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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: drag em 26 de Outubro de 2016, 16:59 pm
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Boas,
Não é que a tarefa seja difícil, antes pelo contrário, mas pode ser que visualizando a tarefa encoraje o pessoal que se depara com esta situação e não sabe o que vai encontrar...
No meu caso, o problema surgiu quando os piscas deixaram de retomar à posição inicial.
Facto que se deve ao desgaste duma patilha na peça da manete que conecta com a coluna da direcção.
Solução:- substituir a dita manete (pode ser encontrada no ebay, casa de peças ou representante da Renault).
Então vamos lá:
1º - Apenas é necessária uma chave estrela IP20;
2º - Desaparafusar os dois parafusos que se encontram por baixo da coluna da direcção;
3º - Separar as duas partes da forra da coluna da direcção (parte de cima e de baixo);
4º - Desligar a ficha que está ligada à manete;
5º - Desconectar a manete da coluna da direcção pressionando as patilhas (cima e baixo simultaneamente);
6º - Conectar a nova manete e montar tudo no sentido inverso.
Visualizando:
(http://s26.postimg.org/h2zd05uux/image.jpg)
(http://s26.postimg.org/jll20ugl5/1e2.jpg)
(http://s26.postimg.org/kp56ct189/3e4.jpg)
(http://s26.postimg.org/muzh7b4op/5e_6.jpg)
(http://s26.postimg.org/mji0ujo8p/7e8.jpg)
(http://s26.postimg.org/mxjcu58c9/image.jpg)
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Boa explicação, e bom diy :wink: simples e rápido de se fazer.
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Boa tarde,
A manete dos piscas/ máximos e médios do meu twingo 99, gasolina, quando ligo os mínimos, e médios da bem, contudo clico para dentro dar os máximos, e não segura,
Será da manete, inclusive uma luz estava fundida a lampada que ilumina a estrada, e outra não, mas nem segura.
Também não poderá ser do visor pequeno que indica as setas de direcção, dentro não tem umas luzes, podem estar fundidas, ou seja os fusíveis confirmei e estão top.
Obg,
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Ela fixa para baixo ou para cima?
Se não fixa, é porque as peças de plástico que fixam estão desgastadas.
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deveria fixar para dentro quando se clica para dar os máximos , e não fixa, como resolver, é necessário comprar a manete ou os foles, onde adquirir isso ?
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Nesse caso tens que comprar a manete. Podes comprar na renault, casas de peças, ou usado em centros de abate. Podes tambem encontrar na net, quer novos ou usados.
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Ok Tony agradeço, contudo como é de cor cinza é difícil obg.
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Aproveito este tópico para deixar uma dúvida, no meu clio 4 o botão que liga os médios (na manete) ontem parecia estar com mau contacto e só a terceira vez é que acendeu as luzes. Hoje já não funcionou e penso que até terá queimado o fusível, deverá estar em curto circuito. Em princípio terei mesmo de trocar a manete, mas só na segunda feira é que posso falar com o mecânico. Mas será que alguém me sabe dizer por que valores poderá ficar a "brincadeira"?
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O carro não está dentro do período da garantia?
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Sim está, mas são daquelas garantias que têm algumas cláusulas de exceções. Eu perguntei para ficar mais ou menos por dentro dos valores caso eles não assumissem. Mas entretanto já consegui falar com o representante do stand e ele diz que assumem a reparação.
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Já agora outra questão. Achei estranho um carro com 90.000km ter um problema destes. Alguém já passou por isto? Poderá ter sido alguma forma de mau uso pelo antigo dono?
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Pode ter sido mau uso, a própria manete podia vir com algum defeito de fábrica e só agora se manifestar, etc etc
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Excelente DIY Drag. Só uma pergunta, não tiveste problema nenhum com a fita do Airbag? Eu troquei a o manipulo do meu Clio 3 e coincidência, ou provavelmente não :cry:, perdi a buzina e passados uns tempos apareceu a luz a avisar de problemas no airbag.
ArturS, já resolveste? Como? Infelizmente no clio 3 parece que é um problema muito comum, os fios que ligam a ficha dos piscas ao carro são da "espessura de um cabelo" :sad: e um deles ( o que controla os máximos) parece ainda mais curto que os outros e tem tendência a quebrar por estar muito esticado. A reparação é possivel, mas não é fácil.
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@JGON desculpa não ter respondido antes, mas não voltei a este tópico e por isso não vi a tua pergunta.
Sim aquilo ficou resolvido, o stand assumiu a reparação, que neste caso foi a substituição da manete.