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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Artur em 11 de Outubro de 2009, 20:44 pm
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aqui fica mais para terem uma ideia ( quem nunca viu ) como funciona o sistema CLIP da renault .
vamos começar :
começa se por ser necessario , ter a viatura em posição ON de chave .
para quem tem um cartão ( mesmo que seja mãos livres ) e não sabe , aqui fica :
- abrir o carro
- colocar o cartão no leitor ( seja mãos livres ou não )
- engatar uma mudança
- carregar no pedal de travão
- ficar a carregar no start até desactivar a tranca de direcção
- ficou em modo on
aqui está , leitor no cartão ( esta viatura tem sistema mãos livres )
(http://img41.imageshack.us/img41/1637/26092009347.jpg)
podem ver que já está em modo ON , pois tem as luzes de painel acesas ( não é necessario por o motor a trabalhar )
(http://img148.imageshack.us/img148/5426/26092009348.jpg)
portatil e sonda clip ( bem como o respectivo programa )
(http://img24.imageshack.us/img24/3719/26092009349.jpg)
retirar tampa de acesso a ficha de diagnostico ( 2 molas de pressão em cima , encaixe em baixo )
(http://img297.imageshack.us/img297/8146/26092009350.jpg)
ficha diagnostico onde vai ligar a sonda
(http://img297.imageshack.us/img297/9287/26092009351.jpg)
agora uma breve explicação , na foto pode se ver onde está o ponteiro do rato , é um botão que faz a pesquisa automatica do chassis da viatura , atraves da centralina , e onde vai buscar os dados do carro ( motor , etc ) . em algumas viaturas mais antigas é necessario escrever o numero de chassis manualmente . neste caso , funciona por pesquisa automatica , é isso que o programa estava a fazer
(http://img297.imageshack.us/img297/5404/26092009352.jpg)
depois de encontrar o chassis e dos campos preenchidos , passa se então ao teste automatico da rede multiplexada / ou teste de calculadores , conforme viatura
neste caso , rede multiplexada
(http://img148.imageshack.us/img148/5096/26092009353.jpg)
ora aqui está , primeira pagina de calculadores disponiveis .
tudo a verde , excelente sinal , não há erros
(http://img132.imageshack.us/img132/8071/26092009354.jpg)
2ª pagina , dois vermelhos
calculador de injecção
calculador uch
a vermelho não quer dizer exactamente problemas , pois podem ser erros anteriores memorizados que foram corrigidos e não foram apagados
(http://img406.imageshack.us/img406/2462/26092009355.jpg)
acendendo ao calculador de injecção , deparo me com relamente um problema
como podem ver na imagem , erros memorizados 2 , erros presentes 1 .
ou seja , 1 está por corrigir , o outro já não acusa erro , já foi corrigido .
(http://img27.imageshack.us/img27/7803/26092009356.jpg)
acedendo a pagina dos erros , confirma se .
a vermelho ( não corrigido ) está o erro da caixa de pre aquecimento , ou seja , o mais certo é uma vela de aquecimento que está danificada e não está a trabalhar correctamente , nada de grave .
a amarelo , o defeito que tinha acabado de corrigir , um tubo de admissão que estava danificado , logo um erro no circuito de admissão de ar .
(http://img525.imageshack.us/img525/7525/26092009357.jpg)
procede se ao apagamento dos erros da memoria , aqui a importancia de ter o carro no on , pois só assim se pode apagar os erros , se tiver com o motor a trabalhar não dá
(http://img101.imageshack.us/img101/8848/26092009359.jpg)
e cá está , desapareceram todos . e todos porque , porque um deles é das velas , logo so voltara a aparecer quando a viatura necessitar de aquecer as velas para trabalhar . o outro do ar desapareceu pois já está corrigido .
(http://img225.imageshack.us/img225/9609/26092009360.jpg)
passemos ao calculador da uch , onde estavam uns erros tambem .
vamos a ver o que é e temos um bom sinal , 4 em memoria , 0 presentes
(http://img101.imageshack.us/img101/7266/26092009361.jpg)
e entrando no quadro , o que se vê ?
a antena da porta do condutor , ou seja , estava a avariado o botão de trancar as portas atraves do sistema mãos livres , foi substituido por um novo ;
a valvula de stop , andava sem stop , uma limpeza na valvula resolveu o problema ( por enquanto )
sistema de segurança de crianças ( isto ter miudos no banco de traz as vezes acontece , por se tentar abrir portas por dentro , etc )
(http://img225.imageshack.us/img225/8518/26092009362n.jpg)
mesma operação anterior , apaga se tudo
(http://img225.imageshack.us/img225/8935/26092009363.jpg)
já agora aproveito para vos dar uma ideia daquilo que é passivel de alteração nesta uch a nivel de comandos
(http://img101.imageshack.us/img101/5096/26092009365.jpg)
e para descargo de consciencia , reinicia se o teste e vamos confirmar tudo de novo
(http://img401.imageshack.us/img401/9397/26092009366.jpg)
1ª pagina como antes , tudo OK
(http://img225.imageshack.us/img225/7432/26092009367.jpg)
2ª pagina passou a tudo ok
(http://img25.imageshack.us/img25/895/26092009368j.jpg)
e pronto , espero que tenha dado para ficarem com uma ideia do que é a clip e como funciona basicamente .
é obvio que tem muito mais para explorar , desde mais configurações , leituras de dados , leituras em tempo real , testes e mais testes , etc . mas aqueles que nunca viram ou não faziam ideia do que era a clip , deu para ter uma ideia
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Altamente...
Pena uma ficha dessas ser tão cara e a versão da minha Laguna ser das mais baixas senão até gostava duma "coisinha" dessas...
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Eu já vi isso para o meu Clio.
Aquilo apanha tudo, desde que a pessoa saiba o que anda a fazer, claro.
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o essencial é mesmo saber o que se está a fazer , o que mexer e onde mexer .
mas o que ai está é o basico , tão basico que até eu sei fazer :D
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Já vi fichas à venda , com a descrição que davam para apagar erros e ler valores. Mas essas fichas não trazem essa caixa "clip".
Perguntei a quem as vendia como funcionava, e disseram-me que só seria preciso software compatível e um pc.
É verdade, já alguém por aqui tem conhecimento, ou usa esse tipo de material ?
Cumps
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Porreiro, desconhecia o programa e seu manuseamento :wink:
Isso detecta tudo :tongue:
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Já vi fichas à venda , com a descrição que davam para apagar erros e ler valores. Mas essas fichas não trazem essa caixa "clip".
Perguntei a quem as vendia como funcionava, e disseram-me que só seria preciso software compatível e um pc.
É verdade, já alguém por aqui tem conhecimento, ou usa esse tipo de material ?
Cumps
No outro dia andei a pesquisar isso na net... Acreditas que encontrei estas fichas CLIP, igual à que o Artur tem em cima com preços para cima dos 2000€? Achei mesmo muito caras :huh:
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Já vi fichas à venda , com a descrição que davam para apagar erros e ler valores. Mas essas fichas não trazem essa caixa "clip".
Perguntei a quem as vendia como funcionava, e disseram-me que só seria preciso software compatível e um pc.
É verdade, já alguém por aqui tem conhecimento, ou usa esse tipo de material ?
Cumps
No outro dia andei a pesquisar isso na net... Acreditas que encontrei estas fichas CLIP, igual à que o Artur tem em cima com preços para cima dos 2000€? Achei mesmo muito caras :huh:
Pois acredito, mas as fichas que vi à venda não tinham a "caixa" e andavam á volta dos 150, 200 euros.
Cumps
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A que vi ja trazia caixa. se quiseres depois deixo-te link aqui :azn:
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Se não te importasses , só se for mesmo para ver , pois com esses preços ui ui, a melhor coisa era abrir uma oficina lol
Cumps
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Se não te importasses , só se for mesmo para ver , pois com esses preços ui ui, a melhor coisa era abrir uma oficina lol
Cumps
Olha aí :grin: http://www.leiloes.net/RENAULT-CAN-CLIP-INTERFACE-DE-DIAGNOSTICO--USB-2009,name,9155700,auction_id,auction_details (http://www.leiloes.net/RENAULT-CAN-CLIP-INTERFACE-DE-DIAGNOSTICO--USB-2009,name,9155700,auction_id,auction_details)
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Ui ui... super de orige... mas só para algum maníaco renault com algum now how e uns quantos renaults em casa
Cumps
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que depois sem as versões mais actuais e sem acesso a renault net , nos carros mais recentes , pouco ou nada faz
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Oh Artur, isso ja nao sei :laugh: ha uns tempos calhou aparecer isso à minha frente e fiquei chocado com o preço :grin:
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mas sei eu :D
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O software já eu tenho...só não tenho é a máquina de diagnóstico. Já agora, eu precisava de fazer umas activações no meu clio. Artur, sabes fazer isso?
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sei fazer algumas coisas , mas a maior parte das coisas não dá para activar , pois vem quase tudo configurado de fabrica .....
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sei fazer algumas coisas , mas a maior parte das coisas não dá para activar , pois vem quase tudo configurado de fabrica .....
Confirmo, ou vem na uch, ou então nada feito, pelo menos por agora, da maneira como isto anda ainda aparece alguém a fazer upgrades nas uchs lol, isso é que era :grin:
Cumps
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Já abri uma UCH de um clio. Mas akilo não tem grande ponta por onde se pegar para alterar alguma coisa.
Mas ja vi pessoal a conseguir activar coisas como o regulador da intermitência das escovas, o cruise control e o ESP.
Claro que o cruise control e o ESP não teem a ver com a UCH porque~o seu funcionamento não passa por lá. Passa pela centralina.
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Apesar da maioria de nós não poder ter esse "clip", valeu o trabalho pelo menos, para sabermos o básico :grin: :grin: :grin:
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Ando a testar é um Programa, o DDT2000 que dá para fazer quase tudo o que o clip faz...mas tem a vantagem que o cabo de interface que usa é o cabo VAG-COM.
Tem é um interface gráfico mais dificil de usar que o Clip...Mas tem muito potencial...
Já consegui fazer diagnóstico de erros e ja andei a ver como ligar a UCH e a outras centrais do carro...mas o meu portatil está com uma avaria que me impossibilita de explorar melhor...
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Aviso ja que tambem ja vi ao vivo e garanto que esse portatil, um Panasonic ToughBook aguenta que se desdanha, ha e o wallpaper no menino e o Porsche Cayenne Turbo... O que tem tudinho a ver com a Renault.... :grin:
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porsche carrera ;)
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kem dera ter esse programa sem pagar esses €€ tds :rolleyes:
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No meu Alfa cheguei a usar AlfaDiag que é um programa que dá par comprar num site... é barato (+/- 70Eur), da par fazer muita coisa: diagnostico injectores, pressão bomba, testar variador etc. a ligação é atraves de um cabo Vag-Com.
Para Renault não existe algo de genero para uso "domestico" e de preferência baratinho?
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Seguindo os passos, é fácil, só tenho uma pequena duvida pelo menos no megane 3 ao fazer o diagnostico a ignição aguenta pouco tempo ligada no máximo 2/3minutos depois desliga-se e torna-se um pouco dificil analisar bem o diagnostico. Acho que por um lado a ignição deveria aguentar-se mais um pouco até mesmo se quisermos subir os vidros com ele parado ficamos um pouco limitados.
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Haverá algum "segredo" para manter a ignição em on mais tempo???
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cartão no leitor , carregar no start durante 10 segundos
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10 Segundos. Ok, mas para saber que está bem feito, dá algum sinal ou algo parecido??
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normalmente destranca a direcção e fica o painel aceso
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mas não preciso de carregar em nenhum pedal certo só mesmo cartão inserido e carregar durante 10segundos, tanto faz engatado como em ponto morto?
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Não pode estar em ponto morto pois com o cartão colocado ele pode ligar. Com o carro engatado e o pé no travão nota-se perfeitamente ele a ligar a ignição.
Cumps
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Amanha já vou tentar. Depois faço o feedback
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Já consegui manter a ignição ligada :happy: agora fiz o diagnostico e como ja disse anterior mente apresenta alguns erros armazenados e na qual vou publicar
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Agora deixo a pergunta, deverei ir a renault para eles ficarem com uma ideia do que aconteceu ou poderei apagar os erros armazenados?? Só estou a fazer esta pergunta dado o carro estar na garantia e só com 6 meses ja ter estes erros (claro armazenados) foi algo que aconteceu e depois passou logo mas deverei me preocupar??
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erros a amarelo foi algo que aconteceu a dada altura e ficou em memoria . Erros a vermelho , alguns alem de não se conseguir apagar , correspondem a avarias presentes e devem ser solucionados
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Apesar de nalgumas fotos não aparecerem são todos a amarelos, mas achas que me deva preocupar dado o carro ainda ter pouco tempo de uso?? Por exemplo o clio de 2007 tem um erro a amarelo na rede multi complexada e que não dá para apagar e tirando esse nunca lhe diagnostiquei nenhum erro e ja la vai 2 anos na minha mao
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se vais com o carro a renault , apagam te os erros pois como disse , não passam de erros memorizados
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Entao apago eu :happy: Alguns dá para perceber o que o provocou agora á 3 que não. Obrigado Artur
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Já agora uma questão, ao fim de fazer o diagnostico no software Clip basta ir a ficheiro e sair ou tem que se fazer outra coisa em especial para se finalizar o diagnostico??
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sair apenas
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Na renault, qual e o custo de um diagnostico destes? Efetuar um teste destes ... ?
E pergunto, ao pessoal entendido, o carro esta reprogramado e nao tem limitador de binario activo... Ou seja, é esperado acusar erro do sensor do pedal ?
Ou não faz sentido o que tou a dizer ? ...
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O custo varia de sitio para sitio.
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Pois varia de sitio para sitio, mas eu se for a renault aqui em Évora sao logo 80 e poucos euros para fazer o diagnostico na clip mais vale poupar 2 meses 80 euros e vou buscar a clip. Eu andava a procura de quem tivesse uma para me fazer uns teste que me levasse baratinho. Eu ate me deslocava ao local. :grin:
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80€? Fogo, eu há cerca de dois anos passei lá com a minha Megane que acusava avaria electrónica e eles fizeram o diganóstico na altura e imprimiram a folha com o erro para eu levar para a oficina onde fosse para arranjar. Não me cobraram um cêntimo.
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Ah pois é, 80 euros e o problema é que eu preciso mesmo de o meter a maquina.
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Tenta ir a outra renault mais próxima pode ser que o valor seja menor. Realmente é um valor um pouco alto.
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Pois ja me disseram que é um valor muito elevado.
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mas atenção, é para fazer o diagnostico "normal" ou teste ao retorno aos injetores?
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Olá Artur!! Não tive tempo para ler este tópico todo. Tu fazes esses diagnósticos? Como moro perto de ti.....
Obrigado
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Eu era para fazer o teste a injecçao e para ver se o potenciometro do acelerador esta ok!
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é que o teste de retorno aos injectores não é só ligar à maquina, tem mais trabalho ;)
de qualquer forma não faz mal nenhum ver mais preços ;)
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Pois varia de sitio para sitio, mas eu se for a renault aqui em Évora sao logo 80 e poucos euros para fazer o diagnostico na clip mais vale poupar 2 meses 80 euros e vou buscar a clip. Eu andava a procura de quem tivesse uma para me fazer uns teste que me levasse baratinho. Eu ate me deslocava ao local. :grin:
compra uma por 160€ então que sai mais barato
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Mesmo á pouco incontrei essa ficha no meu pópó ao limpá-lo, até abri um tópico para ver se alguem sabia que raio era aquela ficha, agora sei que é a ficha clip e com este tópico fiquei a saber como é que se faz esses testes, muito fixe mesmo. Já agora conseguesse o programa algures na net?..lol..aposto que é reservado só à renault ou estarei inganado? :afro:
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Precisas mesmo do hardware que é a Clip. Existem é outros programas cá fora que com o cabo consegues ler alguns erros mas não é a mesma coisa que a Clip.
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Existem cilp a venda pela internet é uma questao de procurares.
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Só acrescentar que essas Clips mais baratas são clones sem direito a actualizações e Renault Net.
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Z1gZa, podes me dizer que tipo de programa e qual cabo? :azn:
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Eu gosto é de vê-los a dizer que compram clip's pelo montante igual aos de disgnósticos e etc..., e depois a identificação do problema:
" ah já sei é o que está lá escrito....
lollll
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LOL Nem mais..
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Boas
é possivel recarregar as imagens do 1ºpost? O imageshack anda um esquisito e por todos os foruns em que os membros usaram o imageshack para fazer upload das fotos foi tudo para as couves