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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Astronauta16 em 23 de Janeiro de 2017, 16:21 pm
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Boa tarde a todos,
Desde já agradeço perderem um bocadinho de tempo com o meu post, a questão é a seguinte. Comprei ha cerca de um mês um renault megane coupé 1.5DCi 110cv de 2010 (114mil km) e apesar de ir tarde vou agora mudar a correia de distribuição da mesma.
A minha questão prende-se com os orçamentos que recebi, efetuei 4 pedidos de orçamentos (zona do Porto).
1º BestFix Matosinhos, com um orçamento de 430€ inclui:
Kit Distribuição
Bomba de agua
2º Renault Boavista 460€ inclui:
Kit Distribuição (tensor e correia)
Correia de acessórios
(Bomba de agua dizeram que não faz parte do plano de manutenção)
3º e 4º Renault Gondomar e Caetano Formula (orçamentos iguais) 650/700€ inclui:
Kit Distribuição
Correia Acessórios
Retentores da Cambota
Arvore de Cames
Bomba de Agua
Já percebi que Kit Distribuição, Bomba de Agua e correia acessorios é para mudar, mas fiquei baralhado com a questão dos retentores da cambota e da arvore de cames. Como foi tambem dado por 2 agentes autorizados renault, fiquei sem saber se devo ou não mudar isso tambem.
Alguem me pode esclarecer o que deve ser trocado? Vale a pena dar o extra e trocar a arvore de cames e retentores tambem?
Obrigado pela ajuda
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se não foi mudada já devia ter sido por causa da idade do carro... mas a malta especializada já da o feedback :)
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Sim eu isso já sei e por isso é que quero mudar o quanto antes, a minha questão é se vale a pena mudar aquilo tudo (arvore de cames e assim) ou ficar só pela Distribuição, correia acessorios e bomba de agua. Mas espero pelo o feedback da malta que tenha mais conhecimentos ou ja tenha passado pelo mesmo.
Obrigado
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É subjectivo e depende do que queres gastar.
Esses retentores estão em locais que implicam mexer na distribuição. Agora o que é preciso ponderar:
Se tiver fuga, não há volta a dar, é trocar e pronto.
Se não tiver fuga, qual é o preço da sua substituição? compensa o risco de não trocar e daqui a pouco tempo ter que voltar a trocar a distribuição porque tens fuga no retentor? Se fazeres muitos km por ano ou não? a distribuição normalmente é trocada por idade ou pelos km?
No meu caso, faço cerca de 40 mil km por ano, em 3 anos faço os km necessário para a troca da distribuição, no meu caso o risco de andar muito tempo com o problema até à próxima troca de correia de distribuição é baixo, por isso poderia assumir o risco de não trocar.
Já no caso de alguém que faça menos de 20 mil km por ano, demoraria cerca de 5 a 6 anos até atingir a próxima troca de correia, por isso o risco é bem maior e ai convém trocar, numa só intervenção resolve os 2 problemas.
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O tony da Buzina é tipo o meu secretário :laugh: eu dito-lhe as coisas e ele escreve.
Continua assim Tony, está tudo dito. :)
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É subjectivo e depende do que queres gastar.
Esses retentores estão em locais que implicam mexer na distribuição. Agora o que é preciso ponderar:
Se tiver fuga, não há volta a dar, é trocar e pronto.
Se não tiver fuga, qual é o preço da sua substituição? compensa o risco de não trocar e daqui a pouco tempo ter que voltar a trocar a distribuição porque tens fuga no retentor? Se fazeres muitos km por ano ou não? a distribuição normalmente é trocada por idade ou pelos km?
No meu caso, faço cerca de 40 mil km por ano, em 3 anos faço os km necessário para a troca da distribuição, no meu caso o risco de andar muito tempo com o problema até à próxima troca de correia de distribuição é baixo, por isso poderia assumir o risco de não trocar.
Já no caso de alguém que faça menos de 20 mil km por ano, demoraria cerca de 5 a 6 anos até atingir a próxima troca de correia, por isso o risco é bem maior e ai convém trocar, numa só intervenção resolve os 2 problemas.
Obrigado pela resposta, sendo assim será mesmo melhor trocar! E no caso da árvore de cames aplica se o mesmo principio? Devo mudar?
Só acho estranho que duas renaults relativamente perto me sem orçamentos diferentes uma delas com tudo da correia e mais alguma coisa e outra nem ache que se deva mudar a bomba de água!
Obrigado pela ajuda
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Isso são estratégias de venda, não dá para entender. :laugh:
Há sempre aquele cliente que quer tudo como deve de ser, e outros que só pensam em gastar o minimo. As oficinas fazem o que o cliente quer.....
Por vezes mais vale fazer tudo de uma vez. Uma paragem, uma despesa, se não mudares agora, podes ser obrigado a ter que fazer uma nova paragem para resolver o que podia ter ficado resolvido nesta paragem.
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Sem tirar nem por o que o Tony da Buzina disse.
Pode ficar mais caro a curto prazo, mas a longo prazo garantidamente sai mais barato ;)
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Se eu fosse a ti tentava que me mudassem a correia onde comprei o veículo, acabaste de o comprar e ja vais largar 1000€? Comprei o meu megane igual ao teu e como tinha feito 6 anos nesse mês só o comprei com a condição de ter a essa manutencao feita, que nunca sabemos se realmente a fazem... mas acho que ja deves ter isso pensado :)
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So para alguem se rir um pouco, no meu veiculo anterior, corolla 1.9d 2001, fui mudar a correia, numa oficina de "confiança", paguei, andei cerca de um 1 ano até que o carro começou a fazer um barulhão ao arrancar, andei uma manhã com o carro assim e encostei, levei-o de reboque para a tal oficina e segundo o responsável tinha que ser trocada uma engrenagem perto da embraiagem que nao me recordo do nome, valor 500€ preco de amigo. O mecanico sem saber da historia veio falar comigo a parte e disse-me que tive muita sorte pois o carro ainda tinha a correia... de origem com uns 280k, já estava a saltar do ponto e tinha sido supostamente trocada ali aos 240k e anteriormente aos 120k... :) O carro ainda chegou aos ~400k na minha mão:)
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Isso mudas conforme aquilo que queiras.
O método ideal é substituir os retentores e bomba de água também, no entanto podes sempre arriscar a estender até à próxima troca.
Ultimamente tenho apanhado muitas distribuições em que só se troca o resto se houver fuga.