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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: c0mpu73r em 07 de Junho de 2016, 16:25 pm
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Boas pessoal,
Surgiu aqui uma pequena dúvida em relação ao comportamento do meu clio I 1.2 de 1996, motor D7F.
Noto um soluçar ao acelerar precisamente entre as 1300 e 1500 rpm, em qualquer mudança. Como se o motor estivesse quase a ir abaixo (como por exemplo, travar com a 4ª ou 5ª engrenada e ir com o pé à embraiagem só no último momento) e a recuperar de seguida.
Isto é especialmente frustrante nas subidas antecedidas de STOP, já que venho em 2ª a travar para parar no STOP, vejo que não tem nenhum carro, acelero de seguida para tomar balanço e pimba, lá ele engasga mas continua a subir as rpm, como normalmente.
Saliento que não é entre as rpm do ralenti até às 1500, das 900 às 1300 ele vai bem, sente-se o motor a desenvolver, treme naquele intervalo de 200rpm, depois continua como se nada fosse. Se fosse por falta de andamento e por estar quase a ir abaixo, deveria tremer a tudo abaixo das 1500 certo?
Acontece igualmente em via-rápida, estou a circular nas calmas em 5ª, sem mal precisar de acelerar, dou um pouco de acelerador para compensar uma subida ligeira, treme à volta das 1500, e siga como normalmente...
Note-se que isto pode ser coisa de nabo a conduzir carros com 20 anos :laugh: mas já tenho uns aninhos de carta e já me passaram alguns carros pela mão, de menos de 1000cc a UMM's.. Como este clio já teve um problema nos injectores, onde fazia o carro tremer/soluçar e ter pouca força, agora qualquer coisa põe-me de alerta.
Obrigado pessoal.
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Bobine, cabos de velas ou até mesmo as velas? São algumas hipótese :smiley:
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Obrigado Mauro,
De facto jogo de cabos/velas era algo que tinha planeado substituir só por gozo da coisa; não dei prioridade porque parecem-me em bom estado (pelo menos quando testei as bobines faz faísca ao tirar o cabo), mas sim, algo a ver.
Alguma outra ideia? Parece-me estranho ser precisamente naquela rotação, até parece que faz ressonância :P
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Tens formas de despistar se algum cabo está avariado ou não. Com uma chave de fendas encostada no cabo e a mesma encostada a uma parte metálica do carro.
Ligar o carro e testar cada. Ao sair faísca e forte o cabo estará bom; a sair nada. Puff. Cabo ou distribuidor (se ainda for de).
Se sair, então alguma vela.
São meramente testes, não é para ires a correr trocar peças! :tongue:
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Boas,
Só para o tópico não ficar sem resposta, já que coloquei o update no tópico da BD :)
Obrigadão ao MauroTM e ao Farfalho, só não acertaram na "mouche" como ainda lhes vou cravar o número do euromilhões de hoje :tongue:
O problema era precisamente as velas e cabos, bastou mudar e voilá, sem tremeliques ou coisas do género :)
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Epah hipóteses e despistes até posso ajudar se souber agora os números do Euro-milhões é que já é mais complicado :laugh: :laugh:
Ainda bem que deu para ajudar é para isto que é o fórum mas é também preciso ver que apesar das hipóteses e despistes que o pessoal por aqui faz é preciso antes de comprar alguma coisa testar o material assim como o Farfalho disse :wink:
Agora olha dá-lhe calor e bons KMs! De resto tudo OK?
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nestes carritos já com uns anos, convém também verificar as folgas das válvulas e ver a compressão, pois também contribui para as falhas ao relantim.
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Dou-te os números, não garanto é prémio :laugh: não pediste os números com prémio :tongue:
Ainda bem que ficou resolvido. Se por ventura retomar, atenta ao que o GIFS disse. Esperemos que não volte.
Agora como tratamos das jolas? :assobio:
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Jolas com tremoços incluídos, fica prometido na próxima viagem ao "contenente" :grin:
Curiosamente devo ir ao Norte em meados de Agosto, mas vai ser em misto de trabalho/fim de semana para recuperação da sanidade mental...
Já agora, sabiam que antes havia um armador espanhol de fazia Portimão-Funchal de ferry? Pah, isso para férias, de ambos os lados, era fantástico, comprei o meu saudoso UMM no Alentejo graças a isso na algura.. enfim. Politiquices.