Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Som / In Car Entertainment => Tópico iniciado por: heitorramos em 23 de Setembro de 2016, 16:12 pm
-
Boas tardes
O meu carro é um Renault Clio III, Fase I acho eu, é o TCE 1.2 de 100 cv, gosto do carro, mas podia ser melhor!
Gostava de equipa-lo com GPS, mas não sei quais as alterações a fazer! Queria comprar um GPS usado talvez com a cablagem, mas não sei se isso chega, na minha ideia se comprar o GPS com o cabo o resto deve já estar pré equipado no carro!
Se houver por aí algum gentil membro que já o tenha feito e me possa ajudar nesta cruzada agradeço!
-
Desde já bem-vindo.
Em relação ao GPS dá uma olhada no tópico e em todas as páginas sobre o GPS no Clio III, http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3427 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3427)
Quando indicas que 'podia ser melhor' em que termos?
-
Obrigado Mauro Publicidade? Não Obrigado.
Isto de andar por aqui é confuso! não tenho grande experiencia de navegar em fóruns e a informação é pouca, não encontro os tópicos de meu interesse, este link que postaste não fala nada sobre adaptação de um GPS no Clio III, mas obrigado na mesma.
Quanto ao dizer que o meu carro podia ser melhor refiro-me as prestações do motor, acho que é um motor frágil e lento, a nível de estabilidade em estrada a velocidades mais elevadas também o considero frágil no que diz respeito a interação entre rodas e piso (suspensão).
De resto até é um carro bonito e porreiro dá gosto conduzi-lo.
-
No tópico acima que te enviei tens as peças com as referidas referências Renault sobre como adaptares e também onde podes verificar se o teu Clio tem ou não a pré-instalação, se tiver poupa-te uns bons trocos e a instalação é mais fácil.
A suspensão no Clio III em curva adorna um bom bocado sim mas é devido também à sua altura mas isso podes melhorar.
-
Não podes crer que um motor 1.2 turbo com 100cv, tenha o mesmo comportamente que um 1.4TSI de um Golf por exemplo...
Para o caso do Clio, e eu tenho em casa um carro igual ao teu de 02/2008, acho o carro bastante equilibrado em termos de comportamente em estrada, apesar de o carro do meu pai ter jante 15, tornando um bocadinho barco, como o MauroTM te disse...
Tem de se ter noção das limitações do carro, mas uma coisa é certa: para o carro que é, o motor de 100cv chega a fazer "milagres", acredita...
-
Um 1.2 com 100 cvs é um avião...
Os primeiro clios 1.2 com motor energy (em 1992) tinham 62cvs (ás 6000 rpms) e com um binario 85 Nm às 3500 rpms
E o meu clio nem conta-rotações tinham... nem manometro da temperatura da água tinha.
100cvs são mais de 60% de potência...
E em termos de binário é de 85Nm/3500 para 145Nm/3000 rpms. Um aumento de 70%...
E se olhar-mos só para o motor. Não estamos a falar do aumento da largura e do tamanho de rodas, ou da redução de consumos.
Para um 1.2 não se pode exigir muito mais. Quer dizer pode-se mas depois a fiabilidade vai à vida.
-
Ora nem mais rike1: neste momento acho a solução mais equilibrada para carros do mesmo segmento em termos de prazer de condução e economia...
-
Eu tenho uma curiosidade...
Quando dizes que o motor é frágil... em que é que te regeres? Consegues detalhar?
Em relação a outros 1.2 turbo com 100cv ou 105cv (tsi por exemplo), não o acho nada diferente. É um motor com alguma "genica", tendo em conta a cilindrada.
Agora se comparar com cilindradas superiores, sim, é mais modesto (ou lento... pronto).
Bom, o Fiesta 1.0 Ecoboost 125 e 140 é mais rápido também :) Mas isso porque o carro é mais leve e o aumento de potencia/binário, compensam bem o cilindro a menos. Relembrar também que esse motor tem já uns anos de evolução em relação ao 1.2TCe 100
-
Caro membro Lipe o que eu quero dizer com o frágil, deixa ver se me faço entender!
O meu carro e de 07/ 2007 tem duzentos mil e qualquer coisa Km e já vai no 2º motor, a ideia que tenho desta motorização e que para alem de ser um motor com manhas não é dos mais resistentes, mas sim anda muito bem para o motor que é, sim é verdade quanto aos consumos são um pouco para o elevado.
O primeiro motor! o de origem aos 180 e qualquer coisa mil Km por e simples mente começou a desfazer-se tudo deu problemas. Convém referir que sou pessoa de tratar bem do que é meu e não sou acelera também já não tenho idade para isso.
-
P.S.
O meu tem jante 16 e disco nas quatro rodas. Mas de frente por vezes na transmite confiança como já foi referido atrás.
-
Lipe prepara-te que vais brevemente para o segundo motor :laugh:
EDIT: Aqui o nosso membro Lipe já tem o dele com 170 mil KMs e pelo percorrer de todo o DB/Projeto teve apenas um problema na caixa de velocidades que ele foi alheio ao mesmo.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1481.1815#lastPost (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1481.1815#lastPost)
-
Também diga-se de passagem que para um carro a gasolina anda bastante bemzinho...
O do meu pau é de 02/2008, e até hoje, pelo menos de motor nem uma chatice deu, e o meu pai não é das pessoas que melhor tratar o carro, disso podes ter a certeza!!!
Às vezes são sortes, basta veres o caso do meu Clio que teve de levar uma caixa de velocidades nova aos 412kms...
-
@heitorramos, acerca do GPS.
No tópico acima que te enviei tens as peças com as referidas referências Renault sobre como adaptares e também onde podes verificar se o teu Clio tem ou não a pré-instalação, se tiver poupa-te uns bons trocos e a instalação é mais fácil.
Se o teu carro já tiver a pré-instalação perfeito.
-
Obrigado heitorramos.
Assim consigo (conseguimos) perceber melhor o teu comentário e como sempre, respeito a opinião dos outros :) até porque não tiveste uma boa experiência.
Existiram alterações nos materiais dos TCe de 2007 para os de 2008. Hoje as referências são todas iguais, mas o que é certo é que alguns componentes foram motidificados. Possivelmente terá dado uma melhor qualidade, os intervalos de manutenção também foram alterados (sendo agora superiores).
Esse carro é o primeiro TCe que oiço falar com mais km que o meu, por isso não sei dizer se existirá mais casos, mas poderás ter tido azar com esse.
O meu como o Mauro indicou, tem cerca de 172mil km (03/2008) e além do material de desgaste, só tive um problema na caixa de velocidades, mais propriamente em dois rolamentos no interior da caixa.
As únicas vezes que ele me falhou (literalmente), foi devido aos cabos de vela e depois à bobine de ignição, que é algo recorrente na maior parte dos carros a gasolina. Nos Renault costumam é de fazer isso entre os 100 e os 120mil km (até considero porreiro ser assim, porque já sei com que contar lol)
A nível de confiança, não partilho da mesma opinião desde que os pneus sejam decentes. Porque houve uma altura em que tive uns pneus meio estranhos e aí sim, eu tinha medo do carro (também tenho jante 16). Convém dizer que já andei com ele algumas vezes em pistas, levou alguns abusos e por norma não anda muito devagar, mas nunca senti falta de confiança na estabilidade, travagem, etc.
A nível de consumos, sim, tem alturas que ando nos 7litros e tal, outras nos 8litros, mas numa utilização normal com ligeiramente acima de 50 km diários em que 40 são vias rápidas, anda com um consumo entre os 6.2 e os 6.6. Não o considero muito elevado.
Bom, mas com isto estamos a fugir demasiado à tua questão inicial e não estou a querer ir contra a tua opinião ou defender o carro, apenas gosto da partilha de opiniões/experiencias, ainda mais num carro que considero dificil encontrar muita informação cá.
Caso pretendas, terei todo o gosto de continuar esta partilha no meu diario de bordo partilhado pelo Mauro no anterior comentário, ou poderás abrir um tópico do teu carro nos diarios de bordo.
Em relação à tua pergunta inicial do GPS, vê o antigo diario de bordo do Gonçalo (nos Clios) porque ele teve um Clio TCe de 2008 também e fez a instalação do GPS do Clio III fase II. Deverá ser +/- isso que pretendes.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=233.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=233.0)
O Brunof22 também fez essa alteração no Clio III dele de 2007.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5925.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5925.0)
Consulta esses DB's.
Não tens no entando qualquer pré-instalação no carro, terás de fazer as alterações incluvise na cabelagem. É uma alteração que pensei já algumas vezes, mas ainda não tive coragem para as alterações (é que acompanhei as duas instalações que te falei, uma delas ao vivo :) )
-
Sim senhor meu caro lipe, falas-te e muito bem!
Eu já tive bem mais do que isso, para alem de o motor ser já o segundo a pouco tempo quando pegava no carro de manhã para ir para o trabalho, arranco e passado um pouco reparo que está a sair fumo pela manete comutadora dos limpa vidros junto tem os comandos do radio entre outros. Tive de a substituir por sorte arranjei usada a bom preço e fui eu que mudei coisa fácil de fazer, nos consumos o meu quase sempre anda nos 9.5, mas eu também lhe casco diz na data sheet do carro que a velocidade de ponta 185 Km/h salvo o erro, o meu vai bem aos 200 km/h porque? Não sei, mas acho que é velocidade de mais para o carro que é.
Quanto ao colocar GPS depois de ler por aqui algumas coisas acho que vou deixar a ideia de lado dá muito que coçar.
Mas estou deveras bastante agradecido pelo apoio.
Urra… ao fórum gosto de cá andar.
-
P.S.
Neste momento não tenho buzina e a porta do deposito não tranca.
-
Os 200KM/H apresentados no quadrante não são reais.
Quanto mais alta a velocidade maior é a discrepância do quadrante para a velocidade real.
EDIT: Para o carro estar nos 9,5l aos 100 deves andar é sempre com pé no acelerador 0:))
Como consegues?
-
Se achas que é velocidade a mais anda mais devagar lol.
Por acaso o clio 3, dos carros que tenho tido e outros que tenho guiado é dos que mais me dá confianca a curvar. Não percebo