Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: mingos em 27 de Novembro de 2016, 13:18 pm
-
Ora boas,
Para quem acompanha o diário de bordo da minha Espace, deverá saber que troquei aqui há uns tempos a bateria.
Pensei eu que na altura o problema do fecho central tinha ficado resolvido mas não.
Eis o que se passa:
- ao trancar as portas fecham todas sem problemas.
- ao destrancar por vezes destrancar todas, outras vezes a do condutor não destranca e em outros casos as duas portas do lado do condutor não destrancam
Se retirar a ficha da porta de trás e a mantiver sempre trancada, a minha porta destranca sempre sem problemas.
Já mudei o fecho da minha porta por um novo, não resultou.
Já verifiquei a cablagem da porta fio por fio e não há qualquer problema.
Já verifiquei com a máquina se acusa algum erro, mas nada.
Já fui a 2 electricistas e nenhum sabe qual o problema. Um queria mudar o fecho novo por outro ao que lhe disse que só podia estar a brincar comigo. O segundo mecânico simplesmente disse que não sabia.
Algum forista já passou por isto? Não posso ser o único caso no mundo com um problema destes.
Além de ser um problema chato, é estúpido destrancar e chegar ao carro e a porta não estar aberta.
Suspeito que possa não chegar corrente suficiente ao fecho da minha porta e à detrás. Talvez um fio em mau estado, mas da cablagem interior do carro, que a da porta está ókapa.
Alguma ajuda?
-
Humidade na quartela das duas portas? Fica ao relento ou é o lado k fica exposto às intempéries? Lembro k na minha megane era o msm... E era do lado que apanhava com a chuva na rua.
Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
-
Mesmo com tempo seco faz isto. No Verão experimentei.
Confesso que não percebo.
-
Sei de uma que esteve 4 dias na renault com esse problema e chegaram à conclusão que era humidade
-
Humidade onde?
Já agora, não custa investigar...
-
Pega no multímetro e verifica se chega 12v ao motor da fechadura.
Se quando trancas e destrancas o motor mexe mas não tem força, ou simplesmente nem mexe.
No meu clio, a fechadura do passageiro de trás, andava preguiçosa, só trancava quando lhe apetecia e destrancar tinha que ser À mão, pensava eu que era do motor mas.... retirei uma mola que tira a folga do tirante da fechadura e agora ficou boa. Com o tempo o plástico onde a mola encosta fica com desgaste e prende a dita. Depois não há motor que tenha força para actuar o mecanismo ;)
-
Se fosse um fecho só a falhar... o problema é que algumas portas só abrem se lhe der na telha.
Por exemplo hoje chego ao carro e apenas a porta do passageiro da frente abriu...
Outras vezes são as de trás que não abrem...
Na maior parte dos casos só não abre a minha.
Isto é muito estranho.
-
spray limpa contactos nas fichas que vão às portas e as fichas que vêm da uch para as portas.
Orienta-te por aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=20768.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=20768.0) não é da espace mas é parecido, a ideia é ver se algo do mesmo género a passar-se contigo.
-
Agora a questão que se coloca, onde está a UCH da Espace, debaixo do banco do condutor também?
É que se assim for testo a cablagem, pois pode ser aí que reside o problema, algum fio pratido, ou que não passa a corrente na totalidade (fios "trincados").
-
Não sei, mas normalmente costuma estar na zona por cima dos pedais, é uma questão de espreitares para lá.
-
Boas
Falando "sem ver" claro, com base no relatado.
Relatas que umas vezes abre e outras não!
1º teste a fazer na minha opinião seria com a ajuda de outra pessoa, cada uma junto a uma das portas "de orelha lá colada" e ao abrir ou fechar detetar se há sinal da pistola a atuar ou a tentar atuar, certificar em seguida se a porta abriu/fechou ou não.
Desconheço se o sistema de fecho central é por pistola elétrica ou a ar, mas mesmo a ar se a corrente chegar à pistola ou atuador ouve-se na porta o barulho.
Em caso de se ouvir o barulho, independentemente do sistema do fecho central e a porta não abrir/fechar é avaria na porta.
Se se chegar à conclusão que não há lá barulho na altura do fecho/abertura então a avaria é na central, aquilo a que estão a chamar UCH, ou na fiarada (a avaria mais comum elétrica, fio partido ou mau contacto).
Se na fiarada é segui-la (dá bué de trabalho) e certificar da inexistência de fio partido ou mau contaco; se na UCH, aí julgo que o melhor conselho é, se possivel, abir/fechar as portas com ela "de tripas à mostra" e tenat medir se saem os 4 ou 5 sinais elétricos dela nos locais correspondentes (têm de se saber ou descobrir quais esses locais/fios); se não saem refazer as soldaduras todas, olhar com olhos de ver se algum componente apresenta sinais de "estragado".
Se isso for à Renault julgo que de pacifico quererão substituir esse módulo e os fechos todos (a carteira não é deles e a eficácia desta opção é à partida elevada), se se pode, se se tem conhecimentos, se se conhece alguém que se disponha a ajudar poderá poupar... umas lecas.
Há aí o relato do Camarinha de Alenquer sobre os plásticos dentro das pistolas e as molas, é de considerar; também foi aconselhado wd40 nas fichas, também é de considerar mas com o relato de aleatoridade na porta que não abre/fecha e sem ver aposto na central.
Cumprimentos
-
Obrigado jotaagá. No fim-de-semana vou ver se pelo menos investigo a UCH, sei lá um mau contacto, humidade, fios descarnados...
Investigar a cablagem da porta já o fiz, resta ver por dentro do carro até à UCH. Quem sabe se não há algum fio trincado a passar pouca corrente...
Isto é coisa que nunca me aconteceu. Até o fecho da porta já troquei...
Nota final, já fiz o teste de pôr o ouvido na porta, não se ouve o fecho a "disparar" quando se destranca.
-
Boas
Aconselho-te a ver se a ficha de interligação entre a porta e o habitáculo está realmente a fazer a ligação.
Digo-te isto porque no meu captur (e novo) desliguei aficha e quando voltei a ligar a seguir uma cabelagem que não encontrava no outro lado da ficha (como bruxas não há) vim a descobrir que uma das ligações nõa se fazia e ficha bem encaixada no seu local, depois pronto, teve de ser à moda Portuguesa que dá sempre certo, torci um pouco o perne correspondente na ficha do lado da porta e ...voilá!
Cumprimentos
-
Fichas verificadas, tudo ok e com umas baforadas de spray para contactos. Problema subsiste.
Portanto cablagens ok, fichas ok, resta a UCH.
Isto é de perder a paci€ncia.
Este é o único problema que me resta resolver, já fiz de tudo na Espace, esta treta...
-
Boas mingos
Resta-te... "o ponto cruz" então, verificar soldaduras! Lupa, ferro de soldar 20W, solda, mais lupa, paciência e... cuidado com os curtos, serviço delicado que deve ser feito com calma, em sossego, sem pressas e uma lupa ou óculos mesmo bons (chato com a lupa, hein!)
Mas tens mesmo aleatoriedade nas portas que fecham/abrem???
Lembrei-me duma outra experiência mas só existindo especificidade no mau funcionamento, quero eu dizer, é sempre aquela porta; lembrei-me de trocar as fichas das portas, faço-me entender? trocar a ficha da tras esquerda com a tras direita (ou parecido) e verificar se o problema se mantém na mesma porta ou se mudou de lado.
Epá, isso está trabalhoso, espero sinceramente que te safes!
Cumprimentos
-
Isso já é trabalho para o qual não tenho competência. Posso verificar visualmente e pouco mais.
Sim, as portas abrem aleatoriamente. Mas por norma a do condutor nunca abre.
Se por exemplo tirar a ficha da porta de trás, aí só com 3 portas "ligadas", raramente se dá este problema. Embora a porta do condutor mesmo assim, meia volta continue a não abrir, mas acontece menos vezes.
Fechar, fecham sempre todas bem.
Nunca aqui ninguém teve este problema?
-
Mas mingos, já verificaste se chega corrente aos motores?? e qual a voltagem que chega? se chega sempre corrente, ou umas vezes chega e outras não?
Se tiveres as portas abertas, a carrinha tranca e destranca bem as portas todas?
Vou ver se desencanto o esquema desse carro para ver se há algum ponto onde possa existir algum mau contacto.
-
(http://i1279.photobucket.com/albums/y529/sls78/fecho%20central%20espace_zps3iakn4ha.png) (http://s1279.photobucket.com/user/sls78/media/fecho%20central%20espace_zps3iakn4ha.png.html)
Tens aqui o esquema, para perceberes as voltas que isso dá.
Há um fio que é comum às portas todas, essa ligação costuma ser uma "especie de soldadura" dos fios, vê lá se os fios nesse sitio estão bem ligados. o sitio ao certo onde é feita essa junção é que não sei.
Tens que seguir os fios das varias portas a ver onde é que se juntam.
As portas são os 138,139,140,141, depois o portão traseiro é 1322 e 821. O 645 é a uch, que se encontra por baixo do tablier, atrás do ventilador junto à porta e ao volante, pela imagem não me parece que consigas chegar a ela, sem retirar a parte de cima do tablier. assim que puder coloco a foto.
P.S.há um outro esquema possível, mas só consigo pô-lo mais logo ou então amanha.
-
obrigado pela ajuda Tony, vou estudar o diagrama, pode ser que daí saia alguma coisa.
Cá para mim, isto só lá vai desmontando esta porcaria toda e passando um fim-de-semana a verificar cabos, ligações...
Chega voltagem ao motor, pelo menos quase sempre, suspeito é que não chegue voltagem suficiente (algum cabo danificado, ou mau contacto) pois se chegasse o motor abria (é um motor novo).
-
Onde se lê "quase sempre" deve ler-se "suponho que sempre" testei com o multímetro a continuidade e a voltagem e aparecia 12v quando testei, mas podem não chegar sempre, não sei.
Desse esquema acho que começo a perceber qualquer coisa.
Poderá haver problemas na "massa" das duas portas da esquerda? É que quando uma não abre, a outra muitas vezes também não (a de trás).
Outra coisa, o tal ponto onde se "soldam" todos os fios parece ser o que assinalo na figura.
Estou lixado com f grande!!!
(https://s16.postimg.org/gww6yvbcl/fecho_central_espace_zps3iakn4ha_C_pia.png)
-
Sim, está correcto, todas as junções de fios, são representadas com o traço mais groço e um numero de id, tal como sinalizaste como solda.
Nos da massa há varias junções por exemplo.
Mais logo já coloco o outro esquema que é ligeiramente diferente deste, o motivo das diferenças tem a ver com a frequência do comando, ou seja com ou sem kit mãos livres, julgo eu.
Outra coisa, a uch é só uma apesar de no esquema estar salteada em vários sítios, por isso, terás cablagem que vem da uch até cada porta.
-
Está aqui uma situação digna de perder cabelos porém o mesmo tempo interessante pelo seu desenrolar. É desafiante, pelo lado positivo.
-
@Mingos
Boas Mingos
Vou falar unicamente no que escreveste no teu antepenúltimo post e baseado na experiência em eletrónica e mesmo assim não "é nariz de santo" que seja isso.
Escreveste: Se por exemplo tirar a ficha da porta de trás, aí só com 3 portas "ligadas", raramente se dá este problema. Embora a porta do condutor mesmo assim, meia volta continue a não abrir, mas acontece menos vezes.
Normalmente estas situações e supondo que o circuito de arranque às pistolas é comum pelo menos 2 a 2 (mas aqui tens o esquema que o colega Tony da Buzina te enviou e é uma grande ajuda), vai dar a condensadores pois o circuito terá condensadores de arranque, apesar de serem circuitos de baixa tensão e baixa corrente mas é necessário o arranque para dar o impulso à pistola, normalmente condensadores de baixa capacidade até 10microfarads que estarão nas linhas de saída; havendo possibilidade trocar todos por novos só tem de bom, não serão muitos e o valor monetário é baixo.
Atenção que podes ter a tensão mas a corrente ser insuficiente e isso ainda gasta alguma corrente.
Eu, olhando para o esquema (julgo que o colega Tony da Buzina poderá dizer a sua opinião) apostaria em seguir a ficha 645, parece-me (BA e GR) serem os módulos amplificadores de corrente às pistolas, tem o símbolo de transístor que normalmente é associado a amplificador de corrente e também me parece trabalharem 2 a 2 pois olhando para "os modulos" BA e GR saem 2 fios a uma porta/motor e 1 fio à outra porta/motor.
Isso é um modulo que dê para fotografar aberto (c'as tripas à mostra) e identificar esta ficha 645 e os "modulos" BA e GR?
Bem! Isso está-te a dar trabalho mas pelo menos estás a andar para a frente ou seja em direção à solução, ainda que a solução se venha a revelar ter de ser em "outsourcing".
Cumprimentos e espero que te safes.
-
(http://i1279.photobucket.com/albums/y529/sls78/espace/fecho%20central%20espace2_zpsaq0iwflq.png) (http://s1279.photobucket.com/user/sls78/media/espace/fecho%20central%20espace2_zpsaq0iwflq.png.html)
O 645 é a uch e o BA, GR, etc representa as cores das fichas, ou seja a uch tem 4 ou 5 fichas todas com cores diferentes.
O mesmo se aplica aos outros componentes que podem ter mais que uma ficha.
Neste caso, parece-me que a ficha de cada fechadura, alem do motor de trancar destrancar, tem também a informação de porta aberta, e por isso mais ligações À uch.
Com estes esquemas já ajuda a perceber quais são as ligações e as fichas da uch que deves verificar se tem maus contactos.
Os R?? são as representações das fichas de ligação entre secções de cablagem.
O 645 com indicação F22 quer dizer que é uma ligação protegida por fusível, fusível nº22 da caixa de fusíveis e de 30A, o outro julgo que alem da informação do fusivel contem também a identificação do relé.
O 123 é o botão de trancar/destrancar
As ligações À massa das fechaduras é para os sensores de porta aberta. Os motores das fechaduras como invertem a polaridade, são controlados pela uch.
A mim parece-me que tens perdas no circuito, talvez derivado a maus contactos nas diversas fichas.
Sabendo qual a posição dos fios referentes ao motor em cada ficha, verifica se estão a fazer bom contacto.
-
Obrigado pela ajuda pessoal.
Isto está aqui um berbicacho...
-
Mais dois electricistas visitados e o problema subsiste.
Um queria substituir os fechos todos, sem garantia de que isso resolvesse, dizia "só para ver se o problema se mantém". Orçamento 1200€, coisa pouca...
O outro queria substituir a UCH e a ECU e reprogramar tudo. "Deve ser esse o problema" dizia... 2000€ de orçamento.
Escusado será dizer que por palpites não!
Se houvesse alguma certeza do problema, dependendo do valor, avançava com a reparação, doutro modo vai andar assim que eu não nado em notas de 50€!
-
Bom, um certo progresso... acho eu.
Depois de limpar tudo com WD40 e desligar todas as fichas, a UCH parece que fez um reset e as portas funcionaram bem durante uns dias. Hoje tudo voltou ao mesmo depois de ter deixado que a carrinha se trancasse sozinha. A partir daí foi o caos absoluto. Umas portas abrem, outras não. O pior é que a porta do condutor nisto, quase nunca abre. O costume.
Portanto começo a achar que se trata do "cérebro" da bicha que se baralha sempre que este modo de trancar entra em acção. Vou testar fazer de novo reset à UCH desligando o fusível junto da consola central. Se as portas destrancarem de novo sem problema, pode ser o tal sistema de "auto-tranca" que está a baralhar isto tudo.
-
E de volta ao problema inicial. Andou uns dias porreira mas o problema persiste, com a agravante de agora só abrir a porta do passageiro da frente. Isto é de loucos.
Lá voltei ao "esquema" de retirar a ficha de uma porta (mantendo-a sempre trancada) e assim apenas abrem e trancam 3. Isto é desgastante.
Começo a achar que não chega voltagem suficiente para destrancar as portas todas. Assim, um dia destes vou fazer uma espécie de "bypass" e passar voltagem da porta da frente direita, para a respectiva de trás. Se a do passageito abre sempre, se calhar é uma forma de solucionar isto.
A verdade é que isto me está a torrar a paciência.
-
Pode haver perdas no circuito. Experimenta fazer uma cablagem para testes desde a uch e as portas a ver se com a cablagem de teste funciona bem.
Se funcionar, refaz a cablagem de forma definitiva, anulando a original.
-
Eu sinceramente já me estou a passar com isto.
Nem digo mais nada, que se me salta a tampa...