Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: mendes_23 em 28 de Julho de 2016, 00:17 am
-
Boas a todos.
Tenho um megane 2 CC1.9 dci de 2004, e visto ter notado que o carro ter pouca forca e perda de potencia, foi me aconselhado a dar uma vistas de olhos na egr porque provavelmente estaria entupida, e estava, tanto que estava que tentei tira la fora e nao consegui de tanto carvao acumulado, pronto sendo que a egr so tras sujidade para o motor decidi dar uma limpadela como possivel e pus-lhe uma junta cega, ate aqui tudo bem, mais forca em baixas, fumo o normal agora entra o meu problema /questao:
Desde o anulei a minha egr mecanicamente (ainda nao anulei electronicamente e nao sei ate que ponto causa interferencia) o turbo comeca a disparar mais tarde(entre 2500 e 3000 r.p.m) e dispara, deixa de disparar e volta a disparar.
O que podera ser?
Tem alguma coisa a ver com a egr nao esta anulada eletronicamente?
Para anular a egr eletronicamente tem que ser em alguma casa especializada em reprogramacoes ou um eletricista/mecanico faz isso?
Cumprimentos, Tiago Mendes
-
Possivelmente antes não dava para notar esse sintoma do turbo,
precisamente por causa do estado da egr.
É possível que seja restos de carvão ainda no interior das tubagens e até no turbo
-
Entao nesse caso ter que mandar limpar tubagens e turbo certo? Ou com algum produto sem desmontar safo me?
Ja tentei desmontar o coletor para limpar residuos de carvao mas nao consegui devido ao turbo nao me deixar ter acesso aos parafusos do meio do coletor, para isso tinha que tirar turbo fora e so depois o coletor, e tenho um pouco de receio de desmontar o turbo. :huh:
Obrigado
-
Mas afinal conseguiste tirar a EGR fora ? para meteres uma junta cega .....
Claro que meter uma junta cega e não anular a egr dá incoerencia de valores
-
Visto de outra maneira, a egr divide se em 2, a parte que fica "dentro do motor" e a que fica fora que leva a ficha e faz a egr abrir e fechar. pronto pus uma chapa no meio assim nao atua(se calhar ta mal feito o trabalho, mas nao consegui tirar a egr por completo fora, para isso tinha que tirar o coletor e a pancada tirar o resto). Toda a maneira ficou a funcionar,notei logo diferenca em baixas.
Para anular a egr eletronicamente tem que ser em alguma casa especializada em reprogramacoes ou um eletricista/mecanico faz isso?
Cumprimentos
-
É imperativo que a parte que fica "dentro do motor" também saia,
não sabes se está bloqueada na posição de aberta :lamp:
-
E que tal comprares uma EGR nova?
Entre pagares para te anularem a egr electronicamente e o preço de uma nova....
-
Quando tirei a parte externa da egr, com a mao abria e fechava a egr, por ela esta fechada porque a faz abrir é o batente da parte externa, logo o batente nao atuando devido a chapa ela nao abre, ou pode abrir na mesma?
Para anular a egr eletronicamente tem que ser em alguma casa especializada em reprogramacoes ou um eletricista/mecanico faz isso?
Cumprimentos
-
E que tal comprares uma EGR nova?
Entre pagares para te anularem a egr electronicamente e o preço de uma nova....
E assim tao caro eliminar a egr eletronicamente? uma egr nova sao 100 e tal euros
-
E quem investe em equipamento de diagnóstico / programação achas que investe para resolver a custo zero os problemas dos outros?
É lógico que hoje em dia tudo se faz mas quem faz bem e de forma a não dar problemas cobra aquilo que acha o seu justo valor.
Não esquecer que por razões obvias anular uma EGR não é aconselhavél bem como se as IPO já fossem mais rigorosas como estimamos que sejam em breve essa operação é proibida.
-
(http://i38.photobucket.com/albums/e112/aurelioc/492Vannes02_zpsoouwyypn.jpg) (http://s38.photobucket.com/user/aurelioc/media/492Vannes02_zpsoouwyypn.jpg.html)
-
Ta certo, mas ao pressionar no topo é que ela abre correto? Eu quando tapei a minha pressioneia e ela abria e fechava, e eu deixei-a fechada a nao ser que ela abra sozinha mas penso que nao, pois ela ainda faz um pouco de forca para abrir por causa do sistema mola que tem.
Mas para garantir que o trabalho seja bem feito, irei tira la por completo fora.
Mas relacao à anulacao da egr o que me podem dizer? Precos para o fazer, quem o pode fazer e o que implica em ela nao tar anulada por completo eletronicamente.
Obrigado
-
Há coisas que eu nunca faria num carro, uma delas seria anular a EGR. Percebo a opção, mas eu nunca o faria.
Se tivesse dinheiro mandava mudar a minha, limpar bem aquela admissão e bebia um favaios a seguir. :laugh:
-
Um favaios não é mau :laugh: dois é melhor :laugh:
-
Quem diz um diz 4 ou 5... com cerveja que está calor :grin:
-
É isso que está em falta no fórum. Um tópico para debater cerveja e outras bebidas.
-
Expliquem me como se fosse assim muito dificil...
Se a EGR está lá, para alguma coisa será.
Dà assim tanto trabalho limpa-la de longe a longe, ao ponto que compense fazer uma junta cega e anula-la^?
Sinceramente desmontar e limpar a porra da EGR é algo que demora 2H no máximo e pelo menos, ela continua sempre lá a fazer o que demais tem de ser feito.
-
Pois, se a egr acumula-se carvao so na propria egr era uma coisa, mas o carvao fica acumulado na egr e na admissao.
Limpar a admissao com produtos vaporizados sem desmontar é assim tao desaconcelhado?
-
Rui a EGR é apenas para fazer a recirculação de gases para dentro da combustão... torna a explosão mais pobre, logo a temperatura dos gases são inferiores, logo menor criação de Nox....
Mas se a combustão é mais pobre então o rendimento do motor é inferior, logo o carro anda menos e consome mais...
aqui tens uma admissão de um carro com EGR... as borboletas nem trabalham como deve ser....
(http://i46.photobucket.com/albums/f106/Leiria/img%20Soltas/20160608_102205_zps4nesfc1z.jpg) (http://s46.photobucket.com/user/Leiria/media/img%20Soltas/20160608_102205_zps4nesfc1z.jpg.html)
É por isso que muita gente elimina a EGR pois só faz mal ao motor.
-
Essas borboletas são do motor 2.0 ou 2.2 Opel, é um pincel a limpeza dessas borboletas
-
É mesmo.
Neste caso é de um 2.2 Dti.
A porcaria às vezes é tanta e tão compacta que só sai com umas pequenas batidas de escopro.
Nestes motores o pessoal não a anula (pois precisa de ser anulada electronicamente), o pessoal coloca um tampão à entrada e saida da EGR para que não exista passagem de gases. A EGR acaba por ficar a trabalhar em seco e a centralina não consegue perceber isso por isso continua tudo bem para a centralina.
Mas acho que no caso dos nossos Renault, acho que isso não dá. Atenção "ACHO", pois tem a map que controla a quantidade de gases que estão a circular após a EGR.
-
Nos renault's não dá mesmo tirando os dti's e os DT's
-
Ola a todos, no meu caso eu tenho uma laguna 1.9dci de 120cv, em janeiro deste ano troquei de motor( o velho berrou :angry: :angry:) e comprei um reconstruido, vinha o bloco armado, todos os periféricos tive que por os do motor velho, na questão da EGR quando a desmontei separou-se em duas devido ao carvão acomulado, com calma retirei a outra parte do colector de admissão e limpei e lavei a EGR bem como o colector de admissão, como trabalho na area da mecanica ficou-me mais barato em mão de obra, na limpeza utilizei um produto bem barato e bastande eficaz, MISTOLIN :lamp: :lamp: :lamp:, o famoso produto de limpeza de gorduras, duas bisnagas de mistolin, mergulhei a EGR no liquido de um dia para o outro e depois foi só limpar saiu toda a sujidade e ficou como nova!
:grin: :grin: :happy: :happy:
Abraço a todos!
-
Isto se não faz, deveria fazer parte da manutenção de um carro:
- limpeza da EGR
- limpeza da admissão
-
Ainda ninguém decidiu tamponear a saída para a EGR e esta ficava a trabalhar a seco?
Será que resulta?
-
Se bem entendo o que sugeres, acho que isso já foi falado noutros tópicos e o problema prende-se sempre com os erros que isso acaba por dar com os valores dos gases (acho que era isso, não me recordo bem) e tinha de se desligar na CLIP tb.