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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: lpedro em 08 de Novembro de 2016, 09:18 am
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Bom dia, Preciso de uma ajuda de quem percebe destes motores.
O turbo da laguna encomendou a alma ao criador.
O carro não acelerava, fumo branco por todo o lado, etc etc etc....
Turbo desmontado, e foi para reparar.
Tinha duas pás da turbina empenadas, e uma com uns bocadinho de metal a menos.
Lavou core e geometria novos.
Na oficina, desmontaram as tubagens da admissão e disseram que tinha achado um bocadinho de metal
Indicaram-me que tinham sido os radiadores desmontados, lavados, e todo o circuito lavado.
Ontem fui buscar o carro.
Ora, o carro esteve cerca de meia hora a trabalhar ao ralenti, perfeitamente normal (apenas notei um ligeiro tac tac mais metalico). o carro não estava manco e trabalhar certinho.
Entro no carro para vir embora, meto primeira, acelero para subir a rampa, o motor começa a fazer uns barulhos estranhos de "coisas a bater" e entra em parafuso.
Felizmente desligou-se perto das 3500rpm e não subiu ao vermelho. fumo branco por todo o lado.
Na oficina disseram que os segmentos tinham ir à vida, provavelmente consequencia do turbo tb ter ido.
Que ia ser necessario abrir o motor, garantidamente trocar os segmentos todos, verificar a folga de todas as valvulas, verificar pistoes e cilindros. Aproveitavam tambem que ja iam abrir, para trocar todos os bronzes por precaução.
as minhas perguntas/duvidas são:
É mesmo assim?
Se foi qnd o turbo berrou, porque não deu sintomas mais cedo?
Como é que um motor ao ralenti meia hora entra em parafuso?
Tera sido o turbo mal reparado?
Como raio a pressão do oleo subiu tanto para estoirar os segmentos?
É preciso mesmo trocar aquilo tudo?
Alguem pode ajudar a esclarecer?
Abraço :huh:
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Depende, se o que estava partido for do lado da admissão é possível causar danos dentro do motor.
Depois, enquanto teve a trabalhar ao relantim, o carro tinha óleo?
Não terá sido o turbo mal reparado e quando arrancaste fez passagem de óleo para a admissão e ter causado esse fumo branco ?
Quando o motor é aberto para fazer esse tipo de reparação é conveniente fazer isso que te foi dito, incluindo o facetar da cabeça e da cede das válvulas e rodar as mesmas. As capas de biela também é conveniente trocar visto o motor ir voltar a ter a compressão de origem e as capas já terem algum desgaste. Assim evita-se uma 2ª intervenção, quando as capas de biela apresentarem um maior desgaste.
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Ola Camarinha
Depois, enquanto teve a trabalhar ao relantim, o carro tinha óleo?
Tinha oleo. Novinho em folha, no limite certo.
Não terá sido o turbo mal reparado e quando arrancaste fez passagem de óleo para a admissão e ter causado esse fumo branco ?
Eu acredito que tenha sido bem reparado. O serviço foi feito pela Ocean Formula Turbo em S. Felix da Marinha.
Foi apenas tirar do saco e meter no sitio.
Mas, agora pergunto eu, se foi mal reparado como posso verificar isso? Não corro eu o risco de meter segmentos e tudo o mais novo e ao ligar acontecer o mesmo?
Abraço
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O fumo era branco (agua) ou azulado (óleo)?
Quando o turbo parte e entra óleo para a admissão, o motor tem tendenciais a acelerar sozinho e a deitar fumo azulado.
Não sei se foi isso que te aconteceu.
Quando são os segmentos a ir À vida, o carro fica sem força apesar de trabalhar.
Explica lá melhor o que chamas de "entrar em parafuso" ;)
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O motor "desalvorou" porque entrou oleo na admissão, e quanto a mim deve-se a tubagem mal lavada, como foi logo desligado não deve ter afectado nada.
Já experimentas-te andar com o carro?
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Boas
O fumo era branco (agua) ou azulado (óleo)?
Explica lá melhor o que chamas de "entrar em parafuso" ;)
O fumo era branco azulado, tipico de oleo nos cilindros.
Entrar em parafuso: O carro, como descrevi, esteve cerca de meia hora a trabalhar o ralenti, enquanto preparava as coisas para vir embora da oficina.
Quando engatei a primeira e acelerei, o carro começo a acelerar sozinho, mesmo depois de ter desligar e tirado o cartão ainda ficou uns segundos assim, ate se desligar por ele.
Já experimentas-te andar com o carro?
Não. o carro ja não saiu da oficina e eles recomendam não o por a trabalhar, não va ele repetir a dose, e desta vez não desligar antes de partir todo por excesso de rpm's
Abraços
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E viram se o carro consumiu óleo durante esse episódio??
Como o S0usa disse, pode ser só óleo que estava acumulado nas tubagens.
Certifica-te que antes que se ponham a abrir o motor, que foi verificada todas as hipóteses para a causa disso.
Fica a dica, em situações dessas, é engatar uma mudança, travar e obrigar o motor a desligar. Normalmente isto acontece quando o turbo parte, depois se não se obrigar o motor a parar, ele vai ficar a trabalhar até beber o óleo todo do motor, e depois dá o estoiro.
Se for num carro com mudanças automáticas, o melhor a fazer é mesmo ir para longe :laugh: