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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Gonçalo em 23 de Agosto de 2010, 00:05 am
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Em primeiro lugar remover a consola central de modo a nos dar mais espaço para trabalhar.
Retirar os dois parafusos visiveis.
(http://img413.imageshack.us/img413/8681/21082010019.jpg)
Bem como estes dois que se encontram na parte traseira da consola central.
(http://img178.imageshack.us/img178/198/21082010025.jpg)
(http://img413.imageshack.us/img413/5734/21082010026.jpg)
Após isto, retirar a peça que se encontra por baixo do travão de mão, como se pode ver nas fotos.
(http://img826.imageshack.us/img826/1495/21082010022.jpg)
(http://img827.imageshack.us/img827/912/21082010023.jpg)
(http://img821.imageshack.us/img821/73/21082010024.jpg)
Seguidamente puxar o fole das mudanças para cima, de modo a desencaixa-lo, e mante-lo em cima.
(http://img375.imageshack.us/img375/9429/21082010021.jpg)
(http://img178.imageshack.us/img178/6270/21082010020b.jpg)
Após isto, ir á parte traseira da consola central e levantar um pouco, puxando para trás, de modo a que desencaixe na frente.
(http://img839.imageshack.us/img839/9083/21082010027.jpg)
Passar o fole das mudanças pelo meio da consola central e retirar a mesma.
Agora podemos ver o local onde passam os cabos que accionam o travão de mão.
Rodar o punho do travao de mão para um lado e para o outro e ir puxando para cima.
(http://img202.imageshack.us/img202/9754/21082010034u.jpg)
(http://img413.imageshack.us/img413/9940/21082010035.jpg)
E uma foto da capa do travão de mão, para elucidar os mais curiosos
(http://img837.imageshack.us/img837/5590/21082010032q.jpg)
Agora vemos o travão de mão a "olho nu". Assim sendo veremos uma porca na parte de trás do travão de mão.
(http://img833.imageshack.us/img833/8725/21082010031i.jpg)
Rodar esta porca com uma chave de roquete de modo a afinar o travão de mão.
Espero que seja util o DIY :wink:
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Mais um bom DIY.
Por acaso no meu 106 a afinação fazia-se no exterior, levantava o carro no elevador e lá estava a porca para a afinação mesmo por baixo do travão de mao.
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Mas porque raio precisou o teu carro de afinar o travão de mão?
O meu em 200mil km nunca foi mexido...
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Nao precisou. Andei a mexer nesta zona e aproveitei e fiz o DIY para quem precise :wink:
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Nao precisou. Andei a mexer nesta zona e aproveitei e fiz o DIY para quem precise :wink:
Por acaso ia a dizer isso. Como mexeste aproveitaste a deixa. lolol
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Bom DIY vai ajudar, de certeza, no futuro. :wink:
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ATENÇÃO!!!!!!
O travão de mão do clio e outros nunca se afina por aí!
Essa porca não serve para afinar o travão de mão.
Essa porca serve UNICA E EXCLUSIVAMENTE para ajustar a folga entre a ALAVANCA E O CABO, nunca para afinar o travão.
Nunca se deve "puxar" o cabo através dessa porca para o travão de mão travar mais em baixo.
Ao afinar por aqui, o tacto do pedal de travão vai começar a ficar esponjoso, a potência de travagem vai ficar bastante reduzida e desiquilibrada na traseira o que numa travagem de emergência pode fazer com que a traseira passe para a dianteira sem explicação aparente :tongue: , o desgaste dos calços traseiros vai sêr rápido e a acção do travão de mão vai sêr cada vez mais baixa idependentemente de a alavanca "pegar" em baixo.
Com certeza já repararam que já apanharam carros que por mais que puxem o travão de mão aquilo não "agarra", deve-se a este tipo de afinação.
Para a correcta afinação do travão de mão, a folga do cabo têm de estar apenas ajustado com a alavanca .
A afinação dos travões traseiros é feita em cada uma das rodas traseiras por um processo simples embora mais cretirioso que requer conhecimento do que se está exactamente a fazer.
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Por acaso desconhecia isso .. pensava que era mesmo na alavanca .. :shocked: mas por esse lado ainda bem que nunca lá mexi .. :rolleyes:
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...mas num clio desta vgeração, com discos atrás, como é? johnnygt