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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Korion111 em 17 de Setembro de 2016, 21:39 pm
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boas pessoal
o meu clio 1.2 16v 75cv de 2007 com 100 000klms que comprei novo e nunca me deu qualquer problema ate a data, anda a custar a pegar a frio, quando esta frio de manha vou a por a trabalhar e nao pega ou vai abaixo, mas mal tento novamente pega bem sem qq problema, de referir que depois pega bem durante todo o dia sem qualquer problema so custa mesmo a 1a partida do dia. Esta andar bem, puxa muito bem, nao aparenta ter qualquer problema so mesmo esse da partida a frio, o que acham que podera ser ?
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Verifica o estado da bateria, pode ser que já esteja a ficar fraca. O primeiro arranque do dia, é sempre o que puxa mais pela bateria porque o motor está frio e o tempo em que está sem receber carga é maior. Se a bateria já tiver pouca saúde, os arranques tornam-se mais difíceis.
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Obrigado pela ajuda camarada
A Bateria esta em boas condiçoes e o motor de arranque tambem, nao entendo começo a pensar que sera o captor pms ou algum sensor massa de ar ou assim, algum entendido nisto que me de uma opiniao
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Podes começar por ver o captor sim, é algo simples de fazer, dás umas bufadas de WD40 limpas muito bem e testas.
As velas, bobine, cabos como é que estão? Como o carro já tem 100.000 se ainda não tiveres mudado é possível que seja daí.
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Já mudei a uns 4 anos devo ter uns 40 000klms com estas velas bobines nao estou muito virado para aí porque ele em andamento porta.se muito bem não falha e puxa muito bem. Vou ter de ver o captor alguém me sabe dizer onde ele está situado neste motor?
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Se pesquisares no forum, acho que até um diy há. O captor está por cima do volante do motor, entre o motor e a caixa de velocidades, por baixo do termostato.
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preferi nao arriscar a mecher, levei a oficina, diagnostico foi esse sensor cambota novo 52 euros de reparaçao...... vamos la ver se ficou mesmo resolvido...
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E continua com problemas ao pegar dou a ignicao pega fica uns 2s a.soluçar e.depois trabalha impecável nao ta facil isto
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Há 3 coisas visto que parece que é algo de ignição.
- VELAS
- CABOS DE VELAS
- BOBINE
EDIT: Uma coisa Korion11, quando ligas o carro deixas que todas as luzinhas do quadrante apaguem ou mal metes a chave dás logo à ignição?
Se o sensor já foi trocado menos uma coisa para te chatear a cabeça.
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Boas malta
Sim aproveitei e troquei as velas e estavam bastante queimadas ja precisava .. mas o problema continua
Hoje tive a inspecionar o motor e detectei que a borboleta esta bastante suja com uma camada.preta a volta a ver se a limpo nao sei se tera a ver com o problema mas nunca se sabe
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Também influencia, é no arranque que o motor precisa de fazer a mistura certa de ar e combustível, se a borboleta não estiver na posição correcta, pode entrar mais ou menos ar do que o necessário e custa a pegar.
Depois de limpa é conveniente ligar à maquina para a calibrar ;)
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Bem infelizmente o problema também nao esta na borboleta e agora ? Agora vai de novo para oficina segunda feira ah e tal pode ser o sensor que esta na arvore de cames mas esse nao costuma dar problemas nos quando fizemos o diagnóstico deu erro no sensor pms por isso o mudamos bem para a semana digo como correu na oficina desta vez e se ficou resolvido
Cumprimentos
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Está complicado.... colocaram um pms novo de origem ou da concorrencia?
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Como está a nível de consumo de óleo?
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A peca e da concorrência penso eu.... oleo nao gasta nada .... e gasolina ta nos 7.1 e andar puxa muito bem mesmo sem falhas... segunda ja fica na oficina depois digo como ficou tenho esperanca que desta vez fique resolvido de contrario irei mudei de oficina
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Perguntei, pois julgo que já se falou por ai que os da concorrencia, não são muito de fiar. A ver se desta vez vem resolvido ;)
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boas pessoal
bem isto nao esta nada facil deixei o carro na oficina na segunda feira e fui busca.lo ontem andaram 3 dias de volta dele e nao deram com problema nenhum, fizeram varios testes bobines, velas sao novas, testaram a pressao da gasolina bomba injectora tudo ok viram sensores tudo ok, e nao conseguiram detectar nenhum problema mecanico no carro tudo esta a funcionar bem aparentemente isto e mesmo estranho e o problema continua durante todo o dia o carro pega sempre muito bem, e na 1a vez do dia morre e soluça ou as vezes nem pega mas se nao pegar ja sei basta por outra vez a trabalhar que pega como se nada fosse...
fiz este video para verem o que acontece na realidade
https://www.youtube.com/watch?v=GMCm_tCAMb8&feature=share (https://www.youtube.com/watch?v=GMCm_tCAMb8&feature=share)
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No inicio do vídeo as luzes do imobilizador, da chaves inglesa e do stop não acendem, ele faz sempre isso? ou quando começaste a gravar elas já se tinham apagado?
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comecei o video mais tarde
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Bem malta e o problema continua então decidi ir a marca e ontem deixei lá o carro. fui lá hoje ao fim da tarde e o carro não está pronto pois não detectaram qualquer problema apesar de ter falhado lá também. . Mecânica nao.tem qualquer.problema. suspeitam do canhão de ignição a partida irá ser trocado
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Afinal não era o canhao.. Após testes decidiram reprogramar a injeção parece estar resolvido ainda não falhou desde sexta feira mas...
Vamos ver obrigado a todos
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Ainda bem que ficou resolvido e não foi nada de complicado ;)
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Já tive o mesmo, isso com uma actualização do calculador na renault resolve o problema, por isso deves ter o problema resolvido
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O clio 3 1.2 16v da minha namorada está exactamente com o mesmo problema.
À primeira vez do dia é raro pegar bem, atualização de firmware injecção é a solução??
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Aproveita e antes limpa bem a borboleta.
É mais provável que a sujidade esteja a contribuir para isso.
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A borbuleta está limpa, foi efetuada limpeza na revisão anterior por prevenção. Depois feito reset e programado os limites da mesma com a clip
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Então não será dai.
Velas e bobines , já viste, certo?
Experimenta ver se os valores dos sensores da admissão de ar, se tiverem a dar valores errados no arranque a frio, onde o calculo da quantidade de ar tem que ser mais rigoroso, pode causar isso.
A minha scenic, também costumava ter dificuldade no arranque e depois reparei que a pressão estava um pouco abaixo do esperado e era a borracha que veda o sensor na admissão que deixava passar ar.
Depois coloquei silicone a proteger a borracha e a pressão subiu um pouco, e deixou de ter dificuldades a pegar.
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Cabos de vela e bobines são as originais, o carro é de 2006 e tem 105 mil kms. Como consigo ver se estão ok?
Em relação aos valores também não tenho noção de quais são os correctos
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Por exemplo a rx4 tem bobines tipo lápis, e as que vinham com o carro já não tinham o vedante na bobine.
Bastava o tempo estar mais húmido, ou passar por umas poças de agua, para começar os soluços. No arranque a frio notava-se mais e só passava depois de aquecer. Era motivado por humidade que se acumulava dentro dos tubos onde as bobines entram.
Como consegues verificar se há problemas nas velas e bobines? Começa por retirar um cachimbo de cada vez com o motor a trabalhar, o motor fica a trabalhar a 3 cilindros e deve conseguir manter-se a trabalhar. Voltas a colocar o cachimbo e fazes o mesmo teste à proxima vela.
O motor aguenta-se com 3 cilindros a trabalhar mas não com dois. Ao fazeres este teste vais conseguir perceber qual é a vela que falha.
Se tiver 2 velas boas ligadas +1 ma ligada, o motor vai abaixo.
Podes fazer o mesmo teste de maneira diferente, tiras as 4 velas e ligadas a bobine, dás á chave e vê se fazem faisca por igual ou há alguma que faz menos faisca que as outras.
Nas maquinas de teste, costuma ser aquelas que tem menor valor quando vês em tempo real a voltagem de cada vela.
No diagnostico se houver uma vela a ter falha costuma também dizer qual é o cilindro que falha.
Isto é sempre por tentativa e erro, para não teres que chegar e trocar tudo.
As bobines também dão para testar com o multímetro, eu acho que já falei nisso por ai algures. Medes a resistência entre a bobine 1 -> 3 e a 2 -> 4 se não me engano, o valor de resistência, não deve ser superior a um determinado valor, mas agora não me recordo.
Se o multímetro não alterar valor experimenta alterar para 1-> 4 , e 2 -> 3 . Elas são aos pares por isso é só ver qual é o par correcto.
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As velas são as 4 novas.
Mas o sintoma era ligeiramente diferente, a minha maria explicou mal: não ficava a "embrulhar", não pegava era à primeira, à segunda pegava logo bem.
Mas foi detectada a fuga na bomba de combustivel que mandava gasolina para fora na zona que aperta o tubo.
Vamos ver se com a reparação resolve o problema do pegar.
Obrigado pelas dicas
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Lol ainda bem que foi fácil de dar com o gato.
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Resolvido o problema da bomba mas continua com alguma hesitação na primeira tentativa do dia
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Não terá ainda ar no sistema que provoque isso.
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Continua com o mesmo problema... Aínda a resolver...
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Dás à chave, o motor roda e não pega? Só pega passado varias tentativas?
No meu clio às vezes acontece isso, não quer pegar. Normalmente costuma ser ali o captor pms a precisar de um toque, outras vezes só la vai quando retiro e volto a colocar as fichas do calculador de injecção.
A meu ver, e partindo do principio que está tudo bem com o resto, é algum mau contacto por ai algures.
Chegaste a ver se as velas dão faisca quando dás à chaves? Apesar de estar tudo bem com o sistema, se o pms não estiver a fazer bem a leitura, não há faisca nas velas, nem injecção de combustível.
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O problema é exactamente o do post inicial deste tópico.
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Então às de experimentar ligar o carro (sem rodar o motor de arranque), desligar e voltar a ligar de novo e então dar a partida.
Quando ligas a bomba de alta pressão coloca o circuito de combustível sobre pressão. Caso haja alguma fuga durante a noite entra ar para o circuito, e ao ligar a primeira vez pode não ser suficiente para retirar todo o ar.
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Também já testei isso
é igual
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Ela por acaso reporta que foi desde que se trocou a embraiagem que começou a fazer, por acaso o sensor de posição do volante do motor terá de ter sido retirado nessa operação....
Mas também se fosse disso nunca pegava bem, digo eu
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Pedro, basta uma pequena margem de erro.
Experimenta tirar, limpar e voltar a colocar, não se perde nada.
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Vou tentar. Não é tarefa complicada pois não?
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O acesso pode ser mais custoso, não sei se tens assim muita tralha naquela zona. Talvez tirando a caixa do filtro do ar para facilitar, depois é só desapertar 2 parafusos e sacas o sensor.
Limpar e voltar a colocar no sitio e certifica-te que a ficha fica bem encaixada.
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Foi fácil sim, limpei ontem. Tinha um bocado de limalhas. Deixa ver nos próximos dias.
Ontem também liguei à clip e tinha um erro armazenado na sonda lambda antes do catalizador
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Sim isso é coisa simples de se fazer, quando os motores tem muita tralha o que dá trabalho é lá chegar.
O meu clio costuma dar é muitos erros na sonda a seguir ao catalisador, curto circuito à massa, mas é problema na cablagem. Como ando muitas vezes em estradas com pouco asfalto as pedras encarregam-se de esfoliar os fios :laugh: :laugh:
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O erro da sonda é mesmo : 1def, que no manual indica "mal functioning"
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Não especifica o erro?
As de ver na maquina de diagnostico se a sonda varia o valor da voltagem quando aceleras/desaceleras.
Podes trocar com a do catalisador, e assim verificas se o erro se mantém ou se migra para a do catalisador.
A primeira sonda é mais importante que a 2a no que toca à gestão do motor, se estiver avariada é preferível que esteja no catalisador.
Normalmente o que avaria é a resistência de aquecimento, podes medir com o multímetro, se não me engano são os fios brancos.
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Tenho de ver...
Confirmo que após limpeza do sensor volante do motor o carro está igual
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Pode ser influencia da sonda pois é a confirmação da queima eficiente, sem essa confirmação a gestão da injecção é deficiente. Não acredito que seja apenas isso que faz ele não pegar ou custar a pegar à primeira, mas pode influenciar.
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Concordo contigo. Vou dando noticias
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Bom... Continua igual.
No entanto o motor de arranque está com problemas, por vezes ouve se ele a rodar mas não acopla no volante de motor...
Para breve a reparação do mesmo
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Motor de arranque substituído e resolvido o problema do mesmo.
No entanto a questão de não pegar à primeira mantém-se.
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Ele quando não pega, dá sinal de querer pegar, mas não consegue, ou só roda sem sinal de haver qualquer explosão?
Podes estar com algum problema, ou a nível de injecção ou de compressão ou na gestão do ar. Depois de pegar o motor fica estável ou tem oscilações mesmo depois de quente?
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Dá sinal de querer pegar, fica tipo a embrulhar uns segundos. Por vezes lá consegue pegar, outras vai abaixo.
Depois de pegar fica perfeito, relantim normal, em andamento está normalíssimo e até anda bem para o motor que é.
Não gasta óleo nenhum.
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Actualização do calculador de injecção existe OTS pra esse problema.
1º custa a pegar depois peda sempre bem durante o dia
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Obrigado, vou ter de ir à Renault.
Isso ficará por que valores?
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Na altura foi so actualização do calculador de injecção, não paguei nada.
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Mas o carro estava em garantia certo?
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Não já não.
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Obrigado.
Chegaste à Renault e disseste que havia OTS para esse problema?
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Isto já foi a uns 10anos e na altura queixava-me disso, o carro ficou lá de um dia para o outro e fui lá de manha para confirmar com eles e eles detectaram o problema e numa pesquisa via renault.net sobre os sintomas e viram que existia OTS para esse problema que já estava detectado.
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Obrigado pela ajuda
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Boas. O carro já foi à Renault atualizar o calculador de injecção. Hoje de manhã pegou à primeira
mas não vou já mandar foguetes
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Confirma-se, tem pegado bem todos os dias.
Obrigado a todos
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Boa ;) e levaram alguma coisa?
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Não teve custos, mas foi um "favor" porque comprei lá o meu clio 3.
Se não fosse isso teria sido cobrado uma hora de obra +-50€
O carro também ficou a andar melhor
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Continua em boas condições?
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Sim, perfeito
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Agora nao volta a acontecer.
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Está sempre perfeito.
Mas faz confusão de como é que pegou sempre bem e de à uns tempos para cá ficou assim... Estranho
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Pedro, nem por isso. Esse problema pode ter a ver simplesmente com a arquitetura do software utilizado, ao ter ciclos finitos.
Por exemplo, quando comprei a rx4 passado pouco tempo uma das bobines começou a falhar, e reparei que sempre que limpava os erros, o erro só voltava a surgir após 5 falhas da bobine.
À medida que vai havendo desgaste do carro, o software actualiza a injecção para que no arranque a frio pegue à primeira. Pode-se dar o caso de o software ter sido feito partindo do principio que nas revisões programadas seja feito um reset à injecção, renovando assim o ciclo de actualizações. Não sendo feito esse reset, o software chega a um ponto que não consegue renovar o ciclo.
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Eu tenho clip, e quando limpei a borbuleta fiz reset aos adaptativos de injecção e não resolveu o problema de pegar.
O que dizes até poderia fazer algum sentido mas na prática não se verificou