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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: JoaoPintoReis em 26 de Agosto de 2010, 19:26 pm
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ola!
o laguna II da minha irma nao quer trabalhar!
coloca o cartao, liga a bateria e ate ai tudo bem!
depois, carrega no botao para por a trabalhar e... nada.
faz uns barulhos mas o motor nao pega.
alguem sabe o que é?
ela de manha pegou no carro e agora a tarde aconteceu isto.
fico a espera de noticias!
abraço
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Avaria do imobilizador talvez :lipsrsealed:
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Avaria do imobilizador talvez :lipsrsealed:
sera?
isso cheira-me a reparaçao cara... :(
mas isso acontece de repente de um momento para o outro?
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Nao faço ideia :lipsrsealed: digo isto porque como dizes que faz um barulho e não pega, pode ser porque o imobilizador nao permite o arranque do carro, ou seja, nao detecta correctamente o cartao do carro :lipsrsealed:
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Nao faço ideia :lipsrsealed: digo isto porque como dizes que faz um barulho e não pega, pode ser porque o imobilizador nao permite o arranque do carro, ou seja, nao detecta correctamente o cartao do carro :lipsrsealed:
pode ser so aquele cartao e o outro tipo segunda chave funcionar?
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é veres se da ou não se não devera ser mesmo o imoblizador como diz o coolwater :undecided:
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é veres se da ou não se não devera ser mesmo o imoblizador como diz o coolwater :undecided:
so espero que funcione...
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E o carro tem boa rotação??
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provavelmente tens a bateria nas couves.
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Pode ser que o cartão esteja com pouca pilha?
Exprimenta o cartão sobresselente.
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A pilha no cartão não tem influencia, pode ser muita coisa, mas se faz barulho pode ser o motor de arranque a entregar a alma ao criador.
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Desculpa a insistÊncia mas o carro tem boa rotação ao tentares por a trabalhar??
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Vamos esperar que o autor do topico ca passe... É pena que não completem os topicos quando ha probs, assim o pessoal ficava sempre com umas ideias acerca de onde procurar quando acontecesse com eles :undecided:
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Vamos esperar que o autor do topico ca passe... É pena que não completem os topicos quando ha probs, assim o pessoal ficava sempre com umas ideias acerca de onde procurar quando acontecesse com eles :undecided:
POr acaso concordo contido em pleno muitos tópicos acabam por ser abertos na ideia de :
AH e tal deixa ver se alguém me ajuda, entretanto acabam por resolver e esquecem-se que tiveram uma porta aberta quando quiseram colocar as questões.
Alerto para o facto de não estar a falar em ninguém em especial mas na generalidade....[/b]
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Pode ser rebuscado, mas deixa perguntar na mesma:
Para pores o carro em funcionamento, carregas apenas uma vez no botão start/stop ou mantens o dedo no botão? Se apenas carregas uma vez no botão, experimenta manter o dedo no botão continuamente uns segundos.
O leitor de cartões tem uma patilha de plástico no interior que, quando se insere o cartão no interior, desloca-se e acciona um botão na placa do leitor de cartões. Se essa patilha se partiu, o botão não é accionado, e então para o carro pegar só mantendo o botão premido. Já me aconteceu uma situação destas em férias, e apanhei um valente cagaço, a pensar que era algo pior...
Edit: Só agora é que reparei que esta mensagem foi originalmente postada em Agosto...
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entretanto ja deve ter carregado e pegou ...
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entretanto ja deve ter carregado e pegou ...
e nunca mais desligou... ja deve estar a chegar a china... :grin: :evil: :grin: :evil: :grin: :evil:
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É verdade, ainda não teve tempo de vir cá dar umas luzes sobre o problema que tinha...
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por acaso ja me aconteceu isso e o leitor de cartao que tem a patilha encravada ou ate partida isso nao e muito caro nao precisa de compra um novo esse tem reparacao.
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Pode ser rebuscado, mas deixa perguntar na mesma:
Para pores o carro em funcionamento, carregas apenas uma vez no botão start/stop ou mantens o dedo no botão? Se apenas carregas uma vez no botão, experimenta manter o dedo no botão continuamente uns segundos.
É melhor alguém dizer-lhe que se não pegou que já pode largar o botão :laugh:
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Pode ser rebuscado, mas deixa perguntar na mesma:
Para pores o carro em funcionamento, carregas apenas uma vez no botão start/stop ou mantens o dedo no botão? Se apenas carregas uma vez no botão, experimenta manter o dedo no botão continuamente uns segundos.
É melhor alguém dizer-lhe que se não pegou que já pode largar o botão :laugh:
Exacto!!!!! :grin: :grin: :grin:
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isso pode ser uma patilha que tem no leitor de cartoes que esta partida o que leva a que por vezes seja dificil de por o carro atrabalhar, ha maneira de arranja isso com um cartao multibanco e outras coisas, nao havera por qui um topico sobre isto?
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Boas,
O que me leva a colocar este post é basicamente o que acontecia ao JoaoPintoReis no topico:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2070.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=2070.0)
Não encontrei em lado nenhum no forum algo parecido com o relatado e uma possível solução para o sucedido o Sr. não deixou um post com uma resposta para o que lhe sucedia correcto ?
NL
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É desnecessario abrir-se outro post se o problema é o mesmo. Dá uma leitura a todas as sugestões aqui deixadas.
Ja agora, em termos de sintomas, quais os apresentados?
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Gostaria de saber se me podem dar umas ideias ( é mais para eu falar na oficina da Renault onde tenho a minha Laguna ) pq tenho 1 situação à 2 meses em que não me conseguem achar o problema.
Passo sucintamente a explicar:
De um forma aleatória a minha Laguna 1.6 gasolina de 2003 passou a não arrancar qd dou ao botão. Já levou 3 baterias novas e não é detectada qualquer anomalia na máquina de testes, com a da proxima semana é a 6x que está na oficina da Renault e lá dizem que não encontram nenhum problema na carrinha !!!
Ora o que acontece é que dia sim dia não às vezes são 3 dias, 4 conforme não há 1 padrão o carro nao me pega e só com cabos e que lá vai, até acontecer a proxima vez.
Pedia aos mais experientes se já ouviram semelhante situação, obrigado.
NL
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Primeiro, já apaguei um topico que criou e juntei-o aqui, será excusado continuar a abrir topicos novos visto que só me faz ter mais trabalho a apaga-los e não terá certamente a resposta mais rapidamente..
O motor de arranque roda? Ouve-se a tentar pegar? Fraqueja?
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obrigado coolwater.
Quando carrego no botão, o carro parece que quer arrancar dá uma especie de estalidos ( mais parece que o carro está em curto circuito ) o mostrador fica com tudo a piscar e descomandado e depois desligo porque não tem força para arrancar. Só lá vai com uns cabos. Se depois andar com ele nesse dia...ligo desligo e anda...o pior é passado uns dias até pode ser só 1 dia a funcionar e volta a acontecer o mesma cena.
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obrigado coolwater.
Quando carrego no botão, o carro parece que quer arrancar dá uma especie de estalidos ( mais parece que o carro está em curto circuito ) o mostrador fica com tudo a piscar e descomandado e depois desligo porque não tem força para arrancar. Só lá vai com uns cabos. Se depois andar com ele nesse dia...ligo desligo e anda...o pior é passado uns dias até pode ser só 1 dia a funcionar e volta a acontecer o mesma cena.
Boas Issey É assim ja tive esse prob exactamente no laguna o problema era falta de bateria causada por humidade quando tava de ferias e ia a lavagem automatica entrava muita agua para as ligaçoes electricas da caravana ao lado do gancho. Por dois anos seguidos aconteceu-me o mesmo 2 vezes iamos lavar o carro mais ou menos a meio das ferias e depois como ja tava pago seguiamos ate ao take away pa ir buscar o almoxo o meu pai desligava o carro para esperar depois quando o voltava a tentar ligar pa irmos po parque. puff nao ligava e fazia esses estalidos. So la ia com cabos e enquanto nao desligava essas ligaçoes e as secava bem secas nao carregava a bateria.
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ola fafiolopes.
Pois, é precisamente isso que está a acontecer e a Laguna já levou nestes ultimos 2 meses 3 baterias novas na expectactiva de serem as baterias que tivessem com defeito e não resolveu o problema. A unica solução nao pode ser só secar as ligações...esse pode ser um workaround mas tem de haver uma solução definitiva para o problema...porque vê assim...dia sim dia não às 8:00 da manhã quando vou para o trabalho ter que fazer essa operação...é praxe :(.
não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
fafiolopes.
Só mais uma coisa, no meu caso na minha garagem o sintoma tambem se manifesta para a coisa ser mais gira :(...
NL
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Mas tambem tens engate de reboque no teu?
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Não, tenho engate de reboque.
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Entao eu diria que isso é humidade nalgum sitio exprimenta ver as cablagens mais despidas do carro tipo farois de nevoeiro mesmo que nao tenha tem la o cabo de ligação lampadas de iluminaçao de matricula e quaiquer cablagens que estejam mais expostas e talvez encontres a fonte disso.
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se só pega com cabos , é porque tens qualquer coisa a dar curto circuito e a consumir a bateria .
tens que arranjar um electrecista que perca tempo no carro , até dar com isso
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Artur.
Há 2 meses que ando com esta situação / filme, faço-lhe um resumo:
1ªx Carrinha Laguna colocada em oficina Precision para resolução de problema depois de rebocado com recurso a assistência em viagem; trocam-me a bateria por uma nova. Dizem que o problema (não) está solucionado.
2ªx Colocado na mesma oficina para tentativa de solução do problema depois de eu próprio ligar uns cabos pedidos emprestados; Dizem que não encontram nada de errado após varias medições e que inclusive trocaram a bateria por poder tratar-se de um problema com a bateria nova entretanto colocada. Não encontram qualquer problema e volto a ir buscar o carro.
3ªx Novamente na mesma oficina depois de eu ligar uns cabos; Trocam a bateria uma 3ª vez com AH recomendada da Renault, e novamente não detectam qualquer anomalia, volto a ir levantar o carro.
++++++++++++
Canso-me de não ter o problema resolvido e vou à oficina da marca:
++++++++++++
4ªx Oficina da Renault depois de eu utilizar uns cabos na bateria; Ligam o carro à máquina não vêem nada mandam-me ir buscar o carro e cobram-me uma vistoria da parte eléctrica dizendo que está tudo bem e que não encontram nada de anormal).
5ªx Rebocado com recurso a assistência em viagem para a mesma oficina; rebocado com o problema a manifestar-se para que pudessem in loco ver no clip / máquina. Quem recepciona o carro diz que o problema é de fácil resolução para não me preocupar. Ligam-me mais tarde a dizer que limparam não sei bem o quê para ser sincero e que posso ir levantar o carro que têm ligado o carro todos os dias tendo inclusive ficado na rua e que ali o problema não acontece. Volto a ir levantar o carro e não paguei nada.
6ªx Veio da própria Renault 1 colaborador buscar-me o carro a casa depois de com 1 booster o por a trabalhar. (Andam com o carro e dizem que a situação não ocorre, já punham a hipótese de ser um campo magnético ou algo esquisito na minha zona). Volto a ir buscar o carro.
7ªx Vieram da própria Renault 2 colaboradores buscar-me novamente o carro com recurso a 1 booster põem-mo a trabalhar. Dizem-me que vão colocar uma bateria nova por acharem que a instalada não é a correcta em termos de arranque. Dizem que posso ir levantar o carro. Quando ao final do dia passo na oficina dirijo-me ao segurança que me indica o local onde está estacionada a viatura. Quando vou para a por a funcionar o que acontece? Precisamente não funcionou novamente, desta vez nas próprias instalações da Renault.
E por lá ficou e está a passar o fim do ano de 2010…
NL
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dois comentarios ....
1 º precision não é uma oficina , é uma coisa qualquer onde efectuam serviços rapidos assim a atirar para o barato , de modo que qualquer coisa mais complicada , chuta para canto
2 º os tecnicos da renault , de inicio , procederam correctamente , pois tudo o que a precision fez ou outra qualquer oficina , não foram eles que fizerem , teem de tomar os devidos procedimentos . depois de irem buscar o carro da 1ª vez , acho que deveria um electrecista ter se debruçado mais sobre o assunto . De qualquer forma , para mim , está ai um curto circuito algures que provoca isso .
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Notas humidades no carro? Farois em curto circuito? Alguma coisa a falhar? Isso aconteceu-me na tempra, mas tinha a ver com a própria bateria, foi trocada e não se manifestou mais... :lipsrsealed:
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Artur.
Uma bateria acho que é uma peça passível de ser trocada numa Precision daí ter lá ido...ao ver que a situação é mais complicada, tratei de trabalhar com quem realmente está habilitado, a marca.
Aquando da deslocação dos 2 colaboradores para recolherem a carrinha um deles era o chefe da oficina outro era o electricista (munido de multimetro inclusivé)
NL
coolwater.
A unica coisa que noto mas já se manifesta antes desta situação é por vezes um soluçar do carro a baixas rotações...que da Renault me dizem ter de ser visto...mas que nada tem que ver com esta situação.
NL
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esse soluçar faz a frio ou a quente ?
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Artur.
Noto esse soluçar das 2 maneiras.
Mas noto bastante a quente quando estou por exemplo a reduzir de velocidade...em semáforos, no pára-arranca ou mesmo a estacionar.
NL
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Yah isso nao tem nada a ver é normal nos lagunas a mim tambem me acontece precisamente isso quando se vai a abrandar e desengata-se o carro e ale vai a rotaçoes baixissimas a soluçar ate largar o travao. Anyway o problema parece mesmo ser descarga de bateria. Esses clics que ouves é mesmo o sinal de falta de bateria do laguna. Até ai tudo bem porque se fosse do cartao ou do leitor ou do motor de arranque isso era facil de ver. Agora so pode acontecer isso do curto circuito. 1º lugar pensa se nao andaste em algum sitio com a carrinha que nesta altura de chuvadas possa-te ter entrado agua para algum circuito electrico desde luzes motor por baixo da carrinha etc ve os farois de nevoeiro nesta altura eles teem uma ficha que é bastante provavel apanhar com alguma agua desliga a ficha e seca bem com um secador. Da umas voltas ao carro a olhar para ele a ver se nao te ocorre nada que possa estar a causar isso e remonta a altura em que isso começou a acontecer e pensa se nao andaste ou aconteceu alguma coisa extraordinaria ao carro. Isso é um problema que so assim se pode resolver.
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pois , mas esse soluçar é outro problema então que nada tem a ver com este da bateria .
isso andou a fazer alguma revisao recente ?
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Nao nao tem nada a ver no meu este soluçar sempre fez e ha mais lagunas aqui que fazem o mesmo na oficina so nos dizem e passo a citar "Opa isso é normal todos fazem isso":S enfim normal nao é mas que ha mta gente a reparar nesse problema ha.
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Fabiolopes.
Eu já considerei ser um problema de rádio ligado mas tambem já fiz a experiência de o desligar e o problema volta a manifestar-se. Repara tenho o carro há 7 anos e nunca precisei de limpar nenhuns contactos. Realmente o que tu dizes é verdade a bateria por algum motivo descarrega-se, isto é incontronável...senão não existia o problema. Nos ultimos tempos não troquei de luzes, excepção que no ultimo ano ando com o cartão de backup da carrinha porque o principal já tinha muito uso e já custava a abrir e a fechar as portas.
NL
Artur.
A unica coisa de anormal que aconteceu, proximo destes 2 infernais meses foi...à cerca de sensivelmente 4 meses ter ido de férias e lá ter-se-me avariado o limpa para brisas da frente e para fazer a viagem de regresso ter de ter ido a uma "oficina" que me substituiu (colocou um usado) o motor do limpa-para-brisas. Já disse isso na Renault, mas dizem-me que isso não tem nada que ver com o que está a acontecer.
NL
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A carrinha tem alarme?
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coolwater.
A carrinha não tem alarme.
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Em relaçao a isso do motor do limpa para brisas ja viste se ficou bem colocado e devidamente protegido?É um sitio bastante propicio a entrar pa la agua e ficar la
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Artur.
A unica coisa de anormal que aconteceu, proximo destes 2 infernais meses foi...à cerca de sensivelmente 4 meses ter ido de férias e lá ter-se-me avariado o limpa para brisas da frente e para fazer a viagem de regresso ter de ter ido a uma "oficina" que me substituiu (colocou um usado) o motor do limpa-para-brisas. Já disse isso na Renault, mas dizem-me que isso não tem nada que ver com o que está a acontecer.
NL
pode estar ai uma causa provavel , terem mexido na instalação e estar algo a fazer massa ou o proprio motor do limpa vidros não estar bom ;)
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Fabiolopes.
Ainda não verifiquei se ficou bem protegido, posso verificar mas mesmo em garagem olha que este problema tb se manifesta...mas é uma dica.
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Artur.
O estar algo a fazer massa depois da mexida no motor do limpa-para-brisas é uma dica boa.
Se o motor não estivesse bom poderia ser um indicio deste problema, pergunto eu?
NL
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Sim mas mesmo em garagem a agua acumula-se
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Fabiolopes.
Vou validar isso amanhã na oficina.
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Tal como diz o Artur, o motor do limpa-vidros pode ser uma causa provável. Foi, segundo as tuas palavras, a unica coisa que aconteceu a nível eléctrico no carro. Mas digo-te que esse tipo de avaria no sistema eléctrico é do mais ingrato que há para detectar e é mesmo preciso andar a "picar" o sistema eléctrico de uma ponta à outra.
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Rui_N.
Eu também achei isso, tanto assim é que disse isso na oficina da Renault.
Desvalorizaram e disseram-me que tinha sido mera coincidência. Estando na marca à partida penso eu estar a lidar com pessoas entendidas. Não imito opiniões tecnicas quando estou a falar com supostos especialistas e se me dizem que não tem nada a ver...mas amanhã vou voltar a reforçar esse ponto pq me parece muito pertinente.
NL
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pode ou nao ter a ver , mas eu pessoalmente era a primeira coisa que verificava
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Artur.
Vai ter de ser por aí, porque repare depois de trocarem a bateria, já os ouvi dizer que não sabem o que mais poderá ser.
NL
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não sabem , muda de oficina
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Artur.
Estava a evitar de tomar essa decisão e começar tudo da estaca 0, pq ao fim e ao cabo todos os dias somados já são imensos em que não tive o carro comigo.
Amanhã, irei mais uma vez à Renault e se tomar essa decisão terão de me passar um relatorio tecnico do que já foi feito até ao momento, acho que é o minimo.
NL
não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
Nova ida à Renault, vão avaliar internamente o problema e se caso disso pedir ajuda ao fabricante para esta situação. Ficaram de me dar uma resposta durante esta semana.
NL
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Alguém me sabe dizer quanto tempo de garantia tem 1 alternador novo ?
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alternador novo em principio terá 2 anos de garantia . reconstruido tem 1
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Foi novo que puseram Artur, vou ver a factura.
não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
14-6-2009 ainda estará na garantia ?
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Ultimo desenvolvimento colocaram-me um alternador novo ( já tinha levado um em julho de 2009 !!!) e ando há 4 dias com o carro sem problemas, será que está resolvido e era mesmo do alternador ? vamos a ver...
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Há 12 dias com o carro e sem problemas, parece-me resolvido, era mesmo do alternador...
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Boas tal como no inicio descrito deste tópico, a minha laguna ll de 2002 1.6 anda com mais um mistério, este já dura há mais de ano e meio, mas agora com mais frequencia. Pega sempre bem da primeira vez, depois de vez em quando, seja numa viagem pequena ou maior, resolve não pegar, o cartão é reconhecido carrego no start e só noto o click de querer arrancar, afrouxa um pouco as luzes os ponteiros dos mostradores baixam um pouco e nada, não roda o motor de arranque, simplesmente nada que indique que o motor começa a querer pegar. Depois passado sensivelmente 30 a 45 minutos, tento novamente e voilá tudo normal. A penultima vez aconteceu perto de casa o mecanico levou o pc ( delphi ) e não detetou nenhuma avaria. Já pensei em levar na renault de beja mas as várias deslocações ( 44kms ) que prevejo juntamente com os valores que me irao cobrar até descobrirem o engate, não valem o valor do carro, pronto, enfim!! Nunca pensei que um carro me desse tanta arrelia como este já me deu, grande m.... que me saiu na rifa. :sad:
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Leva o carro a um electricista auto para ele verificar o motor de arranque, pode ser a bobina a dar sinais que está para morrer ;)
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Realmente é uma hipótese forte, esta semana vou tentar investigar. Obrigado.
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Bom fui buscar o carro ao electricista, 2 dias atrás e estava tudo ok com o motor de arranque. Vou eliminando problemas até ver, entretanto vou abrir outro tópico com mais uma encrenca, vou dando noticias, pois comprar outro carro está fora de questão :cry:
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Então mas o carro afinal trabalha?
Se esteve no electricista, ele não tentou descobrir a avaria?
Sent from my german car with flying parts!
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A Espace 1.9 dci do pai de um amigo meu andava com esses mesmos sintomas que tens na Laguna (umas vezes pega bem, outras vezes não pega depois de andar um bocado, etc...) e o problema estava num relé (não sei qual).
O motor de arranque estava bom, tinha sido substituído há 2 anos.
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Boa questão, o electricista não viu! Pois nestas bandas não existe, como dizer, muita escolha nessa matéria :shocked:
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Boas tal como no inicio descrito deste tópico, a minha laguna ll de 2002 1.6 anda com mais um mistério, este já dura há mais de ano e meio, mas agora com mais frequencia. Pega sempre bem da primeira vez, depois de vez em quando, seja numa viagem pequena ou maior, resolve não pegar, o cartão é reconhecido carrego no start e só noto o click de querer arrancar, afrouxa um pouco as luzes os ponteiros dos mostradores baixam um pouco e nada, não roda o motor de arranque, simplesmente nada que indique que o motor começa a querer pegar. Depois passado sensivelmente 30 a 45 minutos, tento novamente e voilá tudo normal. A penultima vez aconteceu perto de casa o mecanico levou o pc ( delphi ) e não detetou nenhuma avaria. Já pensei em levar na renault de beja mas as várias deslocações ( 44kms ) que prevejo juntamente com os valores que me irao cobrar até descobrirem o engate, não valem o valor do carro, pronto, enfim!! Nunca pensei que um carro me desse tanta arrelia como este já me deu, grande m.... que me saiu na rifa. :sad:
Boas tal como descrito em cima por mim, a laguna continua na mesma, só que agora nem passado 30 minutos nem 2 dias sequer, a carrinha pegou, esta era a situação ideal para mandar de reboque para o electricista, afim de descobrir a avaria, pois com ela boa não acusa nada na máquina. Só que o senhor do reboque, resolveu por iniciativa própria :lipsrsealed: por a viatura de empurrão e a mesma ficou a trabalhar, sendo que agora funciona :angry:. Continua tudo na mesma assim, eu julgo ter lido neste forum qualquer coisa sobre os lagunas que não era possivel pegar de empurrão!!
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Encontrei no youtube um video, exatamente como a minha carrinha faz, exceção feita a luz do motor acessa, que na minha não aparece.
https://www.youtube.com/watch?v=rhdbTZDXUaE (https://www.youtube.com/watch?v=rhdbTZDXUaE)
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Motor de arranque?
Sensor de cambota?
Sensor de árvores de cams?
Estranho :S
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o
sensor combota esta bom, motor de arranque foi aberto e aparentemente esta em boas condicoes, a unica duvida( minha duvida) poderia ser bobine de chamada, mas o electricista disse que estava boa, pois nao se ouvia o barulho tradicional de quando falha a bobine. A zona one moro esta muito limitada a nivel de profissionais. A renault mais proxima esta muito, longe. Agora acabou de me ligar o mecanico, a maquina com programa dhelphi :huh: como era de esperar nao acusou nada. Uma duvida se fosse algo tipo rele ou outra parte eletronica acusaria na maquina? Eu chamo maquina, mas aquilo e um pc com o software da dhelphi.
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Nos comentários do vídeo está lá isto :
The problem was the starter motor. In particular the starter solenoid. I had the solenoid replaced(NOT the whole starter motor) and that fixed the problem.
traduzido pelo google:
O problema foi o motor de arranque. Em particular, o solenóide de partida . Eu tinha o solenóide substituído ( não todo o motor de arranque ) e que resolveu o problema.
O que é que o teu eletricista diz disto?
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Boas tanto o mecanico como electricista, embora o motor de arranque esteja aparentemente bom, falam numa possivel fissura no induzido. Disseram para no dia de hoje fazer o seguinte teste, quando eu parar o carro fazer isso numa descida, depois se nao pegar, com a 5º mudanca engatada deixar descair um pouco o carro, depois carregar no botao de start e ver se o carro pega, eles dizem que se pegar e de certeza problema do motor de arranque.
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Mas chega sinal de arranque ao motor de arranque?
Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
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Sim umas vezes sim outras nao, acabei hoje ao final da manha por fazer o teste que me pediram e nao resultou. Faz exatamente como no video em cima, quando teima em nao pegar.
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Então mas se chega corrente ao motor de arranque umas vezes sim e outras vezes não... é problema de cablagem. Isso foi aferido com um multimetro ou busca-polos?
Ou não percebeste nada do que eu perguntei e estás a referir se o motor de arranque trabalha ou não?
Volto a perguntar: chega sinal de arranque ao motor de arranque?
Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
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realmente interpretei a pergunta como se o motor de arranque trabalha ou nao, como leigo na materia pensei que se o motor de arranque trabalha e porque chegava la sinal de arranque. A carrinha esta ja hoje noutro sitio, amanha vou la de tarde, e vou ver se tenho alguma novidade, onde irei pedir uma explicacao para o que me perguntaste.
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Existe um botão "Responder".
É escusado citar a mensagem imediatamente anterior.
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É que o ponto chave está precisamente nesse pormenor. Pelo que me parece... e pelo tempo em que já andas com o problema... o teu mecânico/electricista deve estar a espera que comecem a chover motores de arranque do céu para o trocar no teu carro.

Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
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Ontem ao final da tarde o único desenvolvimento. O electricista, colocou uma ligação direta ao motor de arranque, deixando um fio ao pé da bateria, sempre que não queria pegar normalmente, encostávamos o fio ao positivo da bateria e o carro trabalhava, segundo ele na parte do motor de arranque estará tudo normal. Parte seguinte será localizar o relé de ignição para substituir, visto que no programa que ele tem no PC com os esquemas eléctricos, está qualquer coisa que não bate certo com a localização do próprio.
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O relé está na UCH, na posição rel21 conforme a imagem.( NT8218A 2002_05_01)
(http://i1279.photobucket.com/albums/y529/sls78/uch%20laguna_zpsn0a84bnj.png) (http://s1279.photobucket.com/user/sls78/media/uch%20laguna_zpsn0a84bnj.png.html)
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Boas, desde quinta feira de tarde que tenho andado com a carrinha todos os dias, nunca mais me fez o mesmo problema, como escrevi no post anterior era para mudar o relé de ignição, mas como só vi o post do Tony dos atrelados de noite já não podemos fazer a substituição. A unica coisa que se fez foi desencaixar e voltar a encaixar todos os relés da UCH, sinceramente não sei terá sido coincidencia ou não, vou andando com a carrinha normalmente até se ver. Quero agradecer muito, a todos os membros que se disponibilizaram a me ajudar, vou dando noticías sobre alguma alteração desta avaria, desta, pois já tenho uma outra :grin:, acendeu a luz do motor, com a informação "sistema anti poluição funcionamento deficiente" mas como já ndou assim e depois desapareceu vamos ver. :cool:
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A Espace 1.9 dci do pai de um amigo meu andava com esses mesmos sintomas que tens na Laguna (umas vezes pega bem, outras vezes não pega depois de andar um bocado, etc...) e o problema estava num relé (não sei qual).
O motor de arranque estava bom, tinha sido substituído há 2 anos.
Eu tinha referido que poderia ser algum relé... provavelmente, estaria a fazer mau contacto! Agora é esperar que tenha ficado resolvido de vez!
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Viva
De vês em quando acontece-me colocar o cartão, o painel faz o check list normalmente, carrego no botão e... nada.
Nem ruídos nem luzes. Rigorosamente nada. Volta a repetir e ás vezes continua a não dar nada e á terceira... tudo normal.
Não é problema do leitor de cartões, porque quando pega, é de toque instantâneo. Ao ler os postes anteriores inclino-me para que seja um relé a dar problemas. Pergunto aos mais intendidos se são da mesma opinião. O carro em questão é um laguna 1.9 dci de 2001.
Obrigado