Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: piska em 14 de Dezembro de 2016, 21:57 pm
-
boas eu adquiri um megas 3 de 2010 90 cv a um ano atraz. ja parei em operacoes stop ... e passei pela inspecao e nao houve problema. MAS ... o livrete do carro tem averbacao de jantes 15" e 17" com as medidas dos pneus e o carro veio calsado com umas jantes 16" de origem que nao existe no livrete nem as jantes nem medidas de pneus.
isso da multa ou sera que nem por isso? se nao da multa posso meter os pneus que bem me apetecer sem andar com a :police: atraz de mim?
-
Se veio assim de origem é ires reclamar com quem te vendeu o carro, porque não podes circular assim.
Tens que obrigatoriamente andar com as jantes e medidas de pneu que estejam no livrete, caso contrario levas multa.
Qualquer divergência em relação ao que está no livrete dá direito a multa.
-
Eu posso dar de exemplo um carro que tive, averbados estava a medida 175-55-R15 salvo erro, e o carro vinha calçado com 185-55-R15.. passou na inspecção sem problemas, operações stop igual.. mas como tenho alguns amigos na DT de Lisboa, informaram-me logo que estava em incumprimento pelo que devia era mudar os pneus (estupidez minha pois olhei à medida da jante e não olhei ao pneu), ou seja só verifiquei ser R15 e que tava R15 averbado não verificando o resto.. portanto podia apanhar com uma valente multa etc só por esta questão (e estamos a falar da mesma medida de jante, mudava o resto)..
Portanto há duas de três opções para evitares problemas como o Tony da Buzina indicou e muito bem..
Ou averbas a jante 16..
ou mudas os pneus e as jantes para o que esteja averbado no livrete..
ou reclamas com quem te vendeu o carro pois o mesmo tem esta irregularidade e daí não está legalmente autorizado a circular por ter pneus que não se encontram averbados..
-
obrigado pessoal. e mesmo o que pensei. e vou ter de mudar de jantes. agradeco tambem a minha mulher por ter tido a ideia de eu ter de por uma jantes mais lindas e fazer me ver as medidas legais que podia meter :embarrassed: . e venvo estas para conseguir mais uns cobres.
-
Existe uma parte no C.E que contempla até 5% nas medidas. Agora estou como o Guterres portanto parafraseando "é só fazer as contas" :laugh:
-
Farfalho tens a certeza do que estás a dizer? Em que sitio do Codigo da estrada diz isso?
-
Para além de trocar de jantes, eu reclamava primeiro com o tipo que te vendeu o carro porque ele tem de vender as coisas de forma legal!!! Se depois trocas para jante 17' ou não é uma coisa que só tu podes decidir, mas até lá tens de andar legal, coisas que neste momento não andas...
-
Adenda ao que disse por alerta do Rike1:
A tolerância que mencionei serve somente para efeitos de IPO, a tolerância de 5%. Para efeitos legais continua ilegal, só se estiver averbado no DUA do automóvel passa a ser legal.
Portanto para aí terás de fazer o que te aconselharam de contactar o vendedor ou averbar a medida através dos canais existentes.
-
Assim já estamos de acordo.
Aliás ainda acrescento mais.
Pode acontecer o veiculo chegar à inspecção, passar com a respectiva anotação dos 5% e à saida ser mandado parar por um agente de autoridade que te pode autuar e se lhe der na telha apreender o veiculo.
Se bem que nunca compreendi essa historia dos 5%... é em altura? Em largura? É nas duas?
-
Pelo que andei a ver, acho que é nas duas. Não específica portanto na omissão pressupõe-se a ambas.
A parte do apreender é que já não tenho a certeza apesar de achar que é para o extremista para um problema de fácil resolução.
-
Quem vende ocorre em crime, pois não pode por em circulação veiculo ou componentes que não estejam homologados para o veiculo, ou seja, ao vender o carro que não está legal, está a incorrer num crime ao código da estrada.
A tolerância dos 5% é para saber se é deficiência de grau 1 ou grau 2 em ipo ;)
-
eu no meu caso, o "recado" que me deram foi o que aqui foi referido.. nem mencionaram esta situação dos 5%.. mas levo muito a sério estas coisas portanto +5% ou -5% prefiro fazer como no livrete diz e pronto :wink:
-
Geralmente esses meganes trazem 3 medidas averbadas acho eu: 195/65 r15, 205/55 R16 e 205/50 R17.
-
Confirmo.
A minha Sucata tem as medidas que o RenaultTurbo referiu.
Do mesmo ano e com os mesmos cavalos cansados.
Esse carro é nacional ou importado?
-
A questão dos 5% é em diâmetro. Calcula o tamanho da jan te pela altura do pneu.. Se for dentro dos 5% de diâmetro passa. Sei disso pelo agendamento que fiz no meu Clio..
Alias podem calcular aqui se está dentro dos 5%. E sim é para saber se passa na inspecção..
http://www.centrovia.pt/condicoes-inspeccao/equivalencia-pneus/ (http://www.centrovia.pt/condicoes-inspeccao/equivalencia-pneus/)
-
Será que viste bem as medidas no livrete? normalmente tem a indicação das medidas com que sai da fabrica no campo dos pneumáticos e nas anotações especiais as outras medidas.
-
Assim já estamos de acordo.
Aliás ainda acrescento mais.
Pode acontecer o veiculo chegar à inspecção, passar com a respectiva anotação dos 5% e à saida ser mandado parar por um agente de autoridade que te pode autuar e se lhe der na telha apreender o veiculo.
Se bem que nunca compreendi essa historia dos 5%... é em altura? Em largura? É nas duas?
Na combinação dos valores Altura x Largura e Dimensão
Há simuladores que podes fazer comparações com diferentes tipos de medidas e diz qual é a percentagem diferencial.
http://www.centrovia.pt/condicoes-inspeccao/equivalencia-pneus/
Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk
-
@blurr
Que pneus colocaste?? Ando á meses nessa inquietação..
Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk
-
Ok percebi. Eles contam 5% do diametro.
-
Ontem fui á GNR-BT saber disto. Isso pode ser alguma norma técnica dos IPO mas nada está na lei sobre isso, portanto, e despois de pesquisarem sobre o assunto, a indicação da autoridade permanece: qualquer alteração de pneumáticos que não conste do DUA do veículo é sancionada com coima até 125€ por pneumático.
O mesmo se aplica a ter um pneu com índice de velocidade ex. H e outro V, no mesmo eixo, mesmo que de medidas iguais.
Há e vai haver sempre agentes da autoridade que podem 'perdoar' coisas menores, se o pneu não for muito estranho em medidas, ou seja mais largo que a cava de roda.. ou aquela lâmpadas fundida.. ou o seguro que caducou à dois dias e ainda não temos a carta verde ou a vinheta nova lá colocada, etc... mas uma coisa é sorte, outra é lei.
-
Alguém que saiba do normativo legal que regule a regra dos 5% por favor indique. Estive a googlar e nada encontro sobre a regulamentação de tal.
-
isso fala-se por alto à muito, a policia pode fechar os olhos, mas se fores a IPO e levares indicação de medida de pneumáticos, a policia ja nao fecha os olhos
-
No meu de origem leva 175/65r14 com hipótese de 185/55r15. No meu carro tinha 185/60r14 que está dentro dos 5%. Neste momento estou com outra medida que averbei muito diferente
Mas para averbar teve que manter esta regra pela própria Renault. Ou seja deram a carta com o averbamento mas se estivesse fora dos 5% não davam.
-
O problema do diâmetro prende-se com o regulamento do velocímetro.
É engraçado que eles na Renault só se preocupem com o diametro da roda. A largura não lhes interessa... o que é um bocado estranho.
Um pneu bem mais largo, torna-se uma roda mais pesada que tem influência numa serie de componente do carro, como por exemplo na caixa de direcção, amortecedores, rolamentos, etc.
-
Nada disso amigo, achas que a Renault ia deixar o que quisesse? Há limites para as dimensões. No meu caso foi uma medida mais exclusiva mas que também é usada no clio 2