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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Artur_Barreto em 07 de Julho de 2016, 17:25 pm
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Boas malta, quero instalar um tablet na armação do gps do clio 3 no fase 1, para isso estava a contar arranjar primeiro a moldura em plastico que já consegui as referencias.
Segundo arranjar um tablet de 7 polegadas que fique a medida da moldura,
E em terçeiro alimentalo, que por si terei que retirar a bateria do tablet para não ficar sempre ligado, assim que der a chave ligar.
Pois então resolvi criar este tópico para alguma ajuda sobre eletronica.
Então a minha pergunta é, posso alimentar o tablet diretamente a ficha que vem ligar ao visor das horas? É 12v?
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=2CLaUr5VxmE#)
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Mais ou menos, na realidade é 13 a 14V em média.
Acho que seria preferível utilizar um carregador de isqueiro usb (5V) e alimentar o tablet pela porta usb.
A electrónica do tablet é mais sensível a picos de corrente e a sobrecarga, do que a electrónica do carro que é feita a contar com isso.
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Resumindo és capaz de pegar fogo ao tablet com as descargas que ele irá levar
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Pegar fogo não digo, mas queimar mal ligue o carro, talvez :laugh: :laugh:
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O tablet usb é de 5v, o carro é de 12v terás sempre que ligar a um transformador de isqueiro que podes esconder no interior do tablier, convém ser daqueles bons, estabilizados, acho que devias deixar o tablet ligado e com a bateria colocada em standby pois sao feitos para isso devido ao tempo de boot e evitar problemas de alimentação. Depois instalas um software que desliga o ecrã quando se desliga o carro que deves encontrar na playstore (caso seja android)
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Estou a fazer exatamente a mesma coisa no meu megas, estou a por um nexus 7 no tablier e como alimentação estou a usar um relé que por sua vez alimenta um transformador 12v to 5v 3A, que é o que eu recomendo, pois testei esses convencionais dde isqueiro e não vale a pena... se quiseres mando foto.
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Deixem-me colocar uma questão.
Como é que vocês dão a volta à questão da temperatura?
É que durante o Verão com exposição directa ao Sol o Tablet vai levar com temperaturas altíssimas e um dos alertas que costumam vir escritos no manual de instruções é para evitar os aparelhos deste género à exposição a altas temperaturas.
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Em funcionamento é colocar um cooler de 12v, sem estar em funcionamento é deixar o carro à sombra.
As temperaturas altas são mais prejudiciais à bateria do tablet que ao resto dos componentes.
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Estou a fazer exatamente a mesma coisa no meu megas, estou a por um nexus 7 no tablier e como alimentação estou a usar um relé que por sua vez alimenta um transformador 12v to 5v 3A, que é o que eu recomendo, pois testei esses convencionais dde isqueiro e não vale a pena... se quiseres mando foto.
Seria possível enviares uma foto
Então pode ser assim
Ficha12v visor > transformador 12v to 5v 3v > relê > tablet através de microusb ou ligado direto sem bateria?
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Coloca o relé antes do conversor, e deixa o tablet com bateria, assim quando ligas e desligas o carro o tablet não se desliga logo, permitido ao sistema desligar convenientemente.
O ideal seria fazeres uma extensão que ligue a ficha de isqueiro ao isqueiro com a saída para o conversor, e evitas a colocação do relé. A ficha do isqueiro só liga quando o carro está ligado, por isso, evitas a colocação do relé.
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então o mais simples será
ficha de isqueiro______Conversor12v to 5v______Tablet
Também a ficha do visor do rádio só liga quando der a chave, por isso é igual, ligar ao isqueio ou a ficha do visor
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Exactamente, qualquer dos dois recebem corrente quando ligas o carro e assim é desnecessário a colocação do relé.
Atenção que vão 2 fios ao radio, um com corrente permanente e outro quando ligas o carro.
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alguém pode-me confirmar se serão os fios vermelho e preto de alimentação que vão alimentar o visor do clio III ?
(http://i64.tinypic.com/351ixp2.jpg)
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Se essa for a ficha que vai ligar ao visor que tem as horas, temperatura exterior existem vários pin out, mas a posição 21 é comum em todos, sendo o +BATERIA CORTA-CORRENTE PROTEGIDO FUSÍVEL MEMÓRIAS, depois o 20 num é massa e em todos indica que a massa é no 23.
Por isso só confirmando com o multímetro.
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alguém sabe-me dizer qual é o fio que quando dou a chave ele forneçe logo energia, é que já sei qual o possitivo e negativo mas o tablet fica sempre ligado..
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O tablet fica sempre ligado porque tem bateria, e o mesmo que o teres a carga e desligares o carregador, ele não se desliga. Váis ter que colocar um botão para desligar o tablet. O botão do tablet é de contacto. Retirada o botão do tablet e coloca um botão onde der jeito é ligas-o aos terminais do botão do tablet.
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o tablet nunca fica ligado porque, quando NÃO está a carregar ele apaga o ecrã ao fim de uns minutos, o problema é que ligo direto ao positivo e massa da ficha do visor ele está sempre a carregar mesmo sem dar a chave
o que queria era quando der a chave na ignição ele carrega-se a bateria
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Nesse caso tens que ligar ao fio que liga o rádio quando das a chave
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Mas o visor do rádio só liga quando der a chave , por isso deve haver outro fio na ficha que vem da ignição, e agora saber qual é?
O positivo deve haver outro.. porque se fosse assim fios vermelho e preto estava o visor sempre ligado
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alguem pode-me ajudar, é que agora sem querer toquei os fios + - um no outro, fez faisca :shocked: e agora não dá luz do visor e não dá o rádio...
verifiquei fusíveis do rádio dentro do carro mas estão bons .. :embarrassed:
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O próprio rádio não tem um fusível também?
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Vê se não queimaste nenhum fusível nas caixas do compartimento do motor.
O ideal seria fazeres uma extensão que ligue a ficha de isqueiro ao isqueiro com a saída para o conversor, e evitas a colocação do relé. A ficha do isqueiro só liga quando o carro está ligado, por isso, evitas a colocação do relé.
Como tinha dito antes, acho que esta seria a solução mais prática e tinhas sempre a certeza que fazias a ligação bem, pois a ficha do isqueiro só tem 3 fios, +, - e + mínimos.
Se essa for a ficha que vai ligar ao visor que tem as horas, temperatura exterior existem vários pin out, mas a posição 21 é comum em todos, sendo o +BATERIA CORTA-CORRENTE PROTEGIDO FUSÍVEL MEMÓRIAS, depois o 20 num é massa e em todos indica que a massa é no 23.
Por isso só confirmando com o multímetro.
Como tinha dito também, convinha confirmar o pin out com o multímetro, pois a posição 21 pode ser o positivo que faz com que se mantenha as memorias ou seja, o que está sempre ligado.
Agora já está feito, não há volta a dar. Verifica bem todos os fusíveis, pois podes ter um bom, e outro que À primeira vista não tenha nada a ver com o rádio mas proteger a secção a que o radio está ligado.
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Basicamente tens o vermelho(positivo da bateria), o preto(massa) e o amarelo(positivo pós ignição). Portanto para funcionar como pretendes, à partida o melhor é alimentares com a massa(preto) e o pós ignição(amarelo). Com o vermelho irás ter sempre alimentação directa da bateria. Para além de estar sempre ligado, vai fazer com que esteja sempre a comer bateria.
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Queimei o fusível principal que protege os funsiveis todos no interior do carro, resolvido.
Estás a referir a ficha do visor ou na ficha do rádio?
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RESULTADO FINAL(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170421/3ea4196d79b56e11c8a81a6e3c188955.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170421/536426b46bb58bc028fb473595583e8a.jpg)
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Olha, ficou muito bacano mesmo :w00t:
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Muito fixe.. fiz algo semelhante na Master mas tenho 12v permanentes a alimentar um cabo de isqueiro tomtom para os 5v 3.1A para o tablet. Aquilo nem belisca a carga da bateria. No entanto, montei um corta corrente para paragens mais prolongadas, férias, etc..
Boa Mod!