste? É que esse preço é bem mais convidativo...
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Boas, tens duas opções:
- ou mandas fazer os roletes no torneiro - cada um 4€ (foi o que paguei)
- ou compras um kit novo e adaptas ao teu como eu fiz - custou-me 12€ pelo Ebay
Se a opção for a segunda, os que comprei eram parecidos com estes:
http://www.ebay.co.uk/itm/RENAULT-MEGANE-3-III-DOOR-CHECK-STRAP-STOPPER-REAR-LEFT-RIGHT-824300003R-/221833131200?fits=Car+Make%3ARenault%7CModel%3AFluence&hash=item33a648f4c0:g:owAAAOSwjVVVt6Jg (http://www.ebay.co.uk/itm/RENAULT-MEGANE-3-III-DOOR-CHECK-STRAP-STOPPER-REAR-LEFT-RIGHT-824300003R-/221833131200?fits=Car+Make%3ARenault%7CModel%3AFluence&hash=item33a648f4c0:g:owAAAOSwjVVVt6Jg)
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ATENÇÃO: não comprei ao vendedor de cima, o que me vendeu isso, já não os vende. E olha o preço dos portes!!!
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Foi do ebay que estive a ver e em todos os que vi (não designados para laguna) diziam que não eram compativeis com a minha...
No torneiro, não faço ideia de onde poderei ir para me fazerem isso...