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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: pmcb em 30 de Janeiro de 2017, 21:17 pm
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Ora boas a todos.
O meu pai tem um Clio que comprou novo em 2003 e até hoje nunca meteu água.
Em Abril do ano passado, o radiador da chaufage rompeu e tivemos de tirar o tablier e aproveitamos para limpar esgotos e afins.
Acontece que nas chuvas de Dezembro passado apareceu uma poça na alcatifa do lado do pendura e atrás do mesmo lado. Inicialmente pensamos que na lavagem poderiam os vidros estar mal fechados
Acontece que, ainda não estava tudo seco e vieram as últimas chuvas que voltaram a encher o lago.
Andei este fim de semana a deitar água por cima do carro, inclusive sob pressão e não consigo vislumbrar por onde possa entrar. As borrachas das portas ficam secas, até já tirei alguns plásticos do lado do pendura para ver se entraria por debaixo das borrachas e até tirei o curcuvan par ver se existia água no filtro de habitáculo ou até mesmo se por alguma razão estariam os escoadores entupidos...alguma ideia? Já nem sei porque ponta lhe hei-de pegar, isto para não falar do cheiro a mofo. :sad:
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Quando substituíram o radiador da sofagem, apertaram bem os parafusos do bloco central da sofagem? As borrachas ficaram bem colocadas? começa a ver por ai, é provável que tenha ficado algo mal apertado ou mal colocado.
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Sinceramente não sei. :huh:
Eu até tenho umas fotos que vou tratar de deixar aqui...vou preparar a coisa.
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E como se consegue agora apertar esse bloco central caso tenha ficado mal apertado?
As fotos:
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/109494700/Clio/20160406_181204.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/109494700/Clio/20160406_181150.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/109494700/Clio/20160406_181212.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/109494700/Clio/20160406_181234.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/109494700/Clio/20160406_181249.jpg)
(https://dl.dropboxusercontent.com/u/109494700/Clio/20160406_181254.jpg)
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Tiras os plásticos do corcovam e verifica se ficou bem apertado, é só tirares as hastes das escovas fora e soltar o plástico
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Obrigado @Tony, amanhã já vejo isso. :wink:
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Aproveitas e vês se os escoadores do corcovan estão desentupidos
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Os escoadores estão desentupidos, isso já eu vi, falta realmente ver se aquela porra está desapertada, mas hoje não consigo fazer isso. :sad:
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Boa tarde,
tenho um velhinho clio 2 comercial 1.9D ph1 que, agora, também tem o mesmo problema, ou seja, radiador da sofagem roto :sad:
Já comprei o radiador. Agradecia a que se alguém pudesse partilhar algum video ou diy onde estivessem os passos para executar a troca do radiador, por forma a facilitar-me um pouco a tarefa.
Queria também perguntar outra questão, relativamente aos airbags, é necessário algum cuidado extra, ou algum tipo de "trancador" para não correr o risco de eles abrirem quando estiverem a ser desligados ou ligados aquando da montagem e desmontagem do tablier?
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Vê aqui, mas não te assustes :laugh: :laugh: - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.msg252555#msg252555 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.msg252555#msg252555)
Desligar a bateria para não haver curto-circuitos e depois é só desligar os airbags.
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Boa sorte e muita paciência para esse trabalho caro @balzak.
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Bem, depois de ver o video até assusta, e é caso para dizer: "deixem a musica para os musicos"...lol
Parabens! Excelente video!
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Parece, mas não é assim tão difícil, é como fazer lego lego technic mas em tamanho grande :laugh: :laugh:
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Apesar de ter tido pouco tempo, retirei o curcuvam do lado esquerdo, o mais fácil de tirar e tentei abanar aquela parte central...nem mexeu.
Em conversa com o mecânico que me mudou o radiador, ele realmente também coloca essa hipótese, de a água entrar por ali, até porque a borracha vedante, apesar de aparentar bom estado, pode até estar ressequida. O que vou fazer é retirar o curcuvam, desapertar e retirar o bloco central da sofagem e colocar massa vedante...vamos ver.
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Vai dando novidades ;)
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Claro que dou. :wink:
Aqui o problema vai ser conjugar as datas para fazer as coisas, pois o carro está a ser necessário todos os dias, por isso pode até nem ser para já...vai ser até nascerem cogumelos. :laugh:
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Sempre fazes uns cogumelos enquanto trabalhas
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Boas pessoal,
Obrigado pela videos, vão servir de grande ajuda :smiley:
Só outra questão, uma vez que vou ter que vazar quase todo o líquido refrigerante, aproveito e dou também uma limpeza a todo o sistema, no entanto nas vezes anteriores que o fiz tive sempre muita dificuldadde em sangrar o sistema quando inseria o novo líquido refrigerante porque aquele motor não tem sangradores. Certamente não o estava o fazer da forma mais correcta. Alguém me sabe dizer, depois de eu fazer a limpeza ao sistema de refrigeração, qual a forma mais adequada de encher novamente o sistema e sangrar o mesmo?
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tem 2 sangradores, um no corpo do termostato e outro no tubo de retorno do radiador da sofagem.
Pesquisa no forum pois há diys a explicar como sangrar esse motor
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No caso do meu pai, depois de levar o radiador da sofagem, logo a seguir estalou o corpo do termostato, às tantas não era mal pensado meter também essa peça que a juntar à limpeza do circuito ficava como novo.
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Apesar do bom tempo dos últimos dias, a intervenção ainda não foi feita, mas o estranho é que com a chuva do passado fim de semana também não entrou mais água...situação a acompanhar.
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Vamos lá às novidades.
Aquele trabalho de apertar o bloco central não foi feito :embarrassed: mas o meu pai encontrou um antigo colega da parte da chapa que esteve as ver as borrachas das portas e aplicou um "entorce" na moldura das portas do lado direito para fazer mais pressão.
Certo é que com a chuva que tem caído, não apareceu mais água, se bem os tapetes continuam húmidos...também não tem estado tempo para secar.
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Actualizando aqui esta situação.
Realmente o Tony tem razão, hoje e porque estou com o Clio do meu pai porque o meu está no estaleiro e também porque choveu, apercebi-me que a água cai mesmo no centro traseiro do tablier, um pouco mais para a direita e daí só o lado direito ter água.
Vou ter mesmo que apertar aquele conjunto e provavelmente apetrechar-me da silicone da banheira.
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é uma hipótese :laugh: :laugh: usa do branco para ficar mais bonito :laugh: :laugh:
Ou então cola e veda que também é bom ;)
Eu tenho usado este e recomendo
(http://az274650.vo.msecnd.net/cmsroot/lmp/media/media-produtos/11/06/01/16/fotos/__thumbnails/15431556_01_cola_e_veda_trex_jpg_200_200.jpg)
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Heishhhh eu vejo cada coisa
Silicone da banheira :laugh: :laugh:
Cola e veda :laugh: :laugh:
Só falta a pastilha elástica :laugh:
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e vai na volta até a pastilha faz melhor efeito :laugh: :laugh: :laugh:
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:laugh: :laugh: :laugh: Como o carro é cinza, encontrei um quase da mesma cor :laugh: :laugh: :laugh:
Sábado já tiro aquilo tudo para ver o que se passa, com certeza mal apertado.
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Actualizando...
Depois de desmontar o curcuvan e apertar os parafusos da caixa central, só apertou menos de meia volta, resolvi colocar água e eis que na cova central a água acumulou e não saia pela borracha.
Tirei lá de dentro umas coisas que pareciam cascas de algum tipo de fruto, estava mesmo no fundo e fazia tipo tampão. O estranho é que quando se mudou o radiador da chaufagem, os escoadores foram limpos, tudo escorria bem. Já andei a ver se haveria por ali algum ninho de ratos, mas nada.
Agora é deixar secar as alcatifas.
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O lixo vai se acumulando, e se uma pessoa estaciona com frequência por baixo de árvores pior.
Isso pode se ter desapertado com a vibração.
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Pois, realmente o carro fica sempre debaixo das árvores, mas o estranho é nunca ter entupido em 13 anos e em 1 ano entupiu. O carro é o mesmo e as árvores também.
Não importa, está livre e agora é esperar o sol e o calor.
Obrigado pelas dicas.