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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: jpdo em 13 de Outubro de 2016, 09:05 am
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Bom dia,
Pessoal, no meu megane fiz um teste de compressão ao motor, e obtive o seguinte gráfico.
Algém que pode esclarecer qual o estado do motor?
Aqui está a foto:
(http://imageshack.com/a/img921/9573/fz1iiS.jpg)
O motor em questão é o 1.5dci 105cv.
Cumprimentos,
João Oliveira
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Quer dizer que o 4.º cilindro tem uma perda de compressão em 12,5% em relação aos outros.
Cada risco corresponde a um cilindro, os 3 cilindros chegam a 20 bars, mas o 4.º só chega a 17,5 bars.
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Exacto. E qual o valor indicado que deveria ter?
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Se estou a ver a especificação do carro correcto e se não me engano 18,8 bars no minimo.
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Neste caso, o motor está em bom estado ou em mau estado?
É que a bosch que foi quem fez o teste diz que o motor está a caminhar para ficar fraco.
É verdade a avaliação feita por eles?
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Só mais uma coisa, este motor pelo teste aprsentado é um motor que ainda tem vida para durar ou já não durará muito?
Qual o valor recomendado de pressão para o motor?
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Qual o risco correspondente ao valor mais baixo? 1º ? ou 4º ?
O valor mais baixo está muito próximo de começar a dar problemas pois está a baixar drasticamente a compressão face aos outros, contudo é natural que não notes nada por enquanto pois a injecção está sempre a fazer a compensação necessária .
Dentro em breve caso continue a baixar vais ter erros de verificar injecção pois vai aparecer o erro comum de circuito de referencia de cilindro - limite baixo
Provavelmente deve-se a uma capa de biela a começar a ter folga ou o segmento de óleo pasmado.
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Se eu estou a ver bem as coisas, tens uma pequena perda de compressão quando comparado com os outros.
A perda de compressão pode dever-se a várias coisas:
- vela mal apertada
- injector mal apertado
- valvula que não veda como deve ser
- problema com segmentos (consumia oleo)
- pistão deformado com um enorme falha na superficie (dava também sintomas disso).
- junta da cabeça com uma queimada (com uma pequena queimadura num rebordo junto desse cilindro
- camisa riscada em cima na zona da junta da cabeça (a compressão sai para o sistema de refrigeração - desde borbulhar no vaso de expansão até uma pressão brutal no vaso)
- camisa riscada em baixo (a compressão sai para o carter - ao tirares a vareta do oleo com o motor a trabalhar mandava oleo fora).
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Boas.
Pelo que referiste. Posso indicar que.
O carro não está a consumir óleo.
No entanto :
- camisa riscada em baixo (a compressão sai para o carter - ao tirares a vareta do oleo com o motor a trabalhar mandava oleo fora).
Este sintoma que referiste em cima acontece.
Isto é fácil de resolver ou é uma reparação cara?
Cumprimentos,
João Oliveira
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Se a compressão saí para o carter quer dizer que há uma passagem pela zona dos segmentos.
Pode ser só o segmentos do 4.º pistão, pode ser a camisa riscada ou o somatório das 2.
Quanto à reparação ser cara, depende do que chamas caro pois não sei qual o teu ponto de referencia. Eu diria que é uma reparação que tem um custo avultado, visto que implica abrir praticamente o motor todo. Só em horas de trabalho já são umas quantas...
Se tiveres sorte e for um segmento partido, a conta é bem menor.
Mas o melhor é falares com um profissional, pois eu sou apenas um curioso de mecânica e só sei a teoria.