Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Fabini96 em 25 de Janeiro de 2017, 16:04 pm
-
Boas meganistas, tenho uma megane 2 de 105cv que me tem dado o famoso erro de 'verificar injeção' como não me contentei com isso decidi ir ver realmente qual era o erro registado na centralina e fazer também uma analise as preçoes debitadas pelo turbo. O erro aparece basicamente quando eu puxo pela carrinha em 4º ou numa velocidade mais alta, quando piso a carrinha começa a esticar bem, e de repente aprece o erro e entra em safe e não faz mais de 2500 rotações a esticar velocidades, só mesmo em 1º é que passa desse limite. Se fizer em 6º e carregar a fundo ainda mais rápido aparece o erro.
Decidi ver qual era a pressão do turbo lida pela centralina, basicamente o resultado foi muito estranho, principalmente num turbo de GV. Basicamente o turbo atinge 22.3psi as 2300rpm, mas o mais estranho é que não faz qualquer pico de pressão fica sempre nessa pressão das 2300 até ao limite de rotação, coisa que acho estranho, pois já experimentei em carros com turbo GV e sempre atinge um pico maior quando se troca de velocidade ou se carrega a fundo e depois estabiliza neste caso isso não acontece. Os erros foram lidos com um elm pelo que são pouco explícitos mas tenho estes 3 erros: (https://lh3.googleusercontent.com/V2YHI6lHRxe79iSxpLcXHwg9mQe8AHMI_BvJaM3cCAEX07L5pSIU_43k_r_ZXf08Z-T_jCHPV56v2JS9eC2-q4_In0Vy_SjensdCn4ctRPn_Wg1jRb3m_2Zgohink78Meh8Hsq0PpQe5Eg8B7W5k5jZn5xOG65Lo-urXdA0gUxOVXtpBLj0Zk0eAR2AhnK681IDDtY0B_O1k8aftMN1yky-f1zs0KSEje4BrxJRFpJc3weelbSXxrD3c8dD6y3oDOziyH_8Mu5SkoxqefRsLm8Lm4gZFJqI89kWDaU1VuMaOHTBGPWw-Tnjcl4FkZTZqk8p82ayfEw7wItrHcT85bz8k13-_VMuX-V03z4vdtqWxlQAkAJQB4jj4gMNhYLQSiUN6uhF0JxfEFq8Tyy-bMYzi9mNW7q6fWBwBrS0t9DcoM-DEou5vRduIyit0d-9x60KHfeerqmBKc9dmIVAjjIMK_OY-e6rJiPBT4QYcY0MucIvaqBwivatK01khMIyaOGKEX8HpFBRzIpJkTqgrdtYz4nDhzCs98LfmpbWxN43PFdfXBzSbX_58uERG33Myu9YAVwwAbEKbS-gARhuAsDXXoMmoMgMWFxjX-53Fiq4qeYEqeht2Pr0IVPKa6RFkLVFo0zgXv0nko91WPPgldtPSnP9e2aoAjt2mx5aARA=w556-h988-no)
Suspeito da geometria do turbo, mas se assim fosse deveria variar qualquer coisa digo eu, ou pelo menos perder pressao em alta rotação o que não acontece nem ganha nem perde.
-
Estas a ler a pressão na centralina, logo o problema pode ser o sensor....
-
Conheço um motor igual que já trocou de turbo 2 vezes, e o sintoma era precisamente esse. A partir dos 100 KM/h, ao acelerar a fundo, surgia Verificar Injecção e a potência era limitada até reiniciar o motor. O problema era efecivamente desgaste do turbo, o primeiro era original, o segundo foi reconstruído mas provavelmente com um core fraco, pois nem 2 anos durou.
No entanto, convém primeiro testar a válvula reguladora do turbo, e só depois avançar para a verificação do turbo.
Esse erro surge devido ao sensor MAP detectar valores de pressão de admissão fora do normal, causado pelo mau funcionamento do turbo.
Apesar de teres feito o diagnóstico genérico, o código P2263 está correcto, o equivalente na Renault é o DF301. Se alguém te disser que tens de fazer o diagnóstico com a Clip, não ligues.
Já agora, informações do manual técnico:
DF301 PRESENT OR STORED
AIR INLET CIRCUIT
1.DEF: Signal outside lower limit
2.DEF: Signal outside upper limit
If the fault is present:
– Illumination of Level 1 fault warning light on the instrument panel.
– Loss of performance.
– EGR cut off
– Turbocharging cut-off.
Check the turbocharger vacuum control circuit (vacuum pump, pipes, diaphragm, etc.).
Check the air supply circuit.
Check the condition of the turbocharger blades and check that the turbocharger has not seized.
(...)
-
Por falar um turnos , vejam só o estado do meu ........
Geometria completamente presa.....erro Verificar Injecção
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170125/56364acc4cc6d8055b8482961a44ad34.jpg)
Aproveitamos até o cabeçote da EGR saiu para fora , vai ser tudo limpinho......
Core novo, calibrar geometria, amanhã vai estar novinho , prenda dos 300k km LOL !!!!
-
Pois eu também estou inclinado para a geometria presa, a egr está limpa porque eu desmontei tudo a pouco tempo para limpar... Uma vez que só faço cidade e viagens curtas penso que vai ser mesmo a geometria do turbo presa, tenho de desmontar para mandar ver isso, apesar de também não saber qual seria a pressão stock que haveria de fazer aquela que é lida não deve estar muito longe do normal, só acho estranho não fazer picos a pressão fica bloqueado sempre ali quer eu pise em 1 ou 6 vai aumentando e chega aos 22.3psi e para de aumentar e fica sempre a fazer a mesmo pressão até as 5000rpm
-
Tens erro também na egr por isso verifica o estado dela, pode estar limpa, mas estar avariada.
Percursos curtos e cidade é do melhor para teres um carro diesel sempre a dar problemas ;)
-
Essa está óptima , cá fora , no teste , já limpinha, está a abrir e fechar 5*, vai levar junta nova, tal como o tubo metálico formato bengala (reciculação) ....
Até o cabeçote onde ela entra foi desarmado , tudo limpinho :)
Daqui a uns minutos começa a montagem de tudo , já tenho o teste com "positivo " na máquina da CIMAT para o turbo ....
Óleo novo e filtro
Até ao almoço ,já deve estar a rolar 
-
O cabeçote da EGR , a meio da limpeza.....
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170126/d0b3bc4b6f035bddb3e18697ee12a71e.jpg)
E pronto turbo posto , agora já assobia :)
Fazia já uns tempos que andava mudo lol
Agora , adeus erro "verificar Injecção "
Foi a prenda dos quase 300k km (298.720k)
-
Pois os erros de egr não sei se lá estavam quando a limpei, vou ter de a desmontar e testar a ver se está a funcionar... já agora sabem dizer se por desligar a egr e alimpar e tudo mais depois é preciso fazer alguma aprendizagem via clip? Já me disseram que sim que tem de ser recalibrada, mas acho estranho sendo a mesma egr porque haveria de ser preciso?
-
Porque o calculador memoriza os valores que os dispositivos vão indicando para um funcionamento mais eficiente. Ao fazer a limpeza, os valores vão ser alterados, e por isso o calculador precisa de calibrar os valores novos.
-
Pois os erros de egr não sei se lá estavam quando a limpei, vou ter de a desmontar e testar a ver se está a funcionar... já agora sabem dizer se por desligar a egr e alimpar e tudo mais depois é preciso fazer alguma aprendizagem via clip? Já me disseram que sim que tem de ser recalibrada, mas acho estranho sendo a mesma egr porque haveria de ser preciso?
Sim convém checkar com a clip, o meu foi mesmo feito na clip da Renault , afinal ter amigo Cotech Renault, não serve só para pagar uns copos .
Fica aqui uma foto do gajo nas mãos de quem já são muitos anos a virar frangos.
Nesta revisão , aprendi mais um bocado , enquanto cá se anda, é sempre assim....
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170126/81ef336cab3e0c05f662358a049210e6.jpg)
-
Obrigada pelas respostas, agora não posso porque fui operado e também está parada, quando estiver ok, vou lá desmontar tudo de novo limpar tudo direitinho e arranjar alguém que tenha uma clip para acabar o serviço.