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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: nino em 29 de Junho de 2016, 19:22 pm

Título: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: nino em 29 de Junho de 2016, 19:22 pm
alguem teve problemas com os led de origem que trazem as gt line e fazem de minimos , na inspeçao IPO a minha chumbou???!!! que fazer estou a espera da resposta renault portugal. alguém quer comentar ou opinar sobre a questão agora ando a vermelho :(
obrigado

fica o aviso/alerta do que me aconteceu para os colegas das gt line ou outras com o mesmo sistema eu que já vi na bmw e em  mercedes O SISTEMA IGUAL leds que reduzem de intensidade e fazem de mnimos , ......provavelmente outras marcas ....

ps: quando souber também a resposta da renault portugal eu tento postar .

Ok pessoal obrigado pela ajuda . hoje os incompetentes :evil: incluindo o directo do centro pois também falei com ele, telefonaram-me a pedir desculpa para lá ir fazer a re-inspecção por conta deles (também era o que mais faltava era eu pagar a incompetência deles) pois informaram-se junto ao IMTT e se os farois de DRL se tiverem a referencia 2AA, podem servir de mínimos. no meu caso esse referencia esta por de baixo do farol DRL no modelo saiu em 2012 esta mais visivel estava lá uma que tb chumbaram pela mesma razao. :dance:
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Gonçalo em 29 de Junho de 2016, 20:56 pm
podes postar uma foto da tua frente pff??
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Sls a GPL em 29 de Junho de 2016, 22:39 pm
E qual foi a justificação para o chumbo da carrinha?
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: profiesta em 29 de Junho de 2016, 23:12 pm
E já agora a folha de inspeção para ver o que foi anotado..
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: nino em 29 de Junho de 2016, 23:28 pm
não tenho aqui uma foto da minha carrinha coloco uma igual tirada da Net, a justificação do chumbo foi que os mínimos não acendiam (a tira em led em baixo são os mínimos e luzes diurnas) mesmo após eu ir a Renault e de lá telefonarem a dizer que a carrinha era assim de origem eles dizem que os led são luzem diurnas e os mínimos tem de acender (a carrinha e se tiverem uma igual tem lá os mínimos mas estão desactivados de origem , não sei se podem ser activados se têm cabelagem para isso o mecânico da Renault disse que não)
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: nino em 29 de Junho de 2016, 23:51 pm
nao consigo fazer download da imagem ????? mas é a gt line 2012 (ano em que depois saiu o novo modelo) que tem a tira em led em forma de V o mais parece o certo que se colocava nos exames da primaria :) e tem a luz de nevoeiro na ponta dos do V
o luisfdgon no topico  Luzes diurnas LED Megane 3, colocou lá uma foto com duas meganes  a minha é igual a preta.

deixo o link para ser mais rapido

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10569.msg184462#msg184462 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10569.msg184462#msg184462)
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: pjrcampos em 29 de Junho de 2016, 23:56 pm
Ou é demasiada ignorância para ser verdade, ou algo está muito estranho aí. É que o que supostamente diz a lei é precisamente o oposto disso. No caso em que as luzes diurnas reduzam de intensidade, não podem ter mínimos à parte,  pois estas fazem essa função. A Mercedes de facto é excepção, pois fez a homologação do modelo com os mínimos à parte.
De certeza que a instalação é de origem?
Se for, quer-me parecer que o inspector comprou um problema é atestado de incompetência. Ou então, algo está mal contado...
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Kovinha em 30 de Junho de 2016, 08:28 am
Pelo amor de Deus: mas esta gente anda toda burra??????!!!!!!

Quando um gajo pensa que já não pode descer mais baixo, há sempre mais um bocadinho de caminho para percorrer... LOOOOOL
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Bruno110 em 30 de Junho de 2016, 10:16 am
Essas luzes diurnas não apagam nos personalizáveis?
Se não apagavas as luzes e quando ele disse-se para ligar os mínimos os leds ligavam logo em baixa intensidade.
Mas isso é assim porque já vi montes delas assim.
Esse ignorante vai ter de te dar um papel verde.
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: rike1 em 30 de Junho de 2016, 10:31 am
pjrcampos sabes qual é a lei onde isso está escrito. Se conseguires dizer o numero do decreto o nino pode imprimir e ir ao centro de inspecção com a lei e eles tem de aceitar isso.

De qualquer das formas, é estranho a carrinha chumbar por causa disso, quanto muito leva uma anotação.
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Kovinha em 30 de Junho de 2016, 10:46 am
Há qualquer coisa que não está a bater certo: tive ainda agora a olhar para uma frente de um Megáne como o teu...

-Médios OFF: fica as diurnas acesas
-Médios ON: ficam as diurnas acesas a fazer de mínimos...

Agora tenho uma questão: os médios que tu tens, são H4 ou H1? Caso sejam H4, o tipo do centro de inspecções tem razão, porque a mesma lâmpada tem a funçao de fazer de minimos, independentemente de as diurnas ficarem ligadas ou não...

Eu tou a pensar pelo metodo de funcionamento do meu Clio IV, porque as diurnas apenas andam ligadas, quando tenho os minimos ous médios apagados: se ligar os mínimos, que ficam mesmo junto aos piscas, as diurnas apagam, e se ligar os médios, acende os mínimos e os médios...

Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: jotaagá em 30 de Junho de 2016, 11:07 am
Boas
Cheira-me... a incompetência.
Hummm! e se for assim vai ser engraçado.
É que as IPO não podem obrigar a alterar os sistema de iluminação dos carros montados de origem e que fazem parte do seu fabrico e características.
Já por causa destas coisas é que a peugeot por exemplo não faz alteração aos sistemas de iluminação dos carros depois de comercializados e se calhar a renault também não o fará.
Se o carro sai assim da fábrica de certeza que não é uma IPO em Portugal que vai fazer alterar a sua produção.

Sinceramente não sei se contempla algo sobre isso mas a lei das IPO é o DL 114/2012 de 11 de julho e que aqui deixo o link: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1762&tabela=leis. (http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1762&tabela=leis.)
A iluminação de presença à frente está contemplada nos pontos 4.2, 4.2.1 e 4.2.2 do anexo II deste DL e que dizem:

4.2 — Luzes de presença dianteiras e traseiras,
luzes de presença laterais e luzes
delimitadoras do veículo:
4.2.1 — Estado e funcionamento . . . . . . . . Inspeção visual e em funcionamento . . . . . . a) Fonte de luz defeituosa.
                                                                                                                                      b) Lente defeituosa.
                                                                                                                                      c) Luz mal fixada.
4.2.2 — Interruptores . . . . . . . . . . . . . . . . . Inspeção visual e em funcionamento . . . . . . a) O interruptor não funciona em                                       conformidade com os requisitos (a).

Sendo que o (a), no fim do anexo diz:
(a) Os «requisitos» são fixados pelos requisitos de homologação aplicáveis na data da sua emissão, da primeira matrícula ou da primeira entrada em serviço, bem como pelas obrigações ou legislação nacional em matéria de retro montagem no país da matrícula.

Ora na minha opinião, salvaguardando se existiram alterações ao carro, esses mínimos foram homologados aquando da homologação do carro, é que nem falo da 1ª matricula pois nenhum carro em Portugal pode ser matriculado sem estar homologado na UE e cá, aliás no doc único do carro na letra K e K1 estará o nº. de homologação da UE e Nacional.

Aconselho esperar pela resposta da Renault Portuguesa e com ela ir em seguida ao centro IPO em questão, exigir a anulação do erro reportado e denúncia de procedimento ao IMT, afinal outras pessoas poderão ter sido prejudicadas ou vir a sê-lo devido a isso.
Mais que revela completa falta de profissionalismo por parte do centro IPO e do inspetor em questão, é que é um inspetor, não é só pomposamente denominarem-se inspetores mas sim serem-no verdadeiramente.

O que o user Kovinha afirma no comentário acima não faz sentido, as lâmpadas H4 fazem médios e máximos, não fazem mínimos.
Cumprimentos
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Kovinha em 30 de Junho de 2016, 14:19 pm
Tens razão, fiz confusão... ;)
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Sls a GPL em 30 de Junho de 2016, 14:56 pm
O manual de instruções do carro não tem lá informação de como acendem as luzes? isso deve ser o suficiente para verificarem que está conforme a origem. Alem disso o centro de inspecções tem acesso À informação relativa a homologação do veiculo para saber que tipo de componentes trazem de origem.

Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: nino em 30 de Junho de 2016, 16:19 pm
agora já ando a verde  :happy: este pais é só  :lamp:

para info  rike 1  a falta dos dois mínimos é categoria 2 dá direito a vermelho. no meu caso era hoquei entrei passado 2 minutos :)

fica também a informação que em dois dias a Renault portugal não me contactou (fiz um pedido telefónico pelo numero 800XXXX ou 808XXXX  já nao sei que eles têm no site)
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Time em 30 de Junho de 2016, 16:52 pm
Nao percebi nada... Podes explicar melhor?
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Sls a GPL em 30 de Junho de 2016, 17:19 pm
Sim, com essa excitação toda não se percebeu nada. Repete lá agora que estás mais calmo  :laugh:

Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: nino em 30 de Junho de 2016, 19:24 pm
ok aqui fica então mais calmamente

Eu hoje de manha recebi um telefonema do centro IPO onde fiz a inspecção a pedir desculpa pelo sucedido foi uma avaliação errada que eles fizeram (inspector), para que se eu quisesse me dirigir ao centro para fazer a re-inspecção gratuitamente.
Pelo que percebi estava uma megane atrás da minha com o mesmo chumbo  (a dele era o modelo 2012 que tem a tira horizontal de led logo abaixo do farol) como ele me disse que fez a inspecção à tarde hoje o centro deve ter contactado o IMTT por achar estranho(digo eu)  de lá informaram que se o farol LED (diurno DRL como quieserem chamar) se tiver a referencia escrita no farol 2AA. o carro esta aprovado a ter os mínimos nesse farol.
e assim foi aprovação. cheguei ele olhou para o farol led viu a referencia OK ,  papel verde e milhões de desculpas
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: rike1 em 01 de Julho de 2016, 11:08 am
nino só achei estranho 2 lampadas fundidas dos minimos (que são luzes que não servem absolutamente para nada) dar direito a reprovação na IPO.

Mas pelos visto apenas uma delas é logo uma anotação do tipo 2. É mais uma daquelas coisas parvas...
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: jotaagá em 01 de Julho de 2016, 11:13 am
Boas
Ou seja:
Ficou demonstrado o quê?
Incompetência, falta de conhecimento do inspetor estamos a falar dum carro com no mínimo 4 anos de existência.
E assim só de consciencioso, isto porque certamente terás dito ao inspetor que nunca tiveste outros minímos, o que é que ele deveria fazer? Dar o benefício da dúvida e na hora ir tirar a limpo a situação que tem metodos de o fazer, o centro IPO tem metodos de isso fazer. Ao invés disso o que fez? Provocou-te incómodo, problemas e tiveste que lá voltar, ou seja, passeio ao IPO inopinado e sem necessidade.
Pelo menos, ainda que não seja justificaçao, lá te telefonaram e lá fizeram mea culpa.
Cumprimentos
P.S. Modificado só para dizer que luzes mínimos não são luzes que "não servem para nada", as luzes mínimos são as luzes que sinalizam o carro de frente e atrás e devem ser vísiveis a 150 metros e as luzes médios só são obrigatórias de utilizar em cruzamentos, ou seja, pela lei podemos ir na estrada de noite únicamente em mínimos ("ninguém" vai, eu sei mas é a lei), já sei que isto "dará guerra"; porque é que as luzes automáticas não ligam só os mínimos por exemplo e outras situações mas é o que está escrito; só se eu estou muito enganado mas é o que aprendi. Cumprimentos
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: pjrcampos em 01 de Julho de 2016, 11:45 am
Lá está. Como eu disse: Pura incompetência do instrutor.
Há pessoas com uma necessidade de protagonismo absolutamente impressionante!... Agora imaginem este tipo de pessoas com uma farda vestida... Enfim...
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: alvaro carvalho em 01 de Julho de 2016, 15:54 pm
jotaagá:

O que diz o Codigo acerca dos minimos é:

Estas luzes destinam-se a assinalar a presença e a largura do veículo quando visto de frente e devem utilizar-se:

- durante o estacionamento fora das localidades;
- enquanto se aguarda a abertura da passagem de nível.
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: rike1 em 01 de Julho de 2016, 17:03 pm
Alvaro foste mais rapido do que eu.

Tal como eu disse, os minimos não servem para nada....

Estacionamento fora das localidades (portanto em estradas) não é uma coisa que seja vulgar, à noite então deve ser rarissimo. Mas já vi isso acontecer, mas nenhum deles deixou os minimos ligados!

Já para não dizer que há carros novos que assim que os desligas eles apagam as luzes todas, portanto nessas condições é impossivel estacionar esse veiculo com as luzes de minimos ligadas.

Passagens de nivel no nosso País tambem já não há muitas... de qualquer das formas enquanto se aguarda pela abertura de uma passagem de nivel de noite normalmente faz-se com as luzes de cruzamente e não apenas com minimos.

Por isso volto a dizer... é uma piquinhice da treta essa dos minimos porque de noite ninguem vê os minimos de um carro até porque normalmente estas são abafadas pelas luzes de cruzamento.

De qualquer das formas o problema está resolvido e isso é que interessa.
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Apocallypse em 05 de Julho de 2016, 14:59 pm
Para o jotaagá --> Em relação aos chamados "médios", também se chamam "luzes de cruzamento", ou seja, no código da estrada não está referido que só se utilizam em "cruzamentos", mas sim, são "luzes de cruzamento" devido ao "cruzamento" de viaturas na via pública! Assim sendo, a sua análise está incorrecta!

Para o rike1 --> Em relação aos "mínimos" não servirem para nada e, tal como já foi referido, são utilizados para delimitar o veículo, de forma a que os outros condutores consigam ver a viatura. No caso específico do "estacionamento fora das localidades" serve para isso mesmo, para mostrar que se encontra uma viatura estacionada numa via com pouca visibilidade (normalmente são estradas sem iluminação).
Em viaturas mais antigas basta ligar-se os mínimos na manete, mas nos veículos mais recentes tem de se deixar um "pisca" ligado para que depois, quando trancarem a viatura, fiquem os mínimos da frente e de trás ligados (do lado escolhido) para "avisarem" os outros condutores que está ali um obstáculo. E isto deve-se fazer sempre que uma viatura está mal estacionada, como por exemplo, quando ocupa uma parte da via!
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: jotaagá em 05 de Julho de 2016, 15:54 pm
alvaro  carvalho; rike1; apocllypse

Eu logo disse que isto daria guerra que eu já sei o que estas coisas são.

Cruzamento é tudo seja fisico ou estrada ou carros, é tudo, tudo é cruzamento, tão simples quanto o nome, não percebo a "dúvida" admito a confusão, poderia ter escrito de outra forma mas continuo a poder circular na estrada à noite só em minimos só devendo ligar os médios em caso de cruzamento, assim a estrada o permita e eu a conheça.

Portaria n.º 851/94 de 22 de Setembro
Características das Luzes dos Veículos
Noção e espécies de Luzes
1.º - Para efeitos do disposto na presente portaria entende-se:
(...)
g) «Luzes de presença», as luzes que servem para indicar a presença e a largura do veículo quando visto de frente e da
retaguarda. As luzes de presença da frente tomam a designação de «mínimos»;

Gostava de conhecer o carro que tem únicamente interruptor para ligar luzes médios em que liga também os mínimos, ou seja sem interruptor próprio e exclusivo para iluminação minimos, sinceramente não conheço; fico à espera do exemplo (exclue-se claro os interruptores crepusculares).

Os mínimos servem para sinalizar, exclusivamente para isso, a sua função é sinalizar que é exatamente a mesma função das daylight só que para de noite, conversa de estacionamento fora de localidades e passagens de nível é conversa de "escolinha" e mesmo conversa de largura do veículo, os mínimos não transmitem a real largura dos veículos.

A situação que  rike1 fala de ligar piscas e depois desligar o motor só é válida para sistemas eletricos de carros "alemães" e só liga o mínimo desse lado, é um sistema de proteção ao pisca e não um modo de funcionamento, todos ligam os mínimos sem chave, uns apitam outros é preciso rodar canhão ao contrário e outros ainda os mais modernos é preciso desligar o motor e depois ligar os minimos, e outros ainda é preciso puxar o comutador das luzes (Opel e GM acho eu).

E quando uma viatura está estacionada acho que não é os mínimos que é para serem ligados mas sim os 4 piscas (admito que os minimos possam ser mas o efetivo é os piscas desde que eles existem), assim só de repente porque é que as estradas quando em obras de noite têm piscas laranjas/amarelos? Ou mesmo cruzamentos em que acendem quando "sentem um carro? Porque é mais efetivo que uma luz fixa.

Bem, seja como for espero que esclarecidos, cumprimentos
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Apocallypse em 05 de Julho de 2016, 16:14 pm
De acordo com o código da estrada, utilização das Luzes:

Luzes de Cruzamento (médios)

As luzes de cruzamento (médios) têm de ser obrigatoriamente utilizadas:
Em túneis sinalizados
Em vias de sentido reversível
Do anoitecer (crepúsculo) ao amanhecer (aurora) --> Como vê, não pode circular de noite apenas com mínimos.
Em condições atmosféricas ou ambientais que o obriguem
Os condutores dos motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores devem transitar com as luzes de cruzamento mesmo durante o dia, a mesma regra se aplica aos condutores de veículos de mercadorias perigosas e transporte coletivo de crianças.


Em relação a deixar os mínimos ligados, o meu ex-Corsa B (1993)tinha o sistema de ligar um pisca e a luz do mínimo ficava ligada. A questão de se deixar os 4 piscas ligados, devem ser ligados em situações esporádicas, como numa avaria... não são para delimitar a viatura numa situação de "mau estacionamento". Os 4 piscas ligados servem para situações de rápida resolução. Sinalização "amarela/laranja" serve para sinalização temporária, não é sinalização definitiva!
Na UE, pelo menos, não existem viaturas que liguem os médios sem "passar" pelos mínimos (ou que estes fiquem desligados) e eu também não referi isso.
No entanto, nos EUA (e isso eu sei porque tive um ex colega de trabalho que importou um VW Jetta de lá para Portugal), em alguns Estados, como New Jersey, quando ligam as viaturas, os "médios" são ligados automaticamente e não trazem "mínimos". O meu colega teve de levar o Jetta à VW para que fosse feita uma nova instalação de acordo com as regras da UE, ou seja, instalarem o sistema dos "mínimos".
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: jotaagá em 05 de Julho de 2016, 16:47 pm
Apocallypse
De acordo com o DL 114/94 alterado pela Lei 116/2015 de 28/08
Que é o Código da Estrada, diz no seu Titulo II, capitulo I, secção VIII nos artigos 60º e 61º
Artigo 60.º
Utilização de luzes
1 (...)
2 - Os dispositivos de sinalização luminosa a utilizar pelos condutores são os seguintes:
a) Luzes de presença, destinadas a assinalar a presença e a largura do veículo, quando visto de frente e da retaguarda, tomando as da frente a designação «mínimos»;
(...)

Artigo 61.º
Condições de utilização das luzes
1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afetos ao transporte de mercadorias perigosas, sinalizadas com painel laranja, nos termos da respetiva legislação especial, devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
4 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.

Ora se você como diz é obrigatório a utilização das luzes de cruzamento entre o anoitecer e o amanhecer não entendo a aplicabilidade da alínea b), se é obrigatório a partir do momento em que anoiteça?
Da mesma forma que não percebo como é que não posso circular em mínimos e existe a alínea a); o que quererá dizer (...)locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m?

Isto quase que parece o sexo dos anjos mas pronto, ok, seja; tem razão!

Sinalização de perigo vs estacionamento parcial na faixa de rodagem
  Artigo 63.º
Sinalização de perigo
1 - Quando o veículo represente um perigo especial para os outros utentes da via devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo.
2 - (...)
3 - Os condutores devem ainda utilizar as luzes referidas no n.º 1, desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:
a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para os demais utentes da via;

Sobre a sinalização de perigo julgo que não é necessário dizer mais nada, afinal se um veículo numa zona de fraca iluminação, estacionado parcialmente na faixa de rodagem, por avaria ou não, não representa um perigo?! E claro que é temporário da mesma forma que um estacionamento na faixa de rodagem.

O Corsa A (julgo que seja esse o modelo) é daqueles que ligam os mínimos puxando o comutador de luzes da mesma maneira que ligam o plafon com as portas fechadas empurrando esse comutador.
O VW Jetta dos eua não tinha o comutador com o ressalto mas estava lá de certeza o interruptor de mínimos, o que tinha e têm é um bypass que quando acionam as luzes ligam diretamente todos os sistemas mínimos é médios, à semelhança dos interruptores crepúsculares que temos. Há países na UE (holanda e suécia por exemplo se não estou em erro) em que os carros circulam sempre com luzes ligadas, há inclusive casos de pessoal que compra carros importados e pensam que t~em avaria nas luzes quando têm é a centralina codificada para ligar as luzes juntamente com o motor.

Mas tudo isto, apesar de bom porque da discussão nasce a luz me parece um pouco sexo de anjos porque no fundo dizemos todos o mesmo so que não observamos todos as mesmas condicões.

Cumprimentos
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Apocallypse em 05 de Julho de 2016, 18:01 pm
Não, é mesmo um Corsa B e fazia o que eu referi... e sim, o VW Jetta que o meu colega importou não tinha mesmo instalação de mínimos nem botão, nem nada... simplesmente, em New Jersey, é obrigatório ligar logo os médios quando liga a viatura, logo, só desligam quando se desliga a viatura (portanto, não fazia sentido trazerem mínimos). Não havia bypass nem nada que se pareça, inclusivé, o próprio farol não tinha o sítio onde colocar os mínimos (tiveram de trocá-lo)!

E sim, quanto à questão das luzes de perigo, obviamente que devem ser ligadas apenas em situações temporárias e que representem perigo, não é em situações em que fica toda a noite no mesmo sítio. Por essa razão é que se deve retirar o mais depressa possível a viatura do local onde está, para que não seja um perigo para os outros utentes da via!

Em relação ao uso dos "médios" ou "luzes de cruzamento", são obrigatórias nas situações que referi, de acordo com o Código da Estrada. No entanto, não é proibido circular com as "luzes de cruzamento" durante todo o dia em qualquer tipo de situação. Simplesmente, quando referiu que podia circular apenas com mínimos durante a noite ou a única utilização dos "médios" (aka luzes de cruzamento) em cruzamentos (citação abaixo), eu mostrei-lhe que é proibido, apenas isso!

...
P.S. Modificado só para dizer que luzes mínimos não são luzes que "não servem para nada", as luzes mínimos são as luzes que sinalizam o carro de frente e atrás e devem ser vísiveis a 150 metros e as luzes médios só são obrigatórias de utilizar em cruzamentos, ou seja, pela lei podemos ir na estrada de noite únicamente em mínimos ("ninguém" vai, eu sei mas é a lei), já sei que isto "dará guerra"; porque é que as luzes automáticas não ligam só os mínimos por exemplo e outras situações mas é o que está escrito; só se eu estou muito enganado mas é o que aprendi. Cumprimentos
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: jotaagá em 05 de Julho de 2016, 21:04 pm
Boas
Mas os farois nada têm a ver com os comutadores, aliás o que mais se vê é comutadores sem ligações feitas e bypasss montados.
O comutador dum carro sem farois de nevoeiro pode muito bem ser idêntico ao que tem farois, o que muda? Não tem os contactos, nem os ressaltos próprios para fixar o contacto feito e nem o "botão" mas o circuito está lá o local dele, o que fazem as marcas? Trocam o módulo todo porque lhes dá mais dinheiro e menos trabalho, já as ópticas é outra coisa e até se vê, nos peugeots vê-se muito bem no 207 faltar lá um "buraco aberto" no farol, para o que é não sei mas se olhares verás que há ali um sitio que certamente é para uma lâmpada, outra  coisa onde se vê a homogenidade de construção é nas cabelagens que "estão no ar"pelo carro a fora, o que não deve faltar no teu carro será certamente cabelagens elétricas sem utilização, depnde do nível de equipamento
As marcas gastariam mais dinheiro a fazer comutadores diferentes no interior que é do que estou a falar do que fazendo-os desta forma ou ter cabelagens diferentes para montar nos carros.
Mas não posso dizer que é assim a 100%, no jetta do teu amigo podia não se usar nada disso.
O Corsa B que tambem tive funcionam as luzes da mesma forma, só cnfundi o modelo mas lá está, a essência do funcionamento é idêntica.
E quanto ao cruzamento apesar de já o ter dito e ter admitido que poderia escrito o mesmo de outra forma, tudo é cruzamento seja um cruzamento de estrada como eu cruzar-me com outro carro, aliás que o assunto inicial é os minimos não servirem para nada mas servem
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Julho de 2016, 23:10 pm
Apesar de já se estar a fugir do assunto do tópico, nos renault é raro encontrar um carro com a cablagem completa ou seja com todos os extras possíveis, quanto muito um ou 2 extra que não estejam colocados.
Nos mais recentes isso ainda é mais notório, um determinado modelo pode ter 3, 4 ou até mais cablagens diferentes.
Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: rike1 em 06 de Julho de 2016, 10:46 am
Meus amigos, todos nós acabamos por saber a legislação... e o que diz é para ser cumprida.

Mas sejamos honestos... os mínimos na pratica não servem para nada.

Ou seja sempre que é necessário sinalizar o veiculo é porque as condições de visibilidade são reduzidas e como tal se sobre põe também a utilização dos médios (denominados no código como luzes de cruzamento).

E como toda gente sabe, seja a que distancia for, quando os médios estão ligados estes abafam por completo os mínimos.

Ou seja no NORMAL utilização do veiculo, os mínimos nem sequer cumprem a sua função.

Mais ainda se o veiculo estiver estacionado na estrada à noite, este ou está a fazê-lo na berma e como tal a luzes de mínimos não servem de nada pois um carro que vem de frente não vai colidir com um veiculo que está na berma do outro lado. Ou basta o veiculo estar parcialmente na via para obrigar a ter as luzes de emergência (4 piscas) ligadas para o sinalizar.

Conclusão: Sejamos realistas, os mínimos só servem para delimitar o veiculo em caso de uma lâmpada de médio (luz de cruzamento) estar fundida. De resto não servem para nada.

Título: Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
Enviado por: jotaagá em 06 de Julho de 2016, 12:03 pm
Boas

A questão é que se olharmos para a essência do que diz a disposição legal que é qualquer coisa deste tipo, não a tenho de cor, os carros são obrigados a ter luzes de presença atrás e à frente, sendo que à frente assumem a denominação de mínimos.

Claro que se tenho uma lâmpada de 55W junta a uma de 5W, opá, acendo a de 55W e o trabalho está feito, afinal o grande "leva" o grande e leva o pequeno e nem a bem da verdade estabelecem a real delimitação do veículo, todos conhecemos aqueles volvo que além dos mínimos têm aquelas luzinhas laranjas que acendem com os mínimos, penso até que a UE quando estabeleceu a obrigação de luzes diurnas (que na prática fazem o mesmo que os mínimos sinalizam) pensou nesta solução utilizada pela volvo mas optou por outra e quanto a mim bem senão, a meu ver, os carros seriam assim tipo camião com luzes de lado e se calhar até por cima, carrinho de feira.

A ideia que eu tenho, eu renaults não conheço muito, na verdade, o meu 1º carro foi um renault e tenho agora desde abril o meu 2º de resto tenho andado com outras marcas e em muitos carros, é que os carros ( eu até desforrei uns "quantos") é que trazem variada cabelagem que não está ligada; este meu captur por exemplo não traz a cabelagem para tweeters mas traz para alarme e tenho no vão do motor mais 3 fichas (até agora) no ar, de algo serão, do quê, não sei!

Mas pronto e efetivamente já o tema descambou e o user já resolveu o problema que só podia ser resolvido assim onde já se viu chumbar um carro só porque tem as coisas... como saíram de fábrica.

Eu pessoalmente até concordo com a essência das IPO, sendo feitas em condições, em prol do que está escrito trazem segurança aos utentes das estradas e até acho que os vulgares "mata velhos", carros sem carta de condução e motorizadas deviam ter, tudo o que circula na estrada devia ser obrigado a IPO, feitas em condições, em prol da segurança e não para "sacar dinheiro" que é aquilo que "se vê", aacho que há centros IPO que são sérios.

E calroq ue isto passa por profissionais competentes coisa que neste caso não se viu, a meu ver.

Cumprimentos