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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: JPCAB em 25 de Agosto de 2010, 22:23 pm
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Ou Culaça agora estou na dúvida :)
Ao mudar a junta da culaça é obrigatorio ser reapertada apos algum tempo de utilização ?
Acabei de ter que mudar uma no meu megane, levou Kit de distr. mais Bomba de agua e valvulas novas (nao queimou) e teve claro que levar uma junta nova...contudo quando perguntei se seria necessario la ir para reapertar o meu mecanico disse que nao seria necessario...Esta correcto? alguns colegas dizem-me que nao que mudando tem que ser obrigatoriamente reapertada, mas o facto é que perguntei duas vezes e o meu mecanico foi peremptorio a dizer que nao precisava.
Agradeço a opiniao dos mais entendidos nestes assuntos de mecanica.
Obrigado
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Apertaste correctamente, pela ordem que devia ser?
Normalmente essa junta e apertada com um certo binario, deixada a repousar com esse binario alguns minutos e depois apertada em graus.
Ex: 110Nm, repouso de 10 min a 110Nm e depois 45º, 60º, 45º...
Se o fizeste nao existe necessidade de o fazeres, agora se apertaste sem saber a ordem das coisas ou o metodo... :lipsrsealed:
Atenção que nao te estou a passar nenhum atestado, apenas tou a dizer como eu ja vi varias vezes fazer e aparece em alguns manuais de reparação tipo Heyes (ou Heynes, agora tambem nao sei)...
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Se foi apertada correctamente penso não ser necessário, no meu 1.9d foi trocada a junta também e nunca foi preciso reapertar.
Sobre o método de aperto, o black phoenix ja disse tudo, melhor explicação é impossível :wink:
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Apertaste correctamente, pela ordem que devia ser?
Normalmente essa junta e apertada com um certo binario, deixada a repousar com esse binario alguns minutos e depois apertada em graus.
Ex: 110Nm, repouso de 10 min a 110Nm e depois 45º, 60º, 45º...
Se o fizeste nao existe necessidade de o fazeres, agora se apertaste sem saber a ordem das coisas ou o metodo... :lipsrsealed:
Atenção que nao te estou a passar nenhum atestado, apenas tou a dizer como eu ja vi varias vezes fazer e aparece em alguns manuais de reparação tipo Heyes (ou Heynes, agora tambem nao sei)...
Obrigado pelas respostas, assim posso ficar descansado...nao fui eu que mudei foi a Oficina que me tratou da avaria...o problema foi que alguns colegas meus insistiam que tinha que ser reapertada e o mecanico disse que nao...como fiquei com algumas duvidas achei melhor perguntar e pelos vistos o meu mecanico tinha razão..alias ate agora so tenho razoes para confiar no trabalho daquela oficina.
Não foi barato mas tenho confiança, pelo menos ate agoira na fiabilidade do trabalho deles