Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: jpdo em 13 de Outubro de 2016, 09:05 am

Título: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
Enviado por: jpdo em 13 de Outubro de 2016, 09:05 am
Bom dia,

Pessoal, no meu megane fiz um teste de compressão ao motor, e obtive o seguinte gráfico.
Algém que pode esclarecer qual o estado do motor?


Aqui está a foto:
(http://imageshack.com/a/img921/9573/fz1iiS.jpg)
O motor em questão é o 1.5dci 105cv.

Cumprimentos,
João Oliveira
Título: Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
Enviado por: rike1 em 13 de Outubro de 2016, 10:13 am
Quer dizer que o 4.º cilindro tem uma perda de compressão em 12,5% em relação aos outros.

Cada risco corresponde a um cilindro, os 3 cilindros chegam a 20 bars, mas o 4.º só chega a 17,5 bars.
Título: Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
Enviado por: Pedrob em 13 de Outubro de 2016, 10:15 am
Exacto. E qual o valor indicado que deveria ter?
Título: Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
Enviado por: rike1 em 13 de Outubro de 2016, 10:22 am
Se estou a ver a especificação do carro correcto  e se não me engano 18,8 bars no minimo.
Título: Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
Enviado por: jpdo em 13 de Outubro de 2016, 10:58 am
Neste caso, o motor está em bom estado ou em mau estado?
É que a bosch que foi quem fez o teste diz que o motor está a caminhar para ficar fraco.
É verdade a avaliação feita por eles?
Título: Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
Enviado por: jpdo em 13 de Outubro de 2016, 11:03 am
Só mais uma coisa, este motor pelo teste aprsentado é um motor que ainda tem vida para durar ou já não durará muito?
Qual o valor recomendado de pressão para o motor?
Título: Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
Enviado por: Caçoilauto em 13 de Outubro de 2016, 11:51 am
Qual o risco correspondente ao valor mais baixo? 1º ? ou 4º ?

O valor mais baixo está muito próximo de começar a dar problemas pois está a baixar drasticamente a compressão face aos outros, contudo é natural que não notes nada por enquanto pois a injecção está sempre a fazer a compensação necessária .

Dentro em breve caso continue a baixar vais ter erros de verificar injecção pois vai aparecer o erro comum de circuito de referencia de cilindro - limite baixo


Provavelmente deve-se a uma capa de biela  a começar a ter folga ou o segmento de óleo pasmado.

Título: Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
Enviado por: rike1 em 13 de Outubro de 2016, 12:05 pm
Se eu estou a ver bem as coisas, tens uma pequena perda de compressão quando comparado com os outros.

A perda de compressão pode dever-se a várias coisas:

- vela mal apertada
- injector mal apertado
- valvula que não veda como deve ser
- problema com segmentos (consumia oleo)
- pistão deformado com um enorme falha na superficie (dava também sintomas disso).
- junta da cabeça com uma queimada (com uma pequena queimadura num rebordo junto desse cilindro
- camisa riscada em cima na zona da junta da cabeça (a compressão sai para o sistema de refrigeração - desde borbulhar no vaso de expansão até uma pressão brutal no vaso)
- camisa riscada em baixo (a compressão sai para o carter - ao tirares a vareta do oleo com o motor a trabalhar mandava oleo fora).
Título: Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
Enviado por: jpdo em 13 de Outubro de 2016, 12:18 pm
Boas.

Pelo que referiste. Posso indicar que.

O carro não está a consumir óleo.
No entanto :
 - camisa riscada em baixo (a compressão sai para o carter - ao tirares a vareta do oleo com o motor a trabalhar mandava oleo fora).

Este sintoma que referiste em cima acontece.

Isto é fácil de resolver ou é uma reparação cara?

Cumprimentos,
João Oliveira
Título: Re: (Ajuda) Interpretar Teste Compressão
Enviado por: rike1 em 14 de Outubro de 2016, 10:20 am
Se a compressão saí para o carter quer dizer que há uma passagem pela zona dos segmentos.

Pode ser só o segmentos do 4.º pistão, pode ser a camisa riscada ou o somatório das 2.

Quanto à reparação ser cara, depende do que chamas caro pois não sei qual o teu ponto de referencia. Eu diria que é uma reparação que tem um custo avultado, visto que implica abrir praticamente o motor todo. Só em horas de trabalho já são umas quantas...

Se tiveres sorte e for um segmento partido, a conta é bem menor.

Mas o melhor é falares com um profissional, pois eu sou apenas um curioso de mecânica e só sei a teoria.