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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: A_S em 07 de Setembro de 2016, 15:14 pm

Título: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 07 de Setembro de 2016, 15:14 pm
Olá pessoal.
Recorro aqui à vossa preciosa ajuda para me tentarem ajudar aqui na situação que vou descrever.
O carro é um Clio II 1.2 16v, com o D4F712 e tem actualmente 117 mil km ( é de Fev. de 2002).
Foi comprado em Fevereiro deste ano com 110 mil kms.

Ora bem, o carro desde que foi comprado, de vez em quando faz uns rateres pequenos na zona do escape. Aliás na ligação da panela final ao próprio tubo de escape vejo lá uma parte um pouco preta.
O outro sintoma é que por vezes existe um cheiro a gasolina queimada, especialmente quando se faz marcha atrás. Mesmo a quente de vez em quando lá vez um cheirinho.

Como o carro é da Maria, ela tem-se queixado mais do cheiro.
Em termos de sintomas, não sinto nada. O carro responde bem, na parte da ignição está tudo Ok. Aliás o motor é muito bom. Viagens pelas nacionais a cumprir limites o carro faz entre 4.9/5.2 l/100. No percurso mais ou menos citadino anda aí com uma média de 5.6/5.8, o que me parece muito bom. :happy:

Este vídeo é muito parecido:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=hAwFW1Y36zw#)
Atenção que não tenho luzes ligadas no odómetro como esse aí tem.

Por onde é que hei-de começar?
Filtro da gasolina? Panela de escape? Catalizador (se bem que se fosse daqui os consumos seriam altos ou não)?

É tudo, muito obrigado a todos.
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: Caçoilauto em 07 de Setembro de 2016, 16:34 pm
Se faz rateres e há cheiro a gasolina a injecção/ ignição não estará bem .

Há luzes de erro ligadas mesmo que esporadicamente ?
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 07 de Setembro de 2016, 18:44 pm
As únicas luzes que acenderam até hoje foi a do airbag (ficha do banco do passageiro).
Sei que na admissão já lá andaram a mexer, pois o carro babava da junta da tampa das válvulas e mal chegou, e ao substituí-la vi que tem a borboleta limpinha.

Já li acerca da junta dos colectores de admissão. Mas quase posso jurar que este é só o plástico que lá encosta.
Ah!!...existe um sintoma que eu penso ser feitio, mas que agora que estou a falar nisto me lembrei:

O carro em ponto morto. Com o capot aberto. Se acelerarmos até às 2 mil rpm parece que se ouve uma fuga de ar. Mas depois das 2 mil rpm deixa de se ouvir.
Em andamento não se nota nada disto. Só mesmo esporadicamente os tais pequenos rateres e o cheiro a gasosa.
Obrigado!
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 07 de Setembro de 2016, 20:57 pm
Os colectores tem junta sim senhor, mas não se vê por fora pois é de borracha e fica encaixada no plástico.
Se ouves isso é provável que haja alguma fuga na tampa do colector de admissão, se fosse no percurso a seguir À borboleta irias ter o relantim instável e falhas na aceleração.
As velas sabes se foram trocadas recentemente?
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 07 de Setembro de 2016, 21:28 pm
Ah, ok.
Quando o carro foi comprado vi as velas. Estavam todas humedecidas (julgo que seria carro de pequenos percursos também).
Na altura, para dar uma revisão, vi que estava tudo a funcionar. Desde cabos das velas às próprias velas. Isto a olhómetro daí eu ter dito inicialmente que estava tudo correcto.
As velas saíram de lá assim:
(https://s20.postimg.org/djdppvarh/DSCF1555.jpg) (https://postimg.org/image/75ommm5vd/)upload gambar (https://postimage.org/)

Depois durante a limpeza:
 (https://s20.postimg.org/624ianl8d/DSCF1552.jpg) (https://postimg.org/image/74eot741l/)gifs upload (https://postimage.org/)

Apontei a marca delas e referência. BERU Ultra 12 VR - 8SE R6. Serão as de origem?

A ver se faço um vídeo daquele som e até dos pequenos rateres. Agora só vou estar com o carro no fim de semana.

Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 08 de Setembro de 2016, 13:30 pm
De origem acho que não é, mas eu recomendo velas da ngk, são as que uso e tem aguentado À vontade os 60 mil km que é o tempo a que deve ser feita a sua substituição.
Alem disso, verifica se está com a folga correcta.
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: Caçoilauto em 09 de Setembro de 2016, 13:32 pm
MUda as velas que isso vai passar.

Tens na certa um polo de uma vela sem folga.

Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 10 de Setembro de 2016, 11:49 am
Muito obrigado pela vossa ajuda.
Por acaso não tenho em casa um apalpa folgas e é daquelas coisas que já ando para comprar à tempos e tempos e que dá sempre jeito.
Vou seguir o vosso conselho. Mas amanhã conto trazer aqui dois vídeos dos sintomas. :wink:
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 11 de Setembro de 2016, 20:44 pm
Como prometido cá estão os dois vídeos.
Existe uma fuga nova de óleo. :angry: Até está a deitar fumo, mas não pinga. Para a semana quero trocar o óleo (levou 10w40 para andar estes 7 mil kms), mas agora vou pôr 5w40. Isto claro se vir de onde é a fuga e conseguir solucionar.

O tal sol que faz quando se acelera até às 2 mil rpm, parece uma fuga.

! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=Fb7EIg-8yj4#)

E aqui não fez os pequenos rateres. Creio que não se ouve nada de especial.

! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=uhYUijT6qFY#)
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 03 de Outubro de 2016, 15:09 pm
Venho então fazer aqui uma pequena actualização.
Já tem velas novas, umas NGK 6799.
No entanto continua com o mesmo sintoma.
Secalhar o próximo passo será trocar as juntas do colector de admissão. Estou a tentar ir das coisas mais baratas para as mais caras. A pequena fuga de óleo que tinha foi por minha culpa.

Quando troquei a junta da tampa das válvulas pus, muito pouco vedante/cola. Como o desenho do motor é inclinado para trás ( :angry:) o pouco, o óleo saía por lá. Tive um belo berbicaxo a tirar os restos de cola da junta nova e do resto.
Na primeira vez, apertei aquilo com pouca cola, como disse e com os Nm corretos. 12 Nm. Agora basicamente deixei-me de paneleirices e apertei mais um bocado. Sempre com calma e a medo visto que estes motores com a tampa das válvulas em plástico, metem medo.

Deixo aqui então umas fotos.

(https://s20.postimg.org/yc1f0cp89/DSCF2044.jpg) (https://postimg.org/image/yc1f0cp89/) (https://s20.postimg.org/ndq5i60mx/DSCF2046.jpg) (https://postimg.org/image/ndq5i60mx/)


Aqui as juntas do colector de admissão.
Aquela parte ali roxa, indica o quê? Aquilo não são vapores de gasolina?

(https://s20.postimg.org/s3kokih15/DSCF2011.jpg) (https://postimg.org/image/s3kokih15/)  (https://s20.postimg.org/7tnd5dfw9/DSCF2005.jpg) (https://postimg.org/image/7tnd5dfw9/)  (https://s20.postimg.org/ap0gc8jw9/DSCF2009.jpg) (https://postimg.org/image/ap0gc8jw9/)

Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 03 de Outubro de 2016, 17:08 pm
Com as borrachas ressequidas é provável que já tivesse fuga. Verificaste a folga das velas?
É cerca de 1mm, se não tiveres um apalpa fogas, usa uma folha de serrote de cortar ferro.
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 03 de Outubro de 2016, 22:24 pm
Li o teu post e como o meu apalpa folgas ainda não chegou, fiz como disseste.
Tinha uma lâmina de serrote de 12 mm. Em todas elas a lâmina entrou à justa, mas sem fazer pressão. Só uma é que tinha mais um pouco de folga.
Segundo os dados que tenho (autodata) deveria ter 0.9 mm de folga, mas nas velas Champion. As que estavam lá eram as Beru, mas julgo que a folga deverá ser a mesma.

Próximo passo, avançar com a compra das juntas do colector de admissão?

Eu julgo que este problema não esteja a "moer" nada, é mais só pela IPO que irá no final do ano. Ele mesmo com as velas velhas faz consumos muito bons. Gostava de saber se o D7F consome menos ou igual a andar em cidade. Se até à IPO puder meter mãos à obra nisto tanto melhor.
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: pmcb em 03 de Outubro de 2016, 22:32 pm
O Clio II 1.2 16V do meu pai também falhava, fazia rateres e cheirava a gasolina. Levou a bobine e ficou 5*.

Uns meses depois levou essas juntas todas pois tinha uma fuga de óleo nessas juntas perto da centralina.

Mais uns meses depois levou um radiador da chaufage...trabalhão.

Agora vai levar o termostato e a respectiva caixa pois está a perder liquido de refrigeração.

Tanto problema para 13 anos e só 75000kms
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Outubro de 2016, 08:25 am
a Idade também pesa  :laugh:

Com um pé leve consegue-se bons consumos :wink:

Há por ai tópicos que explicam como se vê se a bobine está boa , ver se faz faisca é fácil, m,as julgo que há um que explica como é que se faz com o multimetro, e medir as resistências para ver se há alguma já a dar o berro. Também é coisa que nunca fiz, por isso não sei explicar como se faz.
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 04 de Outubro de 2016, 12:23 pm
pmcb tão poucos kms isso ficou tudo cheio de caruncho!!! :tongue: Estou na brincadeira, mas é como se diz cada motor é um motor.
Por acaso a olhómetro aquando da compra, as bobines pareciam estar boas porque havia faísca em todos os cabos mas isto vale o que vale que é pouco, tenho de me inteirar sobre a medição das resistências. Até lá, o gajo vai andando. Com o óleo 5w40 o trabalhar dele ficou ainda mais suave ao ralenti. :happy:
Eu vou dando aqui notícias assim que vá descobrindo qualquer coisa, mas é até é fixe quando ele faz um ráter ou outro! Clio 1.2 Rally Edition! :laugh:
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Outubro de 2016, 12:46 pm
É muito bonito, mas é péssimo para o catalisador....
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 04 de Outubro de 2016, 13:46 pm
Pois, esse é o tal pormaior... :rolleyes:
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: pmcb em 04 de Outubro de 2016, 14:11 pm
@Camarinha, realmente a idade pesae acima de tudo o material não é eterno.

@A_S, realmente o carro do meu pai tem poucos kms, mas também a manutenção não foi a melhor nos primeiros 8 anos, quando me apercebi que nunca tinha mudado a distribuição e mudas de óleo tinham sido duas...nem parece que foi funcionário da Renault.

Quanto ao teu Clio e vendo bem os videos, isso assim de repente isso parece uma fuga antes das admissão, pois ouve-se muito bem a aspiração do ar. Vê os tubos entre o filtro de ar e o carburador.
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 04 de Outubro de 2016, 15:46 pm
Carburador num motor de injecção  :huh:  ............         :laugh: :laugh:

Alias, qualquer fuga antes da borboleta, não faz diferença alguma, a seguir a esta.... ai sim, faz muita diferença.
Se já trocaste as borrachas dos colectores, mudaste as velas e fica na mesma, a possibilidade de haver ainda alguma entrada de ar fora do esperado e falhas da bobine é uma possibilidade.
Alem disso, já que tinhas a admissão fora, podias ter aproveitado para limpar a borboleta e trocar os vedantes desta, depois fazias a calibração da borboleta com a clip.
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 04 de Outubro de 2016, 19:05 pm
Percebeste mal. Ainda não mudei as borrachas do colector de admissão.
A borboleta aparenta ter sido já limpa.

(https://s20.postimg.org/bbmyinrg9/DSCF2010.jpg) (https://postimg.org/image/bbmyinrg9/)

Sobre os vedantes dela nada sei. Na primeira vez desmontei-a daquele sítio e estava toda limpinha.
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: pmcb em 04 de Outubro de 2016, 20:45 pm
@Camarinha, tu entendeste  :grin: mas de qualquer maneira, uma entrada de ar por um sítio que não passe pelo filtro não será a mais indicada.
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Outubro de 2016, 09:42 am
Se mexeste  na borboleta, os vedantes já eram.... tens que colocar uns novos ;) Como colocaste as fotos da junta, pensei que já tivesses substituído. Então nesse caso, mudas isso tudo, depois passa por uma renault ou alguém com a clip e faz a calibração da borboleta.

pmcb, sim, na questão da passagem de ar, convém sempre que seja pelo caminho certo ;)
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: A_S em 05 de Outubro de 2016, 11:55 am
Obrigado pela ajuda. :azn:
O carro sempre fez aquilo antes sequer de um mexer em alguma coisa. Pode já ter vindo descalibrada, mas espanta-me pois o carro responde bem, tem consumos espectaculares e não falha nada. O trabalhar é certinho. Mas sim vou averiguar isso tudo conforme a disponibilidade e vou dando notícias.  :wink:
Título: Re: Pequenos rateres/cheiro a gasolina - Clio II 1.2 16v
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Outubro de 2016, 12:52 pm
Se depois disso tudo, mantiver o problema, pondera trocar a bobine. Se mantiver, o problema mede a compressão do motor e tenta descobrir qual é o cilindro que faz a falha, e compara com a compressão. Se o cilindro com a falha for o mesmo que tiver menor compressão, é sinal que precisa de uma manutenção mais avançada ;)