Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: cassgrilo em 01 de Fevereiro de 2017, 16:30 pm
-
Boa tarde,
Comprei recentemente um clio 1.5 dci de 12/2003
O computador de bordo já é aquele com o nivel de temperatura e gasole em formato digital, aos pauzinho :P
O carro não deveria ter algumas informações no computador de bordo, so diz unicamente os quilometros que tem o carro e o nivel do oleo quando o ponho a trabalhar (as vezes)
-
Nesses quadrantes digitais os carros normalmente ( tirando alguns extreme) nao trazem CB.
O que podes fazer é adquirir um quadrante e manete compativel com as funções de computador de bordo.
-
O LCD a que me refiro é tipo este da foto.
(https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/16386951_1716632948649547_7659225018546785300_n.jpg?oh=43e61a882b97fce8789f87e9715f619d&oe=5915F771)
A minha duvida é mesmo o que aparece aqui ??
so aparecem os quiliometros que o carro tem ?? nada mais do que isso?
e deculpem a minha ignorancia :)
-
e sensor de temperatura exterior??
Tipo o frio que faz lá fora, tambem não costumam trazer ??
-
Nao tens no painel central no tabliet um pequeno visor?
Senão esse carro já tem um quadrante que não pertence aí para começar.
È um 65cv ou um 80cv?
Esse quadrante normalmente vinha nos comerciais 80cv, que tinham display central
-
boas, eu comprei o carro ontem, mas ja o deixei no mecanico para fazer uma revisão geral.
é de 80cv
a foto anterior e o lcd que tem no meio do conta km e do rotações.
no centro do tablier onde tem a cena do radio tem este, igual a esta foto
(https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/16427368_1716639408648901_8272953256999450007_n.jpg?oh=1b447d7609b9d54a5943e67343364e41&oe=590608AA)
-
Então está tudo normal.
O display central é que tem de ter a temperatura debaixo das horas.
O display do quadrante só te dá os km e o parcial.
Se quiseres CB tens de por um quadrante com computador de bordo digital e respectiva manete ( tudo ronda os 100-120€)
-
Mas a temperatura não aparece, e tambem a procura do sensor debaixo dos espelhos e não tinha la nada :(
-
Tens de arranjar o sensor, na sucata custa 10/15€, novo nao sei.
A ligação é fácil de fazer :azn:
-
sim, isso eu sei fazer, ja fiz uma vez no meu clio 1.4 que tinha antes.
estranho é não ter trazer de origem.
Isso em relação ao CB fiquei curioso, depois que genero de informações fica a dar ??
e como sei se é compactivel com o meu carro ou não?? e ja vem preparado para isso a centralina??? só preciso mesmo do quadrante e da manete ??
-
Em circunstâncias normais já vem com pre instalação.
O meu de outubro de 2004 já trazia, mas os experts que se prenunciem.
Em circunstancias normais só precisas de quadrante e manete ( alguns podem nao ter o fio que vai da manete depois ao quadrante mas isso é fácil) e ficas com o consumo geral, consumo instantaneo, km percorridos, km percorridos desde o definido, km até a reserva
-
o sensor de temperatura está no espelho retrovisor direito, é uma bolinha que está por baixo, se não tiver das duas uma ou já teve e partiu o espelho e não puseram de novo, ou não trazia, nalguns comerciais era um extra. é só por o sensor e fazer a ligação ao visor.
Quanto ao quadrante, procura on line ou num centro de abate, tem que dizer nos autocolantes adac, depois é fazer como já disseram, colocar manete e o fio de ligação ao quadrante se não tiver.
Quanto ao quadrante usado, se os km forem superiores ao do teu, sem stress, se forem inferiores, o mais que pode acontecer é quando fores a ipo colocarem uma anotação a indicar problema no conta km. Se a diferença for grande podes esperar pela ipo e colocares o quadrante logo a seguir para durante o ano seguinte ficares com mais km que a ipo anterior.
Só quando o carro marca menos km que a inspecção anterior é que pode vir a dita anotação.
-
Pode não acontecer isso tony.
No meu caso, sem pagar no centro de inspecções, eu disse que o anterior tinha queimado ( diferença de 100000km entre o original para o que tinha cb) e a resposta dele foi:
- Caro amigo, eu so tenho de apontar os km, sejam a mais seja a menos.
E nao tive anotação nenhuma.
Mas pode variar de inspector para inspector.
-
No ano a seguir é que irão verificar.
Quando foi comigo a resposta foi parecida mas com a nuance que o Tony diz: Eu só tenho de os marcar. Desde que apareça para o ano com mais do que hoje, não interessa o que fez. Seja 1 ou 100.00 km.
-
Eu falo por experiência própria ;) à partida deverá ser o sistema a aplicar a anotação (aviso) de que o numero de km não é superior ao do ano anterior - deficiência no conta quilómetros menos x km, deficiência de grau 1, agora o inspector pode é não colocar a anotação na folha, mas isso já é da responsabilidade do inspector, porque pelas regras leva deficiência de grau 1.
Exemplo:
2015 - 170000km ->2016 - 169999 dá deficiência no quadrante ->2017- 170001 deixa de haver deficiência porque passou a ter mais 2km
2015- 170000km -> 2016 - 169999 dá deficiência no quadrante ->2017- 150000 (porque o quadrante anterior deu o berro e foi colocado outro que ainda por cima tinha menos km que o anterior) passa a deficiência de grau 2 por repetir na inspecção a deficiência de grau 1 da inspecção anterior.
Os dois exemplos são o que acontece segundo as regras, mas não quer dizer que aconteça na prática.
Só chamei a atenção para esse facto que é para não ficarem admirados se em ipo aparecer a dita deficiência.
-
Ok, obrigado pelas respostas todos.
quer dizer que tenho que:
-> Arranjar um quadrante que diga ADAC
-> arranjar a manete
e fica logo com esa informação toda ??? pensei que tivesse de alterar a centralina para lhe dar esa informação.
é mais facil do que eu pensava
;)
-
E já agora,
onde tem o autocolante a dizer ADAC?? na parte de tras??
andei a procurar imagen na net e não consegui encontrar nenhum, e há imensos modelos, até há com o ecra azul :O
-
Sei quem tinha um a venda com manete e iluminação em branco
-
e sabes se ainda tem ??
é que eu nem que os veja a venda não sei se são compativeis ou não :(
-
Estas no não é permitido publicidade a outros foruns classificados?
Se sim, procura Luis Filipe de Coimbra, senão procura no facebook Luis Filipe( lousã)
-
mas acho tão estranho,
so substituir o quadrante e ja ficar com todas as informações.
:O
quando dizes com a iluminação a branco, são aqueles com o fundo azul e as letras brancas ???