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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Martins SDI em 09 de Dezembro de 2016, 21:04 pm
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Boas pessoal,
venho pedir a vossa ajuda para tentar soluccionar o seguinte problema:
Tenho um Clio 3 1.5 DCI de 68cv que na semana passada começou a dar mensagem de injecção deficiente. Este erro aparece em 4ª ou 5ª velocidade quando o motor está em desenvolvimento e em esforço. Por exemplo, se for em 5ª velocidade numa subida às 2000 RPM's e começar a acelerar, lá aparece o erro, a luz 'STOP' acende e o quadrante apita. reduzindo a aceleração, a luz apaga e ao fim de 3 ou 4 segundos a mensagem desaparece do quadrante. Não noto perda de potência quando isto acontece. Se fizer uma condução nas calmas o erro também não aparece.
Já liguei o carro à máquina em duas oficinas e aparecem os seguintes erros na centralina:
(https://s17.postimg.org/lperuw7xb/WP_20161209_14_13_53_Rich.jpg)
(https://s19.postimg.org/5aamemofn/WP_20161209_20_16_01_Rich.jpg)
O primeiro diagnóstico foi feito num mecânico amigo, o segundo na JAP. Em ambos os locais, me disseram que poderia ser um problema na bomba injectora, injectores, ou mesmo na própria régua dos injectores.
Alguém me sabe dizer qual a causa mais provável destes erros? Ou pelo menos, por onde começar a procurar de forma a evitar trocar peças desnecessáriamente?
Agradeço desde já a quem me possa ajudar.
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Falha de pressao na rampa ou válvula ou um ou vários injectores a não aguentarem a pressão
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Caçoilauto, que testes posso fazer para verificar qual dos 3 é?
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Um teste de retorno aos injectores
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Eu tentei responder ao que me perguntaste mas tens a caixa de correio cheia
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Pedro, tinha a caixa 290% cheia. Já a esvaziei. se puderes responder agradecia-te.
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Mais um update. Afinal o problema vai ser pior do que estava à espera. Hoje purguei o filtro do combustível e descobri que no mesmo existiam limalhas. Não sou mecânico, mas parece-me que o diagnostico está feito. Acho que vai mesmo ser da bomba injectora. Algo me diz que me espera um grande arranjo. Para além das limalhas tinha água no filtro. Como pode isto acontecer? :angry:
O que vos parece disto?
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Bomba injetora nova , essa já foi . 550€ só de bomba ....
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WD40 isso é o preço de uma nova ou recondicionada?
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Nova, da Delphi, 24 meses garantia sem limite de kms
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Também tiveste o mesmo problema? Eu tenho limalhas no sistema, para além de trocar a bomba, estou a pensar mandar verificar os injectores.
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Só bomba , zero limalhas no filtro gasóleo e no circuito rail (cortado o filtro velho).
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O meu caso aparentemente é mais grave. Nem foi preciso cortar o filtro velho. Ao fazer drenagem e abanando o filtro apareceram logo várias limalhas. Pareciam pepitas de prata.
Tenho aí um grande biscate pela frente. Vou ter de tirar e limpar o deposito de combustível assim como todas as tubagens, Agora a minha dúvida é, se é conveniente desmontar os injectores e a rampa, ou se há algum filtro na bomba que evite a passagem de limalhas para estes.
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Não ha filtro nenhum. Se ainda não estragaste os injectores estas com sorte. Tens basicamente que lavar tudo onde ande gasóleo.
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os injetores devem ter as membranas das válvulas rotas logo deve haver bastante retorno dos injetores
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Os injectores compensa repara-los?
Também vou ter de mexer na rampa, certo? Dá para descontaminar, ou terá de ser nova?
Relativamente ao depósito e tubagens poderão ser lavados, certo?
Desculpem tantas perguntas, mas preciso mesmo de ajuda com isto para decidir se compensa reparar o carro ou não.
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Ninguém me consegue dar uma ajudinha com estas questões?
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Já não és o primeiro, se pesquisares no fórum vais encontrar relatos desse mesmo problema e o que foi que fizeram. Enquanto ninguém responde sempre podes ver o que já se falou sobre o assunto.
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Já li vários tópicos, mas não consegui concluir se vale a pena mandar reparar o material que tenho no carro ou não.
O carro já está no mecânico. Foi feito um teste ao retorno de injetores e descobriu-se que os injetores 2 e 3 estão com bastante retorno. Neste momento está tudo a ser desmontado, pelo que, tenho de decidir se mando reparar o meu material ou se meto novo. Sei que a bomba e os injetores são reparáveis. A rampa é que precisava de saber se dá para reparar.
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Se colocares tudo novo, vais ficar mais descansado, mas provavelmente vai sair muito mais caro.
É analisar bem o custo beneficio..
Julgo que normalmente se coloca tudo novo, tenho uma vaga ideia que foi o que o xmarine fez ao dele. Pesquisa nos DB dos clios.
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Sim, eu sei que faz uma diferença grande de preço, daí a minha questão. Para já tenho apenas o orçamento para a bomba. A diferença entre uma bomba reconstruída e uma bomba nova são 200€. Pelo que me disse o mecânico a diferença entre recondicionar os injectores ou comprar novos deve andar na casa dos 100€ por injector. São 600€ de diferença, isto sem contar com a rampa que ainda não sei se é reparável.
Vou ver nos projectos a ver se concluo alguma coisa. Se entretanto alguém quiser dar uma ajudinha, será bem-vinda. :grin:
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Quantos km tem o teu clio de 68cv? e de onde vêm as Limalhas :o?
Enviado do meu A0001 através de Tapatalk
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Neste momento conta com 185M km. As limalhas são provenientes da bomba de pressão do combustível.
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Tenho o modelo igual de 68cv clio 3, conta com 159mil km até agora não eu problemas xD
Boa sorte!
Enviado do meu A0001 através de Tapatalk
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Obrigado. Já está tudo a ser resolvido. Toda a linha de combustivel já foi devidamente descontaminada e foi tudo montado novamente. Aguarda apenas pelas peças que foram para recondicionar. Em principio no inicio da próxima semana já deve ficar a funcionar novamente.
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Problema resolvido. O carro já está novamente de volta à estrada. Obrigado a todos que tentaram ajudar.
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E ficou solucionado só com a limpeza da linha de combustível?
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Nao leste tudo o que escrevi. Para além da limpeza levou bomba injecção, rampa, injectores e filtro de combustível.
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Belo "tombo" :( pelo Natal.....bem , mas agora aproveitar a máquina e explorar.
Tudo melhor de agora em diante.
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Bem pessoal, parece que o filme do arranjo da injecção ainda não vai ficar por aqui. Como já tinha referido, o meu carro ficou reparado esta semana. Ficou tudo a funcionar perfeitamente sem qualquer erro de injecção deficiente, mas agora, quando o tento ligar depois de estar algum tempo desligado, o carro custa a pegar. Dou à chave e só depois de 3-4 segundos é que o carro pega. Não pega de estalo como acontecia antes de ser arranjado. Outra coisa que noto é que o carro nos primeiros pontos de embraiagem após liga-lo parece ter menos força que o normal. Já me chegou inclusivé a ir abaixo. Depois de o ligar a primeira vez, já pega sempre bem à primeira.
Sei que o carro deve ter alguma vela de incandescência fundida porque quando se fez o diagnóstico deu um erro DF025. Mas como o carro nunca custou a pegar nem mesmo com os injectores obstruídos, nem pedi ao mecânico para troca-las. Outra coisa que passei a notar, não sei se estará relacionado ou não, e que não fazia antes do arranjo foi que o ponteiro da temperatura nas primeiras viagens tem oscilado um pouco, entre e 2º e 3º traços, quase como se tivesse o termostado morrido aberto.
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O carro vai voltar ao mecânico na próxima semana, mas se alguém conseguisse dar já umas luzes do que possa estar a causar este problema, seria uma grande ajuda.
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Pressão de gasóleo, ou a falta dela, parece a origem do teu problema. Pode ser dificuldade ao 'ferrar' (ar no sistema) visto que à segunda tentativa corre sempre bem, não me parece que seja só das velas de incandescência, as nossas temperaturas nem são assim tão baixas e quase que a compressão elevada dos diesel é suficiente para ter arranque.. isso acontecia no meu Peugeot quando mudava filtro de gasóleo, durante os primeiros arranques tinha sintomas desses.. boa sorte com isso, já deves ter aí uma fatura e tanto..
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Vê se não deixaram nenhum fio desligado, isso pode ser o sensor da temperatura desligado.
Quanto à dificuldade a pegar, verifica se não há ar nos tubos de combustível, como foi sugerido pelo carm
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O recondicionamento dos injectores poderá não estar a 100% ou faltam códigos dos injectores no calculador de injecção.
Outra coisa que poderá ser é ter havido um tubo de alimentação que não está a vedar ou até mesmo o filtro de coombustível não ser de boa qualidade/ com defeito.
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Problema aparentemente resolvido. Era o filtro que tinha defeito e deixava passar ar no conector do tubo que alimenta a bomba. O carro agora já pega de estalo. O filtro era original Renault...
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Obrigado a todos mais uma vez.
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Parece que ainda não foi desta que o problema ficou resolvido. Como disse foi trocado o filtro de combustível e aparentemente o problema parecia resolvido. O carro pegou bem durante dois dias, mas já está novamente com o mesmo problema. Custa a pegar após estar parado umas horas. Estive a ver as tubagens com calma e reparei que o tubo de retorno de combustível ao fim de 2 a 3 horas fica praticamente vazio. É normal isto acontecer?
Experimentei puxar o combustível através da bomba manual antes de ligar o carro e desta forma o carro já pegou bem (embora com este procedimento o tubo de retorno nunca fique cheio). Pelo que me parece o problema está no facto de se acumular ar no filtro de combustível. O que poderá estar a originar isto?
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Experimenta no final do dia deixar o deposito de combustível aberto e vê se de manha o problema acontece ou não.
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Pode ser o respiro do deposito entupido?
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É uma hipótese, que podes descartar sem gastar €€ ;) Se depois de uma viagem abrires o deposito, e caso haja um entupimento do respiro do deposito, este deixa de estar em vácuo, e assim não puxa o combustível que possa estar nos tubos.
Como disse, é uma hipótese, e é fácil de tirar a limpo.
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Já experimentei ver se ao abrir o depósito fazia vacuo. Não notei nada. Mas vou testar. Não se perde nada.
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Aproveito para perguntar, onde fica localizado o respiro no Clio 3? É de fácil acesso?
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Não sei.
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Boas e bom ano a todos
Em jeito de contributo não me parece fazer sentido que o respiro do depósito de combustivel estar entupido possa provocar o desaparecimento do gasóleo no tal tubo de retorno.
Imaginando-se que o circuito é completamente estanque, tubagens de gasóleo, tampão de gasóleo e o respiro do depósito estar entupido, logo "estanque" também; em que é que isso, criando-se um "efeito de vácuo" pela necessidade de acrescento de determinada pressão atmosférica no depósito devido ao consumo do gasóleo, faria desaparecer (ir para o depósito) o gasóleo do tubo de retorno?
Tive um problema similar (custo a pegar passadas uma horas e até alguma falta de andamento) num citroen c3 que possuo e após várias vistorias que não encontrava nada vim a descobrir, achada com uma grande sorte, por tacto e não por visibilidade dum tubo daqueles de plástico antes da entrada ao filtro de gasóleo situado na tampa das válvulas por baixo da caixa do filtro de ar que roçou (ou sei lá) no entalhe onde está montado e tinha lá um lanho, descobri por sorte como disse por apalpão mesmo passei ali a mão por acaso senti, epá! Está aqui qualquer coisa, cortei aquele bocado de tubo pùs um bocado d etubo de borracha com uma braçadeira de cada lado et voilá, nunca mais!
E também foi à citroen e nada encontravam (uns artistas com de costume).
Portanto a minha sugestão e correr todos os tubos com olhos de ver e apalpar todos os rigidos que na minha opinião isso é tubo "roto"
Cumprimentos
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jotaagá, se houver vácuo no deposito e não houver qualquer entrada de ar no circuito, nem o carro trabalha, pois a bomba não tem força para superar o vácuo do deposito, situação que já foi falada aqui no fórum varias vezes, é só pesquisar.
Basta que, por exemplo, o filtro do gasóleo, devido a pressão negativa deixe entrar ar, para que o combustível que está no tubo retorne todo para o deposito.
Consegues fazer essa experiência com uma palhinha e uma garrafa de agua de vidro ou outro recipiente, desde que consigas fazer com que não entre ar para dentro do recipiente para alem do que passa por dentro da palhinha.
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@ Tony da Buzina
Sei disso já há bastantes anos e não preciso de experiência nenhuma para dizer que tal é verdade mas também é verdade que tal não acontece num espaço de 3 horas por um motor ter estado,digamos, 1/2 hora a trabalhar, é necessário uma depressão bem maior.
E atenção que não disse ser impossivel!E cuidado porque se a bomba tiver bastante potência consegue vencer até uma determinada depressão, basta só que ela consiga fazer de pressão mais do que a depressão existente.
Só fiz uma sugestão, se o user a quiser seguir é com ele, eu antes de dar outros mais passos, investia seriamente no que disse e só depois de ter visto com olhos de ver e nada encontrasse é que equacionaria outras teorias e para aquilo que eu falo basta, como diz o outro, um fuínhozinho, qualquer depressãozinha com o aquecimento que o gasóleo tem que por sua vez faz dilatar o tubo, chega!
Cumprimentos
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Já experimentei deixar o depósito aberto durante uma viagem e aconteceu o mesmo de manhã. As tubagens de acesso e retorno da bomba estavam vazias, por isso, a questão do vácuo/entupimento do respiro fica descartada. Desconfio que vai ser mesmo fuga. Só me falta saber onde. Resta-me agora rever toda a tubagem para a tentar detetar. O carro vai novamente para o mecânico na Segunda-feira. Já estive a falar com ele e ele esteve-me a mostrar uma máquina que lá tem e que ajuda a detetar pequenas fugas através de um teste de "depressão" (Penso que é assim que se chama). Quando tiver mais novidades deixo aqui.
Aproveito para perguntar uma coisa se alguém souber: Para além da bomba manual, há mais alguma válvula anti-retorno de gasóleo no circuito? Pergunto isto porque aquando da limpeza do circuito de combustível, as tubagens foram todas lavadas e sopradas com o compressor de ar para eliminar o máximo de limalhas possível, e isso pode-as ter danificado.
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Mais um update. Após alguns testes, o mecânico identificou como falha, a bomba manual de gasóleo, que segundo ele não está a fazer anti-retorno, o que faz esvaziar o filtro. Como a Renault não vende apenas a bomba, optou-se por meter uma válvula anti-retorno entre o depósito e a bomba manual. Para já parece estar tudo a funcionar corretamente. Vamos ver se fica resolvido.
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Bem, mais um episódio deste problema que já parece uma novela, mas agora o problema ficou resolvido de vez. Deixo aqui a resolução do problema, pode vir a ser útil a alguém no futuro. Como disse no post anterior, para tentar solucionar o problema do ar na tubagem, instalou-se uma valvula anti-retorno na tubagem de acesso ao filtro. O problema ficou atenuado, o carro ficou a pegar melhor, contudo, o problema do esvaziamento do tubo de retorno manteve-se e consequentemente, quando o carro ficava muito parado, no primeiro arranque custava a pegar.
O carro voltou ao mecânico. desta vez, as tubagens foram todas testadas com uma máquina de vâcuo/presão. Foram testadas montadas e separadamente. Após os testes chegou-se à conclusão que não existia qualquer fuga nas tubagens de gásóleo.
Partiu-se então para a bomba de pressão. O mecânico encheu um garrafão de gasóleo e colocou a bomba a pescar e a despejar o retorno com dois tubos directamente do garrafão. Desligou-se o carro e deixou-se ficar algum tempo. Verificamos que de 20 em 20s aproximadamente saía uma bolha de ar pelo tubo do retorno. O tubo de retorno liga a uma peça plástica que por sua vez liga ao retorno dos injectores. Desligou-se a tubagem de retorno dos injectores e tapou-se a peça plástica. Voltou-se a repetir o teste e verificou-se que deixou de saír ar para o retorno.
Desconfiou-se então que o problema estaria na tubagem de retorno dos injectores, ou então seria algum injector com fuga. Veificou-se então a tubagem toda, e identificou-se que um dos "T's" de plástico desta tubagem tinha uma pequena rachadela que originava todo este problema. Substituí-se e voilá, acabaram-se as bolhas. :happy:
Por descargo de consciência fez-se ainda um teste de retorno aos injectores e verificou-se que estão todos a debitar retorno dentro dos valores normais.
Deixo aqui uma foto da tubagem e peça em questão:
(https://s19.postimg.org/rxdh7mqpf/32753013_g.jpg)
E um video onde se pode ver o que acontecia ao ligar o carro:
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=uZ30bYFx5BA&feature=youtu.be#)
Espero que esta informação possa ser útil a quem venha a ter um problema idêntico.
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Mais do que útil! Uma coisa tão simples e que causa um problema enorme.
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Boa! Muito bem partilha e bem investigado.
Ainda bem que o problema é coisa do passado. :grin:
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Boa problema resolvido siga para kms :)
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Para além da parte da injecção aproveitei e troquei os bronzes. Por isso, nos próximos Km não conto ter chatices maiores, mas nunca se sabe.
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Boas pessoal,
Afinal este filme da injeção vai continuar. Depois da reparação que foi feita, eis que ao fim de 18M Km o erro de injeção voltou a aparecer. Após ligar à máquina de diagnóstico apareceram o seguintes erros:
DF027
- Circuito de controlo do injetor do cilindro 2; controlo do injector;
- Presente;
- no nível mínimo;
0170
- código de falha desconhecido;
Foi feito um teste de retorno dos injetores e o injetor 2 tem um pouco menos de retorno que os outros 3, mas a diferença não é grande. O mecânico apontou para falha neste injetor. O que vos parece?
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E garantia da reparação? Já passaram os 2 anos?
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Sim MaNeL, a confirmar-se problema de injetor irá ser coberto pela garantia da reparação. Mas já me vieram com as perguntas da praxe. Ah e tal o combustível? Meteu low cost? Não é que seja muito crente que os combustíveis low cost sejam diferentes o suficiente para causarem estes problemas, mas como prevenção, e para evitar problemas de garantia, desde a reparação tenho abastecido sempre na Galp.
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Então nem te chateies. Eles que se desenmerdem. Mesmo que tenhas usado gasóleo low cost a injeção tem que estar preparada para lidar com ele...
Claro que a mim aconselharam a só usar aditivado r e principalmente a colocar gasóleo quando o carro chegar a 1/4 do deposito...
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Problema novamente resolvido com substituíção do injetor danificado. Vamos ver se vai ser se vai ser um problema isolado. Espero que sim.
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Bem, parece que a novela ainda não acabou. Depois de ter substituído o injector 2, e fazer cerca de 4M km com o carro, volta a dar erro de injecção. Depois de ligar à máquina, verificou-se ser o mesmo erro, mas agora no injector 4. Será que vou ter de levar o carro à bruxa? :angry:
O que me aconselham a fazer? Pedir para o mecânico mandar verificar todas as peças trocadas na reparação inicial? Ou apenas trocar mais um injector e deixar andar? Estive a falar com o mecânico e segundo ele, na troca do injector 2, verificou o filtro do combustível e não encontrou qualquer vestígios de limalhas ou sujidade.
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Substitui os restantes, ou então, para não doer tudo de uma só vez, vais trocando à medida que vão morrendo.
Se um injector foi à vida, é muito normal que os outros estejam num estado muito próximo do que avariou e mais cedo ou mais tarde lhes aconteça o mesmo.
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Tony, não sei se leste este tópico, mas substituí os 4 injectores + bomba de pressão + rampa e fiz uma limpeza a todo o sistema de combustível do carro em Dezembro passado. Será normal estar-me a deparar com problemas de injectores novamente passado meio ano e menos de 25M Km rodados?
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Os injectores são novos?
Se foram comprados novos na marca, certamente que têm garantia
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martins, eu sigo centenas de tópicos, é natural que me escape alguns pormenores, já saber quais os assuntos que foram ou não falados no forum é muito bom :laugh: :laugh:
Mas não deixa de ser valido o que disse, os 4 injectores passaram pelo mesmo por isso se um avaria, é provavel que os outros sigam o mesmo caminho.
Tens que ver se são do mesmo lote ou serie, se têm garantia valida, etc.
Só a titulo de exemplo o tractor do meu trabalho, teve um problema na bomba injectora, que se desfez por dentro, foi reconstruida, e nem um ano passou e já começam a aparecer limalhas na válvula de corte de combustível.
À quem aponte o gasóleo como culpado, por ter menor viscosidade, menos poder de lubrificação, o que leva a existência de danos na bomba. Se é ou não, não sei.
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Consegues confirmar se a avaria do injetor é efetiva? Que dano? Ou haverá algum bug na Eprom a dar anomalia "fugidia" (léxico Peugeot)?
Se novos, ou reconstruidos, pode ser defeito do processo de fabrico.. ou montagem(?)..
Por exclusão de partes, combustível?
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Os injectores são novos?
Se foram comprados novos na marca, certamente que têm garantia
Sim, vai ser arranjado ao abrigo da garantia, mas queria perceber qual o melhor procedimento a adotar no arranjo. Os injectores não foram novos, foram reconstruídos, assim como a bomba e a rampa.
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Consegues confirmar se a avaria do injetor é efetiva? Que dano? Ou haverá algum bug na Eprom a dar anomalia "fugidia" (léxico Peugeot)?
Se novos, ou reconstruidos, pode ser defeito do processo de fabrico.. ou montagem(?)..
Por exclusão de partes, combustível?
Sem stress Tony, compreendo claro. A minha maior dúvida é mesmo essa, se peço para rever tudo ou se apenas troco mais um injector.
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Consegues confirmar se a avaria do injetor é efetiva? Que dano? Ou haverá algum bug na Eprom a dar anomalia "fugidia" (léxico Peugeot)?
Se novos, ou reconstruidos, pode ser defeito do processo de fabrico.. ou montagem(?)..
Por exclusão de partes, combustível?
Sim, foram reconstruidos. Combustível levou apenas Galp, normal e evologic.
Relativamente ao erro, já foi apagado e voltou a dar. Ainda n fiz teste de retorno, mas da outra vez, o injector 2 dava retorno diferente dos outros 3, por isso pressuponhoque com este vá ser igual. O erro é o mesmo.
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Pede que te informem qual o problema concreto do injetor, e não apenas a info. da centralina.. podem não saber informar de imediato o que tem, mas uma vez que quem montou os injetores vai ter de o reclamar, era importante perceberes o que possa estar a acontecer para se matar um/dois injetores tão prematuramente.. pessoalmente compraria mais rapidamente um recondicionado Bosch na Bosch que noutro lado qualquer, ou de outra marca de injetores (os delphi, esses malfadados, p.ex...)
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Existem injectores Bosch para o Clio 3? Na altura que troquei tudo, questionei isso para a bomba de pressão e informaram-me que era tudo Delphi.
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Não sei a resposta... mas não acredito que somente a delphi detenha a totalidade do material de injeção para esse motor
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Quando fiz o 1o arranjo, queria colocar pelo menos a bomba de outra marca, mas foi essa a informação que me deram na Renault. Para este carro apenas saiu Delphi.
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Mais um update. Depois de estar 15 dias parado, ontem lá deixei o carro no mecânico. Ele fez um teste de retorno aos injetores e curiosamente o retorno estava muito idêntico nos 4 injetores. Depreendo que poderá ser um problema elétrico no injetor 4 correto? Os 4 injetores vão para a casa de recondicionamento para testar. Vamos ver que falha irão apontar...
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A ver se desta este problema fica solucionado de vez, porque já pondero vender o carro.
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:(
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Problema resolvido novamente. Foram substituídos 3 injetores, ficando apenas o injetor que já tinha sido substituído posteriormente à 1ª reparação. Por descargo de consciência foi também substituído o filtro de combustível. Pedi para o abrirem e não tinha qualquer vestígio de limalhas. Vamos lá ver se desta fica em condições.
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A bomba está a desfazer-se na certa.
Como é que viram se o gasóleo tinha limalhas ou não?
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Caçoilauto, a bomba foi nova (reconstruida) há 20M km. Haverá alguma probabilidade de estar a desfazer-se já? Pelo que percebi, foi tudo reconstruído em Leiria na LD auto.
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Relativamente às limalhas, abriram o filtro. Aparentemente não tinha nada. Da 1ª vez que o carro foi reparado, quando se esvaziou o filtro, parecia que estava-mos a peneirar ouro.
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Já te respondi por pm mas deixo aqui tb a resposta.
A palavra recondicionamento tem inúmeras utilizações e interpretações por vezes nem sempre as melhores :)
Mas tens garantia certo?
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Supostamente os meus a única coisa que tem de velho é a carcaça. O miolo é tudo novo...
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Sim, têm garantia, tanto que esta já é a 2ª vez que substituo injetores ao abrigo da garantia. Da primeira vez foi substituído o injetor 4 e agora estava a dar erro o injetor 2. Pedi para substituírem também os injetores 3 e 1 e a empresa que fez o recondicionamento concordou em trocar os 3.
Manel, a informação que me deram quando estava a decidir se metia novo ou recondicionado também foi essa, que dos injetores velhos apenas aproveitavam a carcaça. Quando chegou o material recondicionado, vinha tudo em caixas novas, e os injetores vinham em caixas com o logotipo da delphi. No teu caso a bomba também foi recondicionada?
Mas eu ainda tive um problema depois de montar tudo, uma das uniões dos tubos que alimentam os injetores ganhou uma pequena fuga que fazia com que quando o carro ficava muito tempo parado, se acumulasse ar nos tubos de alimentação e depois custasse a pegar. O carro andou assim praí 1 mês em testes até se dar com o local da fuga. Poderá isto ter sido a causa deste problema nos injetores?