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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: c0rt3z em 31 de Outubro de 2016, 11:22 am

Título: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 31 de Outubro de 2016, 11:22 am
Boas pessoal.
Adquiri recentemente um Clio 1.2 16V Dynanique de 2005.
Pareceu-me na altura um bom negócio pelo preço, dando também o meu Ibiza que estava pelas horas da morte à troca para abater algum valor.

Ora bem, o carro tem um problema a pegar a frio, seja de manhã, seja após várias horas parado, 5 horas mais ou menos. A quente o carro pega sem problemas.
No início muitas vezes não pegava à primeira, lá se engasgava e precisava que eu acelerasse para ficar bem. Foi ao mecânico e levou umas velas novas, entre outras coisas não relativas a este problema.
Ficou melhor e deixou de ir abaixo, mas pegava sempre diferente a frio. Ao pegar, as rotações ficavam em baixo e o carro parecia que ia abaixo mas depois passado 1 ou 2 segundos lá as rotações subiam sozinhas e o carro ficava bem. Se por exemplo desliga-se e liga-se o carro ele pegava perfeitamente.
Ora agora esse problema mantêm-se e nos últimos dias ele também não tem pegado à primeira, como foi o caso de hoje, ontem inclusive foi-me abaixo quando tentei acelerar e só ficou bem à terceira tentativa.
Que poderá ser?
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: MaNeL em 31 de Outubro de 2016, 12:18 pm
Como esta a nível de consumo de óleo?
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 31 de Outubro de 2016, 14:32 pm
Da última vez que verifiquei há cerca de 2/3 semanas estava tudo ok. Mas vou dar uma olhadela novamente.
De referir que era um carro que estava parado há já algum tempo, tanto é que teve de levar uma limpeza a nível do motor, tal era a quantidade de sujeira.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: Sls a GPL em 31 de Outubro de 2016, 14:42 pm
Pondera fazer uma limpeza a borboleta. E depois a respectiva calibração.
Quando o motor está em funcionamento, o relantim está estável ou oscila?
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 31 de Outubro de 2016, 14:54 pm
Sim fica estável. Depois fica a trabalhar perfeitamente. É só mesmo no arranque a frio ( motor ) que há problemas.
Essa peça que falas a borboleta, já foi retirada e limpa. Na altura vi que era uma peça que dava muitos problemas nos Clio e pedi para na oficina a tirarem e limparem. Agora se foi calibrada não sei.
Falas do sensor da cambota certo?
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: Sls a GPL em 31 de Outubro de 2016, 15:03 pm
Sim, esse também pode ser um dos responsáveis, mas se o relantim oscilasse também podia ser uma entrada de ar a seguir À borboleta.

Já agora, qual é o comportamento da luz do imobilizador?, é igual quer ele pegue ou não?
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 31 de Outubro de 2016, 15:19 pm
Estás a falar da luz vermelha? Aquela que fica a piscar quando o carro está desligado? Desculpa mas sou meio leigo na matéria.
Tenho de ver essa situação, com o carro ligado ela desaparece, agora quando ele vai abaixo não sei.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: S0usa em 31 de Outubro de 2016, 15:43 pm
 Muda a pilha do cartão e troca o sensor da cambota, se continuar a falhar troca também o sensor de temperatura.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 31 de Outubro de 2016, 16:07 pm
Não é de cartão, é de chave. Achas que poderá ter a ver com isso?
Tenho duas chaves, vou até experimentar com a outra a ver se pega melhor.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: rodrigopt em 31 de Outubro de 2016, 19:19 pm
Isso não tem nada a ver com a chave, a chave ou está boa ou não está, se não estiver boa o carro simplesmente não pega sequer, nem bem, nem mal...

O meu às vezes faz exactamente a mesma coisa, pega mas parece que fica a embrulhar 1 ou 2 segundos ali nas 500rpm, depois fica normalíssimo  :laugh:

Há vezes que faz mais que outras, tem dias que não faz nada, e já reparei que é quando está o tempo mais frio que a situação ocorre mais...

Já anda assim ao tempo e há-de andar, quando deixar de pegar é que me preocupo :laugh:
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 31 de Outubro de 2016, 21:12 pm
Pois mas o meu faz todos os dias e como tem ido abaixo nos últimos três dias sempre de manhã lá terá de ir para o mecânico.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: Sls a GPL em 31 de Outubro de 2016, 21:41 pm
Se vai abaixo depois de estar a trabalhar, é mais um sintoma que tem que ser visto.

Em relação À chaves, por vezes a leitura do chip não é feita correctamente, principalmente da chaves que mais usamos, e isso pode ser o suficiente para quando dermos ao arranque, o motor rode mas não é injectado combustível e o carro não pega. Às vezes basta o simples desligar e voltar a ligar para a leitura ser feita correctamente.
Eu tenho uma chaves que por vezes faz isso ;)

O captor pms, é fácil de se aceder, por isso, não perdes nada em dar-lhe uma limpeza antes de o levares À oficina.

S0usa,  a pilha do cartão ou da chaves só serve para o comando das portas e para o kit mãos livres, quer um quer outro mesmo sem a pilha colocada funcionam se tiverem inseridos, quer seja o caso da chaves ou do cartão no leitor.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 31 de Outubro de 2016, 22:34 pm
Ir abaixo depois de estar a trabalhar só hoje, nos últimos dois dias o que aconteceu foi que não ligou a primeira simplesmente, mas sim a segunda e ficou ok.
Hoje ligou com as rotações em baixo e depois foi abaixo, ligou 2ª vez e foi abaixo quando tentei acelerar e só a terceira é que ficou bem.
Depois ao final da tarde pegou como tem pegado quando tem o motor a frio. Rotações em baixo, e depois sobem sozinhas.

Não sabia isso da chave, por acaso tenho duas. Amanhã experimento a outra, quem sabe.
O captor pms já foi retirado e limpo, agora não sei se foi calibrado.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: Sls a GPL em 31 de Outubro de 2016, 22:39 pm
Não precisa de ser calibrado.
É conveniente fazer uns diagnósticos com a clip para se perceber se está tudo normal durante o arranque.
Se estiver tudo bem com a parte eléctrica e electrónica é ponderar medir a compressão do motor.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 02 de Novembro de 2016, 23:09 pm
Bem o carro levou um sensor de temperatura novo mas o problema parece manter-se. Pelo menos há bocado fui ligá-lo após umas 6 horas parado e o carro voltou a pegar com as rotações em baixo e meio a gaguejar....
Vamos ver como se comporta amanhã....
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 03 de Novembro de 2016, 10:41 am
Continua igual. Aliás nem pegou à primeira, só a segunda. Mas pegou direito à segunda, com as rotações "em cima".
Vai para a oficina novamente de tarde, mas não há cá mais tentativas de arranjo e mandar mais € ao ar. Só pago se ficar o problema mesmo resolvido.
Se não conseguirem descobrir o problema estou a ver que vou ter de o levar a Renault.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 08 de Novembro de 2016, 09:29 am
Pois bem. Vai ficar na Renault na próxima terça. Só tinham vaga aí.
Hoje de manhã custou. O carro pegou à segunda mas ao acelerar ia abaixo. Foi-me abaixo duas vezes ao tentar acelerar. Como que perdia força quando eu carregava no acelerador. Depois lá ficou bem. Já ontem de manhã tinha acontecido parecido mas dei umas aceleradelas e não foi abaixo.
Espero que seja tudo o mesmo problema e não duas coisas, já gastou algum dinheiro com este carro.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: Sls a GPL em 08 de Novembro de 2016, 12:49 pm
E não acende nenhuma luz de erro?
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 08 de Novembro de 2016, 19:03 pm
Nada de luzes de erro que eu tenha notado.
Agora ao final da tarde pegou a segunda e não foi preciso acelerar. Agora pegar a primeira como ainda pegava há uma semana é que esquece.
De manhã custou bem, mas também não sei se terá sido pelo frio de rachar que estava.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: Sls a GPL em 08 de Novembro de 2016, 20:01 pm
Não é suposto, os carros com injecção electrónica, têm por obrigação pegar sempre bem, porque o calculador de injecção, faz a mistura ar/gasolina adequada para o arranque seja em que situação for. Quando existe algum problema, é que não consegue fazer o arranque como deve se ser.

Agora o problema pode estar na ignição, na injecção ou na admissão de ar. A compressão também é importante, mas quando À falta de compressão também há outros sintomas, como consumo de óleo, falta de força do motor, etc.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 17 de Novembro de 2016, 12:27 pm
Veio ontem da Renault. Estava tudo okay tirando uns cabos de velas que estavam trocados vá-se lá saber porque. Conversa a ter com o mecânico....
Foi feita uma reprogramação à injecção.
Tudo bem até agora, o carro pega perfeitamente.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: Fabio A. em 18 de Novembro de 2016, 13:16 pm
Se os cabos de velas estivessem trocados, penso que o carro não iria trabalhar bem em qualquer circunstância.
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: postboy em 20 de Novembro de 2016, 01:03 am
Veio ontem da Renault. Estava tudo okay tirando uns cabos de velas que estavam trocados vá-se lá saber porque. Conversa a ter com o mecânico....
Foi feita uma reprogramação à injecção.
Tudo bem até agora, o carro pega perfeitamente.
Já agora se puderes informar a malta do valor dessa reprogramação de injecção...  :azn:
Título: Re: Clio 1.2 16V 2005 custa a pegar a frio
Enviado por: c0rt3z em 21 de Novembro de 2016, 10:23 am
A reprogramação em si, sem o iva, ficou por 29€ se não estou em erro.
Tinha ainda o diagnóstico que é 30€ mas que ficou reduzido para metade por ter lá arranjado o carro.
No total ficou por 49€ e ainda foi lavado e aspirado de oferta.