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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: TC em 19 de Janeiro de 2017, 13:56 pm
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Viva,
Já passou a altura de mudar o óleo de travões da minha Laguna II e como a carteira anda demasiado vazia, estava a pensar fazer essa mudança em casa.
Como será a 1ª vez que irei fazer tal coisa, não sei se é a melhor opção ser eu ou se meta no mecânico.
Há cuidados especiais a ter ou posso seguir os passos deste DIY?
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=n1NvtUwfRJc#)
Obrigado malta
:wink:
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E já me esquecia... Qual o melhor óleo para pôr? Online vi 2 lojas e não vi nenhuma a vender da Elf...
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Tens uns diy ca no forum a explicar também. É fácil fazer a substituição, do óleo, só é necessário ter cuidado com o abs e fazer o sangramento se for feito com maquina de pressão com o motor a trabalhar.
Com outros sistemas não sei dizer se é necessário ter o motor a trabalhar ou não.
Usa dot4, a marca usa a que te mais agradar.
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E que cuidados terei de ter com o abs?
Quando falas em motor a trabalhar, é só para o caso de se fazer com máquina de pressão?
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O pisa-tira-injecta não sei se é feito com o carro desligado ou a trabalhar, eu costumo usar o metodo de maquina de pressão para sangrar os travões.
Ao encolher os embolos, deves abrir os sangradores para não haver retorno, o que pode afectar as válvulas do abs.
Depois ao sangrar, faz com o carro a trabalhar para o abs estar activo e não fechar as válvulas. É o mesmo que carregasses no travão.
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Quando falas no encolher dos embolos, assumo que estejas a falar do momento em que se tira o pé do travão, certo?
Mas nesse momento não deves ter os sangradores fechados? Se estiver aberto vai recolher o óleo que acabou de "expulsar"...
O vídeo que coloquei era "simples" e era +/- o seguinte:
- Retirar uma boa parte do óleo antigo do reservatório e colocar novo até encher
- Abrir o sangrador, ir pressionando o pedal até sair o óleo novo e fechar novamente o sangrador
- Ir vendo o nível no reservatório e ir atestando conforme ia chegando ao mínimo
No caso dos carros com ABS não pode ser feito a mesma coisa?
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Eu referia-me ao recolher dos embolo das bombas de travão quando da troca das pastilhas . Acho que é a melhor altura para fazer também a troca do dot4.
Não faço a mínima ideia como se faz no processo do pisa-tira-injecta. O mrc é o gajo que melhor te consegue explicar esse processo.
Eu não tive a possibilidade de ver o vídeo. com ou sem abs, julgo que o processo seja o mesmo.
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Pois, isso de trocar o óleo aquando da troca de pastilhas também concordo, mas na altura em que as mandei trocar não fizeram esse serviço.
No entanto já passaram uns 5 anos e as pastilhas devem durar outro tanto, pelo menos, pelo que estava a pensar em fazer essa troca já..
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Nesse caso, faz a troca. O processo de sangrar é o mesmo que se faz depois da troca das pastilhas.
Na minha opinião pessoal, eu prefiro utilizar um sistema de pressão , pois permite que seja só uma pessoa a fazer o serviço, se for feito de forma manual, vai ser preciso 2 pessoas.
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e ter cuidado com o curso do pedal pois neste método vai mesmo até ao fundo o que pode danificar os vedantes por irem mais alem do que estão habituados
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Tony:
Pois, mas para isso é preciso haver maquinaria que não tenho.
Mas uma coisa interessante do vídeo é que o gajo mostra como fazer para ser apenas uma pessoa a fazer o serviço. Basicamente o deposito de recolha deverá estar à mesma altura do sangrador e garantir que a mangueira faz um arco.
Se puderes dá uma vista de olhos rápida no vídeo, para quem, como eu, tem pouca prática no assunto seria interessante saber se aquilo é válido ou se é à states...
angelocampia:
Obrigado pela dica, isso dos vedantes não me teria lembrado...
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O arco, é para evitar a entrada de ar. Sim, e em principio consegues fazer o sangramento sem qualquer problema.
Alias, até a própria gravidade era suficiente, demorava era bastante tempo.
A maquina de pressão não é difícil de fazer há um diy no forum de como fazer uma. ;)
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Minha experiência em carro sem ABS aquando a mudança completa do líquido de travagem:
- Retirar todo o líquido do reservatório.
- Abrir válvulas sangramento e ter alguém a pisar o travão sucessivamente até não verter dessa válvula e fechá-la.
- Repetir procedimento anterior 3 vezes.
- Recolher pistões onde aplicáve.l
- Encher reservatório do líquido.
- Começando da mais distante do reservatório, ter alguém a pressionar o pedal 3x e nessa vez manter pressionado até sair líquido sem vestígio de bolhas de ar e fechar. Solta-se pedal.
- Repetir 3x passo anterior, verificando o nível e atestado quando necessário. Sempre do mais distante da bomba até ao mais próximo.
- Aferir nível ao indicador Max.
- Fechar reservatório e testar firmeza do pedal.
Com a bomba de sangramento não precisas de ninguém, só fazer a ginástica de sangrar e aferir nível no depósito.