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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: drag em 25 de Novembro de 2016, 20:12 pm
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Boa noite rapaziada,
Hoje de manha o meu Laguna (1.9dci), resolveu não pegar!
Agora ao final do dia, fui dar uma espreitadela na esperança de conseguir resolver alguma coisa, mas NADA!
Quando insiro o cartão o painel ilumina-se e não apresenta qualquer erro, tudo normal até aqui, quando carrego no "start" ele começa a fazer o barulho normal de que vai pegar mas nunca chega a acontecer e desliga passado alguns segundos!
- Tem carga na bateria;
- O motor de arranque roda;
- Verifiquei fusíveis (excepto no compartimento do motor).
Alguém me poderá indicar algumas verificações que eu possa fazer para tentar solucionar a coisa?
Desde já o meu agradecimento...
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Quando estava normal, carregas no start deixas o dedo no botão até ele pegar ou carregas uma vez e largas?
Experimenta das duas maneiras, mas uma das causas pode ser o leitor de cartões.
Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk
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Verifica a existência de bolhas de ar na tubagem do gasóleo.
Que tipo de fumo sai pelo escape,enquanto o motor roda?
Limpeza do captor pms.
Comportamento da luz do imobilizador.
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Aqui estou eu...
Afinal a coisa foi fácil de resolver, o difícil mesmo foi chegar lá!
Efectuada uma verificação recomendada (verifica a existência de bolhas de ar na tubagem do gasóleo), e não é que o tubo de gasóleo que chega ao filtro estava mesmo cheio de bolhas de ar! :evil:
Dei umas "bombadas" até desaparecerem as bolhas e pegou logo direitinho.
Estamos sempre a aprender! :embarrassed:
Fiquei foi com a duvida de como é que aquilo ficou com ar?! :huh:
Bom, estou mais aliviado (já estava a ver €€€€'s a irem embora)!
O meu muito obrigado à vossa ajuda.
:wave:
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Muito provavelmente entrou pela ligação ao depósito. Porque? Porque se tiveres os respiro do deposito entupido, não entra ar para o deposito, com o vácuo provocado pela bomba de combustível, à de chegar a uma altura em que a bomba deixa de ter força para puxar o combustível e os pontos mais fracos irão deixar entrar ar, neste caso a ligação do tubo ao deposito.
Às de experimentar ver se quando acabares uma viagem, se ao abrir o deposito sentes o ar a entrar com força, normalmente até se ouve o barulho da deslocação de ar.
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E a saga continua...!
Hoje de manha voltou a não querer pegar!
Lá dei eu mais umas "bombadas" e lá pegou.
Mais tarde, dei uma vista de olhos para ver se descobria alguma coisa de anormal (visível a alguém que não percebe muito da matéria, que é o meu caso!).
Retirada a cobertura plástica do motor, reparo que a zona do filtro de gasóleo e os tubos que dele saem apresentam um aspecto luzente, cobertos por um liquido que mais tarde descubro ser gasóleo.
(https://s26.postimg.org/hr0g1a649/gasoleo1.jpg)
Limpo então a zona em questão na expectativa de descobrir alguma fuga.
E descobri!
Descobri um furo no tubo de retorno do gasóleo!
(https://s26.postimg.org/6fxscwz95/gasoleo2.jpg)
Provavelmente andou a "roçar" a cobertura de plástico do motor, até que se rompeu.
Na esperança de poupar uns cobres, fui até uma sucata aqui perto, para ver se conseguia aquele tubo a um preço acessível.
Mas infelizmente nada!
Eles quando retiram os motores dos veículos cortam muita "fiarada" que os liga e esse tubo é um dos que eles cortam.
Paciência... como não tenho muito tempo para andar à procura, fui ao sitio mais certo para o conseguir: à Renault, não é nada barato 47€+IVA por um ridículo tubinho de plástico, mas prontos já está encomendado.
Agora ando com fita adesiva a isolar o furo!
Ainda estou aqui com um nó de que poderia ter emendado o raio do tubo (era muito mais barato)!
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Obrigado pela partilha :cool:
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Podias ter remendado, mas não era a mesma coisa. Assim ficas com o tubo como deve de ser.
A ver se fica colocado de forma a não roçar em nada.
Se for preciso, arranja um pedaço de espuma que é utilizado para isolar os tubos de água ou dos AC, como são abertos, basta colocá-lo no tubo para o proteger.
(http://www.geradordeprecos.info/imagens3/zcn_aisla_tuberia_310_250_AA524782.jpg)
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Boa ideia, Camarinha!
@Drag: Tubo de plástico?! Isso parece-me tubo de metal, inox. :huh:
Edit: Para evitar confusão.
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Eu falo da esponja, como é aberta, dá para encaixar no tubo como na imagem.
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A frase sobre o tubo era com o drag.
Mania que é tudo contigo :laugh: :assobio:
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Boa sugestão "Camarinha", vou fazer isso mesmo.
"Farfalho" o tubo é mesmo de plástico! Um plástico muito caro! :angry:
Entretanto digam-me lá se o meu raciocino poderá ter fundamento:
1. O tubo furado foi o de retorno do gasóleo;
2. Penso que a bomba injectora deva ter dispositivo anti-retorno (posso estar enganado);
3. Não vos parece estranho o ar ter entrado no sistema?;
4. Haverá a hipótese da bomba injectora não estar em boas condições?;
4. Ou estou enganado...! :-)
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Boas, agora pega sempre bem?
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Boas, agora pega sempre bem?
Sim, tem "pegado" sempre bem.