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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: JPCAB em 12 de Maio de 2016, 14:25 pm

Título: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 12 de Maio de 2016, 14:25 pm
Pessoal esta dúvida não é especificamente para um Renault, mas é genérica por isso pode  ser util para todos..
O meu Nissan Qashqai 1.5 DCI de 110 (10/2010) tem de origem uma bateria marca Nissan com 60Ah 600A.
Tenho que a mudar pois está a dar as ultimas, na Norauto deram-me preço para o modelo do meu carro duma Varta Silver Dynamic 77Ah 780A..

No forum do QQ disseram-me isto que vou transcrever:

Citar
O procedimento é fácil.
Deixar uma porta e vidro abertos, para não haver o risco de trancar.
Desmontar - Negativo 1º e depois o Positivo.
Montar - Positivo primeiro e no final o Negativo

Colocar o código do rádio/gps
O vidro eléctrico do condutor fica desprogramado, basta só carregar fixamente no botão até fechar e contar uns 10 segundos para ele memorizar e voilá ! Para quem tem os 4 vidros assim é só repetir o procedimento em todos!

Ter atenção é aos Ah... passar de 60Ah para 77Ah acho um pouco elevado. Irá puxar mais pelo alternador ou até danificar algum componente eléctrico. Nunca se deve aumentar mais que 5 a 7 Ah.

Está isto correcto?

No Forum auto hoje dizem que não...que não tem problema, só fará bem.

Se houver problema escolho uma mais fraca dentro das 3 opções que tenho desta marca

a Varta Black dynamic 70Ah 640A em vez da mais cara.


Neste site há 3 opções para esta viatura:
https://www.autopartslogistic.com (https://www.autopartslogistic.com)


Obrigado a todos que souberem esclarecer esta dúvida..

Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: jotaagá em 12 de Maio de 2016, 14:52 pm
Boas

Não vou responder baseado em nenhum dado concreto relativo a esse carro e sim em "dados" gerais.

Em principio a diferença da amperagem hora não traz nenhum problema.

As baterias são elaboradas nuns quantos factores, 2 deles e que estão diretamente ligados são os ampere/hora e a amperagem total.

As baterias de eletrólito liquido água e ácido sulfurico em meio de chumbo e zinco são projectadas na base das 10 horas.
Uma bateria normal, destas quando é carregada deve ser carregada durante 10 horas a 1/10 da sua carga máxima constante e não as 24 ou 48 horas que normalmente "o pessoal" fala, geralmente este discurso tem a ver com a inexistência de carregador que possibilite a situação de 1/10 de carga x 10 horas.

Se reparar a descrição dessa bateria da norauto que é de 77Ah, tem 780A máximos, lá está 77A por hora dá os "redondos" 780A ao fim de 10 horas.

Quanto ao alternador a bateria não irá "exigir" assim muito maior disponibilidade de capacidade de carga ao alternador, o que irá "exigir" é maior tempo de carga.

Há diferenças de alternadores versus baterias que equipam os carros do mesmo modelo e motorizações e/ou equipamentos?

Há mas não são assim limitantes a esse ponto, no entanto julgo que aumentar a corrente relativamente ao que existe de origem um valor simpático seria 10Ah ou 100A máximos.

Há no entanto situações mais sérias a levar em conta como é o caso de o carro ter ou não stop/start em que a bateria tem de obedecer a certos critérios relacionados com serem "heavy duty" ou seja estarem sujeitas a "descargas" seguidas próximas umas das outras, onde a sua corrente a frio é muito importante, a denominação EN das baterias (EN680 por exemplo)

Posso-lhe dizer que essas características de bateria estão dentro das atribuiveis para o seu carro.
Eu não teria problema em comprar essa bateria para o meu carro sendo ele idêntico ao seu, preocupe-se no caso de ter stop/start em respeitar o valor "EN" no mínimo, se o aumentar não deverá daí vir grande mal ao mundo, teoricamente essa bateria será de EN780.

Espero ter ajudado
Cumprimentos
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: scenick em 12 de Maio de 2016, 15:14 pm
Excelente explicação, tira muitas dúvidas e acaba com alguns mitos.
Boa partilha.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 12 de Maio de 2016, 15:18 pm
o carro não tem start and stop, nem a bateria que exemplifiquei (Varta silver dynamic 77ah 780a)é para start and stop
Pronto...neste caso vou então seguir em frente com esta bateria.
Já agora vai ficar por 138 euros na Norauto (já com desconto da velha e montagem)
Naquele site esta por 98€ mas acho que não vou arriscar a muda-la eu.
Obrigado
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: wulfric em 12 de Maio de 2016, 16:06 pm
Eu optava por adquirir pelos 98€ e montar. Tive exactamente o mesmo problema recentemente, mandei vir uma Varta, montei eu por iniciativa própria, e poupei uns 50€ face à Norauto.

PS: se gostas do teu carro não o leves à Norauto  :laugh:
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: Farfalho em 12 de Maio de 2016, 17:03 pm
Trocar a bateria é fácil. Poderá ser um pouco demoroso em comparação com os carros antigos (antes de 2000) mas sempre se aprende e poupam-se uns trocos para se investir noutra coisa.

Quem realmente não tiver jeito para bricolage é outra questão. Ninguém é obrigado a saber fazer.
Desligar negativo e depois positivo. Ligar na ordem inversa.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: scenick em 12 de Maio de 2016, 18:07 pm
E a seguir meter codigo do radio e reprogramar vidros e etc....
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: aacc em 12 de Maio de 2016, 18:47 pm
Se tiver a mão uma pequena bateria de 12V, por exemplo de uma ups de um computador.
Antes de desligar a Bat. do carro, ligue a outra em paralelo, de forma a poder retirar a primeira.
Depois da nova Bat. estar ligada, retire a bat. provisória.
Não precisa de reprogramar nada nem perde o código do rádio. :wink:
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: mingos em 12 de Maio de 2016, 19:03 pm
Coisa muito simples mudar uma bateria. Mas, há sempre que ligue os polos ao contrário e "frite o carro" como eu fiz a um AX. :D
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 12 de Maio de 2016, 19:50 pm
Na norauto utilizam algo assim....não sei se é uma bateria paralela ou uma pen que liga ao cinzeiro...
Mas o problema do código do radio é facil....é so po-lo outra vez...os vidros é que não sei se é igual ao meu megane...manter o botão do vidro premido durante 10s.
Nao sei..vou olhar para aquilo e ver se me arrisco...se vir que tal coloco aqui fotos da actual.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: Farfalho em 12 de Maio de 2016, 20:04 pm
Ah belo 19, só tinha de pôr o código e tinha-o escrito. Agora nem isso.
Old school, ma friends

Inverter é giro. Soube de alguém que ligava a chapa do carro à bateria e tinha o carro electrificado

Enviado com aprovação Jacques Cousteau

Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: mingos em 13 de Maio de 2016, 01:36 am
 :laugh:
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: jotaagá em 13 de Maio de 2016, 10:09 am
Boas substituir a bateria é dos processos mais simples num carro.

Dá mais trabalho nos carros atuais "o corte e costura" que é retirar a caixa de tamponamento e aceesórios qu elá estejam ligados que outra coisa.

Porque é que se deve desligar primeiro o borne de massa (-)?

Porque o borne de massa está ligado diretamente à chapa do carro e ao motor e por aí ser o pólo da bateria mais "disponivel no carro, por mais nada em especial; na realidade desligar 1º o + ou o - dá as mesmas; a verdade é que desligando 1 borne deixa de ser possivel no carro (a não ser que seja diretamente ao borne desligado na bateria) fazer qualquer curto porque o circuito não se fecha.

O resto são contingências do carro, se o rádio tem código tem de se pôr, calibrar os vidros é fazê-los ir abaixo e acima de forma "manual" ou seja sem os automáticos, se for necessário sincronizar os comandos do carro também estará certamente disponivel o procedimento no livro de instruções.

Claro que s eo carro não tiver rádio de código, vidros elétricos ou outra qualquer coisa que necessite "reinicialização" estas questões não se colocam.

Na norauto quanto a mim como em todo o lado há lá bons e... menos bons; é como em tudo na vida!

Essa bateria por acaso até está indicada para carros, esse carro, com stop&start e está bem mais barata nos sites sem entrar em linha de conta com portes que isso não vi.

Mas se calhar uma prospecção a lojas fisica de baterias que não só norautos, precisions, midas e stations seria frutifero, digo eu!

Cumprimentos
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: rike1 em 13 de Maio de 2016, 11:34 am
desde que as baterias sejam de 12v, não há qualquer problema em montar baterias com maiores potências. Desde que caibam no local, não devem é ser de menor potência do que as de origem.

Quanto ao alternador, é indiferente a capacidade da bateria, desde que o alternador esteja bom (debite cerca de 14v) uma bateria de 12v (qualquer que seja a bateria em condições) carrega. Claro que demora mais tempo a carregar completamente e claro que tambem demora mais tempo a descarregar.

Quanto ao ligar o primeiro o positivo ou negativo, isso tem haver o tipo de corrente. As minhas aulas de electricidade já foram há muito tempo (há mais de 15 ano) por isso já não sei justificar muito bem. Mas umas das coisas que retive é que há 2 tipos de corrente electrica. Alternada e Continua. Os automoveis (ao contrário da rede electrica nacional) são de corrente continua e como tal tem de se ter muita atenção aos polos.

Depois ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a corrente electrica não se faz no sentido convencional (de positivo para negativo) mas sim no sentido real (do negativo para o positivo).

É por isso que se deve ligar primeiro o borne positivo (para ter a certeza que não há qualquer passagem de corrente fornecida pela bateria) e por fim o borne negativo.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: Sls a GPL em 13 de Maio de 2016, 16:33 pm
lol ouve-se com cada uma  :laugh: :laugh:

Porque é que se deve desligar primeiro o negativo e depois o positivo??

Por uma questão de segurança! Sim, pois assim evitam-se curto-circuitos.
Ao desligar primeiro o negativo (massa) mesmo que por descuido toquem com a chaves na chapa do carro não acontece absolutamente nada. Se fizerem o mesmo no borno positivo com o borno negativo ligado À massa, vão provocar um curto-circuito, e se a bateria não estiver nas melhores condições com uma descarga dessas, pode provocar a explosão da mesma ou danos graves na bateria.
Por isso é que se deve desligar primeiro o negativo. Depois de desligado da bateria, já podem desapertar o outro borne à vontade sem risco de curto circuito.

Ao montar a bateria, começa-se por ligar o positivo, e no fim o negativo, exactamente pela mesma razão, reduzir o risco de provocar um curto-circuito quando se está a apertar os bornos da bateria.

É tão simples quanto isto ;)
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: scenick em 13 de Maio de 2016, 16:55 pm
Tanta conversa e sabem todos muito bem como montar uma bateria e tal e coiso mas ainda ninguem se ofereceu para ir lá montar a bateria no carro do user.
Essa é que é essa.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 13 de Maio de 2016, 16:57 pm
Boas substituir a bateria é dos processos mais simples num carro.


Essa bateria por acaso até está indicada para carros, esse carro, com stop&start e está bem mais barata nos sites sem entrar em linha de conta com portes que isso não vi.

Cumprimentos




http://www.autopartslogistic.com/index.php?id=208&p=-smLOnUUJP6Vq5TuiOupYnfNniRtGcXUWTTSwa-4ZMkQisF5dPA0HQ,, (http://www.autopartslogistic.com/index.php?id=208&p=-smLOnUUJP6Vq5TuiOupYnfNniRtGcXUWTTSwa-4ZMkQisF5dPA0HQ,,)

Esta está com portes por 98, 88€   o meu carro não tem start and stop e esta bateria não me parece que seja a adequada para isso, pelo menos da Varta (já se serve na mesma ou não não sei)


A da Varta para o modelo do meu carro (mesma gama Silver), segundo este site é esta:
http://www.autopartslogistic.com/index.php?id=208&p=-smLOnUUJP6Vq5TuiOupYnfNniRtGcXUWTTSwa-4ZMmLkGOFpp2ZbA,, (http://www.autopartslogistic.com/index.php?id=208&p=-smLOnUUJP6Vq5TuiOupYnfNniRtGcXUWTTSwa-4ZMmLkGOFpp2ZbA,,)

e já custa 150 euros com portes..

Estou receoso com as medidas..são maiores que a actual em comprimento...(há um espaço adicional contudo..tenho que medir ainda, estou a trabalhar de noite e não tive tempo)


Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 13 de Maio de 2016, 17:00 pm
Citar
Tanta conversa e sabem todos muito bem como montar uma bateria e tal e coiso mas ainda ninguem se ofereceu para ir lá montar a bateria no carro do user.
Essa é que é essa.



Lol Scenic...tenho que verificar se as medidas dão mesmo..porque o site tem a matricula e à partida deve de dar a bateria correcta para o modelo do meu carro (e na Norauto foi esta que indicaram), mas tenho que confirmar isso, porque senão mando vir e não dá.

Nota: não confio no site porque se colocar oleo, esta tudo errado (pela matricula do meu carro)
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 13 de Maio de 2016, 17:01 pm
ops..só descobri agora que os posts dão para editar...parabéns ao site :)
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: Sls a GPL em 13 de Maio de 2016, 17:17 pm
Se ele não fosse de vila nova de gaia até lá ia  :laugh:
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: jotaagá em 13 de Maio de 2016, 17:27 pm
lol ouve-se com cada uma  :laugh: :laugh:

Porque é que se deve desligar primeiro o negativo e depois o positivo??


Ao montar a bateria, começa-se por ligar o positivo, e no fim o negativo, exactamente pela mesma razão, reduzir o risco de provocar um curto-circuito quando se está a apertar os bornos da bateria.

É tão simples quanto isto ;)

Boas

Não querendo iniciar uma discussão, pelo menos das não salutar, explica-me lá como tendo eu o borne positivo da bateria já fora em que só vou atuar no borne negativo de seguida faço um curto?

Poderás querer referir-te à situação em que atuando no borne positivo com o borne negativo ligado e encostando a uma chapa acontece um curto;ok! Mas normalmente, sublinho o normalmente, o borne positivo está bastante afastado das chapas, se olharmos com cuidado para as baterias nos carros ver-se-á que o borne mais afastado de chapa perto é o positivo.

No entanto concordo que é mais "seguro" desligar o de massa 1º mas qualquer pessoa com um minimo de cuidado desliga o positivo e não corre o risco de um curto e que pode acontecer um curto a manusear-se o ligamento ou desligamento dum borne, pode sim senhor e ainda... caldos de galinha são caldos de galinha.


Quanto ao alternador, é indiferente a capacidade da bateria, desde que o alternador esteja bom (debite cerca de 14v) uma bateria de 12v (qualquer que seja a bateria em condições) carrega. Claro que demora mais tempo a carregar completamente e claro que tambem demora mais tempo a descarregar.

Quanto ao ligar o primeiro o positivo ou negativo, isso tem haver o tipo de corrente. As minhas aulas de electricidade já foram há muito tempo (há mais de 15 ano) por isso já não sei justificar muito bem. Mas umas das coisas que retive é que há 2 tipos de corrente electrica. Alternada e Continua. Os automoveis (ao contrário da rede electrica nacional) são de corrente continua e como tal tem de se ter muita atenção aos polos.

Depois ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a corrente electrica não se faz no sentido convencional (de positivo para negativo) mas sim no sentido real (do negativo para o positivo).


Vou só falar sobre o que está citado se não te importas.

1º O alternador não é ASSIM indiferente da bateria, um exemplo prático vão saber o custo dum alternador para determinado carro e verão que serão questionados sobre a cilindrada e se tem AC, porquê? Porque também devem saber que os carros com AC têm baterias de maior capacidade, logo alguma coisa terá de ser diferente no alternador, certo?!

2º Os alternadores em carros com stop&start chegam a debitar na bateria 14,75V, não acreditam? arranjem um e meçam; porque é que acontece isto? devido à necessidade de dar maior carga à bateria pelas solicitações a que pode ser sujeita devido ao stop&start.

3º 1º o positivo ou o negativo não tem nada a ver com a corrente, os nossos automoveis normais funcionam a 12V, teóricos 13,2V de corrente contínua, em teoria cada elemento duma bateria de carro tem 2,2V de capacidade máxima, ora 6 elementos x 2,2V (é fazer as contas);" O Alternador produz corrente alterna, sim alterna, é depois tornada em contínua através da tal ponte  de díodos que se calhar já alguns de vocês ouviram falar em avarias de alternadores, chama-se a isso rectificação.

4º O sentido da corrente não é uma questão de "pensar" e sim do que realmente é denominado, sentido convencinal do + para o -, sentido real do - para o +. O que dá isto ao fim e ao cabo no dia a dia? Batatas!

Quanto a ajudar o user "em dificuldades"! Se ele perto da Quinta do Conde, que diga algo que entramos em contacto e pomos a carroça a andar, se afastado da Quinta do Conde ou se não quer; estou muito cansadinho dos meus dedos devido a este post e por tal não posso ajudar.

Cumprimentos
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: mingos em 13 de Maio de 2016, 18:12 pm
Caramba, toda a gente devia saber fazer coisas básicas no seu carro. Mudar a bateria é uma delas.

Na maioria dos casos é desapertar 3 porcas e tá feito. Esperar que alguém vá lá a casa fazer isso... é daquelas coisas. Faz-me lembrar o povo que chama o reboque para que lhe mudem um pneu. A não ser que seja uma gaja muito boa, devia ser proibido.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: aacc em 13 de Maio de 2016, 20:18 pm
Se não conseguires desapertar as porcas, que remédio... :wink:
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 13 de Maio de 2016, 20:44 pm
Boas

Não querendo iniciar uma discussão, pelo menos das não salutar, explica-me lá como tendo eu o borne positivo da bateria já fora em que só vou atuar no borne negativo de seguida faço um curto?

Cumprimentos

Realmente não vale a pena, até porque a minha duvida residia nas afirmações do texto que citei onde diziam que passar de uma bateria com 60ah 600a para 77ah 780 poderia prejudicar o alternador ou outros componentes.
Unicamente neste aspecto.
Já me disseram que não fazia mal pelo que percebi.
Obrigado.

Nota: Amanha vou ver se da para colocar a bateria com aquelas dimensões. Ainda vou trabalhar a noite toda. È so esse o meu receio.
Mesmo nas oficinas eles enganam-se nisso ás vezes
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: angelocampia em 13 de Maio de 2016, 20:58 pm
Tem atenção à altura da mesma, no meu Laguna as dimensões de largura e cumprimento era iguais à maioria das baterias, mas a altura não... o normal em altura e por volta dos 190mm e no meu só cabe de 175mm de altura
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: Blurr em 13 de Maio de 2016, 23:39 pm
Rodinhas nunca tinha pensado nisso nem pensei o porque.. Tirava sempre o mais à mão.. Mas tens toda a razão...
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: Sls a GPL em 14 de Maio de 2016, 01:29 am
Era o que estava nos manuais de mecânica, quando a dei na escola.
 :laugh:
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: Farfalho em 14 de Maio de 2016, 07:59 am
Tanta conversa e sabem todos muito bem como montar uma bateria e tal e coiso mas ainda ninguem se ofereceu para ir lá montar a bateria no carro do user.
Essa é que é essa.
Não vi aqui pautares pela diferença

O user está esclarecido quanto à questão inicial. Siga a carroça.

Mingos, não sejas assim. Ou todos têm direito ou nenhum. Agora por essa vais ter uma gaja feia a quem mudar o pneu!

Enviado com aprovação Jacques Cousteau

Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: rike1 em 14 de Maio de 2016, 13:35 pm
jotaagá queres falar de baterias ou queres falar de alternadores?

Qualquer alternador que produza mais de 13 volt's carrega uma bateria de 12 V, tenha a bateria a Amperagem que tiver.

Tenho pessoal amigo que têm moto-água e que trocaram o suporte da bateria de moto para uma de carro, pois as baterias de moto custam o mesmo que as de carro e as de moto duram muito menos quando estão muito tempo paradas. Apesar de as baterias serem muito, muito, muito maiores, o alternador da mota de água carrega a bateria na mesma.

Agora se a bateria for muito grande é normal que ele demore muito mais tempo a dar-lhe uma carga completa, mas acaba por lá chegar.

Agora por que raio existe alternadores mais potentes que outros... a resposta é simples, porque há carros que gastam muito mais energia que outros e pretende-se que a bateria obtenha um carga perto do maximo rapidamente após esta aquecer.

Se o alternador for maior (para debitar mais energia) também esforça mais o motor...

Dou-te outro exemplo.... o alternador do frontera 2.8 tdi é o meso que o do Monterey 3.1 td, mas o frontera só leva uma bateria e o Monterey leva 2!
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 14 de Maio de 2016, 18:38 pm
Estive a ver com cuidado e tem espaço de sobra para a nova bateria e parece ser extremamente facil fazê-lo.desapertar os bornos e a garra de cima. Vou fazer isso sem problemas, obrigado a todos.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: jotaagá em 14 de Maio de 2016, 19:04 pm
jotaagá queres falar de baterias ou queres falar de alternadores?

(...)
Se o alternador for maior (para debitar mais energia) também esforça mais o motor...

Dou-te outro exemplo.... o alternador do frontera 2.8 tdi é o meso que o do Monterey 3.1 td, mas o frontera só leva uma bateria e o Monterey leva 2!

Boas Rike1

Não é o eu querer falar de baterias e/ou alternadores!

Se fores ler o 1º post foi colocado "à discussão", foi solicitada opinião sobre a bateria onde acabou por ser também ser equacionado o alternador.

Limitei-me a tentar dar uma explicação muito à flor da pele e sem entrar em grandes especificações técnicas onde inclui nessa exlicação simultâneamente a bateria e o alternador.

Da mesma forma que se fores ler o meu penultimo post irás ler que qualquer alternador, como bem dizes, em principio carrega  a bateria que seja.

As baterias de moto d'água custam o mesmo ou mais dependendo da forma como se olha para elas que as normais por, desconfio eu serem de eletrólito seco (em gel) e devido a isso e à sua construção terem tempo de recuperação de carga mais longo, imaginando um gráfico será um declive de recuperação assim na ordem dos 3 a 5 vezes superior, em que a duração do declive representa tempo, claro! No entanto é só uma suposição da minha parte pois desconheço, estou meramente a imaginar meio aquático e bateria de eletrólito liquido e o véiculo não ser... um submarino ou navio por exemplo, é mesmo só suposição posso perfeitamente estar errado.

Claro que o alternador num carro e dimensionado para as necessidades elétricas do carro, tanto dele próprio como da bateria que o equipa, isso é "simples" parece-me.

Quanto às baterias e alternador que mencionaste, desconheço-as tanto as baterias (que seria interessante saber as caracteristicas delas) como do alternador; é que posso até ter o mesmo alternador para 10 baterias, assim a capacidade/necessidade de carga vs tempo de recuperação delas seja idêntico ou proximo à da outra bateria que existe isolada.

Espero ter esclarecido alguma dúvida que tenha surgido.

JPCAB- Claro que irá ser simples fazer tal, é só meter mãos à obra, o cuidado e atenção que a tudo devemos prestar e de certeza que não será preciso "ir a coimbra tirar um curso".

Cumprimentos
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 14 de Maio de 2016, 19:42 pm
()

Ate vos ofereço aqui uma foto da original no meu Nissan

estou indeciso é entre esta Tudor, da qual tenho loja física aqui perto na Maia(e segundo o site existe a possibilidade de darem dinheiro pela usada):

http://www.voltlider.pt/product/bateria-tudor-high-tech-ta770/ (http://www.voltlider.pt/product/bateria-tudor-high-tech-ta770/)

Ou a tal Varta do site online Autoparts.com

http://www.autopartslogistic.com/index.php?id=208&p=-smLOnUUJP6Vq5TuiOupYnfNniRtGcXUWTTSwa-4ZMkQisF5dPA0HQ,, (http://www.autopartslogistic.com/index.php?id=208&p=-smLOnUUJP6Vq5TuiOupYnfNniRtGcXUWTTSwa-4ZMkQisF5dPA0HQ,,)


Ninguém por acaso por aqui já comprou ou tem bom feedback deste site? estou preocupado é com as datas de fabrico da bateria, não sei se estou a ser mesquinho..


Edit- queria colocar uma foto mas não consegui..
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: RenaultTurbo em 14 de Maio de 2016, 20:17 pm
Diferenças entre alternadores é mais para a capacidade de manter a tensão com os consumidores ligados. Eles devem andar por volta dos 14v havendo uma margem tanto para cima como para baixo para se definir se existe anormalidade. Não convém fazer menos nem demais. Carros com Start/stop fazem mais qualquer coisa para compensar as frequentes descargas.
A questão das amperagens é preciso ter alguma atenção, não convém meter mais fracas nem muito mais fortes. Uma bateria bem mais forte irá ter mais dificuldade para ser carregada na totalidade e isso irá enfraquecer a vida útil da mesma, uma bateria mais fraca irá ter maior esforço para fazer o carro pegar o que prejudica também.

Quanto a marca para mim tanto uma como a outra irá portar-se bem.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 14 de Maio de 2016, 20:22 pm
Renaulturbo..mas nestes dois links que citei, posso estar descansado certo? é que começo a ficar confuso?
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: RenaultTurbo em 14 de Maio de 2016, 20:30 pm
Sou-te sincero, não faço a mínima. Nunca mandei vir nada de nenhum desses sites, mas à partida não haverá problema.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 14 de Maio de 2016, 20:59 pm
Refiro-me à diferença nas características das baterias em relação à minha Nissan original (60ah 600)
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: RenaultTurbo em 14 de Maio de 2016, 21:20 pm
Se a original é assim a diferença ainda é significativa, não se justifica uma bateria dessas aí. Tem atenção é ao tamanho das baterias para caberem no sitio.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 14 de Maio de 2016, 21:28 pm
O tamanho dá á vontade...já me trocaste as voltas....

Então achas melhor esta?
http://www.voltlider.pt/product/bateria-tudor-technica-tb740/ (http://www.voltlider.pt/product/bateria-tudor-technica-tb740/)

È que no site da Tudor são estas que indicam para o meu..

A techica tem  74ah 680a


e a high-tech 77ah 760a
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: scenick em 14 de Maio de 2016, 22:38 pm
Fonix mais à conversa dos alternadores e das amperagens e do eu sei mais disto que o outro  :angry:
JPCAB se tens uma loja da Tudor perto de ti estás a espera de quê?  É chegares lá e pronto, montam e analisam e ainda tens a garantia à mão e ponto final no assunto.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 14 de Maio de 2016, 22:50 pm
lol ...ok.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: jotaagá em 16 de Maio de 2016, 10:41 am
Boas

Isto já quase parece uma novela.

Se existe uma loja de baterias perto o melhor é ir lá, aliás eu até já sugeri isso numa das minhas repostas atrás, até em principio será mais barata e com montagem incluída, julgo eu!

Se não há loja perto ou disponibilidade para lá ir, essas que estão nesses sites, tanto uma como outra servem e não haverá nenhum problema.

Assim de conselho final com ou sem stopt&start, compra uma da mesma marca ou não, com as mesmas caracteristicas ou essas que indicaste que fauncionarão bem e não trarão problemas e assim de conselho melhor compra o que comprares, o que escolheres comprar mas compra com manutenção, que não custa nada de mês a mês ou mês e meio a mês e meio, tirar as tampas e verificar o nível da agua destilada e duram mais metade do tempo que duram.

Agora se não estás paar isto ou tens "medo" ou não sabes ou... seja o que for, podes comprar igual à que tens ou umas das que viste nos sites que conquanto caibam lá no sitio estarás solucionado no teu problema!

Por último se realmente tens uma loja da tudor próxima, epá; já lá tinhas ido e pronto!

Cumprimentos
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 16 de Maio de 2016, 14:00 pm
Ja comprei a varta na autoparts, com portes grátis. Lá para 5 feira deve de chegar. Obrigado



Edit- A bateria chegou-me a casa em 24 horas :)
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 21 de Maio de 2016, 13:18 pm
Agradeço a ajuda de todos..foi muito fácil, ainda bem que fui eu que a montei, poupei 40 euros na Norauto e 130 na Nissan...


Gostava de pôr aqui a foto mas não o sei fazer:)


(http://i1208.photobucket.com/albums/cc371/jpfer/Varta_zpslomrupzb.jpg)[/URL]


EDit-Obrigado ao Gifs
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: Sls a GPL em 21 de Maio de 2016, 19:21 pm
Há tutoriais a explicar como se coloca fotos no fórum, no quadro sugestões, dicas, ajuda
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: azegrokas em 22 de Maio de 2016, 04:20 am
Para colocares imagens podes usar o imgur crias conta,fazes upload e usas o link que diz "BBCode (message boards & forums)" e ela aparece automaticamente no teu comentário.
Já agora obrigado pelas infos dadas neste tópico.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 22 de Maio de 2016, 12:52 pm
Mais uma informação que pode ser util..hoje como tive que me deslocar à Norauto para resolver a barracada que me fizeram nos pneus, levei a bateria velha e recebi um vale de 10 euros para gastar em qualquer artigo/mão de obra desde que não esteja em promoção.
Não é necessário comprar e mudar lá a bateria para usufruir deste vale, basta entregar uma bateria velha.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: MaNeL em 22 de Maio de 2016, 13:00 pm
se fosses a uma sucata se calhar recebias mais e em dinheiro, não vales :)
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 22 de Maio de 2016, 14:37 pm
dava-me mais trabalho...e tinha que confirmar isso antes..deve der dinheiro caso contrario as oficinas não davam nada. Mas assim pelo menos garante-se que é reciclada convenientemente (acho eu) e como tive que lá ir hoje resolver a barracada que me fizeram nos pneus, está entregue.
Também me disseram noutro forum que os supermercados Jumbo dão 7,5€ em dinheiro pela bateria velha
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: angelocampia em 22 de Maio de 2016, 21:19 pm
Ades dizer qual socateira que dá mais de 10€ por uma bateria velha de carro, é que aqui na zona dão 5 euros e e...
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: thegt4man em 22 de Maio de 2016, 22:57 pm
O Roady está (ou esteve recentemente) com uma promoção em que dão até 20€ de desconto na compra de uma bateria com a entrega da velha. Aqui depende das sucatas mas dão entre 5 e 10€ por uma bateria velha normal. Se for das mais potentes e maiores até podem dar mais.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: Gonçalo Miguel em 23 de Maio de 2016, 08:01 am
Eu no jumbo entreguei duas baterias o ano passado e sei que recebi um valor diferente em cada uma, consoante os AH varia o valor, quanto mais alto,mais dão  :smiley:
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: angelocampia em 23 de Maio de 2016, 09:59 am
Isso dos descontos é relativo, pois se calhar a bateria nova é inflacionada...
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: MaNeL em 23 de Maio de 2016, 12:03 pm
Eu nas sucatas onde vendi viam o preço pelo peso
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: jotaagá em 23 de Maio de 2016, 13:24 pm
Boas
E nas sucatas como o que compram a bem da verdade é o chumbo e o zinco delas é mesmo pelo peso que as compram.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: azegrokas em 23 de Maio de 2016, 22:51 pm
A sério JPCAB?tenho 4 baterias velhas cá em casa,com esse vale posso descontar noutra bateria? é que o meu irmão precisa de uma bateria para o Y dele.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 24 de Maio de 2016, 07:07 am
Pelo menos na Norauto de Gaia é assim.
Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: azegrokas em 24 de Maio de 2016, 11:46 am
Mas não deve dar para usar mais que um vale por compra...

Enviado do meu ALCATEL ONE TOUCH 7041X através de Tapatalk

Título: Re: Dúvida bateria para electricista Auto ou entendido..
Enviado por: JPCAB em 24 de Maio de 2016, 15:28 pm
isso já não sei...só perguntando.