Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: prega em 23 de Janeiro de 2017, 19:46 pm

Título: Correia distribuição / Óleo motor Renault Clio III
Enviado por: prega em 23 de Janeiro de 2017, 19:46 pm
Boas companheiros,

Há cerca de três meses comprei uma carrinha Clio III a diesel com 90.000 kms de 2011 importada, à minha esposa.
As minhas duvidas sao as seguintes:

A carrinha é de Agosto de 2011. A correia de distribuição para ser mudada já ouvi dizer que e aos 6 anos ou aos 125.000kms.
Quando mudar a distribuição tenho que mudar a bomba de água?

Em relação ao óleo do motor da carrinha o oleo que gasta é o ELF SOLARIS FE 5w30 c4, andei na internet a ver e verifiquei que esse oleo ja nao existe pelo menos com esse nome. Eu mandei vir o ELF EVOLUTION FULL TECH FE 5w30 c3/c4.
O oleo é o correto?

Título: Re: Correia distribuição / Óleo motor Renault Clio III
Enviado por: TC em 24 de Janeiro de 2017, 17:42 pm
Com essa idade é boa ideia fazer a mudança da distribuição.
Não é obrigatório mudar a bomba de água, mas já que se tem de mexer nessa zona, muda-se pois o custo é relativamente pequeno na fatura total.
Se não se mudar agora e tiveres problemas com ela, então prepara novamente o que pagas agora pois a distribuição não se aproveita...

O óleo deverá ser esse, a mesma viscosidade e cumpre as normas indicadas.
Título: Re: Correia distribuição / Óleo motor Renault Clio III
Enviado por: Martins SDI em 25 de Janeiro de 2017, 00:10 am
Aproveita e vê como está a correia de acessórios. No meu Clio quando mudei a correia de distribuição, aproveitei e troquei logo a de acessórios.
Título: Re: Correia distribuição / Óleo motor Renault Clio III
Enviado por: prega em 25 de Janeiro de 2017, 22:55 pm
Ola obrigado pelas dicas. Só assim por alto quanto e que acham que me fica nomba de agua e correia?
Título: Re: Correia distribuição / Óleo motor Renault Clio III
Enviado por: MauroTM em 25 de Janeiro de 2017, 23:06 pm
Aconselho que já que vais mudar que faças a substituição a:

- Kit de Distribuição (correia, bomba de água e tensores);
- Correia de acessórios;
- Retentor cams;
- Retentor cambota;
- Anticongelante (e limpeza do sistema).

Se fores fazer esta intervenção na marca fica-te sensivelmente entre os 500€ e os 600€ (vai depender do concessionário também) mas ficas com algo em condições e sem grandes preocupações para os próximos 6 anos ou '125.000' KMs.

Abraço!